.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

segunda-feira, 27 de maio de 2019

.


                 

        
 
.


.

   

   

                                         
.
 
.
Curta a arte e cultura do DF, GO, SE, RJ e AL
 viva a cultura!

.

                       

.

                 

A ti, Ó Democracia
.
Venha, farei o continente indissolúvel,
Farei a mais esplêndida raça sobre a qual o sol jamais brilhou,
Farei divinas terras magnéticas,
Com o amor dos camaradas,
Com o amor de toda vida dos comadaradas.
.
Plantarei o companheirismo copioso como árvores ao longo de todos os rios da América e ao longo das margens dos grandes lagos e por todas as pradarias,
Farei cidades inseparáveis, cada uma com os braços em volta do pescoço da outra,
Pelo amor de camaradas,
Pelo másculo amor de camaradas.
.
A ti, isto de mim, Ó Democracia, a fim de servi-la ma femme!
A ti, a ti estou trinando estas canções.
.
Walt Whitman
Leia mais: CORREIOWEB.com.br 20.05
.



 

20.05  -  26.05  
2019
 __ 
.

.
Seja Simples. Tudo que fizer, realize-o com naturalidade. Quais os atributos mais admirados nos grandes profissionais? _ Autoestima elevada associada com simplicidade.” 
 .
Ricardo Nogueira
Casa da Palavra – Cursos, Eventos & Recepções
.



"Fúria contra o direito de defesa também prejudica o combate à impunidade"

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB
Desde a posse, conta em entrevista à ConJur, que  tem sido procurado por todas as forças da sociedade, mas, especialmente, por aqueles preocupados com o que entendem por violações e instabilidade do quadro institucional brasileiro. O dever como presidente da Ordem é também um ônus nesta quadra histórica: é preciso estar em estado de atenção constante. É preciso enfatizar que não se está julgando o ex-presidente Lula, unicamente, nas ADCs de relatoria do ministro Marco Aurélio. “Nós estamos tratando de 160 mil pessoas hoje no Brasil nessa situação.”
 - CONJUR.com.br/2019-mai-05/entrevista-felipe-santa-cruz-presidente-conselho-federal-oab

  

30.05 Litteris ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO em todo o BRASIL
.
JULHO/2019 Literatura
FLIP: Litteris Do Cariri a Paraty, o sertão urbanizado de Jarid Arraes
Atração da Festa Literária de Paraty de 2019, cordelista e poeta cearense lança livro em junho, com contos que evocam memórias da sua região. – GAZETA de AL maio/2019
.
JULHO /19 RJ/ Litteris EUCLIDES da CUNHA é o autor homenageado da FLIP
.
Até 28.06 (insc) Litteris 61º Prêmio Jabuti
A escritora mineira Conceição Evaristo de 74 anos foi escolhida como Personalidade Literária. 
Concorrem livros publicados no Brasil, por editoras tradicionais ou de forma independente, em 2018.
.
Até  07.07 DF/ Litteris ASSEAPMA/  IV Feira Literária feira da torre de tv(fins de semana)
Associação dos Artesãos da Feira da Torre de TV, visando a ampliar horizontes artisticos para receber escritores, músicos e amantes da arte, literatura, música e artesanato, vem prestigiar uns aos outros neste espaço democrático para fomentar a Cultura e incentivar o triângulo do livro, escritor e leitor.
.
Até 05.08 (insc) SP/ Litteris INSTITUTO VERA CRUZ provove pós-graduação.
 Formação de Escritores está com o processo seletivo de meio de ano aberto para o núcleo de NÃO-FICÇÃO LITERÁRIA. - site.veracruz.edu.br/instituto/formacao-de-escritores


 


Escravidão é parte do ser humano”

Luiz Philippe de Orleans e Bragança, deputado  monarquista do PSL,
durante cerimônia que  celebrava os 131 anos da assinatura da Lei Áurea na Câmara.- CARTA CAPITAL 14.06


                             

Meio Ambiente. Os senadores Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Marcio Bittar (MDB-AC)  querem desobrigar proprietários rurais a preservarem parte da vegetação nativa. Mas, afinal, se o Projeto de Lei passar, o que pode acontecer?
- 6 estados de São Paulo desmatados
- 12 milhões de hectares de Mata Atlântica a menos
- Emissão de 64,9 bilhões de toneladas de CO2e ”
.
Instituto Socioambiental – ISA MAIO/2019
                         
   
.

._     
.

 
.
Parte inferior do formulário





.
( segunda-feira  - 27)
.
27.05 RJ/ Litteris Lançamento do livro : Era Preciso um Caminho dos autores Paulo Faria, Carlos Affonso Ribeiro e Frederico Aviz na Livraria da Travessa Ipanema
.
Até  24.06 DF/ Comando do 7º Distrito Naval abertura  do 40º Salão de Artes Riachuelo, na Casa Thomas Jefferson, em Brasília-DF.
A exposição é um dos principais eventos do calendário artístico cultural das comemorações alusivas ao 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha
 .
Até 21.07 AL/  Exposição 360º de Eduardo Bastos, com curadoria de Socorrinho Lamenha no Teatro Deodoro
.
Literatura
Poesia de resistênciaQuatro livros de poetas brasileiros contemporâneos chegam às livrarias com versos resultantes da inquietação com o Brasil contemporâneo – Leia mais em CORREIOBRAZILIENSE.com.br 26.05
.
MAIO/19 DF/ Academia Xadrez Valle oferece aulas de xadrez para todas as idades 
.
Espero que o povo encontre a solução”

ALMODÓVAR sobre o Brasil
Cineasta espanhol concorre à Palma de Ouro do Festival de Cannes com seu novo filme, Dor e Glória, um dos 21 filmes na disputa, que vai até 25 de maio. - CARTA CAPITAL 21.05.19
.
CULTURA
Cannes: Filme de Karim Aïnouz critica Brasil conservador e machista
CARTA CAPITAL 21.05.19
.
LIVRO
Chico Buarque é o novo ganhador do Prêmio Camões de literatura
Compositor é o primeiro músico a ser eleito pelo principal troféu literário da língua portuguesa
UOL 21.05.19
.
27.05 Roda Viva entrevista o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. É às 22h, na TV Cultura, no Twitter, no YouTube, no aplicativo Cultura Digital e aqui, no Facebook.
.
27.05 a 14.06 DF/ Exposição de Arte no Memorial TJDFT : “NOVA PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO” – Artista: Kell
.
27 e 28.05 DF/ STJ/ CJF/ Seminário internacional Lei Geral de Proteção de Dados: a caminho da efetividade
STJ sedia seminário internacional sobre Lei Geral de Proteção de Dados
Durante o seminário, serão debatidos os passos necessários para a implementação efetiva da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por meio da análise dos institutos mais importantes incorporados ao ordenamento jurídico pátrio, e identificados os pontos com maior probabilidade de geração de demandas nos tribunais acerca de sua interpretação.
.
27.05 Dia Nacional da Mata Atlântica
A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.
.
Até 29.05 Cine Brasil
.
Poeira e batom
(Brasil, 2011, documentário, 60min. Livre). De Tânia Fontenele. Com Cosete Ramos, Therezinha de Jesus, Salan Kozac. O filme mostra a saga de 50 mulheres que vieram, entre 1956 e 1960, para a construção de Brasília, a maioria delas acompanhando os maridos. Cine Brasília, às 18h.
.
Mormaço
(Brasil, 2019, drama, 196min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Marina Meliande. Com Marina Provenzzano, Pedro Gracindo, Analú Prestes. A defensora pública Ana trabalha para impedir a remoção da Vila Autódromo, planos da prefeitura do Rio de Janeiro por conta das Olimpíadas de 2016. No meio da disputa contra o governo, ela descobre manchas no corpo. Cine Brasília, às 16h. Cine Cultura Liberty Mall 1, às 16h30 e 18h30.
.
A juíza
(RBG, EUA, 2018, documentário, 98min. Livre). De Betsy West e Julie Cohen. Com Ruth Bader Ginsburg, Gloria Steinem, Nina Totenberg. A juíza da suprema corte dos EUA Ruth Bader Ginsburg tem a trajetória revista neste documentário. Entre os temas em que ela mais se destaca estão os direitos das mulheres. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 8, às 19h30 e 21h30.
.
IV Festival Internacional de Cinema LGBTI
Instituto Cervantes (707/907 Sul, cj. D; 3242-0603). Hoje, às 16h — Curta Brasília: Distrito da diversidade, divergência e empatia. Exibição dos curtas Em defesa da família, Afronte e Fora do Plano (Brasil. Não recomendado para menores de 16 anos). Diretores: Daniella Cronemberger; Bruno Victor e Marcus Azevedo; Raul de Lima. Entrada franca. Às 17h15 — O pai da Itália (Il padre d’Italia, Itália, 2017, drama, 93min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Fabio Mollo. Entrada franca. Às 18h50 — Riu, o que contam os cantos (Riu, lo que cuentan los cantos, Chile, 2017, documentário, 71min. Classificação indicativa livre). De Pablo Berthelon. Entrada franca.

Cine Debate sobre Adoção
Espaço Itaú de Cinema no CasaPark (SGCV lt. 22; 3403-5300). Hoje, às 10h. Debate e exibição do filme De repente, uma família (Instant family, EUA, 2018, comédia/drama, 119min. Classificação indicativa livre). De Sean Anders. Entrada franca.

Fare Cinema
Cine Brasília (106/107 Sul; 3244-1660). Hoje, às 20h — Loucas de alegria (La pazza gioia, Itália, 2016, drama, 118min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Claudio Giovannesi. Entrada franca.
.
Leia mais em CORREIOBRAZILIENSE.com.br 25.05

.

“As artes todas são uma futilidade perante a literatura”

FERNANDO PESSOA

.

( terça-feira  - 28)
.
28.05 DF/ OAB/ Palestra: Competência Criminal da Justiça Eleitoral
.
28.05 AL/ Litteris UFAL/ Lançamento do livro "Mitorragias", de Adriano Nunes
.
28.05 RJ/  Litteris Lançamento: Nostalgias e Mídia – No Caleidoscópio do Tempo das autores Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz na  Livraria da Travessa da Sete de Setembro
.



‘A Base De Um Cérebro Saudável É A Bondade’
.

 (  quarta-feira  - 29)
.
29.05 DF/ Litteris Conversando em Espanhol / García Lorca, a escrita dos duendes – Instituto Cervantes
A trajetória do escritor e pensador atravessa décadas e deixa marcas inovadoras na percepção da vida e do humano. A metáfora do duende, ser demoníaco, cultural e terreno, abre espaço para deslocamentos nos processos criativos e artísticos no teatro, na poesia, no desenho, na música e na estética. Garcia Lorca busca os motivos na vida e os configura como Grande Arte.
.
29.05 DF/ Litteris João Cabral de Melo Neto y su amistad con Ángel Crespo em Instituto Cervantes de Brasília
No mês de maio vamos conhecer um pouco melhor a vida de João Cabral de Melo Neto na Espanha e sua amizade com Ángel Crespo. Fruto dela surgiu o livro “A la medida de la mano”, do qual serão escolhidos alguns poemas de Melo Neto - traduzidos ao espanhol por Ángel Crespo - que nos servirão para percorrer cidades e paisagens de Espanha e Brasil, conversar sobre estes dois países e também sobre se apaixonar por um lugar diferente daquele que nos viu nascer.
.
29.05 DF/ 3º Festival Internacional de Artistas de Rua de Brasília
.
29.05RJ/ Litteris Lançamento: A Família e o Direito Brasileiro Oitocentista – Reflexos na Contemporaneidade? De Jéssica Maria Fonseca Calegário na a Livraria da Travessa da Sete de Setembro
.
29.05 RJ/  Litteris Lançamento: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Uma Aplicação Prática da autora PATRICIA CAROLINE GUEDES GOMES na  Livraria da Travessa do CCBB
.
29.05 RJ/ Litteris Lançamento: A Memória é uma Boneca Russa da autora Claudia Fares na Livraria da Travessa de Ipanema
.
29.05 a 01.06 GO/UFG/ 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2019
No total, 86 expositores estarão comercializando produtos nos estandes de economia solidária e na praça de alimentação.
.
29.05 Dia do Geógrafo
A escolha do dia 29 de maio para a celebração do Dia do Geógrafo é uma homenagem a criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 29 de maio de 1936, quando passou a ser instituído o Instituto Nacional de Estatística (INE).
.

.

‘Inovar é Sonhar’
.
 ( quinta-feira  – 30)
.
30.05 ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO em todo o BRASIL
.
30.05 RJ/ Litteris Lançamento: E o Samba, Sambou? Retrospectiva do Carnaval da Última Década das autoras Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga na  Livraria da Travessa do CCBB
.
30.05 RJ/ Litteris Lançamento: As Leis Ocultas da Riqueza: Os Segredos do Planejamento Tributário de André Belfort na Livraria da Travessa Barra Shopping
.
30 e 31.05 LISBOA/Coniben - Conferência Ibero-Brasileira de Energia
O objetivo principal do evento é apresentar à comunidade profissional, política e acadêmica as novas tendências do setor da energia a partir de vetores fundamentais da área, como são a sustentabilidade, transição para as renováveis e eficiência energética, visando instaurar um diálogo produtivo e, assim, uma aprendizagem mútua e comparada sobre os desenvolvimentos e as inovações da indústria energética no Brasil, em Portugal e na Espanha.
.
30.05 a 12.06  SP/ Silvio Tendle, referência da cinematografia brasileira, é homenageado na Mostra Ecofalante
Conhecido por abordar em seus filmes personalidades como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, o cineasta Glauber Rocha e Milton Santos, considerado como um dos maiores geógrafos do mundo. Tendler já produziu e dirigiu mais de 80 títulos, entre longas, médias e curtas-metragens, além de séries televisivas.
.
30.05 a 05.07 AL/ Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA promove a exposição “Civilização das Máscaras: Vértice - Faces Ocultas”, do arte educador e artista plástico Achiles Escobar.
O público também está convidado para participar do “Papo Sobre Processo Criativo e Curadoria”, uma mesa com o artista Achiles Escobar e a curadora da exposição, a arquiteta Renata Marques, no dia 07 de junho, de 15h às 17h, no auditório do Museu.
.
30.05 DF/ Buraco do Jazz ED.133
3×4 jazz trio .
Nasceu em Brasília e atua nos festivais de jazz no cenário brasilienses.
O grupo possui uma característica musical voltada ao latin jazz que envolve um repertório em se executam músicas de compositores brasileiro, cubanos etc.
.



‘Inovar é quebrar a rotina’

.

(  sexta-feira  - 31)
.
31.05 RJ/ Litteris Lançamento: O País do Futuro – Modernidade, Modernização e Imaginário Coletivo no Brasil República das organizadores Keila Carvalho, Janaína Cordeiro e Cesar de Souza na Livraria da Travessa de Botafogo
A proposta do livro é reunir textos que a partir de diferentes aspectos discutem, por caminhos também distintos, a noção do Brasil como um “país do futuro”, tanto na perspectiva do inacabado ou por fazer; como também, pela premissa de que carregaria em si os elementos necessários para se colocar no rol das “grandes nações”.
.
31.05  DF/ Livraria Cultura, no Casa Park, em Brasília, abriga durante o mês de maio um tributo ao programa de rádio Um Piano Ao Cair da Noite. Finalidade de lembrar do programa de rádio que marcou época em Brasília.
Criação do falecido jornalista Mário Garófalo (1920-2004), e transmitido de segunda à sexta-feira, nas ondas da extinta Brasília Super Rádio FM, o programa marcou época, na capital, ao proporcionar aos ouvintes da emissora, no fim de tarde/início de noite, uma seleção de músicas sempre executadas ao vivo no piano (daí o título do programa).
.
31.05 a 02.06  GO/ 92º Feira do Troca de Olhos D`Água, em Alexânia/GO
PROGRAMAÇÃO
Mostra “Arte e Sustentabilidade”
Feira de Artesanato - Shows Musicais – Mostra Infantil – Mamulengo – Missa na Paróquia de Santo Antônio – Roda Chorinho da Resistência – Roda Samba de Marola
.
31.05 DF/ Litteris SEBINHO CULT apresenta Bicentenário de Walt Whitman
O maior poeta norte-americano e um dos mais originais e influentes de todo o mundo.
Programação:
2) 19 h – Abertura do evento, com apresentação da professora Michelle Alvarenga 👩
3) Leitura dramática de poemas pelo professor Avram Blum 📖
5) Leitura de poemas por voluntários e voluntárias da plateia 📙
6) Leitura dramática de poemas pelo ator Jesse Wheeler 📔
7) Novas leituras por parte do público 📚
8) Fala do poeta Pedro Tierra - “Whitman e Neruda – a poesia que emerge dos oceanos” 🌊
9) Sorteio de três livros entre a plateia 💁
10) Concurso e premiação (R$ 150,00 em vale do Sebinho) do melhor cosplay de Walt Whitman 💰
.
31.05 PB/ Peça de Teatro: "Dom Quixote" – Zarinha Centro de Cultura
A peça conta a história de um homem que, de tanto ler livros de aventuras e de cavalarias, um dia, pegou o elmo de seu bisavô e saiu pelo mundo, na esperança de vivê-las.
No mundo em que vivemos é importante sempre dar à criança e ao adolescente a oportunidade de escolher os caminhos que seguirão. É fundamental também que eles saibam como suas escolhas influenciarão suas vidas. Visando a isso, “Dom Quixote” é um espetáculo em que se vê quanto é precioso saber sonhar, lutar e nunca se conformar com a vida que se leva, pois, a cada piscar de olhos, pode-se crescer e descobrir onde estão os “gigantes” e os “moinhos de vento” em nossas vidas.
.
31.05 AL/ UFAL/ Seminário Ações e Práticas no Combate ao Assédio Laboral
.
31.05 DF/  Casa Thomas Jefferson  APRESENTA THOMAS 4 LIFE – LET’S TALK: CONVERSATION STRATEGIES –
águas claras
.
31.05 Casa Thomas Jefferson promove SEXTAS MUSICAIS – TRIO SPES
João Marcos Simon e Zoltan Paulinyi, violinos; Iracema Simon, piano e fagote, formam este trio singular com um violinista, virtuose, com apenas seis anos de idade, mas que foi solista com orquestra e recebeu elogios da crítica nacional e internacional. João Marcos Simon Paulinyi nasceu em 2012. Iniciou seus estudos de violino com o pai, Dr Zoltan Paulinyi, em 2013.




Meio Ambiente
Governo federal cancela evento da ONU em Salvador sobre o clima que ocorreria entre 19 e 23 de agosto em Salvador. IG 14.05.2019
.
Trump despertou o pior de cada país e os loucos de cada casa”
.
Almodóvar, em Cannes, França
Diretor apresenta no festival 'Dor e Glória', diz estar ‘impressionado’ com o carinho do público espanhol por este filme e ‘aliviado’ com o resultado das eleições na Espanha – EL PAÍS 18.05.19
.


.


 (  sábado  - 01)
.
01.06 AL/ Litteris Lançamento do livro "A Madona e a Vênus" da autora Catarina Muniz. na Livraria Leitura.
.
01.06 DF/ Balbúrdia - Alunos da UnB Free no Arena Clube de Brasília
.
01.06, 10 h DF/ Roda de Choro de JUNHO em Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
.




 ( domingo  – 02)
.
02.06 SP/ Festival Lula Livre no Vale do Anhangabaú
.






"Fúria contra o direito de defesa também prejudica o combate à impunidade"

Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da OAB
Desde a posse, conta em entrevista à ConJur, que  tem sido procurado por todas as forças da sociedade, mas, especialmente, por aqueles preocupados com o que entendem por violações e instabilidade do quadro institucional brasileiro. O dever como presidente da Ordem é também um ônus nesta quadra histórica: é preciso estar em estado de atenção constante. É preciso enfatizar que não se está julgando o ex-presidente Lula, unicamente, nas ADCs de relatoria do ministro Marco Aurélio. “Nós estamos tratando de 160 mil pessoas hoje no Brasil nessa situação.”
 - CONJUR.com.br/2019-mai-05/entrevista-felipe-santa-cruz-presidente-conselho-federal-oab

  

.

(...)
.


Faltam dados sobre equilíbrio financeiro e atuarial, regras de cálculo para a redução média do valor dos benefícios, os impactos na economia e na circulação de renda, os impactos econômicos nos Estados e municípios, sobre a empregabilidade, especulação legal e financeira, além de ter sido identificado “possível descumprimento dos artigos 1º; 3º, inciso III; 23, inciso X; 24, inciso XII, da Constituição Federal, e artigos 113 e 114 do ADCT”,
.
INSTITUTOS JURÍDICOS DO BRASIL
(...) segundo o estudo técnico conjunto, feito por juristas especialistas em Direito da Seguridade Social dos quatro maiores institutos jurídicos do país, na PEC 06/2019 acerca da constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição, a chamada ‘ reforma da previdência’ - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBP), o Instituto de Estudo Previdenciários (Ieprev), o Instituto  dos Advogados Previdenciários (Iape) e o Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário (IBDPrev) – PUBLICA.ORG.BR 16.04

.
O conhecimento gerado pelas Ciências Humanas é fundamental e deve ser protegido por meio do sistema de Propriedade Intelectual”. 

Lara Guerreiro, analista do INPI,
em palestra sobre "Propriedade Intelectual em Ciências Humanas", no dia 07.05.2019, pela UFG. “As Ciências Humanas discutem o indivíduo em relação a outro indivíduo, à natureza e à sociedade e quando compreendemos a sociedade na qual estamos inseridos, compreendemos as suas necessidades e é por meio das pesquisas das Ciências Humanas, é que são fornecidos os subsídios para o desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias que atendam as necessidades da sociedade.” – UFG.br 09.05.2019
.
Vesúvio *
Djavan

Você quis namorar e eu achei divertido
Mas o mar tem onda
Começou a rolar, foi ganhando sentido
Todo mar tem onda
.
Quando vi, já não havia nada no prumo
O sol é de ouro
O que dá pra fazer quando se perde o rumo?
O sol cai no mar
No mar, cai no mar
E a onda é de ouro
De ouro, de ouro
.
Eu nunca achei que fosse nada
Pra ficar e fazer o que fez
E ver você sempre ligada
No que faz, pra ter mais, toda vez
.
(...)

Nunca tive pra mim que você fosse tanto
O sol é de ouro
Mas se vai-se de mim, deixa um jardim em pranto
E o sol cai no mar
No mar, cai no mar
E a onda é de ouro
De ouro, de ouro
.
* Trecho da música do seu 24º álbum, traz uma identidade visual fortíssima.
*“Nunca usei e nunca vou usar a Lei Rouanet. Não gosto de fazer show nem para prefeituras. Quem vai pagar? Se é o povo eu não quero. Rejeitei muito convite. Eu nunca usei porque não preciso e não acho que eu deva usar um dinheiro que pode ser melhor aplicado.”


Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 13.11.24, terça - feira ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ ✈✈✈ Ótimo dia em 13.11.24, terça - feira ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤+++++++++++++++++...