.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

.





 ♩                 

        
 
.


   

                                          ♫
 
.
Curta a arte e cultura
DF, GO, SE, RJ, BA, PE, PB e AL
 viva a cultura!

.

                       

.

.

    
“Se pode   comprar de quem explora o trabalho escravo, quem destrói o meio ambiente?????”
.
 E. J. S. C. set/2019
.


            


.
.


 

23  ...  29
.
   setembro
2019

 __ 
.


 


.
.            





 “A literatura e a arte devem suscitar a esperança”
.
Maílson Furtado Viana
vencedor do Prêmio Jabuti de poesia de 2018
e autor da obra “à cidade” . A gente precisa acreditar que é possível esperar por algo melhor, e a arte tem vem neste sentido. – Portal Vermelho 12.11.18





 

.


“As artes todas são uma futilidade perante a literatura”

FERNANDO PESSOA

.




( terça-feira  - 24)
.
24.09 PE/  Litteris Lançamento do Livro em Livraria Cultura:  :"Eu Aprendi Que"
Sessão de Autógrafos com o autor Rennan Brayner em Recife
Trata-se de um livro de aforismos. Cada aforismo relata um aprendizado, que se inicia e se encerra em si mesmo. São tratados temas como psicanálise, programação neurolinguística, hipnose, tempo, amor, por exemplo.
.
24.09 RJ/ Litteris Lançamento na Livraria da Travessa de Botafogo : Gramáticas do Capitalismo
Autor: Jose Paulo Bandeira da Silveira
José Paulo Bandeira da Silveira estará na Livraria da Travessa de Botafogo para a noite de autógrafos do livro "Gramáticas do Capitalismo" no dia 24 de setembro, às 19h. “Gramáticas do capitalismo” é um livro sobre o capitalismo mundial globalizado. Um problema que se coloca para o capitalismo atual é como ele deslocou o horizonte “ m do capitalismo” com a criação do capitalismo cyber e a revolução capitalista chinesa em processo. Um livro sobre a plurivocidade de gramática do capitalismo vai de fenômenos como o capitalismo corporativo mundial industrial, até às novas formas de capitalismo colonial, ao Banco no comando da economia ocidental, a desindustrialização da América Latina, o choque entre o ocidente industrial americano e a China capitalista industrial.
.
24.09 RJ/ Litteris Lançamento na Livraria da Travessa do Shopping Leblon: O Retratista
Autor: Ronaldo Camara | Erico Braga Barbosa Lima
O fotógrafo Ronaldo Câmara lança, na Livraria da Travessa, "O Retratista" livro editado pela Antigo Leblon. A obra traz o registro iconográfico de personalidades da arte e da cultura brasileiras profissionalmente performatizado, em mais de 50 anos de ofício e atuação em estreito contato com o meio que retrata. Estabalece-se como marco historiográfico da fotografia nacional, com ícones e ídolos brasileiros em uma cronologia de meio século da mais pura imagem.
.
24.09 RJ/ Litteris Lançamento na Livraria da Travessa de Ipanema:  OS ASSASSINOS DO SOL: UMA HISTORIA DOS PARADIGMAS FILOSOFICOS VOLUME 4 - OS MODERNOS - SECULOS XIV A XVIII
Autor: Marcio Tavares D'Amaral
Neste volume, o filósofo Márcio d'Amaral destaca um período extremamente importante para a história das ideias e dos sistemas filosóficos. Nele, o leitor vai acompanhar uma enorme transformação das relações entre fé e razão, em que a grande virada paradigmática é a ocultação da fé e a separação definitiva entre razão e religião, filosofia e teologia. Na idade Moderna o Renascimento vai colocar o homem na dimensão do tempo, na perspectiva histórica. O lançamento será no dia 24 de setembro, às 19h, na Livraria da Travessa em Ipanema.
.
.








‘A Base De Um Cérebro Saudável É A Bondade’
.

 (  quarta-feira  - 25)
.
25.10 PB/ Litteris FESTIVAL LITERÁRIO DE BANANEIRAS
O Festival traz na sua programação autores renomados e confirmados como, LAURENTINO GOMES (vencedor do Jabuti), a jornalista Mírian Leitão e Jorge Caldeira. Rodas de conversas, contação de histórias, exposições e lançamentos de livros são esperados para o evento.
.
25.09 SP/ Litteris Lançamento do livro em Livraria Cultura:  "O Brasil não cabe no quintal de ninguém" de Paulo Nogueira Batista Jr.
Bate-papo entre o autor e os economistas Luiz Gonzaga Belluzo e José Maria Rego
.
25.09 PE/ Litteris 8º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco (9º CLIF-PE), a ocorrer nos dias 25 e 26 de outubro e 27 de setembro de 2019, com o tema “Mare Tenebrarum: o mar e as águas nas narrativas fantásticas”. Todas as informações e consultas poderão ser feitas no blog www.fantasticoempernambuco.blogspot.com.
.
25.09 RJ/ Litteris Lançamento na Livraria da Travessa de Botafogo: OS CINCO DEDOS DE TIKAL: COMUNISTAS, JUDEUS, PUTAS E INDIOS AS VESPERAS DA SEGUNDA GUERRA
Autor: Jayme Brener
Com a Segunda Guerra Mundial se aproximando, a astúcia da história entrecruza os caminhos de um grupo improvável de excluídos. Judeus, índios, comunistas e putas se vêm envolvidos em uma trama imponderável – e totalmente possível. O final da trilha pode decidir o destino de milhões de pessoas. Vida ou morte entre os cinco dedos de Tikal. Lá, em meio a problemas (o país vive uma ditadura simpática ao fascismo), todos são contatados por uma organização secreta maia, o povo que desapareceu e está por todos os cantos. Que tenta convencê-los a aderir a uma conspiração internacional em defesa da civilização. A noite de autógrafos será no dia 25 de setembro, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo.
.
25.09 DF/ Litteris Sebinho Livraria promove o  Lançamento - Arte Longa de Jordano Araújo
.




‘Inovar é Sonhar’
.
 ( quinta-feira  – 26)
.
DF/ Literatura
Lançamento Litteris - Energias Renováveis - Atitudes Sustentáveis
Nas últimas décadas, florestas que são importantes para a estabilização climática vêm sendo derrubadas para formar pastos. E estes, em nosso solo tropical arenoso, atuam como berçários de desertos. Adicionalmente, com a derrubada das florestas, aumentam as enchentes catastróficas pontuais, e, simultaneamente, as chuvas se tornam cada vez mais escassas e incertas. Este livro sugere soluções para estas questões energéticas e ambientais, amplamente inter-relacionadas.
O autor: Flamínio Levy Net
.
26.09 DF/  Litteris Sebinho Livraria, Cafeteria e Bistrô promove o  Lançamento do livro - "Quando Onda"
Autor: Ylo Barroso Fraga
.
26 e 27.09 PE/ SEBRAE/ FIEPE/ I CONGRESSO DA MICRO E PEQUENA INDUSTRIA
Objetivo de debater diversos temas relevantes para gestão das micro e pequenas indústrias, tais como: inovação, marketing, vendas, mídias digitais, gestão de pessoas, produtividade, finanças, entre outros.
.
26.09  SP/ Litteris Lançamento do livro em Livraria Cultura:  "É impossível esquecer o que vivi" de Bruno Gouveia.
Poucos grupos dos anos 80 resistiram a mais de três décadas enfileirando tantos sucessos como o Biquíni Cavadão. É só dar play em Tédio, Timidez, Vento ventania, Zé Ninguém, Janaína e inúmeros outros hits que a gente não cansa de ouvir. Faltava à biblioteca do rock brasileiro contar a história da banda nascida de forma despretensiosa no pátio de uma escola carioca e que passou a lotar shows país afora.
.
26.09 SP/ Litteris Lançamento do livro em Livraria Cultura:   "Estado Policial: Como sobreviver" de Cid Benjamim.
.
26.09  DF/ Embaixada da #Alemanha em Brasília abrirá suas portas para mais uma sessão de Cinema! Nesta quinta-feira (26/09), às 19h, o público poderá assistir ao filme “Kaminski e Eu" (Ich und Kaminski) do diretor Wolfgang Becker. A entrada é gratuita!
.
Até  27.09 PE/ Litteris 9º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco, com o tema “Mare Tenebrarum: o mar e as águas nas narrativas fantásticas”.
.
Até 29.09 GO/ 1º Encontro de Culturas, medicinas tradicional e alternativas de Pirenópolis
.
Até  29/09 SP  1ª Mostra Cine Brasil Experimental no Centro Cultural de SP (CCSP) | com filmes raros + Vivian Ostrovsky e Luiz Rosemberg Filho homenageados 
.
Até  26.09 SP/ UNICAMP/ XIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO)
.
Até 27.09 PE/ Litteris VII Semana de Letras da Universidade Federal de Pernambuco
.
Até  27.09 DF/ UnB/  19ª edição da Semana Universitária, marcada para 23 a 27 de setembro, terá o tema Encontros que transformam, que pretende expandir o conceito de saúde mental e bem-estar, incorporando ações contínuas de valorização, promoção e prevenção
.
Até  05.10 PE/ EXPOsição ‘Tempo de Papagaio’ do Artista Plástico Fernando Duarte – Caldo de Boteco – Rua da Soledade, 58, Boa Vista/Recife/PE
.








“ Querer ser livre é também querer livres os outros.”
.
Simone de Beauvoir
.

(  sexta-feira  - 27)
.
27.09 SE/ VII Fórum Nacional de Mulheres no Hip-Hop
.
27.09 DF/ FGV/ PALESTRA
Os Desafios do Time de Compliance Perante a Alta Gestão - Local: Auditório FGV Brasília
O presente tópico abordará a cultura da corrupção na América Latina e os incipientes desdobramentos legislativos como resposta à sociedade. 
.
27.09 DF/ Palestra na Livraria Cultura: O Novo Desafio da Liderança
Com: Dayane Mendes
.
26.09, 18 h PE/ SESC/  V Mostra de Arte em Piedade, Jaboatão dos Guararapes
Mostra de Novos Artistas - na Aldeia YAPOATAN – partic: Ana Rosa, poetisa
Bonecos gigantes, maracatu, pastoril, caboclinhos, orquestra, grupos de coco, teatro e muito mais fazem parte da programação da Mostra, que acontece em diversos polos no município de Jaboatão dos Guararapes.
.




"O Brasil deu as costas para o passado. O passado está batendo na gente. Não dá para ignorar que existia uma ditadura e fingir que agora é uma democracia e está tudo bem. A democracia é uma construção. O período da ditadura tem que ser investigado. Nenhum torturador foi preso no Brasil"
.
LUIZA ERUNDINA, deputada federal
.




 (  sábado  -  27)
.

27.09 SE/ 7º FÓRUM NACIONAL  da Frente Nacional das MULHERES do HIP HOP
.





 ( domingo  – 28)
.
28.09 PE/ ALCEU VALENÇA no Recife
.
28.09 DF/ Litteris Sebinho Livraria, Cafeteria e Bistrô promove  Lançamento do livro - 30 anos em obras Gilles Eduar
Pequenas histórias de amor e morte e outros assuntos referentes
Um livro de poemas, histórias curtas e poesias visuais. Um livro bem humorado sobre temas que vão do amor à morte. Com um certo surrealismo, o autor retrata realidades humanas, seres poéticos e contraditórios.
.
28.09 SP/ Litteris Lançamento do livro " Grito das estrelas" de Priscila Debly.
Tainara é uma mulher empoderada que, após crescer na aldeia Karajá sob os cuidados de sua tia, desenvolve uma peculiar relação com as estrelas: por meio de sonhos, os pontos de luz se comunicam com a jovem, levando até ela os gritos de vítimas do feminicídio. Conforme luta para se livrar dos pesadelos que a assombram, Tainara vai alimentando sua curiosidade acerca de sua origem e percebe que todos ao seu redor escondem um grande segredo sobre sua mãe, quem ela nunca conheceu. Enquanto isso, o medo toma conta das aldeias de Santa Terezinha devido ao constante desaparecimento de mulheres, um conflito que envolve o tráfico de pessoas e a disputa de terras entre indígenas, grileiros e fazendeiros.
Mas nem tudo está perdido, pois o destino trata de unir Tainara e Rudá, amigos na infância, para que juntos descubram a intimidade das relações amorosas. No entanto, antes de realizar seus sonhos e viver um grande amor, a jovem terá de resolver seus conflitos internos, entendo sua origem, sua própria psicologia e os conflitos que a cercam.
.






Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”
.
Almodóvar, em Cannes, França
Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha – EL PAÍS 18.05.19
.





  

.
Negro não se mede em arroba, se mede em batuques, versos”

 Paulinho da Viola, músico
.
"A liberdade de decisão do juiz é da própria natureza do Judiciário. Somente tiranos, como Napoleão, Stálin, Hitler, e, mais recentemente, Hugo Chavez, Maduro e Fidel, pretendiam ter juízes meros repetidores da lei, proibidos de interpretar"

.
Eduardo Perez Oliveira, é, por enquanto, juiz de Direito e primário, com bons antecedentes - Fonte: ASMEGO 26.09.2019
_ Lei de Abuso de Autoridade: o fim do Brasil e a festa do crime - Por Eduardo Perez (artigo)
Para quem não percebeu, ontem, 24 de setembro de 2019, foi declarado o fim do Brasil, com o Congresso Nacional derrubando 18 dos vetos presidenciais à lei de abuso de autoridade.
Quem é honesto e pode, que se mude, porque o sistema conseguiu uma forma de blindar não só a si, mas a toda organização criminosa e até ao ladrão pé de chinelo.
Tomarei como exemplo um único dispositivo dessa lei de abuso de autoridade, melhor chamada como Estatuto da Impunidade, o artigo nono.
Será condenado à pena de um a quatro anos de prisão o juiz que:
1. mandar prender alguém “em manifesta desconformidade às hipóteses legais”;
2. não colocar em liberdade alguém quando a prisão for “manifestamente ilegal”;
3. não substituir por medida cautelar ou liberdade provisória quando “manifestamente cabível”;
4. não deferir ordem de habeas corpus quando “manifestamente cabível”.
_  O sistema se blindou, os bandidos e as organizações criminosas respiram aliviados, pois no Brasil há lei, mas não há JUSTIÇA.
Anote a data, 24 de setembro de 2019. Pode ser que sobre alguém para marcar o dia da morte na tumba do nosso país. (...)
 .
Manchetes
.
.
“Professores deveriam se orgulhar de serem gravados por estudantes para evitar ‘doutrinação’ - presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em entrevista à TV Band na segunda (6.11.18)
.
Litteris
Teólogas feministas protestantes e católicas lançam a 'Bíblia das Mulheres'
Genebra, Suíça - Cansadas de ver como os textos sagrados são usados para justificar a submissão da mulher, um grupo de teólogas feministas protestantes e católicas uniu forças para redigir uma "Bíblia das Mulheres". As mulheres apresentadas nas traduções e interpretações da Bíblia são subservientes, prostitutas, ou santas. - Agência France-Presse 27.11.18
.
FGV/ Litteris Livro inédito fala sobre inovação e competitividade industrial no Brasil
O assunto é tema do livro “Imperativo do fortalecimento da competitividade industrial no Brasil: evidências em nível de empresas” – FGV.BR 28.11.18
.
Litteris
Luis Fernando Veríssimo fala de Brasil em novo livro de crônicas
Ironias do tempo
De Luis Fernando Verissimo. Objetiva, 206 páginas. R$ 49,90 – CORREIO BzB 26.11
.
Litteris
Bióloga arrecada fundos para nova edição de livro infantil sobre o Cerrado
Meta deve ser alcançada em 10 dias para que uma nova tiragem de O camaleão Zozói seja produzida e distribuída pelo país – CORREIO BzB 22.11
.
Editoras querem recuperação judicial da Saraiva e garantias de pagamento da Cultura
Juntas, Cultura e Saraiva devem R$ 325 milhões para as editoras – Estadão 22.11
.
Litteris
Escritor indígena recebe prêmio de literatura infantojuvenil
Daniel Munduruku é um destes autores que despontam na literatura infantojuvenil. Nascido em Belém, Pará, na etnia Munduruku, ele acaba de receber o prêmio Vida e Obra, na categoriaLetras: Literatura Infantojuvenil, da Fundação Bunge.
A premiação existe desde 1955 e já consagrou nomes como Jorge Amado e Hilda Hist. Daniel é o mais recente agraciado com o prêmio, no valor de R$ 150 mil. Este não é o único título acumulado por ele: formado em filosofia e com doutorado e pós-doutorado em educação, Daniel é autor de mais de 50 livros que retratam a cultura indígena, tendo recebido também os prêmios Jabuti, em 2017, e Tolerância. - danielmunduruku.blogspot.com
.
Crioula Café: cultura e gastronomia quilombola em BsB. Nascida e criada no quilombo, Helena Rosa traz um pouco de sua cultura para o café 
Sentado nas cadeiras de madeira pura, o cliente pode desfrutar de um café coado à moda antiga, comer receitas exclusivas do local e conhecer as histórias de um povo de grande riqueza histórica.
Criola Café (QI 31, Bl. A, Edifício Flórida Center, Guará 2; 99164-3920), aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h; e sábado, das 9h às 19h. - gpslifetime.com.br
.
 _____

.
  
.
.

 .   
.
“Brasil tem o sexto maior mercado de trabalho informal. Chega a 36% do PIB” -  A. T. Kearney, Consultoria – Folha 12.10.2018



Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...