.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

segunda-feira, 7 de março de 2016

.

                   


             .
.
Águas de Março
.
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o Matita Pereira...
.
Tom Jobim

.        
.

VIVA   BRASÍLIA   e  Goiás!




07 a ... 07 ... 13.03 /2016
segunda-feira
.

 
ótima semana
_  __
.
                     
_  __

"Sem memória não há conhecimento nem identidade. O passado é fundamental para compreender o presente e o futuro. Se matamos as disciplinas humanistas e as línguas clássicas, criamos o deserto do espírito, e nele podemos ver o egoísmo, a intolerância, as guerras de religião, a violência e todas as coisas ruins que vimos na história se multiplicarem ainda mais."   Nuccio Ordine,  professor de literatura italiano, estudioso de Giordano Bruno, lança no Brasil livro em que defende o saber como única maneira de desafiar as leis do mercado e o utilitarismo que dominam a sociedade atual. Livro: "A Utilidade do Inútil - Um Manifesto" [trad. Luiz Carlos Bombassaro, Zahar, 224 págs., R$ 39,90] - FOLHA SP 06.03
.



_      

.
07.03 UnB/ XIII Seminário Internacional Archai - Local: Museu Nacional - Esplanada dos Ministérios
.
07.03  Roda Viva
O convidado a ocupar o centro do ‪#‎RodaViva na próxima segunda-feira (7) é o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso. Entre os assuntos que serão abordados estão a operação Lava Jato, o pedido de impeachment da presidente Dilma e a crise nas instituições.
O programa vai ao ar às 22h, ao vivo, pela TV Cultura
.
07.03 Lançamento do Livro:  "A Medicina Natural em Goiás" de Dr. Jeovar Leite Guedes - CREMEGO, T-28, St. Bueno em Goiânia

07 de março - Morte do professor, sociólogo e diplomata Antônio Houaiss, no Rio de Janeiro, RJ, em 1999
.
07 de março - Morte do escritor Juvenal Galeno (Juvenal Galeno da Costa e Silva), em Fortaleza, CE, em 1931

Até 10.03  Cine Brasil
(estreia)
Apaixonados – o filme
(Brasil, 2015, comédia, 100min; verifique a classificação indicativa). De Paulo Fontenelle. Com Nanda Costa, Raphael Viana e Roberta Rodrigues. Três casais se encontram e se unem em pleno carnaval, tentando ficar juntos em meio a diversos conflitos que surgem tendo a maior festa do Brasil como cenário, e muitas vezes como causa. Cássia é a porta-bandeira de uma escola de samba e além de se dividir entre as responsabilidades carnavalescas e a preocupação com o pai, que está internado, ela se envolve com o médico Léo. Cinemark Pier 5, às 15h50 e 18h20.
.
07 a 09.03 UCB/ Ciclo de Debates “Política, Gestão, Financiamento e Formação de Professores”, que acontecerá nos dias 7/3, às 19h30, e, 9/3, às 9h, no Auditório do Bloco M, Câmpus I.
O evento terá como discussão principal a Base Nacional Comum Curricular. E discutirá o que todo estudante brasileiro precisa aprender, desde a educação infantil até o final do ensino médio.
.
07.03, 23 h Programa Brasilianas.org entrevista hoje o historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro. Aos 20 anos, na década de 1970, Alencastro ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para a França. Sua decisão de sair do Brasil também foi pautada pela perseguição do regime militar que o fez responder diversos inquéritos policias militares, quando ainda estudava na Universidade de Brasília.
Participe você também, mandando perguntas para Luiz Felipe de Alencastro. Acesse: http://goo.gl/CRhrWz
Uma das obras mais destacadas, escrita pelo professor, é “O trato dos viventes: formação do Brasil nos séculos XVI e XVII”, publicado em 2000 pela Companhia das Letras. Neste livro, Felipe de Alencastro discute a formação econômica brasileira através do triângulo luso-brasileiro-africano, incluindo a influência da Angola na cultura brasileira.
Na entrevista, que irá ao ar nesta segunda (07), às 11 da noite, na TV Brasil, o professor fala do seu trajeto intelectual, avalia a crise política brasileira, a ascensão e declínio do país no cenário mundial e o papel do poder judiciário e da mídia no jogo de pesos e contrapesos dos poderes que comandam o Brasil.
Saiba aqui como sintonizar a TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

8 a 11/03   I Semana Internacional de Letras
A diversidade cultural nas línguas e nas literaturas
Redenção/CE
.
08 de março - Inauguração do Museu de Arte Moderna de SP, em 1949, com a exposição Do Figurativismo ao Abstracionismo. O MAM foi criado em 1948 por Francisco (Ciccillo) Matarazzo Sobrinho, no prédio dos Diários Associados, na rua 7 de Abril.
.
08 de março - Criação da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, em 1999

08 a 10.03 Curso A História dos Contos de Fadas, com TINO FREITAS - no Horizonte do Saber,  SCRN 714.
.
08.03, 05.04 e 07.06  CCJF/RJ/ CURSO: História da Arte e Prática Museológica com Workshop
.
08.03  Mesa-redonda “Mulheres da CPLP: Empoderamento e Desenvolvimento”  - SEDE DA CPLP  ( Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) - LISBOA
.
08.03 Dia Internacional da Mulher
» Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será promovido, pela Administração Regional de Brasília, o evento Mulheres em Ação. Em 8 de março, várias atividades serão realizadas na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 14h. As mulheres que passarem pelo local terão a oportunidade de encontrar massagem terapêutica, acupuntura, limpeza de pele, maquiagem, corte de cabelo, além da apresentação cultural da Kombi do Samba e do desfile de moda coordenado pela personal style Evy Carius.
.
09.03 3º Encontro da Mulher Empresária e Administradora do DF. O tema será Tendências do Mercado Brasileiro  - no Auditório da LBV
.
09.03 Palestra na AFLAG em Goiânia
Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás convida Vossa Senhoria e Família para a comemoração do Dia Internacional da Mulher com palestra do Profº. Bento A. Araújo Jaime F. Curado: Centenário de Nascimento - Ada Curado, Aída Felix de Souza e Nelly Alves de Almeida.
Apresentação teatral do texto Um dia você aprende de Shakespeare, pelo ator Flávio Amorim.
.
09 de março - Nascimento de João Simões Lopes Neto, maior escritor regionalista do Rio Grande do Sul, na Estância da Graça, em Pelotas, RS, em 1865
.
10 de março - Morte do escritor Bernardo Guimarães (Bernardo Joaquim da Silva Guimarães), Ouro Preto, MG, em 1884
.
10 de março - Morte do escritor e político José Américo de Almeida, João Pessoa, PB, em 1980

10 de março - Morte do político e advogado Gustavo Capanema Filho, Rio de Janeiro, RJ, em 1985
.

10.03, 20 h   Curso na Livraria Sebinho: A Europa e seus outros Início:  O curso propõe uma discussão sobre o continente europeu, sua história, seus problemas e dilemas fundamentais com implicações até a atualidade.
.
10.03 Clube de Leitura na LIvraria Cultura: " Leia Mulheres " - Brasília
.
10.03 Letra & Margem:  “A Europa e seus outros ”
Letra & Margem e Sebinho convidam para o curso: A Europa e seus outros.  Início: 10 de março de 2016 Horário: 20:00 hs Local: Livraria Sebinho, 406 Norte   O curso propõe uma discussão sobre o continente europeu, sua história, seus problemas e dilemas fundamentais com implicações até a atualidade. Alguns dos temas propostos são as relações entre colonialismo e imperialismo, desenvolvimento industrial e vida urbana, retorno do reprimido e avanços da história, medo do futuro e do desconhecido.
.
11.03 SESC/DF/ CONCERTO HOLANDÊS DE JAZZ E ÓPERA EM CEILÂNDIA
O pianista holandês Mike del Ferro se unirá ao maestro brasiliense Cláudio Cohen para apresentação na unidade do Sesc de Ceilândia, no dia 11 de março, às 20h30.
.
11.03 Encontro Paulista de Mulheres na Matemática - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
.
11.03  Encontro «Mobilidade Académica na CPLP – Uma Reflexão sobre o Presente, Um Desafio para o Futuro  - SEDE DA CPLP  ( Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) - LISBOA
.
11 de março - Nascimento do escritor Tasso da Silveira (Tasso Azevedo da Silveira), em Curitiba, PR, em 1895
.
11 de março - A Casa de Gilberto Freyre é transformada em Fundação em 11 de março de 1987

11 de março - Nascimento do escritor Moacyr Félix de Oliveira, Rio de Janeiro, RJ, em 1926

12 de março - Dia Nacional do Bibliotecário
.
12 de março - Nascimento do jornalista, médico, contista e ensaísta João Peregrino da Rocha Fagundes Júnior, em Natal, RN, em 1898

12 de março - Nascimento do jornalista, magistrado, diplomata, poeta, contista e romancista Ribeiro Couto (Rui Ribeiro Couto), em Santos, SP, em 1898

12 de Março - Nascimento do escritor, engenheiro, jornalista e bibliotecário Manuel Bastos Tigre, em Recife, PE, em 1882

13 de março - Estréia da peça teatral: O poeta da Inquisição, a primeira brasileira, em 1838

13 de Março - Nascimento do diretor, produtor, roteirista e ator Zé do Caixão (José Mojica Marins), em São Paulo, SP, em 1936. Foi o primeiro cineasta a produzir filmes de horror no Brasil.


.
Leia mais: 


.
    
.
          "A régua da Justiça deve ser isonômica e sua força deve se impor aos fortes e fracos, aos ricos e pobres". Do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado - VALOR 27.08


Atualidades


   
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA: www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        

♪ __ _ 
.

Música

♪ .  
.


Circulando em  Brasília, em  
07 a 13/03
(ótima semana)

.
♪ _     Hoje  ♪ _    eu quero a rosa mais linda que houver ♪ _    E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.

.

Até 31.03 Cine Especial no CineCAL
Auditório Gonzaguinha, Casa da Cultura da América Latina, UnB (SCS, Q. 4, Ed. Anápolis; 3321-5811). Até 31 de março, das 12h às 15h. Entrada gratuita. Hoje, exibição do filme Eu matei minha mãe (Canadá, 2012, 96 min., 16 anos), de Xavier Dolan.
.
Até 11.04 (insc) UFG/ Prograd e PRPI divulgam edital para pesquisadores e estudantes de licenciatura
.
MARÇO/16  Matemática
» Curso de matemática a partir do zero. O professor de Economia Hélio Socolik atende estudantes e qualquer pessoa que tenha dificuldades com números. Aulas em grupo ou particulares. As aulas em grupo são gratuitas e ocorrem às sextas-feiras, das 18h às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul. 3248-0430.


.

Cine Brasil
(estreia)

Amor em Sampa
(Brasil, 2015, romance, 113min; não recomendado para menores de 12 anos). De Carlos Alberto Riccelli e Kim Riccelli. Com Bruna Lombardi, Eduardo Moscovis e Carlos Alberto Riccelli. Cinco histórias de amor entrelaçadas em uma rede amorosa na cidade de São Paulo, percorrendo pela intimidade das relações, por corações ansiosos por um novo amor e desejos conectados na busca da concretização de todos os sonhos. Cinemark Pier 1, às 12h30 e 18h35. Espaço Itaú CasaPark 6, às 14h40, 17h e 21h40.
.

.

Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.

Exposição
.
Até  18.03  STJ apresenta exposição Brasil, mostra a tua cara, de Patricia Secco.
.
Até 21.03 Correios Cultura
Prorrogado o período de inscrições de projetos culturais a serem realizados, por meio de autorização de uso de espaço.
.
Até 06.08   A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945: História e  Cultura dos 70 anos da   Redemocratização no Brasil.  Museu do TSE (SAFS, Qd. 7).
A mostra reúne aproximadamente 220 documentos históricos com informações das diversas formas de atuação na política brasileira, desde o período do Brasil Colônia até aos movimentos de contestação ao presidente Getúlio Vargas e ao Estado Novo. Entrada franca.
.


Literatura

.
Cultura
Desencontro com Nise da Silveira
Nise da Silveira, alagoana, foi a psiquiatra que deixou o eletrochoque e a amarração de pacientes para trás e trouxe a loucura para as artes. CARTA MAIOR 03.03
.
Edward St. Aubyn inspira-se em Shakespeare para alternar sentimento
Escritor britânico de 56 anos foi finalista do Man Booker Prize, em 2006, por ‘O Leite da Mãe’ que será publicado em edição conjunta com 'Por Fim' no próximo ano - O ESTADÃO 05.03


.
           
.

Fóruns


EM EVIDÊNCIA

                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br

♪ .
.


MARÇO/16  Curso de Língua portuguesa em DF
Curso de língua portuguesa e redação técnica ministrado pela professora e psicopedagoga Rachel Vergara para estudantes (inclusive estrangeiros) dos ensinos fundamental, médio e superior. As aulas abrangem interpretação textual, reforço escolar, técnicas de redação, assuntos gramaticais e outras necessidades do aluno. Atendimento individual e em domicílio. Valor: R$ 50,00 (hora/aula). Informações: 3032-3962/ 9878-0250.

MARÇO/16 Mestrados da UEG abrem inscrições para alunos especiais. - UEG.br
.
Até 05.03 (insc.)  Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2016.
Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. - Realização: Vivara Editora Nacional - www.poesialivre.com.br

Até 07.03 (insc.) PUC/GO/ CURSO  de extensão “ SEXOLOGIA FORENSE ”, ministrado pela Professora Mestre Dalva de Jesus Cutrim Machado .
.
Até 09.03 (insc)  Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF
.
Até 29.04 Casa da Luz Vermelha e o fotógrafo Beto Barata tem o prazer de convidar-lhe para a exposição "Vamos Jogar Bola!"
A mostra fica em cartaz até o dia 29 de abril de 2016 e apresenta a série produzida pelo artista antes da realização da copa do mundo no Brasil, exibindo um retrato nada tradicional da capital brasileira, mas um  cenário comum da maioria da população que cresceu jogando bola, seja debaixo do bloco nas entrequadras, na várzea ou na rua com marcações improvisadas e traves de sandalhas. Local: ASBAC


Até   31.03 Universidade Estadual de Goiás (UEG) informa que foi publicado o edital para os estudantes que tenham interesse em integrar as atividades de Iniciação Científica e Tecnológica e receber as bolsas dessas modalidades. 
.
Até 01.04 (insc.)  (03 a 07.08)  PirenópolisDoc, mostra de produções documentais .
As inscrições para a segunda edição do PirenópolisDoc, mostra de produções documentais que acontecerá nos dias 3 a 7 de agosto, estão abertas.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.pirenopolisdoc.com.br.
.
Até  11.04 UFG/Prograd e PRPI divulgam edital para pesquisadores e estudantes de licenciatura
.
Até 30.09 13o. PRÊMIO LITERÁRIO CIEE/CADE, para divulgar a cultura concorrencial entre os universitários.


.

.


"Eco é o símbolo do classicismo inovador que tanto precisamos. Perdemos um maestro, mas não perdemos sua lição. Estimado professor Eco, Umberto querido, esta não é uma despedida", assegurou, emocionada, a ministra da Educação da Itália, Stefania Gannini. - France Press 23.02




EM GOIÂNIA:

-__ ♪




___♫
.


O que está por vir  em Brasília
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___



março   2016
.
14 de março - Dia do Vendedor de Livros

14 de março - Dia Nacional da Poesia

14 de março - Nascimento do diretor Glauber Rocha (Glauber Pedro de Andrade Rocha), em Vitória da Conquista, BA, em 1938

14 de Março - Nascimento da Escritora Carolina de Jesus (Carolina Maria de Jesus), autora do livro "Quarto de Despejo", em Sacramento, MG, em 1914

14 de Março - Nascimento do escritor João Felício dos Santos, em 1911

14 de março - Nascimento do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, no Rio de Janeiro, RJ, em 1926

14 de março - Nascimento do poeta Castro Alves (Antônio Frederico de Castro Alves), na Fazenda Cabaceiras, Curralhinho, atual Castro Alves, BA, em 1847
.
14 de Março - Morte do cantor, compositor e violonista Ismael Silva (Mílton de Oliveira Ismael Silva), em 1978
.
14 de março - Morte do compositor, regente e professor Antônio Francisco Braga, autor da música do Hino a Bandeira Nacional, Rio de Janeiro, RJ, em 1945
.
14 de março - Morte da poeta Colombina (Yde (Adelaide) Schloenbach Blumenschein), em São Paulo, SP, em 1963

16.03 ‎Lançamento Do livro: "Histórias Próximas Da Verdade"  de Manoel Messias Pretto  no Feitiço Mineiro.
.
Dia 19 de março
118 ANOS DA MORTE DE CRUZ E SOUZA (1861-1898)
João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em Santa Catarina.  Filho de negros alforriados, combateu a escravidão e o preconceito racial. Em fevereiro de 1893, publica Missais e, em agosto, Broquéis, dando início ao Simbolismo no Brasil.
.
21.03 Clube de Leitura Juvenil  na Livraria Cultura - Brasília 
.
21.03 SESC/DF/VENCEDORES DO PRÊMIO SESC DE LITERATURA SERÃO CONHECIDOS DIA 21 DE MARÇO
O resultado do Prêmio Sesc de Literatura – Edição 2015, será divulgado no dia 21 de março. São duas categorias: Contos Machado de Assis e Crônicas Rubem Braga.
.
21.03 e MARÇO/2018  2º. SEMINÁRIO ÁGUAS ACIMA, que se realizará no dia 21 de março de 2016, em preparação ao 8º. FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA que terá lugar em Brasília, em março de 2018. Local: IHG/DF 703/903 Sul – Asa Sul
.
29 a 31.03 e 01 a 03.04.2016   3º Congresso Brasileiro de Teatro,  em Goiânia.
.
29.03, 17 h  Lançamento do livro CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica em Brasília, oportunidade para conhecer a ferramenta que pode elevar o padrão de qualidade de nossas escolas públicas e forçar a revisão do pacto federativo brasileiro.  Autor: Luiz Araújo, professor da Faculdade de Educação da UNB
Local: Sala Papirus, Faculdade de Educação da UNB

31.03 a 02.04 Circuito Feira do Livro – etapa Taguatinga –  9 às 21h, no Espaço Cultural de Taguatinga/Academia Taguatinguense de Letras
.











.



Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade para edusoares@uol.com.br

.





“Não há lugar no mundo melhor pra se construir um país, do que aqui, mas o Brasil tem uma classe dominante ranzinza, azeda, medíocre, cobiçosa, que não deixa o país ir pra frente.”
Darcy Ribeiro



Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil


.

Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
POLÍTICA
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) alertou nesta sexta-feira (4) para os riscos institucionais do aprofundamento da polarização política no Brasil e defendeu a necessidade de pacto social. "Há risco porque não há rumo, nem perspectiva. Nem por parte do governo nem por parte da oposição. É tudo poder pelo poder."
Uma possível solução, na opinião dela, seria de natureza "política e suprapartidária, porque os partidos já não significam mais nada".  (fonte: FACEBOOK)

EMPRESÁRIO TOCANTINENSE CRIA APLICATIVO DE APOIO AO COMBATE CONTRA MOSQUITO AEDES AEGYPTI
Disponível para aparelhos com tecnologia android através do portal www.nalutacontraomosquito.com.br, o aplicativo permite que a população fotografe o local com foco do mosquito e acione os órgãos responsáveis para agilizar o controle na área. Além disso, os locais com foco ficam mapeados no aplicativo, possibilitando identificar se as regiões frequentadas são áreas de maior risco de contágio.  - portalnabocadopovo.com.br - TO - 07.03



♪ __♫___

.








 
.
Leia mais sobre Brasília  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com





.

                                                             Inovar é quebrar a rotina





Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...