.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

segunda-feira, 8 de julho de 2019

.


                 

        
 
.


   

                                         
 
.
Curta a arte e cultura
DF, GO, SE, RJ, BA e AL
 viva a cultura!

.

                       

.
.

    


            


.


 

08  ...  14
.
Julho
2019
 __ 
.




 

.
Reclame
.
Dói-me na alma
ver poemas atarracados
no peso das palavras
enquanto poetas flutuam
em golfadas de vaidade
não sei quem mais sofre
a palavra bruta
o poeta inflado
ou a poesia injustiçada.
 .
José Sóter
.


  

.


  

Até 05.08 (insc) SP/ Litteris INSTITUTO VERA CRUZ provove pós-graduação.
 Formação de Escritores está com o processo seletivo de meio de ano aberto para o núcleo de NÃO-FICÇÃO LITERÁRIA. - site.veracruz.edu.br/instituto/formacao-de-escritores
.
JULHO/2019 Literatura
FLIP: Litteris Do Cariri a Paraty, o sertão urbanizado de Jarid Arraes
Atração da Festa Literária de Paraty de 2019, cordelista e poeta cearense lança livro em junho, com contos que evocam memórias da sua região. – GAZETA de AL maio/2019
.
JULHO /19 RJ/ Litteris EUCLIDES da CUNHA é o autor homenageado da FLIP
.
Até JULHO/2019 GO/ Litteris UFG lança edital para contratação de professores com cotas para negros
.
Até 12.07 (insc) DF/ Litteris CÂMARA/ PLENARINHO/ CONCURSO sobre os 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada ao Brasil
Concursos de desenho e de redação com o tema “José Bonifácio: um homem da política e da ciência”. O certame de desenho é destinado aos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o de redação, aos alunos do Ensino Médio. Podem participar estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o país.
.

 



‘Inovar é quebrar a rotina’

.
Parte inferior do formulário


.
( segunda-feira  -  08)
.
08.07 DF/ OAB/ Workshop: Gestão Financeira para Escritórios de Advocacia
.
08.07 /RJ/ Litteris Travessa de Botafogo convida para o lançamento de 'Vazou: Crônicas do Urbanismo Carioca'  do arquiteto e urbanista Carlos Fernando Andrade. O autor fala da cidade querida pelo mundo. Um Rio que já foi, um Rio que poderia ter sido, um Rio que dificilmente será são tema dos textos, sempre dentro do contexto histórico.
.
08.07 /RJ/ Litteris Livraria da Travessa Ipanema convida para o lançamento “Capanema – A Biografia”, do jornalista Fábio Silvestre Cardos.   A biografia de Gustavo Capanema Filho,  Político brasileiro que foi o Ministro da Educação que mais tempo ficou no cargo em toda a história do Brasil. Exemplo raro de figura que se renovou no poder como pôde, ocupando posições diferentes, mas sempre de forma pragmática, Capanema soube agir de modo a preservar o status que possuía. É essa a história que merece ser contada.
.
Até 26.07  DF/ Técnicos/ SENAI-DF está com matrículas abertas para quatro cursos técnicos noturnos: eletrotécnica, eletromecânica, edificações e manutenção automotiva. As vagas são para as escolas do Gama e Taguatinga.
.
Até 02.08 DF/ IESB Mestrado/ Centro Universitário Iesb está com as inscrições abertas para os mestrados profissionais em GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES E EM DIREITOS SOCIAIS E PROCESSOS REIVINDICATÓRIOS.
.



.
“Um país que reduziu em 60% a mortalidade infantil, que reduziu de 12% para 4% a desnutrição, que triplicou a média de permanência das crianças nas escolas, e que tirou mais de 40 milhões de pessoas da pobreza. Esse país já atendeu pelo nome de Brasil e nem faz tanto tempo. Porém, em um período muito curto, esse país já mudou bastante e não foi para melhor.”
.
Márcia Lopes, assistente social,
ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatam que a fome no Brasil voltou aos níveis de 2006, e o próximo levantamento pode indicar que o recuo retornou aos índices de 2003. 






“As artes todas são uma futilidade perante a literatura”

FERNANDO PESSOA

.

( terça-feira  - 09 )
.
09 a 11.07 AL/ UFAL/ II Seminário Nacional de Ensino de História “Democracia, Liberdade e Autonomia”
OBJETIVO de proporcionar debates e reflexões acerca das interfaces da disciplina de história enquanto componente curricular da educação básica, em tempos em que a democracia vem sendo atacada, do crescente movimento em prol do projeto de “Escola Sem Partido”, da perda de autonomia e da liberdade.
.
09.07 DF/ OAB/ Palestra: O Retrato do Advogado para 2020
.






‘A Base De Um Cérebro Saudável É A Bondade’
.

 (  quarta-feira  - 10 )
.
10 a 14.07 RJ /  Litteris 17a. FLIP 2019 - Festa Literária Internacional de Paraty
EUCLIDES da CUNHA é o autor homenageado
.
10 a 14.07 RJ/ Litteris Casa dos Povos será o espaço das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba durante a FLIP, que ocorre entre os dias 10 e 14 de julho em Paraty (RJ).
Um espaço para debates internacionais, lançamento de livros, atrações culturais, gastronomia tradicional, comercialização de artesanatos e divulgação de roteiros de turismo de base comunitária protagonizados pelos povos e comunidades tradicionais da Serra da Bocaina."
.



.
.
“Os fins justificam os meios sujos da Lava Jato porque, há tempos, a questão em jogo não é a justiça, mas um comportamento de torcida.”
.
 THE INTERCEPT BRASIL 25.06
theintercept.com/2019/06/24/vaza-jato-abala-extrema-direita/



 “ A JUSTIÇA QUE BURLA A CONSTITUIÇÃO JOGA A DEMOCRACIA NA COVA”
.
THE INTERCEPT 23.06.19

.
Tenho muitas reservas ao PT”, diz Chico Buarque a jornal francês – LE MONDE 21.06.2019
O artista  explicou que hoje os artistas brasileiros não são bem-vindos, nem bem vistos pelo governo. “Uma cultura de ódio se espalhou de maneira impressionante.” 





‘Inovar é Sonhar’
.
 ( quinta-feira  – 11)
.
11.07  LISBOA/ IBEROJURULP/UFRJ/I Seminário Luso-Brasileiro de Direito Público
.
11 a 14.07 RJ/ Litteris SESC NA FLIP 2019 - Paraty
Santa Rita: Rua Dona Geralda 15 – Centro Histórico
Caborê: Rua Octávio Gama, 1709 – Bairro Caborê
Sesc Areal do Pontal: Av. Nossa Sra. dos Remédios
Casa Edições Sesc: Rua Marechal Santos Dias 43, Centro Histórico
Funcionamento dos espaços do Sesc: quinta a sábado, 10h às 19h e domingo, 10h às 17h
.
11.07, 16 h  RJ/ Palestra Jards Macalé no MAR – MUSEU DE ARTE MODERNA
A INVENÇÃO NA MÚSICA DE JARDS MACALÉ
Ainda na esteira das comemorações do lançamento do novo disco de canções inéditas, Jards Macalé fará uma palestra gratuita direcionada a alunos de escolas de música e ao público que o acompanha e lota seus shows. O artista vai falar de seus processos criativos e de seus métodos de composição em mais de cinquenta anos de carreira, registrados em vários discos, numa incrível contribuição ao repertório da música brasileira.
.
11 e 12.07 DF/ Buraco do Jazz ED. 141 e 142
Na quinta o nosso habitual evento de Jazz e sexta jazz também.  Trazendo o projeto Lúpulo, com várias cervejarias locais. Pedro (sax) em quarteto de jazzistas e o Shoshua ( trompete ) e seu quarteto mais que especial.
.



'In Fux we trust', diz Moro a Deltan em mensagem sobre ministro do STF

 UOL 12.06.19
Novo vazamento da Lava Jato cita ministro do STF.
Deltan Dallagnol escreveu que FUX ‘disse 
para contarmos com ele para
o que precisarmos, mais uma vez’

.



‘Inovar é quebrar a rotina’

.

(  sexta-feira  - 12)
.
12.07 AL/ Mostra Alagoana de Cultura Hip Hop - 3ª Edição – Teatro Deodoro
.
.






Se você não se preocupar com política, os mesmos de sempre continurarão a abusar dela, fazendo de você mais um tonto ou uma tonta na horda dos “sem noção” que invadem redes sociais e, algumas vezes, ocupam as ruas em nome do que desconhecem. Fazer política com as próprias mãos pode ser perigoso.”
.
MÁRCIA TIBURI, filosofa
Lança Delírio do Poder:  psicopoder e loucura e loucura coletiva na era da desinformação.

.



 (  sábado  - 13)
.
13.07 SE/ Liv. Saraiva apresenta Hora da Criança Contação Eu Amo Música, com André Cartunista – Shopping Riomar
.
13.07 Dia mundial do Rock
.






 ( domingo  – 14)
.
14.07 DF/ Litteris Debate com as escritoras Karla Calasans, Beatriz Schwab,   Wilza Meireles, entre outras
Promovem um debate sobre literatura e direitos humanos com temas sobre violência contra a mulher, direito à saúde, juventude, acessibilidade, posicionamento da mulher negra, desenvolvimento pessoal, violência, entre outros. Entrada franca. Por CORREIO BzB 03.07.2019
.




Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”
.
Almodóvar, em Cannes, França
Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha – EL PAÍS 18.05.19
.




  

.


(...)
.


.


É preciso compreender que a pobreza é parte de um plano e os estrategistas sabem muito bem que para conservar o controle do hemisfério sul, precisam aplicá-lo sem concessões. Os grandes conglomerados de pessoas vivendo na pobreza, são danos colaterais necessários nessa cruzada pelo enriquecimento de mais ricos e pelo controle dos recursos valiosos de nossas nações. ”

OPERA MUNDI MARÇO.19

.


.
JULHO
.
15 a 19.07 DF/ Litteris UnB/ XVI Congresso Internacional ABRALIC  será realizado na Universidade de Brasília em Brasília (DF). - Associação Brasileira de Literatura Comparada
.
15.07 SE/ UFSe/ v Colóquio Clínica e Cultura
.
15.07 RJ/ Litteris FLUP - Festa Literária das Periferias, em parceria com a Flip, o Museu de Arte do Rio e a EUNIC (European Union National Institutes for Culture), traz para o Rio de Janeiro algumas das maiores estrelas da Festa de Paraty!
.
17.07 Dia de Proteção às Florestas
.
25.07 Litteris DIA DO ESCRITOR
A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.
.
25.07 BA/ Litteris UNIFACS/ III Fórum Internacional de Educação
.



AGOSTO
.
01 a 31.08 (insc) DF/ Prêmio Congresso em Foco divulga lista dos parlamentares aptos para a disputa em 2019
.
02 a 04.08 DF/ CoMA 2019 - Convenção de Música e Arte – Brasília
O festival conta com mais de 50 shows, arte, música e uma conferência, com debates, pitches e outras atividades em torno do mercado da música, produção cultural, games e outros temas adjacentes. Local: gramado da Funarte.
.
02 a 22.08 AL/ XXXIV CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICO-CIRÚRGICAS na CASA DA PALAVRA.
.
03.08 SE/ Litteris Clube do Livro Sergipe debate Livros com Viagens na Livraria Escariz
Sem dúvidas em um dos seus livros favoritos o protagonista faz alguma viagem, seja ela de carro, trem, avião, navio ou nave espacial.
Nessa edição vamos falar sobre livros que tragam viagens em meio a suas histórias!! Qual dos seus livros favoritos tem uma viagem no meio do enredo? Traga sua indicação!!
.
08.08 DF/ CINE BRASÍLIA apresenta, em parceria com o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil, a mostra ‘’O CINEMA DE HENRI-GEORGES CLOUZOT’’, que é composta por quatro de seus longas-metragens, além dos documentários ‘’O Escândalo Clouzot’’, que perpassa a controversa carreira do cineasta, e ‘’O Inferno de Henri-Georges Clouzot’’ acerca do filme ‘’L’enfer’’, nunca terminado.
.
09 a 10.08 U.S.A./ VIII EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português 
.
09.08 DF/ Tributo ao Rock Nacional, no Teatro dos Bancários, em Brasília
.
10.08 SE/ Música/ Humberto Gessinger em Aracaju
.
14.08 SE/ UFSe/ Litteris XVIII Seminário Internacional Mulher & Literatura – (campus São Cristovão)
Escritas de resistência, voltado para os estudos dos textos literários de autoria feminina e para a crítica literária feminista e suas intersecções na contemporaneidade.
.
15 a 18.08 RJ/ - 37a. Festival da cachaça, Cultura e Sabores de Paraty
.
17.08 DF/ FLÁVIO VENTURINI em Brasília
.
20 a 24.08.2019  DF/ Litteris VII SIMELP – SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
.
21 a 23.08 AL/ 6º Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore - Até 07.07 (insc)
.
24.08 DF/ GUILHERME ARANTES em Brasília
.
24.08 DF/ Jorge Ben Jor em Brasilia
.
28 a 30.08 GO/ UEG/ II Congresso Interdisciplinar de Ciências da Saúde, em Anápolis.
O objetivo do evento é proximar os setores acadêmico, empresarial e governamental para a discussão de temas voltados para a pesquisa, tecnologia e produção que impactam no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para a área da saúde no Estado de Goiás e no Brasil.
.
28 a 31.08 PE/ UFPE/ Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais
Evento traz  como tema “Estudos Organizacionais: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade”.
.
30.08 a 08.09  Litteris 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
.
30.08 a 08.09  Litteris 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
.




A literatura e a arte devem suscitar a esperança”

Maílson Furtado Viana
vencedor do Prêmio Jabuti de poesia de 2018
e autor da obra “à cidade” . A gente precisa acreditar que é possível esperar por algo melhor, e a arte tem vem neste sentido. – Portal Vermelho 12.11.18
.


                             
.
Se a economia brasileira voltar a crescer a esse ritmo de 2,5%, a renda (PIB) per capita voltaria ao nível registrado em 2014 apenas em 2024.”
.
 Leia mais em UOL 30.05.19
..

Discurso que elegeu Bolsonaro não permite que ele governe”
.
 Barroso, ministro do STJ
Leia mais em UOL 30.05.19
.

.
Brasil é o último colocado em gastos com universitários”

 OCDE
“A UFPE recebeu com profunda preocupação a notícia do bloqueio de 30% do orçamento da UFPE, promovido pelo Ministério da Educação. No total, estão bloqueados R$ 55,8 milhões, sendo R$ 50 milhões relativos à manutenção e R$ 5,8 milhões destinados a investimentos.
A Universidade enfrentará sérias dificuldades para honrar seus contratos de manutenção, como pagamentos de energia elétrica, água, telefone, segurança, manutenção e conservação predial. Já o corte de recursos de investimentos prejudicará as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, que dependem dessas verbas para a melhoria da infraestrutura de salas de aulas e laboratórios, bem como para a aquisição de equipamentos e materiais. UFPE.br MAI/1019




e o oportunismo da nossa ELITE diante  das desgraças do povo humilde de nosso rico BRASIL.
 Viva o Brasil das commodities!!!!
Viva o Brasil da concentração de renda”


.
Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou em tempo recorde o projeto de Lei nº 129/2019, que trata da regularização fundiária de terras públicas no Estado. A medida, além de não ter passado por uma ampla consulta pública, pode legalizar o crime de grilagem em milhões de hectares de terras públicas no Pará.”
.
 Greenpeace, 19-06-2019.



.
.
.

 A gente vive uma crise econômica forte que se atrelou a uma crise cultural, mas os professores estão vivos, os contadores de histórias e as feiras estão vivos. E precisamos centrar nas escolas, valorizando cada vez mais os professores. Seria pior se eles não estivessem atuando, mas eles estão lá, numa república que esqueceu que ela tem que ser capilar e não apenas abstrata.”
.
 Marco Lucchesi, o presidente mais novo da Academia Brasileira de Letras (ABL)
conta que tem fé nos livros e na cultura - Lucchesi recomenda a leitura de A divina comédia, de Dante Alighieri: visita ao inferno em momento de ruptura institucional – CORREIO BzB 27.05.19
.

♫______
.

.
Acontecendo (Exposições, Conferências, Prêmios, Cursos, ...)

.
.
Anais da Justiça
JUÍZES EXPULSOS RECEBERAM R$ 137 MILHÕES EM APOSENTADORIAS
Valor pago a 58 magistrados punidos com aposentadoria compulsória desde 2009 pelo CNJ daria para sustentar 1.562 aposentados do INSS – leia mais em FOLHA SP 05.07.19
.
LONGE DA TV
Jô Soares decidiu se dedicar ao teatro e está em cartaz em Sâo Paulo com a peça O Livro ao vivo, baseada em sua autobiografia O livro de Jô.  – ESTADO DE MINAS 28.06.2019
.
Netflix lança ‘Democracia Em Vertigem’, que exalta o petismo e Lula – A direita em peso dá deslikes no trailer, mas isso é um claro sinal de que a queda do golpismo está próxima – ASSISTA – Lançamento dia 19.06
.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (13), em Brasília (clique aqui e saiba mais), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovou por unanimidade o registro do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil. 
.


É UM SHOW DE BESTEIRAS’
.
GENERAL SANTOS CRUZ SOBRE GESTÃO BOLSONARO
Militar que comandou Secretaria de Governo da Presidência da República critica falta de foco do Planalto nos temas que importam: ‘Todo dia tem uma bobagem’ – REVISTA ÉPOCA 20.06.19
.
MÚSICA
Reverência a Dona Ivone Lara
Dedicado à cantora carioca, sétimo disco de Fabiana Cozza privilegia a voz da cantora e a poesia da compositora
Canto da noite na boca do vento
De Fabiana Cozza. BIscoito Fino, 14 faixas. 
R$ 34,50 – Leia mais em CORREIO BzB 20.06
.
Até  05.07 AL/ Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA promove a exposição “Civilização das Máscaras: Vértice - Faces Ocultas”, do arte educador e artista plástico Achiles Escobar.
O público também está convidado para participar do “Papo Sobre Processo Criativo e Curadoria”, uma mesa com o artista Achiles Escobar e a curadora da exposição, a arquiteta Renata Marques, no dia 07 de junho, de 15h às 17h, no auditório do Museu.
.
Até 06.07 FPA/ FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO abrem inscrições para curso (on line) sobre direitos humanos - gratuito
.
Até 19.07 DF Mostra “Rumos”
Espaço Cultural do MPDFT (SMAS Tc. 4). Pinturas abstratas, esculturas e uma videoinstalação de grandes artistas plásticos brasileiros: Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Waltercio Caldas, Georgia Kyriakakis, Maria Moreira e Hillal Sami Hilal Eduardo Sued e Eder santos. Entrada franca. 
.
Até 21.07 AL/  Exposição 360º de Eduardo Bastos, com curadoria de Socorrinho Lamenha no Teatro Deodoro
.
Até 30.07 (insc) CE/ Revista de Ciências Sociais  - Universidade Federal do Ceará - Chamada de artigos para o Dossiê 100 anos de Celso Furtado – rcs.ufc.br
.
Até 30.07 DF/ MOSTRA Não-dito no Espaço Cultural CAL/UnB (SCS Q.4).
Exposição de artista pernambucana reúne registro de diferentes formas de manifestações vistas nas ruas. Tudo gira em torno da insatisfação política sentida em atos de pequena ou grande proporção.
.
Até 01.08 (insc) CFE/ XXV PRÊMIO BRASIL DE ECONOMIA 2019
.
Até  11.08 DF/ CCBB / MOSTRA  A beleza sombria dos monstros: 10 Anos de a arte de Tim Burton estará em cartaz no CCBB. A exposição usa as mais recentes tecnologias de linguagem digital para recriar e expandir a experiência física do livro para uma autobiografia visual das criações do autor. Entrada franca.
.
Até 06.08 DF/ O sangue no alguidá, um olhar  desde o realismo sujo latino-americano
Exposição de Pedro Juan Gutiérrez e Gerson Fogaça no Museu Nacional da República. Universos sombrios se encontram em pinturas e poemas visuais
.
Até 06.08 DF/ Museu Nacional recebe a exposição “O sangue no alguidá, um olhar desde o realismo sujo latino-americano”, que reúne 50 peças, incluindo as obras do artista goiano Gerson Fogaça e peças de Pedro Juan Gutierrez.
.
Até 11.08 DF/ II Salão Mestre D’Armas no Museu Histórico e Artístico de Planaltina
Dos 15 artistas selecionados para a exposição  nove são mulheres e pelo menos quatro não produzem no Plano Piloto.
.
Até 31.08 GO/ UFG/ Exposição fotográfica: “Até a última gota: a falsa abundância da água”
Local: Rolê das Artes - Pátio das Humanidades - Chácaras Califórnia, Goiânia
.

Espero que o povo encontre a solução”

ALMODÓVAR sobre o Brasil
Cineasta espanhol concorre à Palma de Ouro do Festival de Cannes com seu novo filme, Dor e Glória, um dos 21 filmes na disputa, que vai até 25 de maio. - CARTA CAPITAL 21.05.19
.
Literatura
Nilson Mello lançaou em 22.05 seu segundo livro que traz o pensamento de Norberto Bobbio. O filósofo viveu na Itália, onde crescia o fascismo. Bobbio se notabilizou pela mediação e pelo diálogo entre os extremos, em um cenário de forte polarização que caracterizou a Europa e a Itália no pós-guerra. UNICEUB.edu.br
.
Educação
Ex-ministros da Educação criam o Observatório da Educação, com o objetivo de dialogar sobre a centralidade das políticas educacionais, endossado por seis antigos gestores da pasta e participantes dos governos de Itamar Franco, Fernando Collor, Lula e Dilma Rousseff. – leia mais em CARTA CAPITAL 06.06.19
.
Meio Ambiente
Governo federal cancela evento da ONU em Salvador sobre o clima que ocorreria entre 19 e 23 de agosto em Salvador. IG 14.05.2019
.

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...