.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

.


                  


        
 
.


   

                                         
 
.
Curta a arte e cultura
DF, GO, SE, RJ, BA e AL
 viva a cultura!

.

                       

.

‘ Bolsonaro pede população de verde e amarelo pela Amazônia no 7 de setembro’
.
Correio Braziliense /Brasil/03.09.2019

.

    


            


.
.


 

02  ...  08
.
   setembro
2019

 __ 
.
“Pesquisa da Universidade CESMAC no agreste alagoano no nordeste do Brasil  constatou que o uso dos agrotóxicos causou alterações na visão e problemas nervosos em 48,5% dos produtores rurais que manusearam as substâncias”
.
TRIBUNA HOJE/AL – 01.09.2019




“Sem democracia não há empreendedorismo honesto, inteligente e dinâmico”
.
E.J.S.C.
 

.
.            
Me disse Mandela
.

por dentro do sol

esteve minha pele

querendo calor

de todas as cores

pela gente encantadora das ruas

meu sorriso fez par

com minha bravura

liberdade vem da base

que não se curva

mais que coragem

temos fome de ternura

.
Marcos Fabrício Lopes da Silva, do livro Aberto pra gente brincar de balanço
. 

.


  

.
.



  



  

.
‘A Base De Um Cérebro Saudável É A Bondade’

.

 (  quarta-feira  - 04)
.
04.09 DF/ UnB/ MÚSICA/ Concerto Ambulante
Em parceria com o luthier Rogério Resende, da Casa do Piano, o departamento de Música da UnB promove um passeio pelo Instituto Central de Ciências com um piano de quarto de cauda totalmente reformado e acoplado a um triciclo. A atividade começa pela entrada sul e é parte da série Concertos Semanais do MUS. - 12h e 14h. Participe!
.
 04 a 08.09 Litteris Feira Internacional do Livro de Moscou, Rússia
.
04.09 DF/ Litteris Lançamento de livro no Memorial TJDFT  “Pincel dos Acontecimentos” da autora Lande Bomfim - dia 4/9, quarta-feira, 16h
Informamos ainda que se encontra em exibição no Memorial TJDFT a exposição coletiva “Luz, Clicks & Tintas” (30 obras de arte).
.
04.09 RJ/ Litteris Lançamento + Bate-papo na Livraria da Travessa Barra Shopping:
 O CLUBE DOS YOUTUBERS: COMO ICONES REBELDES CONSTRUIRAM O MAIOR FENOMENO DA INTERNET E SE TORNARAM OS PRINCIPAIS INFLUENCIADORES DA JUVENTUDE BRASILEIRA
Autor: Filipe Vilicic
A Livraria da Travessa promove, junto a editora Gutenberg, o bate-papo + autógrafos de "O Clube dos Youtubers" de Filipe Vilicic. Fruto de uma pesquisa de 4 anos, o autor entrevistou mais de cem youtubers, além de seus agentes, amigos, familiares, fãs e tantos outros que formam esse universo que os rodeia. Assim, não só conta em detalhes a saga das grandes referências do meio, mas também explica como se construiu uma potência que tomou o mundo e, especialmente, o Brasil - segundo maior mercado do YouTube e onde a plataforma tem mais influência no comportamento, na cultura e na formação dos jovens. 
.
04.09 RJ/ Litteris Lançamento + Bate-papo na Livraria da Travessa em Botafogo: O Oráculo da Noite
Autor: Sidarta Ribeiro
O renomado neurocientista Sidarta Ribeiro vem a Livraria da Travessa para a noite de autógrafos + bate-papo de "O Oráculo da Noite: A História e a Ciência do Sonho". O livro responde a questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados
.
Até  05.09 PE/ UFPE/ Congresso Internacional Acordo Brasil – Santa Sé
OBJETIVO É  estudar, com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, o fundamento conceitual e jurídico da relação entre o Estado e as Instituições Religiosas, tendo como ponto de partida o Acordo Brasil-Santa Sé, onde buscaremos aprofundar o tema da laicidade do Estado em relação ao fator religioso como componente da dimensão humana.
.
 (anti) Educação
Filho de deputada federal Carla do PSL/SP é matriculado no Colégio Militar sem processo seletivo – CORREIO BzB 04.09
.
04.09 DF/ Lançamento de single 
O duo brasiliense Tiju (foto), formado por Vitor Batista e Pedro Batista, faz hoje, a partir das 20h, o show de lançamento do single Gisa e o céu, música que precede o próximo álbum Estrada Arranha-Céu, na Cervejaria Criolina 
.
04.09 DF/ Teatro Garagem apresenta Eduardo de Paula
As canções inspiradas pelo movimento tropicalista encantam o público com letras que falam sobre o cotidiano de um trabalhador comum e sobre a espiritualidade, A entrada para o espetáculo é franca e a classificação indicativa é livre.
.
04.09 DF/ DF/ Hop Capital Beer promove Hop soul jazz com a banda Pop Jazz Trio. Entrada franca. .






“Focos de queimadas aumentam 106% após decreto que proíbe uso do fogo”
.
 Greenpeace 30.08.2019
Apenas proibir queimadas, sem que medidas concretas de proteção da Amazônia sejam tomadas, não será suficiente para acabar com os incêndios que ameaçam a floresta










.

‘Inovar é Sonhar’
.
 ( quinta-feira  – 05)
.
05.09 DF/ FGV/ PALESTRA
Governança e Compliance: Conflitos de Interesse e Desafios Corporativos - Local: FGV Brasília
Painel: Discutiremos esse importante tema na visão de especialistas no assunto!
A palestra apresenta os fundamentos da Governança Corporativa no olhar de especialistas (professores e conselheiros de empresas) revelando os desafios trazidos pelos conflitos de interesse entre sócios, credores e demais steakholders.
.
05.09 RJ/  Litteris Lançamento na Livraria da Travessa em Centro - 7Setembro : Instituições e o Direito Público
Autor: Andre Ribeiro Tosta
O advogado e professor André Ribeiro Tosta vem a Livraria da Travessa 7 de Setembro para o lançamento de "Instituições e o Direito Público". O livro, que nasceu de sua defesa no Mestrado, argumenta com charme em favor do empirismo, da inovação e do institucionalismo como caminhos férteis para os publicistas brasileiros.
.
05.09 RJ/ Litteris Lançamento na Livraria da Travessa em Ipanema: Sobre o Autoritarismo Brasileiro
Autor: Lilia Moritz Schwarcz
A Livraria da Travessa de Ipanema recebe na quinta-feira, dia 05 de setembro, a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz para o lançamento de "Sobre o Autoritarismo Brasileiro". Valendo-se de uma ampla reunião de dados estatísticos, a autora examina algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, bastante antigas e arraigadas, embora frequentemente mascaradas pela mitologia nacional. Lilia também ajuda a entender por que fomos e continuamos a ser uma nação muito mais excludente que inclusiva, com um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.
.
05.09 PE/ Litteris Lançamento do Livro na Liv. Cultura:  Para o amor que vai chegar do autor Zack Magiezi
.
05.09 DF/ ANE/ Quinta Literária conjunta da ANE com a Academia Brasiliense de Letras promove a palestra “VIEIRA NA ILHA DO MARANHÃO” com palestrante Ronaldo Costa Fernandes
.
05.09 DIA DA AMAZÔNIA
.




.


“ Querer ser livre é também querer livres os outros.”
.
Simone de Beauvoir
.

(  sexta-feira  - 06)
.
06.09 DF/ DEBATE: COMO FAZER OS JUROS CAÍREM NO BRASIL?  no Correio Braziliense
.
06.09 PB / Litteris ZARINHA centro de cultura apresenta peça teatral: “A Peleja do Fute” – adaptação do conto de Machado de Assis “A Igreja do Diabo”
.



"O Brasil deu as costas para o passado. O passado está batendo na gente. Não dá para ignorar que existia uma ditadura e fingir que agora é uma democracia e está tudo bem. A democracia é uma construção. O período da ditadura tem que ser investigado. Nenhum torturador foi preso no Brasil"
 - LUIZA ERUNDINA, deputada federal
.




 (  sábado  -  07)
.
07.09, 18 h RJ/ Litteris Bate-papo na Livraria da Travessa em Shopping Leblon
Literatura, Nacionalismo e Globalização – Línguas Menos Conhecidas & Valor Universal
Título: PEPINO DE ALUMINIO , CHICLETE
Autor: Kang Byoung Yoong | Kim Ki-Taek
Em comemoração dos 60 anos de relações diplomáticas entre a Coreia do Sul e o Brasil, a LTI Korea e a Livraria da Travessa e as editoras 7 Letras e Topbooks convidam para o bate-papo que reunirá três autores coreanos e três brasileiros. Intitulado "Literatura, Nacionalismo e Globalização – Línguas Menos Conhecidas & Valor Universal", receberemos em nosso auditório os autores Kang Byoung Yoong, Kim Ki-taek, Park Min-gyu, Adriano Espínola, Evando Nascimento e Godofredo de Oliveira Neto. A mediação do evento fica por conta de Christine Ajuz e a tradução pela professora Yun Jung Im. | Evento gratuito e sujeito a lotação do espaço!
.
07.09 RJ/ Litteris Lançamento + Bate-papo na Livraria da Travessa em Ipanema: Como as Democracias Morrem
Autor: Daniel Ziblatt | Steven Levitsky
No feriado de independência do Brasil, a Livraria da Travessa recebe o professor de Harvard, Steven Levitsky, para o bate-papo + noite de autógrafos de "Como as democracias morrem". O livro é uma análise crua e perturbadora do fim das democracias em todo o mundo. Compara o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970. Participe e leia esta obra fundamental para o momento conturbado que vivemos no Brasil. 
.
07.09 - Nas ruas pela Educação e pela Amazônia
.








 ( domingo  – 08)
.
08.09, 16 h  RJ/ Litteris Clube de Leitura da Livraria da Travessa Barra - Filha de sangue e osso
Autor: Tomi Adeyemi
O Clube de Leitura da Travessa busca promover o encontro entre leitores e a literatura, fomentando o debate, a troca de ideias e o compartilhamento das experiências literárias. Nosso desejo é estimular a leitura, tornando-a um hábito prazeroso. Mediação: Carla Nascimento Contato: clubedeleitura.mulheresnaliteratura@travessa.com.br Inscrições abertas!
.





Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”
.
Almodóvar, em Cannes, França
Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha – EL PAÍS 18.05.19
.





  
.
LEIA MAIS 


  

Teatro de Mamulengo em Recife/PE
Lugar de encontro da cultura popular e de grandes Artistas de nossa terra, espaço mágico e gastronômico também! RECOMENDO
.
Educação
MEC quer implementar 108 escolas cívico-militares no país até 2023 – CORREIO BzB 11.07.19
.
EDUCAÇÃO/ Litteris MEC foi o ministério que mais perdeu recursos; governo faz novo corte (fonte: CARTA CAPITAL 01.08)
O governo anunciou na terça-feira 30 quais ministérios serão impactados pelo novo corte orçamentário de 1,44 bilhão anunciado no dia 22 de julho. Em primeiro lugar aparece a pasta de Cidadania, que terá R$ 619.166.109 bloqueados. Depois, a Educação (R$ 348.471.498 reais) e Economia (R$ 282.574.402). A distribuição dos cortes consta de decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União na noite de terça-feira.
.
Até 04.09 (insc) DF/ Litteris UnB/ 20 a 22.09/ 9ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
.
Até  08.09  Litteris 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
.
26 a 28.03.2020  ITA/ PAPA Francisco promoverá em Assis, Itália, encontro mundial para repensar a economia global.
.
NINGUÉM PERGUNTOU ÀS MENINAS QUE TRABALHAM EM CASAS DE FAMÍLIA DO NORDESTE SE ELAS QUERIAM ESTAR ALI – THE INTERCEPT 10.07.19
.

 

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...