.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sábado, 12 de outubro de 2019

.






 ♩                 

        
 
.



   

                                          ♫
 
.
.
♪ _                SHORT ARTIS ET CULTURAE        _  ♪
      (curta a arte e cultura)
  em Brasília, Goiás, Pernambuco, João Pessoa, Bahia, Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro
.
DF, GO, PE, PB, BA, SE, AL e RJ
.
♪ _        VIVAMUS CULTURE         _  ♪
 (viva a cultura)

.

                       


.

.

    

            


.
.


 

07  ...  13
.
   outubro
.
.

2019
.

 __ 
.


 


.
.            





 “A literatura e a arte devem suscitar a esperança”
.
Maílson Furtado Viana
vencedor do Prêmio Jabuti de poesia de 2018
e autor da obra “à cidade” . A gente precisa acreditar que é possível esperar por algo melhor, e a arte tem vem neste sentido. – Portal Vermelho 12.11.18



.


 ‘Inovar é quebrar a rotina’


.
Até 13.10 PE/ Litteris XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
.
DF/ Litteris Cruzeiro em Letras no GRUPO DA RÁDIO DF FM
WEB RÁDIO AO VIVO 24 h em Brasília
WhattsApp (61) 99180-9881
Facebook /radiodffm
Instagram/ @radio_dffm
.
01 a 10.11  AL/ Litteris Bienal Internacional do Livro de Alagoas
.
07.11 PE/ Litteris XV EELL - Língua E Literatura Para Todos em Olinda
É um encontro no qual buscamos sempre promover a interação entre professores e alunos com o objetivo comum de discutir sobre os problemas da educação brasileira e, principalmente, fomentar intervenções viáveis para que o professor aplique em sala de aula. Este ano a proposta é discutir: Língua e Literatura para Todos.
.
.
♪ _                EVENTURA LOCUTI              _  ♪
(eventos vindouro)
  em Brasília, Goiás, Pernambuco, João Pessoa, Bahia, Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro



(  sábado  - 12)
.
12.10 SE/ VII Encontro Cultural de Sebos - Sementeira
.
12.10 DF/ Clube do Choro de Brasília
Celebrar a música brasileira é a proposta do Pururuca Baile Show que o gaitista Pablo Fagundes, o acordeonista Júnior Ferreira e o trio Passo Largo — Marcos Moraes, Vavá Afiouni e Thiago Cunha — fazem sábado, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). No repertório, clássicos do samba, choro, funk, rock e ritmos nordestinos.
.
12.10, 16 h RJ/ Lançamento + Contação de Histórias na Liv. da Travessa/ BarraShopping: Um Voo sobre as Capitais Brasileiras
Para celebrar o Dia das Crianças, a Livraria da Travessa da Barra recebe a escritora Gisela de Castro para o lançamento e contação de histórias de "Um voo sobre as capitais" no dia 12 de outubro, às 16h. São 27 histórias distribuídas em cinco livros com formatos diferentes que se dividem nas regiões do país e cada um é ilustrado por: Hadna Abreu (Norte), Jefferson Batista (Nordeste), Felipe Cavalcante (Centro-Oeste), Julia Contreiras (Sudeste) e Carla Pilla (Sul). Todos formam o mapa do Brasil, quando unidos, como se fosse um quebra-cabeça. Os livros vêm numa maleta de viagem, trazendo uma dimensão lúdica ao conteúdo poético para cada uma das capitais brasileiras.
,
OUT.2019  AL/ SECTI/ Semana de Ciência e Tecnologia 2019
O evento proporcionará ciência, tecnologia e inovação às cidades alagoanas com uma programação de sete dias de atividades gratuitas para diversos públicos.
.
Litteris
Prêmios Nobel de literatura de 2018 e 2019 vão para a polonesa Olga Tokarczuk e austríaco Peter Handke... - Veja mais em UOL 10.10.19 
.
Até 13.10 PE/ Litteris XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Professor Émerson Xavier, escritor e tradutor,  estará  hoje, 08,  conversando com o filósofo Grégoire Chamayou. Deve interpretá-lo por volta das 15 horas..
.
Até OUT/2019 DF/ Laboratório 
O artista visual Matias Mesquita abre inscrições para iniciantes e pessoas que querem aprender técnicas clássicas de pintura dirigidas à arte contemporânea, de 28 de outubro a 25 de novembro. Serão cinco encontros semanais, com duração de três horas cada, às segundas, das 9h às 12h, e às quartas, das 18 às 21h. Local: SCLRN 706, Bloco C, Loja 45 (antigo Elefante Centro Cultural). Inscrições:  espaco.rinoceronte@gmail.com ou 99196-1727. – Fonte: CORREIO BzB 11.10.2019
.
Até  27.10 (insc) PB/ UFPB/ UFPB oferta 10 vagas para mestrado e doutorado em Física.
.


.
.
Bom diaaaa amante da CULTURA!
   em sábado, 12.10.2019   
  ao som de ‘Mais Uma Vez’
Na voz de Renato Russo
Composição: Flávio Venturini(MG) / Renato Russo (DF)
Renato Russo, nome artístico de Renato Manfredini Júnior (Rio de Janeiro, 27.03.1960 — Rio de Janeiro, 11.10.1996) - vocalista e símbolo da banda brasiliense Legião Urbana, morreu vítima de complicações da AIDS.
.
Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
.
Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar.
(...)
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
(...)

Cultura
( visão antropológica )
Todas as sociedades – rurais ou urbanas, simples ou complexas – possuem CULTURA. Não há indivíduo humano desprovido de cultura exceto o recém-nascido e o homo ferus; um, porque ainda não sofreu o processo de endoculturação*, e o outro, porque foi privado do convívio humano.
Os ANTROPÓLOGOS não empregam os termos culto ou inculto de uso popular, e nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma superior à outra. Elas apenas são diferentes em nível de tecnologia ou integração de seus elementos.
Para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os odos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.

* Endoculturação é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte. Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até à idade adulta de um indivíduo.


.

Futurae
 ars longa, vita brevis *
15.10 AL/ Litteris UFAL/ FALE/ XII Semana de Letras: Arte & Ciência
16 a 20.10 Litteris Feira do Livro de Frankfurt 2019, Alemanha
19.10 DF/ Litteris UnB/ Em Palavras/  Oficina de Poesia
21.01 GO / Litteris I Semana D' ALETRAS em Águas Lindas - GO no Águas Lindas
25 e 26.10 DF/ Litteris UDF/  I Simpósio de Educação Ambiental
26.10    08.11 SP/ Litteris Bienal Internacional do Livro de São Paulo
26 a 28.10 PE/ Litteris I Enegras 2019 em Recife – I Encontro de Escritoras Nacional de Escritoras Negras
*A arte é longa, a vida breve
.
" Ganhar presentes é otimo, se for livros melhor ainda porque podemos usar a nossa imaginaçao e conhecer lugares sem sair de casa. "  Anna Thereza Prado
.
Curta  www.encontroculturaldf.blogspot.com  – nosso  guia cultural






 ( domingo  – 13)
.
13.10 DF/ Papa Francisco torna Irmã Dulce a primeira santa brasileira
A cerimônia no Vaticano reconhece os feitos humanitários da baiana Irmã Dulce
No próximo domingo, 13 de outubro, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, será canonizada pelo papa Francisco em uma grande cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano. Será um ritual solene bem típico, em que a Igreja Católica reconhece novos santos. – UNIVERSIDADE CATÓLICA de BRASÍLIA (UCB) 12.10.2019
.
Até 13.10 DF/ Semana da Criança, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília faz um convite especial: deixar de lado os aparelhos tecnológicos e entrar em contato com jogos e brincadeiras populares tradicionais que irão mexer com o imaginário de crianças e adultos. 
13 de Outubro, Domingo
PÚBLICO: Crianças e público visitante
Oficina de Malabares e Diabolos – Palhaço Peteleco  – 11h
Espetáculo Mala Véia Novinha – Palhaço Peteleco – 15h
Espetáculo As Filhas de Oyá – 16h
Espetáculo Vereda dos Mamulengos – Casa Moringa – 17h
Show Mestra Martinha do Coco e Banda – Coco de Roda, Ciranda – 18h


 .
OUTUBRO

.
14.10 DF/ SENADO/ Audiência Pública Interativa com o fim de  Debater sobre "Previdência e Trabalho", com foco nas privatizações
.
15 a 18.10 GO/ PUC/ V Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás
.
15.10 AL/ Litteris UFAL/ FALE/ XII Semana de Letras: Arte & Ciência
O objetivo é de, por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras de diversas unidades. Este ano, o evento abrigará o IV Colóquio Literatura e Utopia e contará com conferências, minicursos, mesas redondas, sessões coordenadas de professores, graduandos e pós-graduandos, comunicações orais de graduandos, Cinetopia, e apresentações culturais, além da VII Expoletras, com a terceira edição do Retrato e do Retrate, e o VII Concurso de Contos Arriete Vilela.
.
15.10 DF/ Meetup GovTech DF em Labhinova - Laboratório Hacker de Inovação da CLDF
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5 - Centro Cívico Administrativo, Eixo Monumental
Espaço de desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores para fortalecimento da transparência e da cidadania no DF.
.
16 a 20.10 Litteris Feira do Livro de Frankfurt 2019, Alemanha
.
16 a 23.10 GO/ UFG/ 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) da Universidade Federal de Goiás  O CONPEEX é um evento acadêmico promovido anualmente pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem, como objetivos: contribuir para os avanços científicos e tecnológicos; incentivar a troca de experiências nos diversos campos da pesquisa, do ensino, da inovação e da extensão; promover a discussão de temáticas que subsidiem novos projetos e ampliem a formação acadêmica e cultural dos participantes; promover a divulgação da produção científica; promover o intercâmbio científico e cultural integrando a comunidade universitária, alunos de graduação, pós graduação, professores e técnico-administrativos, bem como de outras instituições que possuem convênio com a UFG no âmbito do ensino.
.
19.10 DF/ Litteris UnB/ Em Palavras/  Oficina de Poesia
- Linguagem poética
- A estética do poema
- Figuras de linguagem
- Rimas, métricas e porquê não importam
- Versos livres
- Poesia concreta
- Poetas brasileiros
(...) 
Público-alvo: a partir dos 13 anos
Por Letícia de Queiroz Magalhães Sousa
Formou-se  em pedagogia e atualmente estuda Letras na Universidade de Brasília.
.

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...