.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 17 de julho de 2019

.

-->
                 

        
 
.


   

                                         
 
.
Curta a arte e cultura
DF, GO, SE, RJ, BA e AL
 viva a cultura!

.

                       

.
.

    


            


.


 

15  ...  21
.
Julho
2019
 __ 
.


Piada do Mês de JULHO
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Quem paga INSS por conta própria pode ficar sem direito a auxílio-doença – UOL 14.07.2019


 

.
Reclame
.
o amor vai chegar
e quando o amor chegar
o amor vai te abraçar
o amor vai dizer o seu nome
e você vai derreter
só que às vezes
o amor vai te machucar mas
o amor nunca faz por mal
o amor não faz jogo
porque o amor sabe que a vida
já é difícil o bastante
.
Rupi Kaur
.


  

.

  

Até 05.08 (insc) SP/ Litteris INSTITUTO VERA CRUZ provove pós-graduação.
 Formação de Escritores está com o processo seletivo de meio de ano aberto para o núcleo de NÃO-FICÇÃO LITERÁRIA. - site.veracruz.edu.br/instituto/formacao-de-escritores
.
JULHO/2019 Literatura
FLIP: Litteris Do Cariri a Paraty, o sertão urbanizado de Jarid Arraes
Atração da Festa Literária de Paraty de 2019, cordelista e poeta cearense lança livro em junho, com contos que evocam memórias da sua região. – GAZETA de AL maio/2019
.
JULHO /19 RJ/ Litteris EUCLIDES da CUNHA é o autor homenageado da FLIP
.
Até JULHO/2019 GO/ Litteris UFG lança edital para contratação de professores com cotas para negros
.


 



‘Inovar é quebrar a rotina’

.
Parte inferior do formulário


.
( segunda-feira  - 15)
.
.
Até 22.07 (insc)  DF/ UnB/ Marcos históricos da UnB
A Casa da Cultura da América Latina (CAL) está com residência artística aberta para propostas que repliquem, em diferentes locais da Universidade, marcos da memória de 1964 a 1985. O projeto tem como propósito provocar a produção artística e o debate relacionados à história da UnB durante o período de regime militar.

15 a 19.07 DF/ Litteris UnB/ XVI Congresso Internacional ABRALIC  será realizado na Universidade de Brasília em Brasília (DF). - Associação Brasileira de Literatura Comparada
.
15.07 SE/ UFSe/ v Colóquio Clínica e Cultura
.
15.07 RJ/ Litteris FLUP - Festa Literária das Periferias, em parceria com a Flip, o Museu de Arte do Rio e a EUNIC (European Union National Institutes for Culture), traz para o Rio de Janeiro algumas das maiores estrelas da Festa de Paraty!
.
15.07 RJ/ Litteris Livraria da Travessa de Ipanema recebe os organizadores Joana Barros, Gustavo Prieto e João Batista da Silva Lima para um bate-papo acerca da obra 'Sertão, Sertões: Repensando Contradições, Reconstruindo Veredas' da editora Elefante. Canudos representava a resistência a uma modernização econômica em ascensão que precisava subsumir tudo à sua lógica, e que tinha no Estado seu instrumento privilegiado. Já as cidadelas-mundéis de hoje e os Estados de configuração híbrida — Estados-máfia ou Estados-milícia — são sintomas de sua fase descendente, formas de uma modernização em colapso. A mediação será feita por Caio Marinho.
.
“Se as regras sobre a imparcialidade e do processo não são seguidas, a Justiça não pode ser justa” - Gherardo Colombo, 73 anos, ex-procurador da "Lava Jato italiana" - Veja mais em UOL 15.07.19
.
15.07 Roda Viva entrevista o economista Edmar Bacha, um dos criadores do Plano Real.
.
Até 02.08 (insc) Curso de formação em cultura está com inscrições abertas - Fundação Perseu Abramo (FPA).
.
Até 26.07  DF/ Técnicos/ SENAI-DF está com matrículas abertas para quatro cursos técnicos noturnos: eletrotécnica, eletromecânica, edificações e manutenção automotiva. As vagas são para as escolas do Gama e Taguatinga.
.
Até 02.08 DF/ IESB Mestrado/ Centro Universitário Iesb está com as inscrições abertas para os mestrados profissionais em GESTÃO ESTRATÉGICA DE ORGANIZAÇÕES E EM DIREITOS SOCIAIS E PROCESSOS REIVINDICATÓRIOS.
.
Até 10.07 DF/ Deslembro
(Brasil/França/Quatar, 2018, drama, 96min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Flavia Castro. Com Jeanne Boudier, Eliane Giardini, Hugo Abranches. Joana passou a vida em Paris, onde ela e a família viviam exiladas devido à ditadura no Brasil. Após a Lei da Anistia, ela volta a contragosto para o Rio de Janeiro, onde o pai foi torturado durante o regime militar.
.



.
No começo da Lava-Jato, STF '’tolerou exageros’”
.
 Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
deu entrevista ao portal Uol, e comentou sobre as mensagens vazadas do ministro Sérgio Moro
"Em hipótese alguma, poderia um juiz de direito ter contados com o Ministério Público ou mesmo com a defesa para orientar procedimentos", disse. 
Veja CORREIO BzB 08.07.2019

Até 15.07 DF/ Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
.
Até 17.08 DF/ Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu consulta pública para o delineamento da normativa que trata de paisagens culturais – espaços onde a integração entre a cultura e o ambiente natural se dá de modo incomparável. As sugestões podem ser enviadas até 17 de agosto. Os marcos legais que estão sob elaboração vão auxiliar o instituto na concessão de chancelas.
.
15.07 DF/ SENADO/ Dia Nacional da Música e da Viola Caipira será homenageado no Senado
Outra forma de homenagear a cultura caipira, o projeto de lei que institui o dia 13 de julho como o Dia Nacional da Música e Viola Caipira (PL 399/2019) tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria, de iniciativa do deputado João Daniel (PT-SE), recebeu parecer favorável do relator, senador Luiz do Carmo (MDB-GO), e está pronta para pauta no colegiado.
A escolha do dia 13 de julho se justifica por ser a data do nascimento do jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura e do dialeto caipira, Cornélio Pires, que foi organizador e divulgador da música caipira ao adaptá-la ao formato fonográfico e registrar os cantos que ouviu dos artistas populares caipiras.
.





“As artes todas são uma futilidade perante a literatura”

FERNANDO PESSOA

.

( terça-feira  -16 )
.
Piada do dia
Conselho do MP decide instaurar reclamação disciplinar contra Dallagnol
Decisão é baseada em reportagens que indicam que o procurador tentou enriquecer com a realização de palestras – CORREIO BzB 16.07.19
.
Até 20.07 (insc)  AL/ V SALÃO NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE ALAGOAS
.
16.07, 10h RJ/ FGV/ SEMINÁRIO sobre Comunicação, Política e Democracia
Para debater a democracia, suas instituições e transformações moldadas pela sociedade moderna, a FGV recebe o sociólogo espanhol Manuel Castells.
.




‘A Base De Um Cérebro Saudável É A Bondade’
.

 (  quarta-feira  -  17)
.
Livros Litteris
Jornada de Literatura de Passo Fundo é adiada para 2020 por falta de dinheiro
Evento já havia sido cancelado em 2015; encontro busca aproximação do público com escritores
 - FOLHA UOL  15.07.2019
.
17.07 Dia de Proteção às Florestas
.
Piada do Dia
Por que Toffoli parou investigação de Flávio Bossonaro? Veja NOTÍCIAS UOL 17.07.2019
.
17.07 DF/ CINE BRASÍLIA apresenta “ Curta e documentário nacional” - Hoje, às 16h e às 18h. Escola sem sentido (Brasil, 2019, drama, 15min. Classificação indicativa livre). De Thiago Foresti. Eleições (Brasil, 2018, documentário, 100min.
.
Fonte: Correioweb.com.br




.
.
“Os fins justificam os meios sujos da Lava Jato porque, há tempos, a questão em jogo não é a justiça, mas um comportamento de torcida.”
.
 THE INTERCEPT BRASIL 25.06
theintercept.com/2019/06/24/vaza-jato-abala-extrema-direita/



 “ A JUSTIÇA QUE BURLA A CONSTITUIÇÃO JOGA A DEMOCRACIA NA COVA”
.
THE INTERCEPT 23.06.19

.
Tenho muitas reservas ao PT”, diz Chico Buarque a jornal francês – LE MONDE 21.06.2019
O artista  explicou que hoje os artistas brasileiros não são bem-vindos, nem bem vistos pelo governo. “Uma cultura de ódio se espalhou de maneira impressionante.”  Hoje residindo em Paris.





‘Inovar é Sonhar’
.
 ( quinta-feira  –18)
.
18.07 DF/ Buraco do Jazz #143 apresenta Joshua ( sax da banda Capivara) em outra formação em quarteto de puro jazz incandescente – PARQUE DA CIDADE
.



“ Querer ser livre é também querer livres os outros.”
.
Simone de Beauvoir
.






‘Inovar é quebrar a rotina’

.

(  sexta-feira  - 19)
.
19.07 RJ/  Livraria da Travessa Botafogo recebe autora Alice Pereira para o lançamento de PEQUENAS FELICIDADES TRANS. Seu livro é um projeto autobiográfico de quadrinhos que fala sobre a vida de uma mulher trans. É um relato pessoal, escrito e desenhado com delicadeza e simplicidade, buscando despertar o entendimento e a empatia do leitor em relação à uma vivência trans. O lançamento será acompanhado de um bate-papo com a autora!
.
19.07 RJ/ Livraria Travessa do Leblon promove Bate-papo “Para Entender Nosso Tempo: Limites e Desafios da Crônica” com Ruy Castro e Isabel Lucas
.








Se você não se preocupar com política, os mesmos de sempre continurarão a abusar dela, fazendo de você mais um tonto ou uma tonta na horda dos “sem noção” que invadem redes sociais e, algumas vezes, ocupam as ruas em nome do que desconhecem. Fazer política com as próprias mãos pode ser perigoso.”
.
MÁRCIA TIBURI, filosofa
Lança Delírio do Poder:  psicopoder e loucura e loucura coletiva na era da desinformação.

.



 (  sábado  - 20)
.
DF/ Litteris Conversa literária
Sábado é dia de roda de conversa e sarau. O bate-papo com os autores dos livros Re+começar e Não Existe Amor Errado, Jander Gomes e Aharon Avelino acontece na Biblioteca Clarice Lispector (SESC Presidente Dutra, SCS Q. 2) às 15h. A mediação fica por conta escritor Bruno Bucis. A conversa é projeto do Leia Escritorxs LGBT , realizado pelo Co letivo de Escritorxs da Literatura LGBT de Brasília/DF e Entorno. - a entrada é franca.

.
20.07 , 16 h DF/  Livraria Cultura apresenta: II Oficina de Robótica Infantil
.
20.07 DF/ Chorinho e samba em Feitiço Mineiro – 13h30
.



“ Lamento a escassa participação dos parlamentares em debates de importância fundamental para o país. Cobro mais envolvimento do Senado e da sociedade civil diante do desmonte dos órgãos de DEFESA AMBIENTAL, situação que atribuiu ao governo federal.”

Fabiano Contarato (Rede-ES),
presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), ao analisar as atividades do colegiado no primeiro semestre de 2019, em entrevista à TV Senado. – SENADO.leg.br 12.07.2019



“ Indicação do filho do presidente, sem carreira diplomática ou estudos de Relações Internacionais, para a embaixada do Brasil nos EUA seria um ato sem nenhum precedente nem na nossa história, nem na de nenhum país civilizado ”

 Rubens Ricupero,
ex-ocupante do cargo durante dois anos, entre 1991 e 1993.
O posto é um dos mais prestigiosos da diplomacia brasileira. CARTA CAPITAL 12.07.19






 ( domingo  – 21)
.
.





Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”
.
Almodóvar, em Cannes, França
Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha – EL PAÍS 18.05.19
.




  

.


(...)
.


.


É preciso compreender que a pobreza é parte de um plano e os estrategistas sabem muito bem que para conservar o controle do hemisfério sul, precisam aplicá-lo sem concessões. Os grandes conglomerados de pessoas vivendo na pobreza, são danos colaterais necessários nessa cruzada pelo enriquecimento de mais ricos e pelo controle dos recursos valiosos de nossas nações. ”

OPERA MUNDI MARÇO.19

.


.
JULHO
.
24.07 PORTUGAL/Litteris Geraldo Prado lança livro de processo penal em Lisboa na Livraria da Travessa (rua da Escola Politécnica, 46, Lisboa).
O advogado Geraldo Prado, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Autónoma de Lisboa, lança na capital portuguesa o livro A Cadeia de Custódia da Prova no Processo Penal (Marcial Pons).
.
25.07 Litteris DIA DO ESCRITOR
A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.
.
25.07 BA/ Litteris UNIFACS/ III Fórum Internacional de Educação
.
25 a 28.07 VENEZUELA/ XXV ENCONTRO DO FÓRUM DE SÃO PAULO, que vai acontecer em caracas.
.
25.07 RJ/ Clube de Leitura

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...