.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Boa semana


                 

        
 
.


   

                                         
 
.
Curta a arte e cultura
DF, GO, SE, RJ, BA e AL
 viva a cultura!

.

                       

.
.

    


            


.


 

15  ...  21
.
Julho
2019
 __ 
.


Piada do Mês de JULHO
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Quem paga INSS por conta própria pode ficar sem direito a auxílio-doença – UOL 14.07.2019


 

.
Reclame
.
o amor vai chegar
e quando o amor chegar
o amor vai te abraçar
o amor vai dizer o seu nome
e você vai derreter
só que às vezes
o amor vai te machucar mas
o amor nunca faz por mal
o amor não faz jogo
porque o amor sabe que a vida
já é difícil o bastante
.
Rupi Kaur
.


  

.

  

Até 05.08 (insc) SP/ Litteris INSTITUTO VERA CRUZ provove pós-graduação.
 Formação de Escritores está com o processo seletivo de meio de ano aberto para o núcleo de NÃO-FICÇÃO LITERÁRIA. - site.veracruz.edu.br/instituto/formacao-de-escritores
.
JULHO/2019 Literatura
FLIP: Litteris Do Cariri a Paraty, o sertão urbanizado de Jarid Arraes
Atração da Festa Literária de Paraty de 2019, cordelista e poeta cearense lança livro em junho, com contos que evocam memórias da sua região. – GAZETA de AL maio/2019
.
JULHO /19 RJ/ Litteris EUCLIDES da CUNHA é o autor homenageado da FLIP
.
Até JULHO/2019 GO/ Litteris UFG lança edital para contratação de professores com cotas para negros
.

 



‘Inovar é quebrar a rotina’

.
Parte inferior do formulário


.
( segunda-feira  - 15)
.
.
Até 22.07 (insc)  DF/ UnB/ Marcos históricos da UnB
A Casa da Cultura da América Latina (CAL) está com residência artística aberta para propostas que repliquem, em diferentes locais da Universidade, marcos da memória de 1964 a 1985. O projeto tem como propósito provocar a produção artística e o debate relacionados à história da UnB durante o período de regime militar.

15 a 19.07 DF/ Litteris UnB/ XVI Congresso Internacional ABRALIC  será realizado na Universidade de Brasília em Brasília (DF). - Associação Brasileira de Literatura Comparada
.
15.07 SE/ UFSe/ v Colóquio Clínica e Cultura
.
15.07 RJ/ Litteris FLUP - Festa Literária das Periferias, em parceria com a Flip, o Museu de Arte do Rio e a EUNIC (European Union National Institutes for Culture), traz para o Rio de Janeiro algumas das maiores estrelas da Festa de Paraty!
.
15.07 RJ/ Litteris Livraria da Travessa de Ipanema recebe os organizadores Joana Barros, Gustavo Prieto e João Batista da Silva Lima para um bate-papo acerca da obra 'Sertão, Sertões: Repensando Contradições, Reconstruindo Veredas' da editora Elefante. Canudos representava a resistência a uma modernização econômica em ascensão que precisava subsumir tudo à sua lógica, e que tinha no Estado seu instrumento privilegiado. Já as cidadelas-mundéis de hoje e os Estados de configuração híbrida — Estados-máfia ou Estados-milícia — são sintomas de sua fase descendente, formas de uma modernização em colapso. A mediação será feita por Caio Marinho.
.
Até 26.07  DF/ Técnicos/ SENAI-DF está com matrículas abertas para quatro cursos técnicos noturnos: eletrotécnica, eletromecânica, edificações e manutenção automotiva. As vagas são para as escolas do Gama e Taguatinga.
.
Até 02.08 DF/ IESB Mestrado/ Centro Universitário Iesb está com as inscrições abertas para os mestrados profissionais em GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES E EM DIREITOS SOCIAIS E PROCESSOS REIVINDICATÓRIOS.
.
Até 10.07 DF/ Deslembro
(Brasil/França/Quatar, 2018, drama, 96min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Flavia Castro. Com Jeanne Boudier, Eliane Giardini, Hugo Abranches. Joana passou a vida em Paris, onde ela e a família viviam exiladas devido à ditadura no Brasil. Após a Lei da Anistia, ela volta a contragosto para o Rio de Janeiro, onde o pai foi torturado durante o regime militar.
.



.
No começo da Lava-Jato, STF '’tolerou exageros’”
.
 Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
deu entrevista ao portal Uol, e comentou sobre as mensagens vazadas do ministro Sérgio Moro
"Em hipótese alguma, poderia um juiz de direito ter contados com o Ministério Público ou mesmo com a defesa para orientar procedimentos", disse. 
Veja CORREIO BzB 08.07.2019

Até 15.07 DF/ Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
.
Até 17.08 DF/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu consulta pública para o delineamento da normativa que trata de paisagens culturais – espaços onde a integração entre a cultura e o ambiente natural se dá de modo incomparável. As sugestões podem ser enviadas até 17 de agosto. Os marcos legais que estão sob elaboração vão auxiliar o instituto na concessão de chancelas.
.
15.07 DF/ SENADO/ Dia Nacional da Música e da Viola Caipira será homenageado no Senado
Outra forma de homenagear a cultura caipira, o projeto de lei que institui o dia 13 de julho como o Dia Nacional da Música e Viola Caipira (PL 399/2019) tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria, de iniciativa do deputado João Daniel (PT-SE), recebeu parecer favorável do relator, senador Luiz do Carmo (MDB-GO), e está pronta para pauta no colegiado.
A escolha do dia 13 de julho se justifica por ser a data do nascimento do jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura e do dialeto caipira, Cornélio Pires, que foi organizador e divulgador da música caipira ao adaptá-la ao formato fonográfico e registrar os cantos que ouviu dos artistas populares caipiras.
.





“As artes todas são uma futilidade perante a literatura”

FERNANDO PESSOA

.

( terça-feira  -16 )
.
16.07, 10h RJ/ FGV/ SEMINÁRIO sobre Comunicação, Política e Democracia
Para debater a democracia, suas instituições e transformações moldadas pela sociedade moderna, a FGV recebe o sociólogo espanhol Manuel Castells.
.







‘A Base De Um Cérebro Saudável É A Bondade’
.

 (  quarta-feira  -  17)
.

17.07 Dia de Proteção às Florestas
.


.
.
“Os fins justificam os meios sujos da Lava Jato porque, há tempos, a questão em jogo não é a justiça, mas um comportamento de torcida.”
.
 THE INTERCEPT BRASIL 25.06
theintercept.com/2019/06/24/vaza-jato-abala-extrema-direita/



 “ A JUSTIÇA QUE BURLA A CONSTITUIÇÃO JOGA A DEMOCRACIA NA COVA”
.
THE INTERCEPT 23.06.19

.
Tenho muitas reservas ao PT”, diz Chico Buarque a jornal francês – LE MONDE 21.06.2019
O artista  explicou que hoje os artistas brasileiros não são bem-vindos, nem bem vistos pelo governo. “Uma cultura de ódio se espalhou de maneira impressionante.”  Hoje residindo em Paris.





‘Inovar é Sonhar’
.
 ( quinta-feira  –18)
.
18.07 DF/ Buraco do Jazz #143 apresenta Joshua ( sax da banda Capivara) em outra formação em quarteto de puro jazz incandescente – PARQUE DA CIDADE
.



“ Querer ser livre é também querer livres os outros.”
.
Simone de Beauvoir
.






‘Inovar é quebrar a rotina’

.

(  sexta-feira  - 12)
.
.






Se você não se preocupar com política, os mesmos de sempre continurarão a abusar dela, fazendo de você mais um tonto ou uma tonta na horda dos “sem noção” que invadem redes sociais e, algumas vezes, ocupam as ruas em nome do que desconhecem. Fazer política com as próprias mãos pode ser perigoso.”
.
MÁRCIA TIBURI, filosofa
Lança Delírio do Poder:  psicopoder e loucura e loucura coletiva na era da desinformação.

.



 (  sábado  - 20)
.

“ Lamento a escassa participação dos parlamentares em debates de importância fundamental para o país. Cobro mais envolvimento do Senado e da sociedade civil diante do desmonte dos órgãos de DEFESA AMBIENTAL, situação que atribuiu ao governo federal.”

Fabiano Contarato (Rede-ES),
presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), ao analisar as atividades do colegiado no primeiro semestre de 2019, em entrevista à TV Senado. – SENADO.leg.br 12.07.2019



“ Indicação do filho do presidente, sem carreira diplomática ou estudos de Relações Internacionais, para a embaixada do Brasil nos EUA seria um ato sem nenhum precedente nem na nossa história, nem na de nenhum país civilizado ”

 Rubens Ricupero,
ex-ocupante do cargo durante dois anos, entre 1991 e 1993.
O posto é um dos mais prestigiosos da diplomacia brasileira. CARTA CAPITAL 12.07.19






 ( domingo  – 14  21)
.
.





Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”
.
Almodóvar, em Cannes, França
Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha – EL PAÍS 18.05.19
.




  

.


(...)
.


.


É preciso compreender que a pobreza é parte de um plano e os estrategistas sabem muito bem que para conservar o controle do hemisfério sul, precisam aplicá-lo sem concessões. Os grandes conglomerados de pessoas vivendo na pobreza, são danos colaterais necessários nessa cruzada pelo enriquecimento de mais ricos e pelo controle dos recursos valiosos de nossas nações. ”

OPERA MUNDI MARÇO.19

.


.
JULHO
.
24.07 PORTUGAL/Litteris Geraldo Prado lança livro de processo penal em Lisboa na Livraria da Travessa (rua da Escola Politécnica, 46, Lisboa).
O advogado Geraldo Prado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Autónoma de Lisboa, lança na capital portuguesa o livro A Cadeia de Custódia da Prova no Processo Penal (Marcial Pons).
.
25.07 Litteris DIA DO ESCRITOR
A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.
.
25.07 BA/ Litteris UNIFACS/ III Fórum Internacional de Educação
.
25 a 28.07 VENEZUELA/ XXV ENCONTRO DO FÓRUM DE SÃO PAULO, que vai acontecer em caracas.
.
27.07 DF/ Dia das Portas Abertas na Embaixada da Alemanha
Nesta edição, o público poderá prestigiar uma exposição de carros clássicos, participar de aulas experimentais de alemão, obter informações sobre oportunidades de estudos na Alemanha, visitar exposições e realizar visitas guiadas pela Embaixada e pela residência oficial.
.
27.07, 16 h PE/  Oficina Araquarela na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar em RECIFE
Jogos sobre a Cultura Brasileira
Atividade infantil, Oficina
Esta oficina é para você que gosta de quebra-cabeças, jogos de memória e de um bom desafio! Venha se divertir com os jogos da Araquarela e conhecer um pouco mais sobre o nosso Brasil!
.




AGOSTO
.
01 a 31.08 (insc) DF/ Prêmio Congresso em Foco divulga lista dos parlamentares aptos para a disputa em 2019
.
02 a 04.08 DF/ CoMA 2019 - Convenção de Música e Arte – Brasília
O festival conta com mais de 50 shows, arte, música e uma conferência, com debates, pitches e outras atividades em torno do mercado da música, produção cultural, games e outros temas adjacentes. Local: gramado da Funarte.
.
02 a 22.08 AL/ XXXIV CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICO-CIRÚRGICAS na CASA DA PALAVRA.
.
03.08 SE/ Litteris Clube do Livro Sergipe debate Livros com Viagens na Livraria Escariz
Sem dúvidas em um dos seus livros favoritos o protagonista faz alguma viagem, seja ela de carro, trem, avião, navio ou nave espacial.
Nessa edição vamos falar sobre livros que tragam viagens em meio a suas histórias!! Qual dos seus livros favoritos tem uma viagem no meio do enredo? Traga sua indicação!!
.
08.08 DF/ CINE BRASÍLIA apresenta, em parceria com o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, a mostra ‘’O CINEMA DE HENRI-GEORGES CLOUZOT’’, que é composta por quatro de seus longas-metragens, além dos documentários ‘’O Escândalo Clouzot’’, que perpassa a controversa carreira do cineasta, e ‘’O Inferno de Henri-Georges Clouzot’’ acerca do filme ‘’L’enfer’’, nunca terminado.
.
09 a 10.08 U.S.A./ VIII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português 
.
09.08 DF/ Tributo ao Rock Nacional, no Teatro dos Bancários, em Brasília
.
10.08 SE/ Música/ Humberto Gessinger em Aracaju
.
10.08 DF/ IV Festival Peruano - Brasília
FESTIVAL PERUANO, em sua IV edição, é um evento de
gastronomia, música e cultura que promove a imagem do Peru,
como destino Gastronômico e Turístico, na cidade de Brasília. O
evento é uma iniciativa da EMBAIXADA DO PERU NO BRASIL e
conta com a produção de WT BRAZIL EVENTOS.
.
14.08 SE/ UFSe/ Litteris XVIII Seminário Internacional Mulher & Literatura – (campus São Cristovão)
Escritas de resistência, voltado para os estudos dos textos literários de autoria feminina e para a crítica literária feminista e suas intersecções na contemporaneidade.
.
15 a 18.08 RJ/ - 37a. Festival da cachaça, Cultura e Sabores de Paraty
.
17.08 DF/ FLÁVIO VENTURINI em Brasília
.
20 a 24.08.2019  DF/ Litteris VII SIMELP – SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
.
21 a 23.08 AL/ 6º Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore - Até 07.07 (insc)
.
24.08 DF/ GUILHERME ARANTES em Brasília
.
24.08 DF/ Jorge Ben Jor em Brasilia
.
26.08 DF/ STJ sedia evento para discutir Lei Geral de Proteção de Dados e criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados
.
28 a 30.08 GO/ UEG/ II Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde, em Anápolis.
O objetivo do evento é proximar os setores acadêmico, empresarial e governamental para a discussão de temas voltados para a pesquisa, tecnologia e produção que impactam no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para a área da saúde no Estado de Goiás e no Brasil.
.
28 a 31.08 PE/ UFPE/ Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais
Evento traz  como tema “Estudos Organizacionais: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”.
.
30.08 a 08.09  Litteris 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
.
30.08 a 08.09  Litteris 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
.




A literatura e a arte devem suscitar a esperança”

Maílson Furtado Viana
vencedor do Prêmio Jabuti de poesia de 2018
e autor da obra “à cidade” . A gente precisa acreditar que é possível esperar por algo melhor, e a arte tem vem neste sentido. – Portal Vermelho 12.11.18
.


                             
.
Se a economia brasileira voltar a crescer a esse ritmo de 2,5%, a renda (PIB) per capita voltaria ao nível registrado em 2014 apenas em 2024.”
.
 UOL 30.05.19
..

Discurso que elegeu Bolsonaro não permite que ele governe”
.
 Barroso, ministro do STJ
Leia mais em UOL 30.05.19
.

.
Brasil é o último colocado em gastos com universitários”

 OCDE
“A UFPE recebeu com profunda preocupação a notícia do bloqueio de 30% do orçamento da UFPE, promovido pelo Ministério da Educação. No total, estão bloqueados R$ 55,8 milhões, sendo R$ 50 milhões relativos à manutenção e R$ 5,8 milhões destinados a investimentos.
A Universidade enfrentará sérias dificuldades para honrar seus contratos de manutenção, como pagamentos de energia elétrica, água, telefone, segurança, manutenção e conservação predial. Já o corte de recursos de investimentos prejudicará as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, que dependem dessas verbas para a melhoria da infraestrutura de salas de aulas e laboratórios, bem como para a aquisição de equipamentos e materiais. UFPE.br MAI/1019




e o oportunismo da nossa ELITE diante  das desgraças do povo humilde de nosso rico BRASIL.
 Viva o Brasil das commodities!!!!
Viva o Brasil da concentração de renda”


.
“Um país que reduziu em 60% a mortalidade infantil, que reduziu de 12% para 4% a desnutrição, que triplicou a média de permanência das crianças nas escolas, e que tirou mais de 40 milhões de pessoas da pobreza. Esse país já atendeu pelo nome de Brasil e nem faz tanto tempo. Porém, em um período muito curto, esse país já mudou bastante e não foi para melhor.”
.
Márcia Lopes, assistente social,
ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatam que a fome no Brasil voltou aos níveis de 2006, e o próximo levantamento pode indicar que o recuo retornou aos índices de 2003. 

.



'In Fux we trust', diz Moro a Deltan em mensagem sobre ministro do STF

 UOL 12.06.19
Novo vazamento da Lava Jato cita ministro do STF.
Deltan Dallagnol escreveu que FUX ‘disse 
para contarmos com ele para
o que precisarmos, mais uma vez’

.

Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou em tempo recorde o projeto de Lei nº 129/2019, que trata da regularização fundiária de terras públicas no Estado. A medida, além de não ter passado por uma ampla consulta pública, pode legalizar o crime de grilagem em milhões de hectares de terras públicas no Pará.”
.
 Greenpeace, 19-06-2019.



.
.
.

 A gente vive uma crise econômica forte que se atrelou a uma crise cultural, mas os professores estão vivos, os contadores de histórias e as feiras estão vivos. E precisamos centrar nas escolas, valorizando cada vez mais os professores. Seria pior se eles não estivessem atuando, mas eles estão lá, numa república que esqueceu que ela tem que ser capilar e não apenas abstrata.”
.
 Marco Lucchesi, o presidente mais novo da Academia Brasileira de Letras (ABL)
conta que tem fé nos livros e na cultura - Lucchesi recomenda a leitura de A divina comédia, de Dante Alighieri: visita ao inferno em momento de ruptura institucional – CORREIO BzB 27.05.19
.

♫______
.

.
Acontecendo (Exposições, Conferências, Prêmios, Cursos, ...)

.
.
Desde saída de cubanos, 3 milhões perderam assistência por falta de médicos... Veja UOL 08.07.2019
.
Anais da Justiça
JUÍZES EXPULSOS RECEBERAM R$ 137 MILHÕES EM APOSENTADORIAS
Valor pago a 58 magistrados punidos com aposentadoria compulsória desde 2009 pelo CNJ daria para sustentar 1.562 aposentados do INSS – leia mais em FOLHA SP 05.07.19
.
LONGE DA TV
Jô Soares decidiu se dedicar ao teatro e está em cartaz em Sâo Paulo com a peça O Livro ao vivo, baseada em sua autobiografia O livro de Jô.  – ESTADO DE MINAS 28.06.2019
.
Netflix lança ‘Democracia Em Vertigem’, que exalta o petismo e Lula – A direita em peso dá deslikes no trailer, mas isso é um claro sinal de que a queda do golpismo está próxima – ASSISTA – Lançamento dia 19.06
.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (13), em Brasília (clique aqui e saiba mais), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovou por unanimidade o registro do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil. 
.


É UM SHOW DE BESTEIRAS’
.
GENERAL SANTOS CRUZ SOBRE GESTÃO BOLSONARO
Militar que comandou Secretaria de Governo da Presidência da República critica falta de foco do Planalto nos temas que importam: ‘Todo dia tem uma bobagem’ – REVISTA ÉPOCA 20.06.19
.
Educação
MEC quer implementar 108 escolas cívico-militares no país até 2023 – CORREIO BzB 11.07.19
.
NINGUÉM PERGUNTOU ÀS MENINAS QUE TRABALHAM EM CASAS DE FAMÍLIA DO NORDESTE SE ELAS QUERIAM ESTAR ALI – THE INTERCEPT 10.07.19
.

Até 19.07 DF Mostra “Rumos”
Espaço Cultural do MPDFT (SMAS Tc. 4). Pinturas abstratas, esculturas e uma videoinstalação de grandes artistas plásticos brasileiros: Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Waltercio Caldas, Georgia Kyriakakis, Maria Moreira e Hillal Sami Hilal Eduardo Sued e Eder santos. Entrada franca. 
.
Até 21.07 AL/  Exposição 360º de Eduardo Bastos, com curadoria de Socorrinho Lamenha no Teatro Deodoro
.
Até 30.07 (insc) CE/ Revista de Ciências Sociais  - Universidade Federal do Ceará - Chamada de artigos para o Dossiê 100 anos de Celso Furtado – rcs.ufc.br
.
Até 30.07 DF/ MOSTRA Não-dito no Espaço Cultural CAL/UnB (SCS Q.4).
Exposição de artista pernambucana reúne registro de diferentes formas de manifestações vistas nas ruas. Tudo gira em torno da insatisfação política sentida em atos de pequena ou grande proporção.
.
Até 01.08 (insc) CFE/ XXV PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA 2019
.
Até  11.08 DF/ CCBB / MOSTRA  A beleza sombria dos monstros: 10 Anos de a arte de Tim Burton estará em cartaz no CCBB. A exposição usa as mais recentes tecnologias de linguagem digital para recriar e expandir a experiência física do livro para uma autobiografia visual das criações do autor. Entrada franca.
.
Até 06.08 DF/ O sangue no alguidá, um olhar  desde o realismo sujo latino-americano
Exposição de Pedro Juan Gutiérrez e Gerson Fogaça no Museu Nacional da República. Universos sombrios se encontram em pinturas e poemas visuais
.
Até 06.08 DF/ Museu Nacional recebe a exposição “O sangue no alguidá, um olhar desde o realismo sujo latino-americano”, que reúne 50 peças, incluindo as obras do artista goiano Gerson Fogaça e peças de Pedro Juan Gutierrez.
.
Até 11.08 DF/ II Salão Mestre D’Armas no Museu Histórico e Artístico de Planaltina
Dos 15 artistas selecionados para a exposição  nove são mulheres e pelo menos quatro não produzem no Plano Piloto.
.
Até 31.08 GO/ UFG/ Exposição fotográfica: “Até a última gota: a falsa abundância da água”
Local: Rolê das Artes - Pátio das Humanidades - Chácaras Califórnia, Goiânia
.

Espero que o povo encontre a solução”

ALMODÓVAR sobre o Brasil
Cineasta espanhol concorre à Palma de Ouro do Festival de Cannes com seu novo filme, Dor e Glória, um dos 21 filmes na disputa, que vai até 25 de maio. - CARTA CAPITAL 21.05.19
.
MÚSICA
Reverência a Dona Ivone Lara
Dedicado à cantora carioca, sétimo disco de Fabiana Cozza privilegia a voz da cantora e a poesia da compositora
Canto da noite na boca do vento
De Fabiana Cozza. BIscoito Fino, 14 faixas. 
R$ 34,50 – Leia mais em CORREIO BzB 20.06
.
Literatura
Nilson Mello lançaou em 22.05 seu segundo livro que traz o pensamento de Norberto Bobbio. O filósofo viveu na Itália, onde crescia o fascismo. Bobbio se notabilizou pela mediação e pelo diálogo entre os extremos, em um cenário de forte polarização que caracterizou a Europa e a Itália no pós-guerra. UNICEUB.edu.br
.
Meio Ambiente
Governo federal cancela evento da ONU em Salvador sobre o clima que ocorreria entre 19 e 23 de agosto em Salvador. IG 14.05.2019
.





Escravidão é parte do ser humano”

Luiz Philippe de Orleans e Bragança, deputado  monarquista do PSL,
durante cerimônia que  celebrava os 131 anos da assinatura da Lei Áurea na Câmara.- CARTA CAPITAL 14.06

.
"Fúria contra o direito de defesa também prejudica o combate à impunidade"

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB
Desde a posse, conta em entrevista à ConJur, que  tem sido procurado por todas as forças da sociedade, mas, especialmente, por aqueles preocupados com o que entendem por violações e instabilidade do quadro institucional brasileiro. O dever como presidente da Ordem é também um ônus nesta quadra histórica: é preciso estar em estado de atenção constante. É preciso enfatizar que não se está julgando o ex-presidente Lula, unicamente, nas ADCs de relatoria do ministro Marco Aurélio. “Nós estamos tratando de 160 mil pessoas hoje no Brasil nessa situação.”
 - CONJUR.com.br/2019-mai-05/entrevista-felipe-santa-cruz-presidente-conselho-federal-oab
.


.
Faltam dados sobre equilíbrio financeiro e atuarial, regras de cálculo para a redução média do valor dos benefícios, os impactos na economia e na circulação de renda, os impactos econômicos nos Estados e municípios, sobre a empregabilidade, especulação legal e financeira, além de ter sido identificado “possível descumprimento dos artigos 1º; 3º, inciso III; 23, inciso X; 24, inciso XII, da Constituição Federal, e artigos 113 e 114 do ADCT”,
.
INSTITUTOS JURÍDICOS DO BRASIL
(...) segundo o estudo técnico conjunto, feito por juristas especialistas em Direito da Seguridade Social dos quatro maiores institutos jurídicos do país, na PEC 06/2019 acerca da constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição, a chamada ‘ reforma da previdência’ - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBP), o Instituto de Estudo Previdenciários (Ieprev), o Instituto  dos Advogados Previdenciários (Iape) e o Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário (IBDPrev) – PUBLICA.ORG.BR 16.04

.


GEOMÉTRICA CONTRADIÇÃO
.
Brasília
Em suas retas
Com suas asas
Que não voam
Não se abraçam
Nem se rima
Com esquina
Nem se curva
A catedral
São duas mãos
Em prece
Para o céu.
Pedindo ajuda!
.
Luiz Felipe Vitelli
Oficina de Construção Poética
Organizado pelo professor, ator, artista plástico e poeta Luiz Felipe Vitelli - Planaltina
.


.
“O Brasil, o Mundo, quer a resposta: Quem mandou matar Marielle???”
.
Onde anda o Queiroz?
.
CADÊ AMARILDO?


.
Filmar professores em sala de aula é um direito”

Weintraub, ministério da educação do Brasil
O controle às atividades dos professores, por uma suposta doutrinação política e ideologia de gênero, é a  principal agenda do movimento Escola Sem Partido, que teve a tramitação arquivada no ano passado e pode ter votação reiniciada este ano. – CARTA CAPITAL 29.04

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...