.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 9 de março de 2016

.

                   


             .
.
Episódio
.

No quarto vulgar,

despiu-se todo

para o ato amoroso.


Chegou mesmo

a tirar as meias.


Essa atitude dispensável

humanizou-me o olhar.

Nela descobri

um toque de consideração e elegância


Cassiando Nunes, do livro Obre reunida, Poesia, v. 1 (ed. Thesaurus), organização Maria de Jesus Evangelista

.        
.
"O amor existe, é só ter calma, que ele vem.
Vou prosseguir. Vou sempre assim. Eu sou do bem" - Naná Vasconcelos  (1944 - 2016)



VIVA   BRASÍLIA   e  Goiás!




07 a ... 09 ... 13.03 /2016
quarta-feira
.

 
ótima semana
_  __
.
                     
_  __



_      

.

Até 10.03  Cine Brasil
(estreia)
Apaixonados – o filme
(Brasil, 2015, comédia, 100min; verifique a classificação indicativa). De Paulo Fontenelle. Com Nanda Costa, Raphael Viana e Roberta Rodrigues. Três casais se encontram e se unem em pleno carnaval, tentando ficar juntos em meio a diversos conflitos que surgem tendo a maior festa do Brasil como cenário, e muitas vezes como causa. Cássia é a porta-bandeira de uma escola de samba e além de se dividir entre as responsabilidades carnavalescas e a preocupação com o pai, que está internado, ela se envolve com o médico Léo. Cinemark Pier 5, às 15h50 e 18h20.
.
Até 11.03 UnB/ ARTES VISUAIS:  História e cotidiano
De 7 a 11 de março, das 9h às 19h, estão à mostra as exposições UnB Caminhos Percorridos e UnB-se: decifrações. A primeira, montada na entrada central do ICC Sul, reúne fotos históricas da UnB em três períodos: construção do campus do Plano Piloto; invasão militar e concessão do título de Honoris Causa ao antropólogo Darcy Ribeiro. UnB-se: decifrações, instalada no hall do Restaurante Universitário, traz abordagens poéticas sobre diferentes olhares que compõem a Universidade.
.
07 e 09.03 UCB/ Ciclo de Debates “Política, Gestão, Financiamento e Formação de Professores”, que acontecerá nos dias 7/3, às 19h30, e, 9/3, às 9h, no Auditório do Bloco M, Câmpus I.
O evento terá como discussão principal a Base Nacional Comum Curricular. E discutirá o que todo estudante brasileiro precisa aprender, desde a educação infantil até o final do ensino médio.
.
8 a 11/03   I Semana Internacional de Letras
A diversidade cultural nas línguas e nas literaturas
Redenção/CE
.
08 a 10.03 Curso A História dos Contos de Fadas, com TINO FREITAS - no Horizonte do Saber,  SCRN 714.
.
09.03 Lançamento de livro em Brasília: MUITO PRAZER, EU SOU A MORTE. AUTOR: JORGE OLIVEIRA.  LOCAL: CARPE DIEM
.
09.03 SENADO/Comissão/Educação
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove audiência pública interativa para debater o PLS 255/2014, que institui a escola de tempo integral no ensino fundamental. Entre os convidados estão representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
.
09.03 Agenda Brasil Confirmada
A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (Agenda Brasil) tem reunião deliberativa com 11 itens. Entre eles, o PLS 187/2012, que deduz do Imposto de Renda doação a projetos de reciclagem, e o PLS 104/2015, que institui a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo.
.

09.03 3º Encontro da Mulher Empresária e Administradora do DF. O tema será Tendências do Mercado Brasileiro  - no Auditório da LBV
.
09.03 Palestra na AFLAG em Goiânia
Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás convida Vossa Senhoria e Família para a comemoração do Dia Internacional da Mulher com palestra do Profº. Bento A. Araújo Jaime F. Curado: Centenário de Nascimento - Ada Curado, Aída Felix de Souza e Nelly Alves de Almeida.
Apresentação teatral do texto Um dia você aprende de Shakespeare, pelo ator Flávio Amorim.
.
09 de março - Nascimento de João Simões Lopes Neto, maior escritor regionalista do Rio Grande do Sul, na Estância da Graça, em Pelotas, RS, em 1865
.
“A África é a espinha dorsal da nossa cultura. Eu queria que isso ficasse esclarecido pra todo mundo. Muita coisa veio da África para o Brasil, e tem coisas da África que foram se misturar só no Brasil. O que você vê no Brasil são muitos encontros.”
Naná Vasconcelos  (1944 - 2016)
.

10 de março - Morte do escritor Bernardo Guimarães (Bernardo Joaquim da Silva Guimarães), Ouro Preto, MG, em 1884
.
10 de março - Morte do escritor e político José Américo de Almeida, João Pessoa, PB, em 1980

10 de março - Morte do político e advogado Gustavo Capanema Filho, Rio de Janeiro, RJ, em 1985
.

10.03, 20 h   Curso na Livraria Sebinho: A Europa e seus outros Início:  O curso propõe uma discussão sobre o continente europeu, sua história, seus problemas e dilemas fundamentais com implicações até a atualidade.
.
10.03 Clube de Leitura na LIvraria Cultura: " Leia Mulheres " - Brasília
.
10.03 Letra & Margem:  “A Europa e seus outros ”
Letra & Margem e Sebinho convidam para o curso: A Europa e seus outros.  Início: 10 de março de 2016 Horário: 20:00 hs Local: Livraria Sebinho, 406 Norte   O curso propõe uma discussão sobre o continente europeu, sua história, seus problemas e dilemas fundamentais com implicações até a atualidade. Alguns dos temas propostos são as relações entre colonialismo e imperialismo, desenvolvimento industrial e vida urbana, retorno do reprimido e avanços da história, medo do futuro e do desconhecido.
.
11.03 SESC/DF/ CONCERTO HOLANDÊS DE JAZZ E ÓPERA EM CEILÂNDIA
O pianista holandês Mike del Ferro se unirá ao maestro brasiliense Cláudio Cohen para apresentação na unidade do Sesc de Ceilândia, no dia 11 de março, às 20h30.
.
11.03 PRÉVIA DO LANÇAMENTO EM BRASÍLIA
Fui convidado para debater sobre os desafios do financiamento da educação no novo Plano Nacional de Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília.
O evento será no próximo dia 11 de março, a partir das 14:15, no Campus II (916 norte).
.
11.03 Encontro Paulista de Mulheres na Matemática - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
.
11.03  Encontro «Mobilidade Académica na CPLP – Uma Reflexão sobre o Presente, Um Desafio para o Futuro  - SEDE DA CPLP  ( Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) - LISBOA
.
11 de março - Nascimento do escritor Tasso da Silveira (Tasso Azevedo da Silveira), em Curitiba, PR, em 1895
.
11 de março - A Casa de Gilberto Freyre é transformada em Fundação em 11 de março de 1987

11 de março - Nascimento do escritor Moacyr Félix de Oliveira, Rio de Janeiro, RJ, em 1926
.
11.03 FGV-RJ/ Desafios e Oportunidades na Arbitragem doméstica e internacional
.
11.03  FGV-RJ/ Palestra e lançamento do livro “Memórias da Moscouzinho: os tecelões de Santo Aleixo e a liderança de Astério dos Santos”
O evento terá lançamento do Livro de Felipe Ribeiro, fruto de sua pesquisa de Doutorado em nosso Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC). Em seguinda, será realizado o debate pela professora Juçara Mello (PUC-Rio). O autor analisa a vida cotidiana e as atividades políticas dos operários e operárias têxteis de Santo Aleixo em Magé (RJ), entre os anos 1940 e 60
.


12 de março - Dia Nacional do Bibliotecário
.
12 de março - Nascimento do jornalista, médico, contista e ensaísta João Peregrino da Rocha Fagundes Júnior, em Natal, RN, em 1898

12 de março - Nascimento do jornalista, magistrado, diplomata, poeta, contista e romancista Ribeiro Couto (Rui Ribeiro Couto), em Santos, SP, em 1898

12 de Março - Nascimento do escritor, engenheiro, jornalista e bibliotecário Manuel Bastos Tigre, em Recife, PE, em 1882

13 de março - Estréia da peça teatral: O poeta da Inquisição, a primeira brasileira, em 1838

13 de Março - Nascimento do diretor, produtor, roteirista e ator Zé do Caixão (José Mojica Marins), em São Paulo, SP, em 1936. Foi o primeiro cineasta a produzir filmes de horror no Brasil.


.
Leia mais:  


.
    
.
"Pior ditadura é a do Judiciário”, diz Marco Aurélio Mello - VALOR ECONÔMICO 07.03 
.

         

Atualidades
.
Cerimônia no STJ lança 13ª edição do Prêmio Innovare
A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (8) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) - Globo.com‎ - 08.03

   
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA: www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        
.
"Sem memória não há conhecimento nem identidade. O passado é fundamental para compreender o presente e o futuro. Se matamos as disciplinas humanistas e as línguas clássicas, criamos o deserto do espírito, e nele podemos ver o egoísmo, a intolerância, as guerras de religião, a violência e todas as coisas ruins que vimos na história se multiplicarem ainda mais."   Nuccio Ordine,  professor de literatura italiano, estudioso de Giordano Bruno, lança no Brasil livro em que defende o saber como única maneira de desafiar as leis do mercado e o utilitarismo que dominam a sociedade atual. Livro: "A Utilidade do Inútil - Um Manifesto" [trad. Luiz Carlos Bombassaro, Zahar, 224 págs., R$ 39,90] - FOLHA SP 06.03
.



♪ __ _ 
.

Música

♪ .  
.


Circulando em  Brasília, em  
09/03
(ótima semana)

.
♪ _     Hoje  ♪ _    eu quero a rosa mais linda que houver ♪ _    E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.

09.03 Celebração do samba
Aos 82 anos, o compositor Carlos Elias (foto), ex-integrante da Portela, mantém-se visionário. Brasiliense desde meados da década de 1970, um dos seus feitos mais importantes na capital foi a criação do Clube do Samba, que depois de momento efervecente no extinto Teatro Galpão, passou por outros lugares, mas sem se fixar. Hoje, a instituição passa a ocupar o bar Santa Fé, na região do condomínio Jardim Botânico. Para celebrar o centenário do mais representativo gênero da música popular brasileira, a partir das 20h, o Sambrasília vai tocar samba de terreiro, samba de breque, samba exaltação, partido alto e samba-enredo.
.
Música
.

Quarta Dimensão: requências Autorais
Teatro Dulcina (Conic). Hoje, às 20h. Encontro artístico com bandas brasilienses.
.
Bar Brahma
(201 Sul, Bl. C, Lj. 33; 3224-9313). Não recomendado para menores de 18 anos. Hoje, às 19h, show de Thiago Lunar Trio.
.
Feitiço Mineiro
(306 Norte, Bl. B, Lj. 45; 3272-3032). Hoje, às 21h30, show de On the Rocks Duo.

Pinella
(408 Norte, Bl. B, Lj. 20; 3347-8334). Hoje, às 18h. Música brasileira com Adriano Rocha.

ATÉ 31.03  Cine Especial - CineCAL
Auditório Gonzaguinha, Casa da Cultura da América Latina, UnB (SCS, Q. 4, Ed. Anápolis; 3321-5811). Até 31 de março, das 12h às 15h. Entrada gratuita. Hoje, exibição de De volta para casa (França, 2012, 91 min., 14 anos), de Fréderic Videau.
.
Até 31.03 Cine Especial no CineCAL
Auditório Gonzaguinha, Casa da Cultura da América Latina, UnB (SCS, Q. 4, Ed. Anápolis; 3321-5811). Até 31 de março, das 12h às 15h. Entrada gratuita. Hoje, exibição do filme Eu matei minha mãe (Canadá, 2012, 96 min., 16 anos), de Xavier Dolan.
.
Até 11.04 (insc) UFG/ Prograd e PRPI divulgam edital para pesquisadores e estudantes de licenciatura
.
MARÇO/16  Matemática
» Curso de matemática a partir do zero. O professor de Economia Hélio Socolik atende estudantes e qualquer pessoa que tenha dificuldades com números. Aulas em grupo ou particulares. As aulas em grupo são gratuitas e ocorrem às sextas-feiras, das 18h às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul. 3248-0430.

.

Cine Brasil
(estreia)

Amor em Sampa
(Brasil, 2015, romance, 113min; não recomendado para menores de 12 anos). De Carlos Alberto Riccelli e Kim Riccelli. Com Bruna Lombardi, Eduardo Moscovis e Carlos Alberto Riccelli. Cinco histórias de amor entrelaçadas em uma rede amorosa na cidade de São Paulo, percorrendo pela intimidade das relações, por corações ansiosos por um novo amor e desejos conectados na busca da concretização de todos os sonhos. Cinemark Pier 1, às 12h30 e 18h35. Espaço Itaú CasaPark 6, às 14h40, 17h e 21h40.
.

.

Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.

Exposição
.
Até  18.03  STJ apresenta exposição Brasil, mostra a tua cara, de Patricia Secco.
.
Até 21.03 Correios Cultura
Prorrogado o período de inscrições de projetos culturais a serem realizados, por meio de autorização de uso de espaço.
.
Até 06.08   A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945: História e  Cultura dos 70 anos da   Redemocratização no Brasil.  Museu do TSE (SAFS, Qd. 7).
A mostra reúne aproximadamente 220 documentos históricos com informações das diversas formas de atuação na política brasileira, desde o período do Brasil Colônia até aos movimentos de contestação ao presidente Getúlio Vargas e ao Estado Novo. Entrada franca.
.


Literatura

.
Cultura
Desencontro com Nise da Silveira
Nise da Silveira, alagoana, foi a psiquiatra que deixou o eletrochoque e a amarração de pacientes para trás e trouxe a loucura para as artes. CARTA MAIOR 03.03
.
Edward St. Aubyn inspira-se em Shakespeare para alternar sentimento
Escritor britânico de 56 anos foi finalista do Man Booker Prize, em 2006, por ‘O Leite da Mãe’ que será publicado em edição conjunta com 'Por Fim' no próximo ano - O ESTADÃO 05.03

"A régua da Justiça deve ser isonômica e sua força deve se impor aos fortes e fracos, aos ricos e pobres". Do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado - VALOR 27.08


.
           
.

Fóruns


EM EVIDÊNCIA

                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br

♪ .
.


MARÇO/16  Curso de Língua portuguesa em DF
Curso de língua portuguesa e redação técnica ministrado pela professora e psicopedagoga Rachel Vergara para estudantes (inclusive estrangeiros) dos ensinos fundamental, médio e superior. As aulas abrangem interpretação textual, reforço escolar, técnicas de redação, assuntos gramaticais e outras necessidades do aluno. Atendimento individual e em domicílio. Valor: R$ 50,00 (hora/aula). 3032-3962/ 9878-0250.

MARÇO/16 Mestrados da UEG abrem inscrições para alunos especiais. - UEG.br
.
Até 05.03 (insc.)  Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poesia Livre 2016.
Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. - Realização: Vivara Editora Nacional - www.poesialivre.com.br

Até 07.03 (insc.) PUC/GO/ CURSO  de extensão “ SEXOLOGIA FORENSE ”, ministrado pela Professora Mestre Dalva de Jesus Cutrim Machado .
.
Até 09.03 (insc)  Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF
.

Até   31.03 Universidade Estadual de Goiás (UEG) informa que foi publicado o edital para os estudantes que tenham interesse em integrar as atividades de Iniciação Científica e Tecnológica e receber as bolsas dessas modalidades. 
.
Até 01.04 (insc.)  (03 a 07.08)  PirenópolisDoc, mostra de produções documentais .
As inscrições para a segunda edição do PirenópolisDoc, mostra de produções documentais que acontecerá nos dias 3 a 7 de agosto, estão abertas.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.pirenopolisdoc.com.br.
.
Até  11.04 UFG/Prograd e PRPI divulgam edital para pesquisadores e estudantes de licenciatura
.
Até 29.04 Casa da Luz Vermelha e o fotógrafo Beto Barata tem o prazer de convidar-lhe para a exposição "Vamos Jogar Bola!"
A mostra apresenta a série produzida pelo artista antes da realização da copa do mundo no Brasil, exibindo um retrato nada tradicional da capital brasileira, mas um  cenário comum da maioria da população que cresceu jogando bola, seja debaixo do bloco nas entrequadras, na várzea ou na rua com marcações improvisadas e traves de sandalhas. Local: ASBAC
.
Até 30.09 13o. PRÊMIO LITERÁRIO CIEE/CADE, para divulgar a cultura concorrencial entre os universitários.


.

.


"Eco é o símbolo do classicismo inovador que tanto precisamos. Perdemos um maestro, mas não perdemos sua lição. Estimado professor Eco, Umberto querido, esta não é uma despedida", assegurou, emocionada, a ministra da Educação da Itália, Stefania Gannini. - France Press 23.02




EM GOIÂNIA:

-__ ♪




___♫
.


O que está por vir  em Brasília
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___



março   2016
.
14 de março - Dia do Vendedor de Livros

14 de março - Dia Nacional da Poesia

14 de março - Nascimento do diretor Glauber Rocha (Glauber Pedro de Andrade Rocha), em Vitória da Conquista, BA, em 1938

14 de Março - Nascimento da Escritora Carolina de Jesus (Carolina Maria de Jesus), autora do livro "Quarto de Despejo", em Sacramento, MG, em 1914

14 de Março - Nascimento do escritor João Felício dos Santos, em 1911

14 de março - Nascimento do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, no Rio de Janeiro, RJ, em 1926

14 de março - Nascimento do poeta Castro Alves (Antônio Frederico de Castro Alves), na Fazenda Cabaceiras, Curralhinho, atual Castro Alves, BA, em 1847
.
14 de Março - Morte do cantor, compositor e violonista Ismael Silva (Mílton de Oliveira Ismael Silva), em 1978
.
14 de março - Morte do compositor, regente e professor Antônio Francisco Braga, autor da música do Hino a Bandeira Nacional, Rio de Janeiro, RJ, em 1945
.
14 de março - Morte da poeta Colombina (Yde (Adelaide) Schloenbach Blumenschein), em São Paulo, SP, em 1963

16.03 ‎Lançamento Do livro: "Histórias Próximas Da Verdade"  de Manoel Messias Pretto  no Feitiço Mineiro.
.
Dia 19 de março
118 ANOS DA MORTE DE CRUZ E SOUZA (1861-1898)
João da Cruz e Sousa nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em Santa Catarina.  Filho de negros alforriados, combateu a escravidão e o preconceito racial. Em fevereiro de 1893, publica Missais e, em agosto, Broquéis, dando início ao Simbolismo no Brasil.
.
21.03 Clube de Leitura Juvenil  na Livraria Cultura - Brasília 
.
21.03 SESC/DF/VENCEDORES DO PRÊMIO SESC DE LITERATURA SERÃO CONHECIDOS DIA 21 DE MARÇO
O resultado do Prêmio Sesc de Literatura – Edição 2015, será divulgado no dia 21 de março. São duas categorias: Contos Machado de Assis e Crônicas Rubem Braga.
.
21.03 e MARÇO/2018  2º. SEMINÁRIO ÁGUAS ACIMA, que se realizará no dia 21 de março de 2016, em preparação ao 8º. FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA que terá lugar em Brasília, em março de 2018. Local: IHG/DF 703/903 Sul – Asa Sul
.
29 a 31.03 e 01 a 03.04.2016   3º Congresso Brasileiro de Teatro,  em Goiânia.
.
29.03, 17 h  Lançamento do livro CAQi e o novo papel da União no financiamento da Educação Básica em Brasília, oportunidade para conhecer a ferramenta que pode elevar o padrão de qualidade de nossas escolas públicas e forçar a revisão do pacto federativo brasileiro.  Autor: Luiz Araújo, professor da Faculdade de Educação da UNB
Local: Sala Papirus, Faculdade de Educação da UNB

31.03 a 02.04 Circuito Feira do Livro – etapa Taguatinga –  9 às 21h, no Espaço Cultural de Taguatinga/Academia Taguatinguense de Letras
.
09 a 14.07  UCB/ OPERAÇÃO “FORTE DOS REIS MAGOS” DO PROJETO RONDON - desenvolvida em 10 municípios no Estado do Rio
Grande do Norte, entre os dias 09 a 24 de julho de 2016.
De acordo com o Ministério da Defesa “O Projeto Rondon tem por finalidade levar as
Instituições de Ensino Superior e seus estudantes àquelas regiões do Brasil menos
favorecidas, dando-lhes a oportunidade de conhecer essas realidades, socializar seus
saberes e, na interação com as comunidades, elaborar propostas e criar soluções
participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais, contribuir para o bemestar
dessas populações, e, simultaneamente, consolidar a formação dos universitários
como cidadãos”.
.
05.04 e 07.06  CCJF/RJ/ CURSO: História da Arte e Prática Museológica com Workshop
.














.



Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade para edusoares@uol.com.br

.





“Não há lugar no mundo melhor pra se construir um país, do que aqui, mas o Brasil tem uma classe dominante ranzinza, azeda, medíocre, cobiçosa, que não deixa o país ir pra frente.”
Darcy Ribeiro



Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil


.

Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.


♪ __♫___

.








 
.
Leia mais sobre Brasília  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com





.

                                                             Inovar é quebrar a rotina





Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...