.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

domingo, 27 de setembro de 2015

.

                  

      

            

.
Amor quando é amor não definha
E até o final das eras há de aumentar.
Mas se o que eu digo for erro
E o meu engano for provado
Então eu nunca terei escrito
Ou nunca ninguém terá amado.

William Shakespeare



.


.
VIVA   BRASÍLIA!


28/09/2015

.

 
ótima semana
           


................ Destaques de literatura
.
Dinamarca é o primeiro país que terá agricultura 100% orgânica por lei
Para isso, estabeleceram metas, sendo a primeira delas duplicar a quantidade atual de terra cultivada organicamente até 2020. - Por Redação RPA 24.09
.
Livro revela pacto entre militares e civis para ocultar arquivos da ditadura- FOLHA SP 25.09




.


_     
.
.
Leia mais: 

    
.
28 e 29/09 ­ OAB/GO/Evento: Novo CPC na Visão dos Magistrados e Advogados
.
28 - Dia Nacional da Liberdade de Expressão - Morte do educador e poeta Antônio Filgueiras Lima, em 1965 - Morte do poeta Emílio Guimarães Moura, em Belo Horizonte, MG, em 1971 - Morte do tipógrafo, jornalista, arquivista e propagandista Edgard Frederico Leuenroth, em São Paulo, SP, em  1968
.
28.09 LANÇAMENTO DE LIVRO: FLOR ESSÊNCIA – FLORESCÊNCIA de  MARIA LUCIA SIMÕES. NO  CARPE DIEM
.
28.09 O Roda Viva de segunda-feira (28) entrevista Hélio Bicudo, jurista e fundador do PT.  Bicudo detalha o requerimento de sua autoria, que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff.  O programa vai ao ar às 22h na TV Cultura, no site
.
Até 18.10 Mostra “índio Não” em Goiânia
A Sala Amaury Menezes do Museu de Arte de Goiânia recebeu a mostra Índio Não, que resgata a memória indígena por meio do trabalho da fotógrafa, professora e jornalista Rosa Berardo, do fotógrafo Enauro de Castro, e estampas do artista alemão Johann Moritz Rugendas.
.

Até  30/09 Festival de Cultura Helênica na Liv. Cultura
.
Até   04.10.2015  TEATRO/CCBB:  Os Estonianos
Os Estonianos traz cinco personagens em crise com o mundo moderno, que lutam cada um à sua maneira contra a solidão, e que, ao verem suas vidas entrelaçadas pelo acaso, procuram encontrar formas de lidar com a incomunicabilidade e a insatisfação que pesam sobre suas relações.
.

SETEMBRO/15
107 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA IMPRENSA NACIONAL NO BRASIL
Neste mês(dia 10), foi impresso o primeiro semanário brasileiro, A GAZETA DO RIO DE JANEIRO, que publicava exclusivamente documentos oficiais e informações da família real.

Até  30/09 Mostra "As Cores do Entorno" - Sesc Pres. Dutra - Valparaíso. Participação de vários artistas: Alvimar, Rosa Aurélia, Tuíra, Ludimilla, etc
.
SETEMBRO/15 UnB/Casa da Cultura da América Latina comemora 7 anos - Serão exibidos gratuitamente nove filmes de declarações de amor. As sessões ocorrem às terças e quintas-feiras, às 12h30 e às 15h30, no auditório Gonzaguinha, localizado na SCS, quadra 4, Edifício Anápolis.
.


   

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA: www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        

.

♪ __ _ 


.



.
♪ .    
.

Circulando em Brasília, em  28/09
.
♪ _    Hoje  ♪ _   eu quero a rosa mais linda que houver ♪ _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.
           
.





Cine Brasil

Pré-estreias

A hora e a vez de Augusto Matraga
O protagonista é um fazendeiro orgulhoso, valente e mulherengo, que está à beira da falência. Sua esposa Dionóra resolve abandoná-lo com a filha do casal, ao receber uma proposta feita por Ouvídio Moura. A situação faz com que Augusto fique enfurecido e parta para a casa de Ouvídio, em busca de vingança. Lá ele é espancado pelos capangas de Consilva, que o marcam com ferro e o atiram em um precipício para morrer. À beira da morte, Augusto é encontrado por um casal, que cuida de sua recuperação. Cinco anos depois ele deixa o local, completamente mudado e agora temente a Deus.
.
Campo de jogo
(Brasil, 2014, documentário, 71min; não recomendado para menores de 12 anos). De Eryk Rocha. Um retrato sobre o espaço do futebol no cotidiano de jovens da periferia. A partir de um campeonato de comunidades da Zona Norte do rio de Janeiro, o campo torna-se um lugar não só um berço para o esporte, mas um local místico, para onde se transportam os dramas da vida real. Espaço Itaú CasaPark 6, às 17h40.

Orestes
(Brasil, 2015, documentário, 93min; não recomendado para menores de 12 anos). De Rodrigo Siqueira. A filha de uma militante política traída e executada, uma defensora da pena de morte e uma enfermeira que lida diariamente com o resultado da violência são alguns dos personagens que se confrontam nesta reflexão sobre os mecanismos da justiça. Espaço Itaú CasaPark 8, às 18h.

Periscópio
(Brasil, 2012, drama, 80min; não recomendado para menores de 12 anos). De Kiko Goifman. Com Jean-Claude Bernardet e João Miguel. Élvio e Eric vivem sozinhos em um apartamento pequeno, sem falar com qualquer outra pessoa. A relação entre eles está bastante deteriorada, sendo bem comum que um ofenda o outro. Um dia, repentinamente, surge na sala um periscópio. Sem ter a menor ideia do porquê dele ter aparecido, nem de quem está por trás do objeto, eles passam a fingir para o periscópio de que são amigos e levam uma boa vida. Espaço Itaú CasaPark 6, às 14h.

O preço da fama
(La rançon de la gloire, França, 2013, comédia, 114min; não recomendado para menores de 12 anos). De Xavier Beauvois. Com Benoît Poelvoorde, Roschdy Zem e Chiara Mastroianni. No final dos anos 70, nas proximidades do Lago de Genebra, Eddy Ricaart é libertado da prisão e recebido por Osman Bricha, um grande amigo. Ambos estão passando por um momento difícil, completamente sem dinheiro, e Eddy, ao ficar sabendo da morte de Charlie Chaplin, decide sequestrar o caixão do astro e exigir um alto resgate. Cine Cultura Liberty Mall 2, às 16h50.

Vai que cola – o filme
(Brasil, 2015, comédia, 100min; não recomendado para menores de 12 anos). De César Rodrigues. Com Paulo Gustavo, Cacau Protásio e Catarina Abdalla. Após ser vítima de um golpe que roubou todo seu dinheiro, Valdomiro se muda para a pensão da Dona Jô no Méier, bairro localizado no subúrbio do Rio de Janeiro, onde pretende escapar da polícia. Para sobreviver, ele passa a vender quentinhas pelas redondezas. A situação muda mais uma vez quando um ex-sócio consegue fazer com que Valdomiro recupere sua cobertura no Leblon, mas há um problema: como a pensão foi interditada pela Vigilância Sanitária, Dona Jô e os demais moradores se mudam para a casa de Valdomiro. Arcoplex Águas Claras 3, às 19h. Cinemark Iguatemi 1, às 21h25. Cinemark Pier 9, às 17h50 e 21h. Cinemark Taguatinga 6, às 19h20 e 22h. Espaço Itaú CasaPark 3, às 21h30. JK Shopping 2, às 19h15. JK Shopping 3, às 21h30. Kinoplex Boulevard 1, às 22h. Kinoplex ParkShopping 10, às 19h e 21h10. Pátio Brasil 6, às 18h55 e 21h. Terraço Shopping 4, às 19h20 e 21h40.
.


Saiba mais: http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.
.


.
.


EM EVIDÊNCIA:

                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br

♪ .
.

Até 30.09 2° curso de Fotograstronomia de Brasília no Mercado Municipal (509 sul).
.
Até 30.09 (insc) Prêmio da ONU financiará projetos interculturais -  interculturalinnovation.org
.
Até 01.10 MOSTRA DE CINEMA TURCO NO SESC CINECLUB
.
Até 03.10 (insc)   FGV/GO/EMPZ Educação:  MBA em Gerência de Projetos 
.
Até  04/10 Exposição “Junto às vítimas: A Suíça humanitária e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha” - Museu Nacional

Até 12.10  CRU: Comida,  transformação e arte
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3108-7600). Até 12 de outubro. De quarta a segunda, das 9h às 21h. Encontro gastronômico e artístico. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Até 13.10  Oficinas Populares no Centro Tradicional de Invenção Cultural (Vila Cultural da 813 Sul). – toda quinta
.
Até 15.10 MinC/FCP/SCDC: Editais do Sistema Nacional de Cultura.
.
Até 23.10 (insc.)  FGV/EESP lança mestrado inédito com ênfase em desenvolvimento sustentável
.
Até 16.11 (insc) Abertura para receber propostas de exposições a serem realizadas no Espaço Cultural STJ em 2016.
.
Até 30.11 (insc)Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis e para o Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga.
.
Até 30.11 (insc) Educação
» Abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Contos Machado
de Assis e para o Prêmio Sesc de Crônicas
Rubem Braga.
.
Até  31.11 UEG/Edital impulsiona publicação internacional de artigos científicos produzidos na UEG.

Até 19.12 (insc) CNPQ e MCTI/  Prêmio Jovem Cientista, Segurança Alimentar e Nutricional.
.






Leia mais sobre Brasília :  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:

-__ ♪


___♫

.
Seu guia em Goiânia
.

O que está por vir  em Brasília
♪ _    Amanhã vai ser outro dia.      Hoje você é quem manda.  ♪ _    Falou, tá falado.  _       Não tem discussão, não ...   ♪ _    ( Composição de Chico Buarque “ Apesar de Você “)
.

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___



SETEMBRO
.


29 - Nascimento do ator, escritor e dramaturgo Plínio Marcos, em Santos, SP, em 1935  - Morte do jornalista, contista, cronista, poeta e teatrólogo Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), no Rio de Janeiro, RJ, em 1908   - Morte do escritor, acadêmico e diplomata Sérgio Corrêa Affonso da Costa, Rio de Janeiro, RJ, em 2005

29.09 Curso - História da Arte na Liv. Cultura:   “Panorama sobre a História da Arte: do final do século 19 ao final do século 20”
.
29.09 - 107 ANOS DA MORTE DE MACHADO DE ASSIS (1839 - 1908) - Joaquim Maria Machado de Assis nasceu  na cidade do Rio de Janeiro - Em 1881, publica Memórias Póstumas de Brás Cubas, que marca oficialmente o início do Realismo no Brasil. É o fundador da Academia Brasileira de Letras.
.

30.09 Lançamento do livro “Escalando sonhos” na Sebinho -  de Gustavo Ziller 
.
30.09 a 01/10 Jornadas Internacionais "Veredas de Guimarães Rosa, un exiliado del lenguaje
común".  Local: Universidade de Salamanca.
.
OUTUBRO
.
OUTUBRO.2015  15ª Goiânia Mostra Curtas: a organização do festival divulgou uma lista com 88 filmes selecionados para mostras competitivas. O festival vai exibir ao todo, incluindo as mostras não-competitivas, 123 filmes, de gêneros diversos e vindos de diversas partes do País.
.
01 e 02.10 Aprimora Treinamentos:  "Responsabilização de Agentes Públicos e Privados Perante os Tribunais de Contas" - Brasília/DF
.
01.10 CÂMARA/Seminário: Desenvolvimento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas Brasileiras - camara.leg.br
.
02 e 04/10 FlipSide, versão britânica da Flip, terá Fernanda Torres e Cristovão Tezza. O evento será realizado e em Snape Maltings, cidadezinha do sudoeste da costa britânica. Da América Latina há também o mexicano Juan Pablo Villalobos ("Festa no Covil", Companhia das Letras"). O angolano José Eduardo Agualusa irá lançar em solo britânico o romance "Teoria Geral do Esquecimento".
.
02.10 Feira Internacional do Artesanato 2015 - MS
.
02.10  LANÇAMENTO DE LIVRO no CARPE DIEM: SAÚDE INTEGRAL – CONEXÕES COM AS TRADIÇÕES DA ANTIGUIDADE E COM A CIÊNCIA MODERNA:
.
04.10 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - RJ
.
06 e 07/10 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão - Brasília
.
07.10 LANÇAMENTO DE LIVRO no CARPE DIEM: BONECA DE PANO.
.
08.10 XXXV Congresso Internacional de Propriedade Intelectual da ABPI - RJ
.
07.10  – Aniversário da cidade de PIRENÓPOLIS/GO – 288 anos
.
07 a 09/10 Unimontes/MG  VII Seminário de Pesquisa em Literatura
.
14 a 21.10  "Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.  Sem ‪#‎mídiademocrática não há ‪#‎democracia!"
.





.




.


Acompanhe pelo  FACEBOOK  a programação


.
.

Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade para edusoares@uol.com.br

.








Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK: http://www.facebook.com/eduardojorge.soarescosta

.


♪ __♫___
.





MAIS EVENTOS  em Brasília !!! acesse
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

 
.

"Raça humana terá que sair da Terra para sobreviver", diz Hawking, físico britânico


.

                                                             Inovar é quebrar a rotina


Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...