.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

.

  ♬              

             .

 
.
POEMAS DE AMOR

Dizem que poesia e a voz do coração
A alma soprando sentimentos
Que as palavras teimam em mudar
E o que dizer dos poemas de amor?
Expressões indeléveis do ser
E dos poetas
O que dizer?
Por vezes objetivos em sua fala
Expressam-se com leveza e suavidade
Tênues linhas se desenham
A íntimos delicados
Que a poesia permite mostrar
Ah, bendita poesia!

Nara Fontes.         
 
.
HOJE – HOJE - HOJE
BADAUÊ LITERÁRIO NO bar  VALE DA LUA, em 409 norte, em Brasília
Um encontro cultural com  LITERATURA & entretenimento (xadrez e gamão) alardeado de muita   cerveja gelada, tira-gostos diversos e   Chorinho, samba, bossa nova,  forró e TOQUES MUSICAIS DE ARTISTAS LOCAIS. Sem falar do acochego do mundo acadêmico de nossa capital federal. VIVA UnB, IESB, UCB, UDF, UNIEVANGÉLICA, UNICEUB... viva LITERAMAR, um encontro cultural em BRASÍLIA, um entrelaçamento com o conhecimento.
.


“A ideia é permitir que jovens se comuniquem. Queremos incentivar o empoderamento, a visibilidade desses jovens, fornecendo um espaço de fala e serviços”, explica Rayane Soares, ex-aluna e coordenadora do projeto jovem de Expressão existe desde 2007. Atuante na Ceilândia/DF, ele oferece cinco oficinas (teatro, audiovisual, fotografia, dança e discotecagem), acesso à internet e pré-vestibular comunitário. Tudo é gratuito. As oficinas são trimestrais, com aulas de, aproximadamente, duas horas de duração. - CORREIO BzB 01.07


 

 

 

01.08... 03...07.08 /2016
quarta-feira
.

♫ 
ótima semana e viva a cultura!
.
                    ♫ 

 
 __ 
_       
.
Até 10.08 (insc.) XLI Prêmio Hispano-americano de Poesia de San Román 2016 - o ganhador será premiado no mês de setembro na Feira de San Román 2016
.
Até 20.08 UFG/ Inscrições abertas para Programa de Residências Artísticas e Científicas
.
Até 21.08 CONCURSO LITERÁRIO/RS/ Concurso “Sport Club Internacional” de Contos, Crônicas, Poesias e Histórias do Inter.
.
Até 12.10 EXPOSIÇÃO / CCBB Brasília
A exposição Zeitgeist: Arte da Nova Berlim começou hoje e veio para ficar. Pintura, fotografia, videoarte, performance, instalações e a cultura dos famosos clubs berlinenses, na visão de 29 artistas aproximam o público da realidade artística e cultural de uma Berlim contraditória e fascinante, plural e diversa, que desconhece limites quando se trata de pensar e viver a arte e se reinventar.
.

segunda-feira ... 01
.
01.08 Dia do Poeta da Literatura de Cordel. A literatura de cordel é um gênero literário popular escrito frequentemente de forma rimada, originado de relatos orais e depois impresso em folhetos. O nome “cordel” deriva da forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.
.
01.08  Teatro 1 do CCBB Brasília será palco de uma palestra imperdível de Alfons Hug, curador de “Zeitgeist - Arte da Nova Berlim”, e Sven Marquardt, ícone máximo da cultura club de Berlim. Entre os tópicos abordados, a transição de uma Berlim dividida para uma Berlim criativa, artística e cheia de possibilidade após a Queda do Muro, com suas mudanças comportamentais, sociais e culturais; a ocupação de espaços transitórios; o histórico clube noturno Berghain e a musica eletrônica, entre outros.
.
01 a 07.08 Goiânia Noise Festival confirmou  a participação da banda Nação Zumbi na 22ª edição do festival  no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Matanza e CPM 22 também são outras bandas confirmadas no evento.
 .
01.07 Feitiço Mineiro - 306 norte/ “Samba de Primeira na Segunda” recebe Fernanda Jacob para abrilhantar nosso começo de semana. É samba de primeira. É energia contagiante. É roda de samba e samba no pé!
.
01 a 07.08 UEG/ PIRENÓPOLIS/ II Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais
.
01 a 06/08 UnB/ Curso de extensão Arte de museu: poética, exibição e arquivamento
.
01 a 08.08  (insc.) SECULT/GO/ FICA/  1º Concurso de Produção de Texto do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), com o tema O que fica do Fica?.   O concurso tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre as impressões obtidas pelo estudante durante o evento.
.
01.08 a 30.09 CENTRO CELSO FURTADO/ "Celso Furtado e o Desenvolvimento" - Projeto Economia e Pensadores, da Unicamp, homenageia Celso Furtado
.
01 a 07.08 Festival Internacional de Folclore a Artes Tradicionais em Pirenópolis/GO
.
01 - Nascimento do jornalista e advogado Pedro Aleixo, em Mariana, MG, em 1901
.
01 - Morte do poeta Murilo Araujo, no Rio de Janeiro, RJ, em 1980
.

.
terça-feira... 02
.
02.08 CARPE DIEM/ LANÇAMENTO de LIVRO: UNIVERSO E ALGO MAIS de  MARCOS PONTES VELOSO
.
02 e 03.07 Recital no Teatro da Caixa/ LYDIA KAVINA TOCA EM BRASÍLIA e quarta, 03, palestra ilustrada na Casa Thomas Jefferson
.
02.08 FNAC/BSB/  Sessão de Autógrafos do livro 'Tá Todo Mundo Mal' de Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout
.
02.08 ACADEMIA/PALESTRA/ Economista Eduardo Giannetti abre na ABL o ciclo de conferências “Utopias contemporâneas”
.
02.08, 19 h  LANÇAMENTO DA REVISTA EM QUADRINHOS BRAZILLA - No Cine Brasília – A revista une cineastas e ilustradores independentes da cidade para contar histórias.
Evento literário, exibição de curta metragens animados, palestras e feira de quadrinistas independentes.
.
02.08 Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) dá início hoje, às 20h, à programação de agosto com um repertório que terá A noiva vendida (Bedrich Smetana), Concerto para saxofone e orquestra de cordas (Aleksandr Glazunov), Sinfonia nº 3 (Johannes Brahms) e árias das óperas Carmem (Georges Bizet), Tosca e Turandot (Giacomo Puccini). O concerto acontece no Teatro dos Bancários (314/315 Sul) e a entrada é gratuita.


02 - Publicação do primeiro número da Gazeta de Notícias, no RJ, em 1875
.
02 - Morte do escritor e bibliotecário Manuel Bastos Tigre, no Rio de Janeiro, RJ, em 1957

02 - Morte do jornalista, crítico e romancista Adonias Aguiar Filho, Ilhéus, BA, em 1990
.




quarta-feira... 03
.
03 a 05.08 - I UEG/UFT/UFG/GO/ PIRENÓPOLIS/ SINASEC 2016 Simpósio Nacional de Saberes e  Expressões Culturais no Cerrado: Territórios e Manifestações Populares no câmpus Pirenópolis
.
03.08 CARPE DIEM/ LANÇAMENTO DE LIVRO: MEU FUTURO LIVRO SOBRE FUTEBOL
AUTOR: CHICO MACEDO
.

03 a 07.08 - Pirenópolis Doc - Festival de Documentário Brasileiro
Um olhar crítico sobre o passado junta-se à luta pela terra e à afirmação da identidade indígena. O ‪#‎piridoc promove uma verdadeira discussão sobre memória e povos indígenas em sua abertura, com a exibição do filme Taego Ãwa, dirigido pelos cineastas Marcela Borela e Henrique Borela. -  Cine Pireneus, - pirenopolisdoc.com.br
.
03 a 08.10  IFG/ XIII Semana da Licenciatura do Câmpus Jataí (Até 17.07 (INSC)
.
03.08 FESTIVAL FOTOGRAFIA 2016 e IV EXPOSIÇÃO COLETIVA DOS FOTÓGRAFOS DO CENTRO-OESTE no Museu Nacional
.
03 a 30.08 GO/ MAC recebe mostra de Antônio Poteiro e Célio Braga em agosto
.
03.08 MUSEU NACIONAL apresenta Coletiva Fotógrafos do Centro-Oeste
Mais de 200 fotógrafos do Centro-Oeste integram o que Eraldo Peres chama de “a menina dos olhos” do Mês da Fotografia. Foram 570 fotos inscritas, das quais um grupo de curadores selecionou 102 para integrar a coletiva. “São pessoas de nome no mercado, mas também pessoas iniciantes. O tema é A vida – Uma celebração da fotografia. 3/8, às 19h30, no Museu Nacional.
.
03, 04 e 5.07 CLUBE DO CHORO/ Show inédito
A dupla Moraes Moreira e o filho Davi Moraes se apresenta em Brasília.  O repertório contará com a intimidade musical entre pai e filho e promete, além de oito composições inéditas, parcerias e homenagens a artistas brasileiros, como a compositor baiano Batatinha e o samba Bahia oi.
.
03.08 UFG/ XI Encontro do Fórum Sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade promove palestra sobre bullying.
.
03.08 Workshop de bateria com Thomas Pridgen no Teatro SESC Silvio Barbato





quinta-feira... 04

.
04.08 CARPE DIEM/ LANÇAMENTO de LIVRO: LIVRO: IDOSOS NO BRASIL: POLÍTICAS E CUIDADOS
AUTORA: JURILZA MARIA BARROS DE MENDONÇA
.

04.08 UnB/ PALESTRA
Sítios da web da UnB
.
04.08 Liv. Cultura-IG/ Nova Acrópole: Palestra sobre "Filosofia nos contos de Machado de Assis"
.
04 - Rachel de Queiroz: primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, 1977

04 - Nascimento do jornalista e poeta modernista Raul Bopp, Tupanciretã, RS, em 1898

04 - Nascimento do poeta e violeiro Domingos Caldas Barbosa, Rio de Janeiro, RJ, em 1738

04 - Morte do jornalista, professor, cronista, romancista, ensaísta e memorialista Ciro dos Anjos (Cyro Versiani dos Anjos), no Rio de Janeiro, RJ, em 1994



sexta-feira...05
.
05.08 - AL/Lançamento do livro "Sete", de José Inácio Vieira de Melo, em Maceió no Museu da Imagem e do Som de Alagoas - Durante o lançamento,  os atores Chico de Assis e Paulo Poeta farão uma breve apresentação do poeta e da sua obra.
.
05 a 14.08 CAIXA CULTURAL/ E se o mundo acabasse?
Quatro jornalistas investigam um fenômeno estranho, após um pôr do sol que parece ser eterno. Em forma de telejornal, os personagens vão apresentando o fato apocalíptico e conforme a noite avança, o fim do mundo parece cada vez mais próximo. Baseado no texto de Will Eno, Tragédia: uma tragédia parte de uma sátira da mídia para desvendar como testemunhamos uma catástrofe e os desdobramentos dela. A peça estreia esta sexta e fica em cartaz no Teatro da Caixa Cultural (SBS Q. 4 lts. 3/4) até 14 de agosto, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h.
.
05.08 NET Live BSB/ Sextinha do pop nacional
“Sabe, quando a felicidade invade quando pensa na imagem da pessoa”? É assim que estão os fãs de Nando Reis e Humberto Gessinger.

05 - O jornalista e político Carlos Lacerda (Carlos Frederico Werneck de Lacerda) sofre o Atentado de Toneleros, em 1954

05 - Nascimento do jornalista, contista, cronista e teatrólogo João do Rio (João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto), no Rio de Janeiro, RJ, em 1881

05 - Morte do professor, crítico literário e ensaísta, Afrânio Coutinho (Afrânio dos Santos Coutinho), no Rio de Janeiro, RJ, em 2000





sábado ... 06
.
06.08 CCBB Brasília/ Festival Batida Afro no CCBB Brasília
PROGRAMAÇÃO Sábado (6/8)
17h30 - Orquestra Jovem Reciclando o Som
18h30 - Muntchako
20h - IFÁ Afrobeat
22h - Emicida
Sábado (13/8)
17h30 - Orquestra Jovem Reciclando o Som
18h30 - Nãnan Matos
20h - Metá Metá (oficial)
22h - Joao Donato
DJs do Coletivo Criolina nos intervalos dos dois dias de shows. Oficina de dança, praça de alimentação e diversão ao ar livre.
.
06.08 REGGAE / SHOW com lançamento de CD do GRUPO NATIRUTS – PARQUE DA CIDADE – 15 h
.
06 - Morte do escritor Jorge Amado, Salvador, BA, em 2001
.
06 - Morte do jornalista Roberto Marinho, aos 98 anos, no Rio de janeiro, RJ, em 2003
.
06.08 Ocupação Artística do Teatro Nacional
.
06.08 BAR GLÓRIA apresenta: Samba dos Amigos - Brasília Samba e Choro!
Diretamente das rodas de samba e choro do Distrito Federal, o Grupo BSB Samba e Choro, desembarca em Goiânia pra animar a Feijuca do Bar Gloria!!!!




domingo ... 07

.

07 - Morte do escritor pernambucano Maximiano Campos, em 1998


.



.
Leia mais: 
www.acontecendodfdoedu.blogspot.com.br
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



    
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        



 __  _  
.
  


Circulando em  Brasília, em  
03 /08
(ótima  quarta-feira)

.
 _     Hoje   _    eu quero a rosa mais linda que houver  _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.
MÚSICA

Bar Brahma Brasília
(201 Sul Bl. C lj 33; 3224-9313). Hoje, às 19, mpb com César Rodrigues. Couvert: R$ 10. Não recomendado para menores de 18 anos.

Feitiço Mineiro
(306 Norte Bl. B lj. 45; 3272-3032). Hoje, às 21h30, mpb e hits internacionais com Junior Meirelles. Couvert: R$ 25. Não recomendado para menores de 18 anos.

Pinella
(408 Norte Bl. B lj. 20; 3347-8334). Hoje, às 19h, Karla Sangaleti interpreta Clara Nunes, Cartola, Herivelto Martins, Chico Buarque, Elis Regina. Couvert: R$ 10. Não recomendado para menores de 18 anos.

Primeiro Bar
(SIG Q. 8 lt. 2385; 3028-1331). Hoje, às 19h. Nas ondas do Primeiro com Surf Sessions. Couvert: R$ 15. Não recomendado para menores de 18 anos.

ÁGUAS CLARAS

Bar do Ferreira
(Av. Castanheiras, R. 36 Norte lt. 5, Shopping Que!; 3042-2585). Hoje, às 19h, MPB com Tom Nobre. Couvert: R$ 6. Não recomendado para menores de 18 anos.

VILA PLANALTO

PiauÍndia Restaurante indiano
(Acampamento Pacheco Fernandes, Rua 9, Casa 2; 3574-4234). Hoje, às 20h, DJ Nagô apresenta o projeto Bolachada, com grooves e sucessos do blues e da música brasileira. Couvert: R$ 7. Classificação indicativa livre.


Onde dançar

PLANO PILOTO

Outro Calaf
(SBS Q. 2 bl. Q lj. 5/6, Ed. João Carlos Saad, 3322-9581). Hoje, às 22h, festa Moranga com Djs Pikachu, C4JU4N4,Tyrone, Deltafoxx, Bill e New old school.
.
Até 03.08 UDF/ Inscrições abertas: disciplinas isoladas do Mestrado em Direito.
.
JUL/AGO/16 PUC/GO/ Programa de Cursos de Extensão da Puc Goiás reinicia suas atividades em  2016 – 2 com muitas novidades em  cursos de extensão, nas  diversas áreas, direcionados a toda comunidade interessada em se aperfeiçoar,  capacitar  e  atualizar conhecimentos. 
  pucgoias.edu.br/cursosdeextensao
.
Até 01.08   Geração beat
Cinema do CCBB Brasília (SCES Trecho 2). Até 1º de agosto, de quarta à segunda-feira, às 19h e 21h (horários excepcionais às 16h, 17h, 18h30 e 20h20. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada). Hoje, às 19h: Uncle Howard (96 min). Direção: Aaron Brookner. Com Howard Brookner, Aaron Brookner, Jim Jarmusch, Sara Driver, Tom DiCillo, William S. Burroughs, James Grauerholz e Robert Wilson. EUA, documentário, 96 min, 14 anos 21h: Me and my brother (91 min). Direção: Robert Frank. Com Julius Orlovsky, Peter Orlovsky, John Coe. EUA, ficção, 91 min, 14 anos.
.
Até 04.08 UEG/ Pós-Graduação | Especialização em Texto, Discurso e Ensino encerra inscrições
.
Até 21.08 UnB/ CAL/ CULTURA - Arte e política
A exposição Manual de sobrevivência de breves utopias. Tem o objetivo de pensar a relação entre arte e política na produção de 22 artistas que lecionaram ou ainda lecionam no Instituto de Artes da UnB, fazendo elo entre o passado e o futuro, entre as várias tradições.
.

AGO/16  ANUNCIADA PROGRAMAÇÃO da 24ª Bienal Internacional do Livro de SP, que começa em 26/8 no Anhembi.
Com expectativa de receber 700 mil pessoas nos dez dias de evento, a feira vai reunir cerca de 280 expositores e 300 convidados, entre youtubers, escritores nacionais e estrangeiros.
Nomes como Lucinda Riley, Ava Dellaira, Tarryn Fischer, Leandro Karnal, Klevisson Viana, Mário Sérgio Cortella, Martinho da Vila, Kéfera, Jout Jout e RezendeEvil estão confirmados. Assim como as editoras Companhia das Letras, Autêntica, Panini, Rocco e Saraiva. A lista completa de atrações está disponível bienaldolivrosp.com.br

.


Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.


Fala, zé HUMOR, por
José Carlos Vieira, editor de Cultura na Correio Braziliense

EXTRA! EXTRA!
- >> josecarlos.df@dabr.com.br
 (CORREIO BRAZILIENSE 12.07)
.
EXTRA! EXTRA! 
Delegação do Estado Islâmico é assaltada na chegada ao Brasil (Arruma a mala aí! arruma a mala aí!)
.
_Notícias da Rio-2016
Em lugar de fósforo, australianos estão usando tocha olímpica para acender fogão na vila

_Tiririca vai substituir Dilma e Temer na abertura dos jogos

Eduardo Cunha deve competir na prova 100 metros com tornozeleira

_Frases da semana do  meu amigo etílico Mosquito
“Hoje em dia, as crianças já nascem com curso de datilografia. Na minha época era diferente”

“É como meu amigo Wagner diz:‘Estou com dor de cabeça no corpo todo’”

“Existe terrorista pior do que político que rouba verba de escola?”

_ Só mifu (a série)
Botei uma placa no meu carro: “Vendo, troco e terceirizo o carnê”

Minha bull terrier já comprou ingresso para o filme Esquadrão suicida (seguura, Coringa!)



Atualidades
.
UnB/ Estudante de graduação vence Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva
Cerimônia de premiação aconteceu no último mês no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista
O aluno do penúltimo ano de Direito na Universidade de Brasília Pedro Saad conquistou o 1o lugar na categoria estudante de graduação no V Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva pelo artigo Direito à participação e mineração: as contribuições do direito francês para o direito brasileiro.
O trabalho é resultado de pesquisa de iniciação científica (PIBIC) desenvolvida sob orientação da professora de Direito Carina Oliveira.
DIREITO AMBIENTAL – O Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva é realizado pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde para estimular a pesquisa na área de Direito Ambiental. São sete categorias: 1) especialistas; 2) mestres; 3) doutores; 4) estudantes de graduação; 5) estudantes de especialização; 6) estudantes de mestrado e 7) estudantes de doutorado. UNB.br JUL/16

LIVROS E ARTES
Uma vida sem economia
A história da economista Eliana Cardoso renderia uma ótima biografia, mas ela optou por outro rumo, a literatura. Rudiger Dornbusch (1942-2002) foi um ídolo para muitos economistas, mas os que estudavam no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde lecionava, tinham por ele admiração especial. Argumentador brilhante, Dornbusch explicava suas teorias, que desvendavam como funcionam flutuações de preços e taxas de câmbio, por exemplo, de um jeito claro
Leia mais utilizando o link http://www.valor.com.br/cultura/4643083/uma-vida-sem-economia VALOR 22.07

LANÇAMENTO/ BRASÍLIA/ Ivan Presença/ QUIOSQUE CULTURAL
Mais que um mero disco de vinil, o álbum de comemoração aos 7 anos do Pacotão é um documento histórico da cidade. Fora as faixas que compõem o disco que relatam vários momentos vividos na capital, contem ainda encarte com fotos, textos e as letras de emblemáticas marchinhas como a do "Aiatolá", o hino do Bloco Carnavalesco Mais Controverso e Hiperbólico da Cidade. Para quem gosta do passado da nossa cidade e se interessa um pouquinho pela memória, eis aí um item imprescindível!
Disponível lá Quiosque Cultural em quantidade limitada.

LIVRO coletivo ADVOCACIA PÚBLICA FEDERAL: AFIRMAÇÃO COMO FUNÇÃO ESSENCIAL À JUSTIÇA, editado pelo Conselho Federal da OAB, já está disponível para download gratuito (inteiro teor) na Biblioteca Digital do CFOAB.  -
Organizadores
Aldemario Araujo Castro e Rommel Macedohttp://www.oab.org.br/biblioteca-digital/publicacoes/10


Um terço dos professores não lê livros
Dados do Prova Brasil revelam que 55% dos docentes da educação básica não leem literatura com frequência. Resultado afeta a formação do aluno - GAZETA DO POVO 24.07

SENADOR Cristovam Buarque (PPS-DF) foi convidado para a abertura da feira, dia 16,  onde lançará o livro Uma esquerda e o país que queremos. Para o senador, as feiras do livro oferecem um espaço de convivência para amantes da leitura e são “uma espécie de altar para a realização plena dos seres humanos”. (face- FEIRA DO LIVRO DE BRASÍLIA)

Livro da fotógrafa Lenise Pinheiro revela teatro além do que plateia vê - FOLHA SP 19.07
.
Em livro, Pedro Juan Gutiérrez relata perseguição a gays em Cuba - FOLHA SP 18.07
.
Unesco inclui 17 obras de Le Corbusier em lista de patrimônio mundial - FOLHA SP 17.07
.





            


EM EVIDÊNCIA

.
.

Até 01.08  (insc) CONCURSO LITERÁRIO
Envie seu conto para a 4ª edição da revista Pulp Fiction - Hitchcock quer você! - HOMOLITERATUS.COM
.
Até 01.08  CINE ESPECIAL/ Geração beat
Cinema do CCBB Brasília (SCES Trecho 2). Até 1º de agosto, de quarta à segunda-feira, às 19h e 21h (horários excepcionais às 16h, 17h, 18h30 e 20h20.
.
Até  01.08 UnB/ INSCRIÇÃO
Arte de museu: poética, exibição e arquivamento - Online
.
Até 04.08 STJ/ EXPOSIÇÃO "Afeto" de Loreni Schenkel
.
Até 08.08 (insc) REVISTA JURÍDICA DA PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL
.
Até 10.08 CARPE DIEM/ EXPOSIÇÃO DE QUADROS: A MULTIPLICIDADE DAS COISAS DE UMA COISA SÓ - ARTISTA: DEBORA INJAH  BRASÍLIA.

Até 12.08 Academia Brasileira de Letras e Corpo de Fuzileiros Navais abrem Concurso de Crônicas.  O concurso destina-se a estudantes que estejam cursando os 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental.
.
Até 14.08 Artesanato de indígenas é exposto no Jardim Botânico de Brasília - R$5,00
A mostra trará artesanatos utilitários, ritualísticos, decorativos e funcionais feitos com materiais variados: madeiras, fibras, cipós e outros recursos naturais. Evento integra a programação do XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que ocorrerá de 15 a 30 de julho na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO)
(Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Lago Sul)
.
Até 29.08 (insc) CEJ/CJF recebe artigos para a próxima edição de sua revista científica.
O periódico técnico-científico está recebendo artigos para sua edição temática, n. 70, de set./dez. 2016, abordando especificamente os Juizados Especiais Federais.
.
Até  04.09 CAIXA/ Ivald Granato – Registro – Arte Performance  - Ivald Granato Filho é um dos pioneiros da arte performática no mundo e sua atuação no Brasil o coloca ao lado de nomes como Hélio Oiticica e Lygia Pape. - Terça a domingo, das 9h às 21h
.
Até NOV/16 CINE CURTA BRASIL na CAIXA CULTURAL
Sessões uma vez ao mês.
.
Até NOV/16 CAIXA CULTURAL/ Cinema, amor e afeto
Até novembro, o teatro da Caixa Cultural Brasília recebe o projeto Cine Curta Brasil. O projeto pretende ser uma janela para o curta-metragem nacional e, uma vez por mês, sempre às terças-feiras, das 13h às 14h, exibirá curtas brasileiros. O projeto estreou em 19 de abril e a sessão de amanhã, pega carona no Dia dos Namorados como o tema Com cinema, amor e afeto. Os curtas escolhidos para exibição, Café Aurora, Feijoada completa e Café com leite, abordam, cada uma a sua maneira, diferentes maneiras de afetividade. Todas as sessões serão gratuitas.
.
Até DEZ/16 - UEG/I Ciclo de Palestras de Geografia.
Com o intuito de discutir novas metodologias e debater a crise pela qual os cursos de Licenciatura têm passado no Brasil.
Os encontros serão realizados mensalmente, até o final de 2016, com convidados goianos e pesquisadores de universidades de outros estados.
.
Até 01.12 (INSC)  SESC/ CULTURAIS 2016
Escritores de todo o Brasil podem se inscrever no Prêmio Sesc de Contos Infantis Monteiro Lobato e no Prêmio Sesc de Poesia Carlos Drummond de Andrade.

Até  16.12 Centro Cultural UFG inaugura mostra Diálogos Possíveis 3. Entre os artistas participantes, estão Juliano Moraes, Evandro Soares, Santhiago Selon, Helô Sanvoy, João Angelini, André Valente, Paul Setúbal, Rava, Dalton Paula, Selma Parreira, Rodrigo Flávio, José Rufino, Luiz Mauro, o coletivo Bicicleta Sem Freio, além do próprio Carlos Sena.
.

                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br
 .


 .

Cine Brasil ...  ( até 20.07)
.
MAIS FORTE QUE O MUNDO – A HISTÓRIA DE JOSÉ ALDO
(Brasil, 2015, drama, 115min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Afonso Poyart. Com José Loreto, Cleo Pires e Jackson Antunes. Nascido e criado em Manaus, José Aldo precisa lidar com a truculência do pai, Seu José, que além de se embebedar constantemente ainda por cima bate na esposa, Rocilene, com frequência. Enfrentando constantemente seus demônios internos, Aldo encontra na luta sua válvula de escape. Oferta emoção e adrenalina no desenvolvimento da narrativa dominada pelo protagonista a cargo de José Loreto (RD). HHHH. Cinemark Pier 10, às 16h10 e 22h.

MENINO 23: INFÂNCIAS PERDIDAS NO BRASIL
(Brasil, 2016, documentário; verifique a classificação indicativa)
De Belisario Franca. O professor de História Sidney Aguilar descobre durante uma aula, por intermédio de uma aluna, algo assustador: tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda da região. Determinado a descobrir a verdade por trás das peças, Sidney investiga e busca pistas para entender a fundo o que aconteceu naquele lugar. Cine Cultura Liberty Mall 4, às 14h. Espaço Itaú CasaPark 6, às 17h40.
.
O OUTRO LADO DO PARAÍSO
(Brasil, 2014, drama, 115min; não recomendado para menores de 10 anos)
De André Ristum. Com Eduardo Moscovis, Simone Iliescu e Jonas Bloch. Antônio faz o que pode para conseguir dinheiro para o sustento do lar. Já tentou garimpo, bicos diversos, e agora pensa ter encontrado finalmente seu lugar: Brasília. Atraído pelas promessas do presidente João Goulart e pela ampla oferta de emprego, ele se muda para a capital com a esposa e os filhos. O sonho da prosperidade, no entanto, é interrompido pelo golpe militar e Antônio, envolvido com o sindicalismo, começa a viver um pesadelo. O filme traz um roteiro coeso, no qual situações brotam sem esforço Cine Cultura Liberty Mall 4, às 18h40.

    


 

.
Exposição

Até 04.08 Afeto
Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (SAFS, Qd. 6, lt 1, tr. III Edifício dos Plenários). Até 4 de agosto, de segunda a sexta, de 9h às 19h. Pinturas e três esculturas de Loreni Schenkel, compostas com materiais pouco convencionais, como a terra de cupinzeiro e o papier-mâché. Entrada franca. Informações: 3319-8460 e 3319-837. Classificação indicativa livre. espaco.cultural@stj.jus.br
.
.
Até 06.08   A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945: História e  Cultura dos 70 anos da   Redemocratização no Brasil.  Museu do TSE (SAFS, Qd. 7).
A mostra reúne aproximadamente 220 documentos históricos com informações das diversas formas de atuação na política brasileira, desde o período do Brasil Colônia até aos movimentos de contestação ao presidente Getúlio Vargas e ao Estado Novo. Entrada franca.
.
Até 21.08  Exposição “NENHUM HUMORISTA ATIRA PARA MATAR”, em RJ -Instituto Moreira Sales - Primeira retrospectiva traz 500 desenhos originais de MILLÔR FERNANDES (1923-2012) - (…) depois ela parte para SP, no 2o. semestre de 2017
.

Até 30.09 13o. PRÊMIO LITERÁRIOCIEE/CADE, para divulgar a cultura concorrencial entre os universitários.
.
Até 17.10 CCBB/SP/RJ/ Exposição "O TRIUNFO DA COR. O PÓS-IMPRESSIONISMO: OBRAS-PRIMAS DO MUSÉE D'ÓRSAY E MUSÉE DE L'ORANGERIE. - São obras de nomes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, grandes mestres da pintura moderna, que promoveram uma verdadeira revolução estética por meio do uso da cor. CCBB/SP (04.05 a 07.07) e CCBB/RJ(20.07 a 17.10)
.






EM GOIÂNIA:
www.encontroculturalgo.blogspot.com

-_
.




“INOVAR É SONHAR”




___
.
Vivencie BSB & GYN
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  


O que está por vir  em Brasília …
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___          _____



.

 .


Agosto

10.08 CÂMARA/ Lançamento da Agenda da FRENTECOM 2015/2016 e Posse da Nova Coordenação - 15h30 às 19h. A FRENTE PARLAMENTAR foi criada em abril de 2011 para articular as demandas da sociedade com a atuação dos deputados e deputadas na Câmara Federal. A Frente já realizou uma série de audiências públicas sobre temas da área além de seminários de caráter nacional e internacional. Sua coordenação é composta por onze organizações sociais e onze deputadas(os).
.
10.08 LANÇAMENTO DO LIVRO SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO de Luiz Serra no XIQUE –XIQUE.
.
10 e 11.08 CBB Brasília/ OFICINA
Inscrições abertas para as oficinas de dança, com percussão ao vivo, ministrada por Nãnan Matos!.
.
10.08 Oficina de Cajon - Ritmos Brasileiros.
Uma parceria com o Invenção Brasileira, Mercado Sul e o Madeira de Lei. Início das aulas dia 10 de agosto, toda quarta-feira - 19h30 na QSB 12/13 em Taguatinga Sul. Vai ser muito bom !!! Inscrições pelo email:

11 a 14.10 XLII CONGRESSO NACIONAL DOS PROCURADORES DOS ESTADOS E DO DF
.

11.08 LIV. CULTURA-CP/ Clube de leitura #leiaMulheres - Brasília. Mediadoras: Mariana de Ávila e Patrícia Rodrigues. Em agosto o Clube  irá abordar o livro " Quarenta dias" da autora Maria Valéria Rezende.
.

12.08 UFAL/AL/ XXXI CURSO DE EMERGÊNCIAS CLÍNICO-CIRÚRGICAS na CASA DA PALAVRA. Além da atualização teórica em temas clínicos e cirúrgicos, os participantes são submetidos a um rigoroso treinamento em urgência e emergência.
.
12.08 CANTORIA … Elomar, Xangai, Vital Farias e Geraldo Azevedo reencontra em Brasília
.
12.08 UEG/ 3º Festival Universitário de Videoclipes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Ifidevidula. Os materiais audiovisuais podem ser inscritos até 15 de julho, com o envio para o e-mail ifidevidula@gmail.com. O evento ocorre no dia 12 de agosto, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia.
.
13.08 BSB/ ALCIONE canta “BOLEROS” e seus maiores sucessos
.
13 e 26.08 e 09.09 GYN/ PROSA SONORA 2016.
Sua essência está repleta das nossas tradições e busca fortalecer e se comunicar com a música contemporânea brasileira.
Em 2016 a Prosa Sonora chega a seu segundo ano de vida, e apresenta 4 edições entre os meses de Julho e Setembro. Serão 8 Shows e 4 Dj Sets, que se apresentarão no Teatro Sesi
.
13.08 SARAU TRIBO DAS ARTES - local:  casa do MIQUEIAS PAZ
.
13.08 FRIDA Y DIEGO no Teatro UNIP - Espetáculo sobre a vida e obra da artista Frida Kahlo e sua relação com o gênio do muralismo Diego Rivera.
.

15.08 TRF 5/ Seminário: O Novo Código de Processo Civil
.

15.08 Seminário: O Novo Código de Processo Civil - TRF 5a - PE
.
16 a 21.08 18ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás.
Com tema Cerrado, a mostra selecionou 22 produções, sendo 12 estrangeiros e 10 brasileiros.
A programação musical do festival traz 14 shows, 10 de música popular e 4 de música clássica, encerrando com a Orquestra Filarmônica de Goiás
.
16 a 19.08 UCB/DF/  “Semana de Nutrição”
Com o tema “Nutrição: uma ciência dinâmica”, o evento contará com palestras, oficinas e a presença de renomados profissionais da área.
.
16 a 21.08  18ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que será realizado na Cidade de Goiás
.
17 a 18.08 28o. CONCURSO ABRASEL - GRANDES LIDERANÇAS e EMPRESÁRIOS VÊM AO CONGRESSO E  AO MESA AO VIVO PARA COMPARTILHAR CONHECIMENTO.
.

18.08 UnB/ PALESTRA
Computação em nuvem
.
18.08 FNAC/DF/ SONY XBR - Coquetel de lançamento
.
19 e 20.08 Circulação Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro: Ao Coração da Cidade Sonhosa - Centro Tradicional de Invenção Cultural - SES Avenida das Nações 813 Sul
.

23.08 LIV. CULTUA-CP/ Lançamento do livro "2038 - A instituição da Cleoptocracia num futuro" do autor Max Telesca
.
30.08 a 01.09 XV Semana de História será Faculdade de História UFG.
.
06.09 BSB/ SENHORITAS CAFÉ / Sarau Erótico - Poesia Nua - participantes: Ágata Benício, André Giusti, Áurea Valentina, João Pacífico, Lindha Torres, Maísa Arantes, Mana Gi, Marina Mara, Melissa Mundim, Paula Passos, Prem Supunya, Seirabeira, Tairo Loiola, Tati Carolli e Vanderlei Costa.
.



e MAIS eventoswww.amanhadfdoedu.blogspot.com

.
.

Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade por  edusoares@uol.com.br

.




Siga-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil

.


Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
GYN/ Seduce anuncia liberação de R$ 5 milhões para biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer - O POPULAR 01.06

Temer cria órgão para coordenar combate à violência contra mulher - CORREIO BzB 31.05
.
Revista CEJ
Confira os 11 artigos jurídicos sobre Direito Penal, Constitucional, Administrativo, Tributário e Empresarial, além das Indicações Literárias.
http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej


 _____

.
.


Cinema
.
Cine Brasil
.
Amores urbanos
(Brasil, 2014, drama, 115min; não recomendado para menores de 14 anos). De Vera Egito. Com Thiago Pethit, Maria Laura Nogueira e Renata Gaspar. Três amigos, Diego, Júlia e Micaela estão no auge de suas vidas, revelando suas personalidades, experimentando desilusões amorosas e procurando a carreira ideal. Eles moram no mesmo prédio de São Paulo e compartilham diariamente suas experiências, fracassos e conquistas. Rindo ou chorando, eles estarão juntos. Cinemark Pier 10, às 16h40 e 22h20. Espaço Itaú CasaPark 4, às 13h40, 17h40 e 21h40.

.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.

Inovação

Sem a música, a vida seria um erro.”
Friedrich Nietzsche
 .


.
FATOS atuais esdrúxulos no BRASIL das COMMODITIES e da ESPERANÇA
.
_ Redução de pontos de Farmácia que distribuem REMÉDIOS para DIABéticos e HIPERtensos

_ Em ALAGOAS, terra de PONTES DE MIRANDA, DJAVAN, ZUMBI, os hospitais atendem o credenciado para o fim de CLÍNICO GERAL, caso necessite de ESPECIALISTA, o paciente tem que recorrer ao pagamento do devido serviço. PLANO MÉDICO parcial na MODA.
.






 .   
.


Inovar é quebrar a rotina







Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...