.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Leia, reflita e vivencie 05/05

Encontroculturaldf@hotmail.com

NOTÍCIAS – CINEMA – FRASES CULTURAIS

“Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.” Monteiro Lobato

Notícias

PRÊMIO TIM - Festa dos melhores

Hamilton de Holanda é o único representante de Brasília na sexta edição do Prêmio Tim de Música. O bandolinista concorre ao troféu de melhor solista, na categoria Instrumental – pelo disco Intimo – com Baden Powell (em memória) e Dominguinhos, na festa que ocorre hoje, a partir das 21h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Fico honrado com a indicação porque é o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação. Estou sempre buscando criar algo que emocione e, ao mesmo tempo, contribua para a evolução da música popular brasileira”, afirmou Hamilton. “Adoro ganhar prêmios e confesso que desta vez já me considero vencedor. Ser colocado lado a lado com dois dos meus ídolos me deixa com o coração acalentado”, acrescenta.
Dominguinhos é o grande homenageado do Tim em 2008. O acordeonista pernambucano, perto de comemorar 60 anos de carreira, é quase unanimidade nacional pelo que representa como músico e compositor. Afilhado artístico de Luiz Gonzaga, lançou 40 discos e é autor – com parceiros – de clássicos da MPB, como Eu só quero um xodó, Tenho sede, Isso aqui tá bom demais, Lamento sertanejo, De volta pro aconchego e Gostoso demais. CorBr 28.05

Pioneira, UnB sofre com racismo

A Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira instituição de ensino superior federal a adotar o sistema de cotas raciais. O primeiro vestibular que destinava 20% das vagas para os alunos cotistas foi realizado no segundo semestre de 2004. Talvez pelo pioneirismo, houve episódios que podem ser caracterizados como atos de segregação racial.
A iniciativa da instituição gerou um intenso debate na sociedade e no meio acadêmico. O processo de seleção dos candidatos cotistas foi objeto de controvérsias.
A UnB designou uma comissão com cinco integrantes que avaliaram mais de 4.385 fotografias em poucas semanas. Os indivíduos fotografados deveriam ser confirmados como negro a partir de características físicas como cor de pele, tipo do cabelo e formato do nariz.
Apenas 212 não foram considerados negros. A comissão de seleção determinou que só negaria uma inscrição se a decisão fosse unânime.
Na época, a UnB foi intitulada "tribunal da raças" por alguns segmentos da imprensa. Passados quatro anos, outras 53 universidades federais adotaram o sistema de cotas. A polêmica, no entanto, continua. Enquanto para alguns o novo sistema corrige uma injustiça histórica, muitos acreditam que a medida aumenta a segregação racial.
A UnB trocou as fotografias por uma entrevista. Um episódio ocorrido em junho de 2007, quando dois irmãos gêmeos fizeram inscrição no vestibular, mas apenas um foi considerado negro, foi crucial na mudança do processo de seleção.
Algumas instituições ainda adotam a fotografia na seleção dos candidatos cotistas, outras usam a entrevista e, em muitas, o que vale é auto-definição do candidato.
Para o coordenador do Centro de Convivência Negra da UnB, Jaques Jesus, a heterogeneidade da população brasileira deveria estar refletida na demografia universitária, mas, infelizmente, isso não ocorre sem que haja alguma forma de intervenção na lógica segregacionista do ensino superior.
- A universidade de nosso país precisa lidar com o elevado grau de resistência dos brasileiros a processos de mudança - argumenta Jesus. JB online 27.05

Mulher lê mais que homem, aponta pesquisa nacional

As mulheres lêem mais que os homens, diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que será divulgada hoje, em Brasília.

O estudo, elaborado pelo Instituto Pró-Livro, mostra que população está acostumada a dedicar muito pouco --ou quase nenhum-- tempo aos livros. Do total dos leitores, 55% são do sexo feminino, público maior em quase todos os gêneros da literatura -os homens lêem mais apenas sobre história, política e ciências sociais.

Segundo a pesquisa, a Bíblia é o livro mais lido pela população brasileira --43 milhões de pessoas já a leram, dos quais 45% afirmaram fazê-lo com freqüência.

O segundo colocado é o livro "O Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, apontado como o escritor mais lido no Brasil. A lista dos escritores brasileiros mais lidos inclui ainda, pela ordem, além de Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis. Uol Educação 28.05

45% dos brasileiros dizem que não gostam de ler

Leitura foi 5ª opção citada (35%) sobre o que fazer no tempo livre; 77% opta pela TV

Sul é região onde mais se lê (média de 5,5 livros por pessoa), à frente do Sudeste (4,9), Centro-Oeste (4,5), Nordeste (4,2) e Norte (3,9) FSP 30.05

83% dos alunos têm professor insatisfeito, afirma a Unesco

Entre 11 países emergentes, apenas docentes uruguaios estão mais insatisfeitos com os salários, segundo pesquisa .

O total de estudantes cujos professores trabalham em mais de uma escola chega a 29% no Brasil, o maior entre todos os países analisados .

Os professores brasileiros, com exceção apenas de seus colegas uruguaios, são os mais insatisfeitos com seus salários, segundo um relatório divulgado ontem pela Unesco, no comparativo entre 11 países em desenvolvimento. No estudo, 83% dos alunos do ensino primário (equivalente, no caso brasileiro, aos quatro primeiros anos do ensino fundamental) estão em classes cujos docentes se declararam insatisfeitos com os salários.
O relatório também mostra, como já evidenciado em outros estudos da Unesco, que as taxas de repetência no ensino primário no Brasil destoam, e muito, das de outros países.
No Brasil, a repetência chega a 19% dos alunos no ensino primário, mais que o dobro da verificada no segundo país com maior percentual, o Peru, com 8,8%.
O estudo da Unesco, intitulado "Um Olhar para o Interior das Escolas Primárias", faz parte do programa WEI (sigla, em inglês, de Indicadores Mundiais de Educação), que monitora a educação em países em desenvolvimento.
Duplo
emprego
Sobre o alto grau de insatisfação dos professores brasileiros com seus salários, o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, destaca outro dado do relatório, que mostra que o percentual de alunos cujos professores trabalham em mais de uma escola chega a 29% no Brasil, o maior entre todos os países analisados.
Não por acaso, os outros dois países com maiores percentuais nesse quesito são Argentina e Uruguai, onde igualmente o nível de insatisfação com o salário chega a mais de 80%.
"Todo mundo que trabalha sabe que uma dupla jornada afeta o desempenho. Isso tem certamente impacto em sala de aula", diz Defourny.
A professora Sandra Aparecida Martins Ferreira, 38, concorda. Ela leciona tanto na rede estadual quanto municipal na zona leste de São Paulo. As nove horas e meia de trabalho diárias lhe rendem ao final do mês R$ 2.200.
"É muito pouco, considerando o desgaste que temos. Os alunos vêm cada vez mais com problemas familiares e nós não conseguimos desenvolver o que desejamos. É frustrante", diz Sandra, que dá aulas para estudantes de 1ª a 4ª séries.
Infra-estrutura
Na maioria das situações analisadas pelo estudo -como a infra-estrutura das escolas ou as condições de oferta do ensino- o Brasil se encontra perto da média dos países analisados -não foram analisados dados de países desenvolvidos.
Os brasileiros, por exemplo, não se mostraram tão insatisfeitos em relação ao número de alunos por turma, a participação dos pais de alunos na escola ou a oferta de material didático.
No caso do número de alunos por turma, por exemplo, 34% estudam em classes cujos professores demonstraram algum grau de insatisfação com a questão.
A média no ensino primário brasileiro é de 27 crianças por sala de aula. A maior relação foi encontrada na Índia (51 por sala), e a menor, na Malásia (18 por sala). FSP 30.05

FRANÇA NO BRASIL - Serão cerca de 400 eventos, diz ministro Gil

O embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, afirmou, em entrevista sobre o "Ano da França no Brasil", em 2009, que o conjunto de eventos é político e estratégico, "não é uma festa, mas uma iniciativa política dos presidentes para avançarmos no caminho do progresso".
Ao lado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, Pouillette ressaltou a importância de uma aliança estratégica com o Brasil, "grande potência do século 21", de instrumentos e meios, que incluem parceria "política e de defesa, tecnologia e inovação", além de cultural.
O "Ano da França no Brasil" vai aliar atividades de pesquisa com eventos culturais, quatro anos depois do "Ano do Brasil na França".
Gil prometeu dedicar uma "generosa porção do Orçamento da pasta", citando o apoio financeiro da França em 2005. "Levaremos a generosidade ao limite de nossas possibilidades -porque a França é um país muito mais rico que nós". Gil admitiu que "a ambição francesa" no Brasil é menor que a do Brasil lá, em 2005, quando houve cerca de 2.500 eventos -aqui serão cerca de 400, disse. As inscrições de projetos estão abertas até 31 de julho, no site www.cultura.gov.br/franca-br2009.
Os representantes dos governos brasileiro e francês, porém, afirmaram ainda não terem como mensurar os recursos que serão aplicados. Alegaram que aguardam as apresentações de projetos para captação de recursos no Brasil e na França e contam com a colaboração de empresas "mecenas" -muitas francesas já estão definidas.
"Vamos tentar juntar o famoso jeitinho francês com o rigor brasileiro", brincou o presidente do comissariado brasileiro, Danilo Miranda. FSP 30.05

Painéis de encontro sobre o tema avaliam resultados da maior pesquisa sobre o perfil do leitor brasileiro

Nesta quarta-feira, 28 de maio, em Brasília, foi realizado o “Seminário Nacional Retratos da Leitura no Brasil”. Promovido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o encontro reuniu autoridades, especialistas e formadores de opinião para a apresentação da segunda edição do maior estudo realizado no país sobre o comportamento do leitor brasileiro.No evento, que se estendeu durante todo o dia, o período da manhã foi dedicado à apresentação dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e seu impacto sobre as políticas públicas do livro e leitura. Já a parte da tarde, ficou para os debates, que contaram com a participação de especialistas para expor e interpretar os pontos relevantes desse estudo.Durante o primeiro painel foi traçado um paralelo com os resultados obtidos na primeira edição da pesquisa, realizada em 2001; interpretados os números atuais; e analisados o comportamento do leitor no mundo. Participaram, como debatedores, Luis Fernando Sarmiento (Cerlalc/Unesco), Felipe Lindoso (CBL) e Maurício Garcia (Ibope Inteligência), e, como mediadora, Zoara Failla (IPL).

Encerrando o seminário, o segundo painel abordou os temas Leituras da Pesquisa e Retratos da Leitura - caminhos para os atores do mundo do livro. Compuseram a mesa o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Neto; a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Maria Antonieta Antunes da Cunha, e o coordenador-geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção.

Em sua apresentação, o secretário executivo do PNLL ressaltou a importância da pesquisa para o desenvolvimento das políticas públicas culturais no país. “Essa análise nos indica os caminhos e as decisões políticas que devem ser tomadas, tanto do ponto de vista da sociedade como do ponto de vista do Estado, para que possamos avançar cada vez mais”, afirmou.

Por sua vez, Jéferson Assumção enfatizou a implantação e a modernização de bibliotecas como parte integrante no processo de crescimento da sociedade leitora, além de destacar a importância da escola no fomento ao hábito da leitura. Também ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura: “estamos investindo muito na modernização de bibliotecas, com a perspectiva de criação de verdadeiros centros culturais como instrumentos de qualificação do ambiente social”.

http://www.cultura.gov.br/site/?p=12086

“O estilo pode ser muito claro e muito alto. Tão claro que o entendam os que não sabem. E tão alto que tenham muito que entender os que sabem.” Padre Antônio Vieira

Cinema

Até 22/06 "Os Caminhos de Fayga Ostrower" Terça a domingo de 19 a 21 h. presta uma homenagem à artista plástica e educadora ao apresentar 116 obras, entre xilogravuras, litografias, serigrafias, gravuras em metal, desenhos e aquarelas.

MAI/JUN/JUL/08 CINEMA - Relações com o conhecimento
O título do ciclo de palestras que será apresentado na Livraria Sebinho por 12 quartas-feiras consecutivas a partir de hoje foi escolhido pelo cineasta, escritor, músico e organizador do evento Renato Cunha, numa referência ao dodecafonismo musical. Nesse tipo de composição, nenhuma nota musical se sobrepõe às demais.

Todas as sessões às 19h, na Livraria Sebinho (406 Norte, Bl.C Lj. 14; 3447-4444). Inscrições: www.sebinho.com.br
Dia 28, Filosofia e Cinema, com Júlio Cabrera – Peixe grande e suas histórias maravilhosas, de Tim Burton
4 de junho, Literatura e Cinema, com Elizabeth Hazin – Desejo e reparação, de Joe Wright
11 de junho, Psicanálise e Cinema, com Tânia Rivera – La jetée, de Chris Marker
18 de junho, Educação e Cinema, com Laura Maria Coutinho – Asas do desejo, de Wim Wenders
25 de junho, Arquitetura e Cinema, com Sylvia Ficher – The fountainhead, de King Vidor
2 de julho, História e Cinema, com Regina Aggio – Adeus, Lenin!, de Wolfgang Becker
9 de julho, Artes Visuais e Cinema, com Elyeser Szturm – Identidade de nós mesmos, de Wim Wenders
16 de julho, Antropologia e Cinema, com Ariana Timbó Mota – Nanook of the North, de Robert Flaherty
23 de julho, Política e Cinema, com Ricardo Caldas – Z, de Costa-Gavras CorBr 07.05

31/05 Cinema - A relação entre o cinema noir e as obras de Quentin Tarantino. Com Mauro Baptista Vedia, doutor pela Universidade de São Paulo. Dia 31, às 20h30, no Centro Cultural Banco do Brasil. Informações: 3310-7087. CorBr 28.05

“Conhecer a diferença é aprender a respeitá-la.”

Adotem um local para expor esta resenha, seja no seu Condomínio, seja numa escolinha, mercearia, cabeleireiro, farmácia, açougue, padaria, sua própria casa, em fim qualquer lugar de acesso ao público. EQUIPE ENCONTRO CULTURAL

Encontroculturaldf@hotmail.com

NOTÍCIAS – CINEMA

Apostar na cultura pode ser um bom negócio.

05/05

FIM 30.05.2008 - Sexta

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...