.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Leia, reflita e vivencie 05/05

Encontroculturaldf@hotmail.com

NOTÍCIAS – CINEMA – FRASES CULTURAIS

“Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.” Monteiro Lobato

Notícias

Cobertura dos planos fica maior

Brasileiros com planos de saúde acordaram hoje com coberturas ampliadas. Mas o preço para isso ainda é incerto. O valor só será conhecido quando forem calculados os reajustes periódicos dos contratos. Ao atualizar a lista de procedimentos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu cerca de 100 novos serviços que devem obrigatoriamente ser fornecidos pelas operadoras. As empresas querem aumentos agora. A ANS quer deixar para mais tarde. De um jeito ou de outro, sairá do bolso dos consumidores.
Como é comum no universo dos planos de saúde, a atualização do rol de procedimentos gerou discussão no setor e um grupo de operadoras foi ao Judiciário para suspender a sua aplicação — ainda não há decisão e a ampliação está valendo. A briga, porém, é menos pela atualização em si do que pela compensação financeira às empresas. Ou melhor, se essa compensação virá agora ou no futuro.
CorBr 02.04

Bancos elevam tarifas

São PauloUm mês antes de entrar em vigor a regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) que congela o valor das tarifas bancárias por seis meses, oito bancos que figuram na lista dos maiores do país reajustaram as taxas. Segundo uma tabela divulgada ontem pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), houve instituição financeira que praticou reajuste de 150%. Caso do Banco Safra, que elevou a taxa do talão de cheque de R$ 6 para R$ 15.
A pesquisa da Febraban avaliou os reajustes feitos entre janeiro do ano passado e março deste ano. Segundo o assessor técnico da instituição, Ademiro Vian, não houve reajuste generalizado muito menos tarifaço. “Até porque a maioria dos aumentos registrados ficou bem abaixo da inflação”, argumenta Vian. No período, segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação ficou em 5,54%. CorBr 01.04

Preço do gás sobe 10%
A partir de hoje as distribuidoras de gás estarão pagando 10% mais caro pelo preço do GLP (gás de cozinha) nas refinarias da Petrobras. O reajuste foi comunicado ontem pela Petrobras a seus clientes. O aumento vai valer apenas para botijões de 20 e 45 quilos e para o produto vendido a granel. Cada distribuidora decidirá sobre o repasse aos consumidores, mas a tendência é de que o reajuste seja integralmente transferido à revenda.
O aumento deve atingir apenas pequenas indústrias que utilizam GLP, comércio e prédios residenciais com central de gás. Os consumidores avulsos, que compram botijão de 13 quilos, não serão atingidos pelo aumento, o segundo este ano. O primeiro foi em janeiro, depois de mais de quatro anos sem alteração de preço. CorBr 01.04

Indústria reduz ritmo, mas ainda cresce 9,7% ante 2007

Após subir com força em janeiro (alta de 1,7%), a produção da indústria perdeu fôlego e caiu 0,5% em fevereiro na taxa livre de influências sazonais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nas comparações com 2007, a indústria ainda se mostra bastante aquecida. A expansão foi de 9,7% ante fevereiro de 2007 -a 20ª seguida.
Sob impacto da interrupção da queda dos juros, do crescimento um pouco menor do crédito e da massa salarial, a indústria se desacelerou e deve manter a tendência no restante de 2008, avalia a economista Marcela Prada, da Tendências.
Não quer dizer, porém, que a indústria terá um resultado negativo neste ano. A Tendências projeta alta de 5,5%, ante 6% em 2007 (6%). No acumulado em 12 meses encerrados em fevereiro, a expansão foi de 6,9%.

Só 43% dos adultos usam banco no país

Apesar de ser maior economia da América Latina, Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de bancarização da região. Baixa renda e empresas pequenas têm pouco acesso a bancos e crédito; Chile lidera ranking com 60% de bancarização .

“O estilo pode ser muito claro e muito alto. Tão claro que o entendam os que não sabem. E tão alto que tenham muito que entender os que sabem.” Padre Antônio Vieira

Cinema

"O Céu de Suely" revela Nordeste do novo mundo

O Nordeste, o velho Nordeste, não existe mais em "O Céu de Suely" (Cinemax, 16h30). O que é esse Nordeste? É sobretudo aquele de "Vidas Secas", de mulher séria e homem trabalhador, de gente faminta, maltrapilha, se espalhando por picadas em busca do Sul, do Rio, de São Paulo, com seus poucos pertences.
Nada disso. Hermila é a garota que volta à sua terra, no Ceará. Em vez de vaqueiros, temos caras de motocicleta e ecos (remotos, mas cheios de desejos) de uma sociedade do consumo.
Vitória do significante, vitória das palavras, das imagens: o sonho que vem do "Sul maravilha" impõe-se ao lugar, ao belo buraco que é a cidadezinha. Hermila será um pouco desse sonho. Adotando o nome de Suely, rifará o próprio corpo, prometendo ao ganhador uma noite no paraíso.
Isso não é prostituição, diz ela. A prostituta se vende. Ela, não: é diferente.
Os conceitos tornam-se vagos neste mundo novo de que o filme de Karim Aïnouz é produto, talvez testemunha. FSP 02.04

“Conhecer a diferença é aprender a respeitá-la.”

Adotem um local para expor esta resenha, seja no seu Condomínio, seja numa escolinha, mercearia, cabeleireiro, farmácia, açougue, padaria, sua própria casa, em fim qualquer lugar de acesso ao público. EQUIPE ENCONTRO CULTURAL

Apostar na cultura pode ser um bom negócio.

Encontroculturaldf@hotmail.com

NOTÍCIAS – CINEMA

05/05

FIM 02.04.2008 - Quarta

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 13.11.24, terça - feira ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ ✈✈✈ Ótimo dia em 13.11.24, terça - feira ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤+++++++++++++++++...