.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

... em Brasília

___♫♪ _ 
              

        

Não se afobe, não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa
Ele pode esperar em silêncio
Num fundo de armário
Na posta-restante
Milênios, milênios
No ar
.
Chico Buarque.




___♫♪ _ 
.

'É muito mais fácil prender um menino com cem gramas de maconha do que condenar um agente público que tenha cometido fraude de R$ 1 milhão', critica Luís Roberto Barroso, ministro do STF. ESTADÃO  28.10
.
.
       

        


29 /10/2014
       
.
_ 
.
.
VIVA BRASÍLIA!



       
Quarta-feira, 29  de outubro  de 2014

_   

.

    
.            

Reflexão musical
Dori Caymmi  faz palestra hoje, 10h, no Departamento de Música da Universidade de Brasília, sobre o tema Minha vida de músico, quando falará sobre sua trajetória na MPB, iniciada em meados da década de 1960, e mostrará algumas das canções compostas por ele.

.
29/10, 19 h  Lançamento de LIVRO no Carpe Diem: A CIÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO – DESAFIOS PARA A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO.| ORGANIZADORAS: MARIA AUXILIADORA DESSEN E DIVA ALBUQUERQUE MACIEL     EDITORA: JURUÁ
.
29/10 OAB/DF:  II Networking de Estagiários
.
29 a 31/10  Feira Capital Estudante.   Local do Evento: Pátio Brasil Shopping, Brasília - www.ifb.edu.br/
.
29/10 Lançamento de CD do cantor Goia em Goiânia
Com um repertório caprichado, em que estão canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Dolores Duran e Haroldo Barbosa, o cantor Goia lança seu primeiro CD, chamadoEstrada do Sol, no Teatro Sesi
.
29.10 Palestra e autógrafos de livro na Livraria Cultura/CasaPark. Titulo da obra: Força na peruca! - Tragédias e comédias de um câncer/ Mulheres de peito.  Autor(es): Mirela Janotti
.
29.10 Zé Renato
Show do cantor, compositor e violonista hoje, às 22h, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Em homenagem e Jorge Ferreira
.
29/10 Lançamento do livro na Livraria Sebinho - 406 norte:   “Há fogo e água nas palavras” de Felipe Cyntrão  
.
29/10 Palestra em Goiânia - Evandro Tokarski fará palestra  no Fórum Acadêmico de Farmácia, na Universidade Salgado de Oliveira.
 .
29 e 30/10  Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos, no Senac Cora Coralina em Goiânia
 .

.
Até 29.10 Em Goiânia: Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Sesc Centro está com programação especial até hoje, na Biblioteca da Unidade. O evento inclui feira de troca de livros, oficina, sarau, palestra, contação de histórias, bate-papo, entre outras atividades que têm como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento. Hoje, a partir das 19 horas, será feita uma abertura oficial para o sarau de declamação de poesia e trechos de obras. Interessados também podem participar no momento de microfone aberto.
.
Até 26/01 Exposição Anos 80: Liberdade e Figuração, em Goiânia – Mostra em comemoração aos 81 anos de Goiânia com trabalhos de vários artistas, como Edney Antunes, Enauro de Castro, Fernando Costa Filho, Luiz Mauro, Selma Parreira, Humberto Espíndola, Marcos Soares, Paulo Fogaça e Siron Franco. Na sala Reinaldo Barbalho do Museu de Arte de Goiânia (MAG).
.
28 a 31/10  Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás - Tema  é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social
.
28 a 30/10 Seminário internacional discute cultura e educação alimentar – Sesc/SP
Qual o impacto da política e da economia nos hábitos à mesa? De que forma a cultura e a educação alimentar são permeáveis a modismos? Essas e outras questões serão levantadas no seminário internacional Alimentação
(...) Os EUA são o país onde mais cresce a produção de transgênicos e, segundo Smith, o "processo de aprovação desses alimentos é uma fachada". "Não é necessário nenhum teste de segurança ou rotulagem. Essa política foi criada pelo Food and Drug Administration [órgão governamental responsável pelo controle de alimentos], depois que a Casa Branca instruiu-os a promover os OGM. Mas o conhecimento sobre os perigos que representam para a saúde está se espalhando. Segundo inquérito independente realizado neste ano pelo Hartmann Group, 40% dos americanos dizem que estão reduzindo ou evitando os OGM".
.
Até 01/11 Os trabalhos de Fabio Baroli estão na mostra Vinte, até 1º de novembro, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Tribunal de Contas da União)
.
Até 31/10 ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) realizará  “Curso Ignácio Rangel e Rômulo Almeida: política e pensamento sobre desenvolvimento econômico brasileiro” - Rio de Janeiro. Debate que retoma a discussão das questões que pautaram a ação de Ignácio Rangel e Rômulo Almeida como formuladores de política e como intérpretes do Brasil, e que permanecem na agenda nacional até hoje
.

Cine Brasil
Na quebrada
(Brasil, 2014, drama, 94min; não recomendado para menores de 12 anos). De Fernando Grostein Andrade. Com Felipe Simas, Jorge Dias e Jean Luiz Amorim. Baseado em fatos reais, o filme mostra a trajetória de um grupo de jovens de classe baixa que viveram histórias de perdas e violência. Em um determinado momento, eles descobrem uma nova maneira de expressar suas ideias e suas emoções: o cinema. Pela proposta, quem espera por muita redenção e imagens cândidas, que não se engane: aliás, um dos méritos também é o da não espetacularização da violência, bastante seca e necessariamente desagradável

.
.
Cine Especial

Cineclube Brasil na Tela
Museu Nacional dos Correios (SCS, Q. 4, Bl. A, 256, Edifício Apolo; 3213-5076). Hoje, às 12h30 e às 19h30; exibição do filme Boleiros: era uma vez o futebol (1998, 93min), de Ugo Giorgetti. Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.



Vídeos


CineCal — Homossexualidade
e homofobia
Auditório Gonzaguinha (Casa da Cultura da América Latina da UnB, SCS Qd. 4 Ed. Anápolis). Hoje, às 12h30 e às 15h30, exibição do filme Contracorrente (2009, 100min), de Javier Fuentes-León. Entrada franca.


 Mostra de curtas
Teatro do Brasília Shopping (SCN, Q. 5, Bl. A; 2109-2122). Hoje, às 20h, exibição do filme Kcrisis (2010, 20min), de Thiago Moysés; Carta da esperança (2014, 19min), de João Inácio; Centelha (2005/9, 21min), de Thiago Moysés; e Borralho(2006, 17min), de Arturo Sabóia e Paulo Barbosa. Entrada franca. Não recomendado para menores de 14 anos.

Teatro

Jogo de Cena — Dia das bruxas
Caixa Cultural. Hoje, às 20h. Apresentação: Welder Rodrigues e Ricardo Pipo. Rock com a banda Evil Rock; performance de terror fantástico com o ator Albert Carneiro; projeção do curta Ácido acético, de Faustón da Silva; trecho do espetáculo Pas(Sei), de Márcio Menezes; dança com o grupo Exotique Tribal; trecho espetáculo Uma & Outra com a Cia Brasilienses de Teatro. O artista plástico Heron Prado pinta um quadro durante o programa.

TAGUATINGA

Clownpinique nos Trilhos
Estação Praça do Relógio (Taguatinga Centro). Hoje, às 17h. Com Marmotagem & Cia. Os palhaços Marmota e Maneco planejam um piquinique, mas ao invés de comer tocam instrumentos e fazem brincadeiras e acrobacias. Entrada franca.



Música


PLANO PILOTO

Hamilton de Holanda
Teatro Oi Brasília. Hoje, às 21h, show pelo projeto Pelo Brasil.

Levando música com a orquestra
Sala Funarte Cássia Eller (Eixo Monumental). Hoje, às 20h. Apresentação com músicos da Brapo (Brasília Popular Orquestra). Entrada franca.

Pablo Fagundes
Clube do Choro. Hoje, às 21h, show com o gaitista.

Pife nos trilhos
Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto). Hoje, às 17h, show com Dona Gracinha da Sanfona. Entrada franca.

Suíte espanhola
Instituto Cervantes. Hoje, às 20h. Apresentação das artistas Rosa Torres e Rocio Márquez.

Bar Brahma
 Hoje, às 19h, show com Quarteto Bossa Nova.




.


_   
.

“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”   Sêneca. Coluna cleomar.almeida@opopular.com.br - O POPULAR GO 27.10
.
             

VEJA MAIS EM BRASÍLIA :

.
                         www.amanhadfdoedu.com.br

.

Até 15/11 Concurso do Feitiço Mineiro
Na passagem dos 25 anos, o Feitiço Mineiro promove um concurso para levantar histórias relacionadas ao bar. Até o dia 15 de novembro, o Feitiço reservará uma área especial à página que mantém no Facebook para que os amigos registrem as suas narrativas, com ou sem imagens ilustrativas, de qualquer pessoa com mais de 18 anos. As 25 melhores histórias serão publicadas e divulgadas nas redes sociais do Restaurante e os autores ganharão um voucher com direito a 25 chopes a serem consumidos na casa.CORREIO BzB 22.10
.
Até 30/10 Exposição:  Veja o que eu vejo
Estação de metrô (Ceilândia Centro). Até 30 de outubro. De segunda a sábado, das 6h às 23h30; e domingo das 7h às 19h. Projeto apresenta fotografias de crianças e adolescentes de escolas públicas do DF que tenham alguma proximidade com as drogas e outras formas de violência.
.
Até 30/10 Exposição Relicário Olhos d’Água
Sala II do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. Em 16 a 30 de outubro. Entrada Franca. Classificação indicativa Livre.
.
Até o dia 30/10 ,   Centro Livre de Artes promove a exposição Plural, em Goiânia. A mostra reúne trabalhos dos alunos de artes plásticas do espaço artístico, em que exploram diversas técnicas. Os alunos são de diferentes faixas etárias, compreendendo inclusive participantes da turma da terceira idade. Cada um deles expõe até três obras. A mostra pode ser visitada pelo público das 8 às 17 horas, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Av. 84, nº 535, Setor Sul. Mais informações: 3524-1709.
.
Até 30/10 Festival Câmera cotidiana
Até o dia 30 deste mês, está aberta para a votação pela população em geral os vídeos do 3º Festival Câmera Cotidiana. Trata-se de um projeto on-line de vídeos de bolso produzidos por alunos de escolas públicas e pontos de cultura, com no máximo três minutos de duração. Este ano, o projeto recebeu 124 vídeos, nas categorias ficção, documentário, animação e filme experimental. Os vídeos selecionados pelo público receberão menção honrosa e troféu. Já os autores dos projetos selecionados pelo júri do festival terão a chance de participar de um intercâmbio em Pernambuco. Mais informações no site  www.cameracotidiana.com.br
.
Até  31/01  (insc)  UnB/ Ciência Política
Periódico aceita trabalhos: a Revista Brasileira de Ciência Política, do instituto de Ciência Política (iPoL/UnB), está com chamada de trabalhos aberta para as edições de números 16 e 17, com os temas Feminismo e antirracismo; e Política e trabalho, respectivamente. os textos para a 16a edição serão aceitos até 30 de setembro para veiculação em fevereiro de 2015. Já a edição de no 17 aceita trabalhos até 31 de janeiro de 2015 para publicação em junho de 2015. além dos temas determinados, a revista aceita artigos e resenhas com temática livre.
.
Até  31/10 Exposição fotográfica “Reminiscências”  Local: Centro de Memória e Referência Grande Hotel (Avenida Goiás, Goiânia)  Mostra faz parte da programação especial do aniversário de 81 anos da capital. Imagens mostram o início da capital sob olhar dos pioneiros
.
Até 31/10 Mostra " Festas e Danças .  Artista: Maria das Dores Soares Vital (Rimaro).  Local: Palácio da Cultura de Goiás
.
Até 01/11 Exposição apresenta 20 pintores de nova geração de artistas brasilienses, em cartaz no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Tribunal de Contas da União
.
Até 07/11 Exposição "Pinceladas, um novo olhar"  no Espaço Chatô, sede do Correio Braziliense
.
Até 15/11 Exposição "O futebol (também) é assim" no Instituto Cervantes de Brasília
.
Até  09/11  Exposição Café do Brasil, na Câmara dos Deputados.  O objetivo é mostrar por diversos ângulos a trajetória do fruto que tem um papel significativo na economia nacional.
.
Até 06/11 - insc   ( 06 a 07/11)  2º Seminário do Mestrado Profissional em Áreas Interdisciplinares e de Inovação
Evento será realizado na Regional Catalão O Mestrado Profissional em Gestão Organizacional da UFG - ufg.br
.
Até 07/12 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Com curadoria de cinco estrangeiros, 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo traz para o público uma arte produzida em colaboração e com foco nos caminhos trilhados pelos artistas
.
Até NOV/14 Projeto Retrato Brasília  (CCBB), O objetivo é propor uma cartografia estética e cultural dos jovens de Brasília, que pouco a pouco estão criando sua própria identidade e mudando o cenário da cidade.
.
Até DEZ/14  Prêmio Brasil Criativo, a maior iniciativa para o reconhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. www.premiobrasilcriativo.com.br
.
Até 03/01/15  Doutorado em Direito na Argentina -  Universidade de Córdoba  www.isped.com.br/doutorado
.




Leia mais sobre Brasília :  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:

-__ ♪
.

" Em política a caricatura é de boa guerra. É uma arma terrível, mas não desleal, porque, se exagera o falso, é para impedir que haja alguém que caia nele; a caricatura diz de mais para que nós digamos apenas o suficiente. "   Eça de Queiroz

Fala, zé HUMOR!
Frases da semana do meu amigo Mosquito
“Se o empenho dos eleitores fosse o mesmo no combate à corrupção, o Brasil seria a Suécia”
“Devia ter recall para político” por José Carlos Vieira - CORREIO BzB 26.10




................ Destaques de literatura
.
No Japão, legado perpetuado dos poetas Bashô e Mishima continua firme e forte
As presenças do maior poeta clássico e do maior poeta contemporâneo ainda pairam nos lugares mais variados e inusitados de Tóquio. ESTADÀO 27.10
.

Em decisão histórica, Tribunal Regional Eleitoral reconhece direito de Lamarca a promoção
Capitão do Exército, executado em operação da ditadura em 1971, será promovido post mortem à patente de coronel, com proventos de general da brigada. ESTADÃO  28.10
.
Homenagem. Walter Salles lança livro e filme que celebram Zhangke
Documentário é um dos destaques da Mostra Internacional em São Paulo VALOR 28.10
.
Número de idosos inscritos no Enem cresce 42% em relação ao ano passado. CORREIO BzB 28.10
.
Crimes contra indígenas na ditadura devem ser alvo de investigação ampliada
Requerimento será encaminhado à Comissão Nacional da Verdade; conforme relatos, principais vítimas foram povos instalados na rota das grandes rodovias. ESTADÃO  28.10
.
Memórias do Velho Vamp
Vampeta divulga livro e faz noite de autógrafos em prostíbulo em SP. FOLHA SP 29.10






___♫




Seu guia em Goiânia
.


Mais eventos em  BRASÍLIA
.


O que está por vir  em Brasília

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___

.
30/10  Quinta Literária na Associação Nacional de Escritores – ANE, às 20h.A Escritora Margarida Patriota será a palestrante da noite.  TEMA: “SÍLVIO ROMERO: uma sinopse” – Homenagem ao centenário- Local: Auditório Cyro dos Anjos
.
30/10 FGV/EAESP realiza seminário sobre mercado de baixa renda no Brasil – SÃO PAULO
.
30/10  a 02/11 Editora FGV participa da 14ª Primavera dos Livros
Organizada pela Libre (Liga Brasileira de Editoras), a 14ª edição da feira literária contará com cerca de 120 editoras e a exposição de mais de 15 mil títulos de temas variados.

30 e 31/10 Lançamento livro: Memórias de um sertanejo na Suprema Corte do Brasil - 30/10/2014(quinta-feira), no restaurante Xique-Xique, CLS 107 e no dia 31/10/2014 (sexta-feira), no Átrio da Biblioteca do STF de 18h às 20h.
.
30/10, 19 h     Grupo Musical Confraria Samba Choro, com o Show “Tributo ao Melhor da Bossa nova, Choro e Samba” no Iate Clube
.
31/10, 17:00 LANÇAMENTO de Livro - Brasília
Lançamento - Direito internacional na Constituição - Estudos em homenagem a Francisco Rezek.  Local: Edifício sede do Superior Tribunal Militar
.
31/10 Edufba lança terceira edição do livro Cachaça, Moça Branca
A Editora da Universidade Federal da Bahia convida para o lançamento do livro Cachaça, Moça Branca, de José Calasans. O evento acontece no Palacete das Artes, no dia 31 de outubro de 2014, das 17h às 21h.
 .
31/10 Livraria Sebinho apresenta  o Dia D, em comemoração ao aniversário do grande poeta Carlos Drummond de Andrade.
.

03 a 07/11  3ª Semana Internacional de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL).  Paradoxos Educacionais: Debates e embates na formação docente - UFAL, Maceió/AL
.
05/11 IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.  Diversas Unidades Acadêmicas do Brasil
Núcleo do evento: Rio de Janeiro/RJ
.
05/11  Lançamento de Livro em Goiânia
A estilista Rucélia Ximenes prepara novos lançamentos do seu livro A Arte de Fazer Arte na Moda Humanizada. A obra será lançada dia 5 de novembro na Livraria Nobel, no Shopping Bougainville, em Goiânia, e dia 11 de dezembro na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O POPULAR GO 25.10
.
06/11 DEBATE na UnB
O que a grande mídia não diz sobre Cuba
Local: Auditório do CEAM - Prédio Multiuso I – Bloco A – 1º andar
Dia 06 de novembro - Horário: 18:30



.
07/11 Lançamento de LIVRO no CArpe Diem: LATINOAMERICA Y DERECHO EN EXPOSICIÓN.     COORDENADORES: ELIAS MAIA,FRANCIELE LUNG IZOLANI, JAQUELINE SAMPAIO DE OLIVEIRA
.
13 e 14/11 XVII Congresso Brasileiro de Direito Processual –
www.CONJUR.com.br
.
30/10 Lançamento Livro na Livraria Cultura/CasaPark: De Dionisi para Ariana
Autor: Ricardo Schittini Duarte
.



Envie para edusoares@uol.com.br
sobre eventos culturais promovidos em sua comunidade
♪ __♫___
.



Eventos em GOIÁS !!! acesse

♪   ♪ __♫___








Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK: http://www.facebook.com/eduardojorge.soarescosta




_ ♪ __♫___
___♫





Fala, zé HUMOR!
Extra! Extra!
O mentiroso do bar ganhou novo apelido: “Margem de Erro”
Frases da semana do meu amigo Mosquito
“Tô dizendo… Não é ebola, é ressaca mesmo”
“Não me fale de Botafogo este ano” por José Carlos Vieira - CORREIO BzB 26.10




♪ __♫___


MAIS EVENTOS  em Brasília !!! acesse
>>>>> 



♪ __


................ Destaques de literatura

 LITERATURA »
Sem ponto final
Viúva do escritor português José Saramago, Pilar del Río fala ao Correio sobre Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas!, romance inacabado do Nobel de Literatura, que chega às livrarias brasileiras CORREIO BzB 26.10
.
Nelson Motta chega aos 70 anos com livro sobre sua vida no jornalismo. FOLHA SP 26.10
.
Curso em museu usa arte para estimular idosos com problemas de memória. FOLHA SP 26.10
.
UnB: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo publica série de livros didáticos
Iniciativa inédita é composta por três coleções intituladas: teoria e história, projeto e tecnologia. www.unb.br 24.10
.
Na prisão, jovem que transformou dor em poesia ganha concurso
Na prisão, ele conquistou sua liberdade. Deu asas às palavras dentro de uma cela pequena e escura, que dividia com mais 31 pessoas.  “Lá, um papel e uma caneta são os melhores passatempos que tem”, afirma. Tamanho esforço lhe rendeu um prêmio de redação, uma apresentação no teatro e uma improvável segunda chance. Para o protagonista da história, um ex-presidiário de apenas 22 anos, suas 30 linhas de texto  lhe deram também a oportunidade de inventar um novo roteiro para sua vida. JORNAL DE  BRASÍLIA 28.10









♫___






-___♫

A fim de jogar  Tênis,  Frescobol  e Xadrez em Brasília?   ..   escreva pra gente

-


                                                                                    Inovar é quebrar a rotina-







.





Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...