.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sexta-feira, 7 de abril de 2017

.



 
                 
        

.


MAITACA
     ............................Ney Valença em 25/03/17
Como calar a voz
se a voz é dádiva.
Dentro de mim ela fala
resmunga,
se exalta
com tanta vontade própria
e matraca como uma maitaca.
Tagarela no meio da sala
ecoa,
quebra vidraças,
propaga e desce escadas,
alcança as ruas e estradas.
Invade igrejas, se sagra
vai p'ros terreiros,
faz batucadas,
coxixa nos becos,
grita nas praças.
Entra nos bares e se embriaga.
Agora mesmo, é que a voz fala.
Troca letras
se embaralha,
se atrapalha, fica falha
embarga,
dá gargalhadas e faz algazarra.
A voz não para.
Dentro de mim, sua morada.
Sem voz
sou mortalha
e a minha voz ninguém cala.
.










“Uma vida bela é uma vida em que as paixões ressurgem e se renovam continuamente, em que o risco nunca deixa de atrair a curiosidade, em que todos os eventos, incluindo o trabalho, assumem as modalidades do jogo, com suas regras e suas apostas, suas destrezas e seus golpes de sorte, seus felizes imprevistos e seus momentos de reflexão”. Domenico de Masi, sociólogo italiano ,  sugere, em seu novo livro, direções lúcidas para um mundo desorientado. Confira entrevista exclusiva ao Correio Braziliense 01.04




 

 

 

03.04  . . .  09.04

2017
.

♫ 
.
vivencie a literatura do DF, GO e AL
 viva a cultura!

.

                    ♫ 
.

.


 __ 



Destaques  Sublimes futuros


10, 11 e 12.04 Curso de Literatura Infantil Com Tino Freitas em Livraria Sebinho. Durante o curso, são apresentados mais de 30 livros. Curso para, no máximo, 15 alunos.
.
12. 04 LIVRO: CERTAS COISAS CERTAS de  FILEMON FÉLIX DE MORAES
.
03 a 05.05 UEG/ ITAPURANGA/ XVI Semana de História e o I Colóquio Internacional de História e Movimentos Sociais.

26 a 30.04  GYN/ 1º Festival Itinerante de Dança e Vídeo 2016/17 Vila Boa
.
18.04 OAB-DF/ Lançamento do Livro: “Estratégias de Sucesso para a Advocacia&
Seção de autógrafo Dr.ª Erika Siqueira

27.04 a 15.05 43ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
.
27.04 Lançamento do livro Poemas ao Desabrigo Público · Organizado por Escritor Raul de Taunay - Local:  Embaixada Da India - SHIS Ql, 8 cj 8.

15 a 17.05 UnB/FESTIVAL PINT OF SCIENCE
Conversa científica. Idealizado para divulgar a ciência à população de forma descontraída, na mesa de bares, cafés e restaurantes.

05 a 10.06 I Semana Nacional de Arquivos em Maceió/AL
.
10.06 FGV/ SP -  Ciências Sociais e História
Nova edição do Ateliê do Pensamento Social debate os ‘Intérpretes do Brasil’

.



_       
.

" A simplicidade é uma complexidade resolvida", Constantin Brancusi, escultor romeno.  Foi aprendiz de carpinteiro, tendo estudado escultura em Bucareste. Posteriormente, viaja para Paris, onde fixa residência desde 1904 até à sua morte em 1957.
A sua obra de juventude, embora influenciada pela de Rodin, denota um interesse pelas formas simples, contra uma modelação virtuosista e naturalista que caracterizava a escultura dessa época. A sua rutura com a tradição clássica é estimulada pela descoberta da escultura primitiva (africana e oriental), onde reconhece qualidades de simplicidade e coerência formais e um vigoroso valor plástico. - INFOPEDIA.pt







segunda-feira ... 03
.

03 a 05.04  CÂMARA/ Câmara recebe Conferência da Rede de Mulheres Parlamentares da CPLP
A Conferência da Rede de Mulheres Parlamentares da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa discutirá temas como “Empreendedorismo como fator de promoção da autonomia das mulheres”.
.
03.04 SEBRAE ALAGOAS promove na próxima 2ª feira, 8 horas, mais um “Café da Manhã que desperta para novas oportunidades”, no auditório da instituição. Participam Vinícius Lages, ex-ministro do Turismo, e Heloísa Menezes, dirigentes do Sebrae nacional. O tema é “2017: oportunidade para empresas que inovam”.
.
03 a 07.04 AL/ Primeiro Feirão de Livros da Edufal  2017
O Feirão de Livros acontece na Praça de Conveniência do Campus A.C. Simões, em frente às agências bancárias, das 9h às 19h.
À disposição do público, cerca de cinco mil livros e mais de mil títulos, sendo da Edufal com descontos de 50% e 70%, e obras de outras editoras, como Companhia das Letras, Contexto, Boitempo, Cortez.
.

03 a 07.04 FGV-DF apresenta 3ª Semana de Educação Executiva, em Brasília. O evento oferece palestras gratuitas com especialistas para abordar temas como orçamento público, regulação, gestão e negócios, finanças e tecnologia da informação. FGV.br
.
03.04 FGV/RJ e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), promove, no dia 3 de abril, das 9h às 18h, no auditório do edifício-sede, no Rio de Janeiro, o seminário “A elaboração do orçamento de Defesa em tempos de crise: os casos da Alemanha, do Brasil, da França e dos Estados Unidos”. O evento trará ao Rio especialistas nacionais e estrangeiros para discutir como os governos, os militares, a indústria e a comunidade acadêmica se articulam, em seus respectivos países, na elaboração do orçamento de defesa.



.
. " As pessoas estão todas morrendo de medo, e quem morre de medo se despreocupa da de­mocracia, fica a mercê do seu inimigo.” Assim, Marcia Tiburi, gradua­da em filosofia e artes, e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, define nossos tempos. - CAROS AMIGOS 03.04.17

.






terça-feira ... 04

.
04.04 LANÇAMENTO de LIVRO no Caper Diem: DEIXAR PARA TRÁS de CARLOS ASSUMPÇÃO
.

04.04 Lançamento do Livro “A Poesia hermética de Paul Celan” de Flávio Kothe
Goethe-Zentrum Brasília (Seps 707/907; 3244-6776). Hoje, às 19h. Programação da Semana de Língua Alemã. Lançamento do livro A Poesia hermética de Paul Celan, de Flávio Kothe. No evento, acontece ainda leitura bilíngue de poemas, bate-papo com o autor e venda de livros de sua autoria. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
Até 07.04 01 a 07.04  (INSC.) Programa de Iniciação Científica (ProIC) da Universidade de Brasília. (ARTES E HUMANIDADES)
.
04.04 OAB-DF / Palestra “O Poder Judiciário e a Sociedade Participativa na era da informação”. Palestrante: Dr. Luiz Cláudio Allemand - Advogado, Mestre em Direito Tributário e Conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
.
04.04 JFAL/ Juiz federal titular da 13ª Vara, Raimundo Alves de Campos Júnior, será o novo Diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) para o biênio 2017/2019.   Raimundo Campos é juiz federal da 13ª Vara Federal, mestre em Engenharia Civil pela PUC/RJ, mestre em Direito Público pela UFPE e também possui MBA em Poder Judiciário pela FGV/RJ, tendo inclusive já exercido os cargos de Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas e de Juiz Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas.
.
04.04 CÂMARA apresenta Seminário da Desburocratização
.
04 a 06.04 UFAL/AL/ 1º Encontro Regional de Letras Espanhol (Erle), organizado pela Faculdade de Letras da Ufal (Fale), em parceria com a Associação de Professores de Espanhol do Estado de Alagoas (Apeeal).
.
Professor de filosofia  Wanderson F. Nascimento  da UNB cria site que disponibiliza obras em português de filósofos africanos - filosofia-africana.weebly.com     
(…) na medida em que eu ia conhecendo melhor a produção filosófica do continente africano, percebi que a presença de reflexões produzidas no continente negro deveriam ser estudadas em qualquer disciplina da graduação na qual eu discutisse filosofia. - JORNAL DE BSB 20.03
.
04, 11, 18 e 25.04 Academia Brasileira de Letras abre seu ciclo de conferências do mês de abril de 2017, intitulado Segurança Pública em debate, com palestra do Acadêmico, sociólogo e Ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. A coordenação será do Acadêmico e jornalista Merval Pereira, Segundo-Secretário da ABL, e o tema escolhido foi As políticas sobre drogas e a crise carcerária no Brasil.  Segurança Pública em debate terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 11, Luiz Eduardo Soares, Desafios do sistema de segurança pública e justiça criminal no Brasil; 18, Robert Muggah e Ilona Szabó, Como reduzir os homicídios e construir cidades seguras; e 25, Ricardo Balestreri, O modelo policial brasileiro. O que precisa mudar?
.


“ Esse crescimento econômico desenfreado acontece  por conta de quatro fatores: a publicidade, que alimenta artificialmente nossas necessidades; os bancos, que nos fazem contrair dívidas; a propensão a ostentar os bens como símbolos de status e poder; e a suposta obsolescência dos bens, que nos leva a substituir produtos velhos, mas ainda com validade, por produtos novos mais atraentes porque estão nas publicidades. Graças a esse ciclo infernal, um sexto da população mundial conseguiu crescer às custas do planeta, das gerações futuras, do consumo, dos trabalhadores e do Terceiro Mundo. E os países ricos sustentam que não existe alternativa.”  Domenico de Masi, sociólogo italiano , em entrevista exclusiva ao Correio Braziliense 01.04






quarta-feira ... 05

.
05.04 Lançamento “O Conto de Aurora”
Autor: Priscilla Medeiros Editora: Chiado Data: 05 de Abril. Horário: 18h:30min Local Livraria Sebinho
.
05.04 a 19.05 EXPOSIÇÃO “Do lado de cá, do lado de lá”
Pinacoteca da Ufal apresenta mostra inédita da mineira Eugênia França
A exposição traz reflexão e crítica ao elitismo e seu consumismo exacerbado. É por meio de suas criações que Eugenia pretende demonstrar como o capitalismo é perverso ao excluir não apenas objetos considerados obsoletos, mas também seres humanos que não participam da lógica consumista.
.

.
"Brasil correndo a toda velocidade rumo ao passado! Sociedade que solapa sonhos da juventude comete o pior dos crimes! Nunca a juventude brasileira teve uma oportunidade como esta. Nunca a ciência brasileira foi tão oxigenada por novos ares e novas visões", escreveu Miguel Nicolelis, um dos mais premiados cientistas brasileiros.  Apesar da tristeza, tenho esperança de que o programa Ciências sem Fronteiras seja retomado em algum momento.  O programa foi criado em 26 de julho de 2011 pelo governo Dilma, para incentivar a formação acadêmica no exterior, oferecendo bolsas de iniciação científica e incentivando projetos científicos em universidades de excelência em outros países. - BRASIL 247 02.04



.




.







quinta-feira ... 06


06.04 UDF / LEA-café é um evento semestral promovido pela Quimera! É muito divertido e uma boa oportunidade para comprar vários livrinhos a um preço bem em conta! Vai ser no UDFinho

06.04 LANÇAMENTO de LIVRO no Caper Diem: A ALQUIMIA DA TEMPESTADE de D.G. DUCCI
.
06.04, 19h30 AL/ Palestra com Mônica Ximenes na Livraria Leitura no Parque Shoppng em Maceió
.
06 e 07.04 PUC-GO apresenta II Colóquio Psicologia Sócio-Histórica e o Contexto Brasileiro
.
06.04 Clube de Leitura #LEIAMULHERES na LIVRARIA CULTURA (CP): ‘’A História do Amor’’ de NICOLE KRAUSS
‘’A História do Amor’’
Neste romance, um jovem judeu polonês escreve um livro sobre o amor e a existência, mas é obrigado a deixá-lo para trás, junto com a paixão que o inspirou, quando a Polônia é tomada pelos nazistas. Décadas depois, o livro reaparece para unir personagens muito diferentes - Leo Gursky, um imigrante em Nova York; Litvinoff, um professor no Chile; Alma Singer, a filha de uma tradutora literária; Isaac Moritz, escritor americano. Em diferentes vozes, cada uma com seu ritmo e sintaxe, 'A história do amor' gira entre ritos de iniciação e acaso.
.
06.04 SENADO/ CDH debaterá efeitos da Reforma da Previdência para os policiais
.
06 a 08.04 UFG/ Centro Cultural realiza oficina e sarau brevidades
O Núcleo de Intercâmbio e Ações Educativas do Centro Cultural UFG (CCUFG), em parceria com a professora Alice Fátima Martins, da Faculdade de Artes Visuais da UFG, convida todos os interessados em arte, fotografia e poesia, para fazer um exercício de criação, no qual serão produzidas narrativas poéticas a partir de fotos pessoais e também fotos de outras pessoas. A intenção é que as narrativas não sejam descrições das fotografias, ou estejam a elas atreladas, mas que dialoguem com elas, a partir da memória ou da imaginação. Os participantes devem levar fotografias impressas de seu acervo pessoal, com preferência aquelas que estejam impregnadas de afetos ou instiguem a imaginação.
.



.
.

“A democracia no Brasil é uma exceção, a regra é o autoritarismo", alerta o economista Márcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas -  Em debate no  I Seminário  " Contra a crise, pelo emprego e pela inclusão", parte do Simpósio SOS Brasil Soberano, realizado na última sexta-feira, realizado pelo SENGE/RJ (31/3), no Rio de Janeiro.  - BRASIL DE FATO 03.04.17
.







sexta-feira ... 07
.
.

MinC lança Atlas Econômico da Cultura Brasileira - CULTURA.gov.br 06.04

07.04 lançamento do meu novo livro "Meu Deus, mas que cidade linda".
Local: Galeria Olho de Águia - Cnf 01 Ed. Praiamar - Bloco D loja 12 – Taguatinga
.
07.04 Lançamento do livro “Homens e suas masculinidades”
Autor: Carlos Silvan Data: 07 de Abril. Horário: 18h:30min Local Livraria Sebinho
.
07.04  Canto nordestino
Leve é o nome do CD e DVD que Flávia Bittencourt lança em show hoje, às 20h, no Teatro dos Bancários (Entrequadra 314/315 Sul). A cantora maranhense interpreta músicas compostas por grandes nomes da música nordestina como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Raimundo Fagner e Chico Science. No hall do teatro, o público pode apreciar também a exposição fotográfica de Meireles Júnior, que retrata as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses registradas no livro Sobrenatural. Classificação indicativa livre.
.


.


.





)




♫______




sábado ... 08
.
08.04  Lançamento de livro
A livraria Cultura do Iguatemi Shopping sediará o lançamento do livro O divino é amor. O evento ocorrerá em 8 de abril, das 16h às 19h30, com uma tarde de autógrafos com a autora Mataji Sutra Maha Devi.
.
08.04 Um craque da MPB
Na adolescência, Djavan trocou o futebol pela música. Melhor para os brasilienses, que poderão ver, sábado, o show Vida pra contar
.
08.04 Elis vive
A memória da maior intérprete da música popular brasileira vai ser reverenciada no show Elas cantam Elis amanhã, às 11h, no Clube da Bossa (Teatro Sílvio Barbato do Sesc/ Edifício Eurico Dutra/Setor Comercial Sul). As cantoras Ana Donizete, Jô Alencar e Lúcia de Maria vão passear por repertório que inclui canções imortalizadas pela Pimentinha, como Atrás da porta e Folhas secas. Entrada franca. Classificação  livre.





.




 






.








domingo ... 09
.
.

.
.




.

 


Leia mais: 
www.acontecendodfdoedu.blogspot.com.br
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.
.


    

Leia ACONTECE EM GOIÂNIAwww.encontroculturalgo.blogspot.com                  

  






     



... em  VOGA: 


.
.
POLÍTICA
'Aventureiros levam vantagem para 2018', afirma Haddad, ex-prefeito de São Paulo. Evita críticas a sucessor e diz que Ciro "é quadro preparadíssimo" - VALOR ECONÔMICO 04.03

Alemanha financia centro de estudos de humanidades em São Paulo - FOLHA SP 03.04.17

Justiça anula concurso para Procurador da República por não ter cotas para negros - ESTADÃO 29.03
.
ABRIL a NOV/17 Roda de Leitura do Sebinho 2017
Objetiva o incentivo à leitura e uma familiarização maior com a literatura. A ideia é que olhares diversos sobre um mesmo texto tende a enriquecê-lo e a fazê-lo mais significativo para o leitor. Para fazer parte da roda de leitura basta que leia as obras indicadas e comparecer ás reuniões nos dias marcados. Os encontros acontecem sempre as 19h na Livraria Sebinho.
Ciclo William Shakespeare: 25/03/2017 – Hamlet  - 29/04/2017 – Otelo  - 27/05/2017 – Macbeth - 24/06/2017 – Rei Lear
Ciclo Literatura Alemã: 29/07/2017 – Os Sofrimentos do Jovem Werther de Johann Wolfgang von Goethe
26/08/2017 – Morte em Veneza de Thomas Mann
30/09/2017 – O Processo de Franz Kafka
28/10/2017 – O Jovem Törless de Robert Musil
25/11/2017 – Jakob von Gunten de Robert Walsen
.
Até ABRIL/17 Centro Universitário Estácio de Brasília oferece um curso on-line de economia. A formação ficará disponível no site www.voceaprendemais.com.br até abril. Serão abordados assuntos como microeconomia e macroeconomia
.
Até 24.04 (insc) UnB/ SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA -  2017. Poderão se candidatar ao ingresso por via do Sistema de Cotas de Ação Afirmativa os/as candidatos/as negros/as ou indígenas que sejam socialmente reconhecidos/as como tais.
.
Até 07.05 (insc) UFG/ VI Seminário Científico sobre Agricultura Familiar (07 a 10.06), que integra a programação da Agro Centro-Oeste Familiar 2017. Na programação estão seminários temáticos e científicos, cursos e oficinas, além de apresentações culturais e exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar.
.
Até  10.05 PETROBRÁS apresenta 4o. Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras - PREMIOAFRO.org
.
Até  12.06 13ª Bienal de Sharjah
A Bienal de Sharjah, fundada em 1993, promoveu uma plataforma fundamental para artistas contemporâneos nos enclaves conservadores do Oriente Médio. A 13ª edição da Bienal é organizada por Christine Tohmé, diretora fundadora da Ashkal Alwan (Associação Libanesa de Artes Plásticas sem fins lucrativos) de Beirute. A exposição deve incluir obras de mais de 50 artistas internacionais, sob o tema “Tamawuj”, expressão em árabe que significa a ascensão e queda em ondas ou aparência ondulante.

.



 __  _  




  




Circulando em Brasília, em  
07.04/17
.
SEXTA-FEIRA
.
 _     Hoje   _    eu quero a rosa mais linda que houver  _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.
Até 17.04 CCBB-DF/ CINEMA
JEAN COCTEAU: O TESTAMENTO DE UM POETA
.



Cine Brasil (estreia)
.
Eu te levo
(Brasil, 2014, drama, 80min. Não recomendado para menores de 12 anos). De Marcelo Müller. Com Anderson Di Rizzi, Rosi Campos, Giovanni Gallo. Após a morte do pai, Rogério, que é um cara calado e roqueiro, tem que definir o que fazer da vida. Ele decide, então, entrar no Corpo de Bombeiros. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 8, às 15h30 e 19h30.

A glória e a graça
(Brasil, 2015, drama, 97min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Flávio Tambellini. Com Carolina Ferraz, Sandra Corveloni. Glória é uma transexual bem-sucedida, mas que vive distante da irmã, Graça. Quando Glória descobre que a irmã está com uma doença terminal, elas unirão forças para reaproximar a família. Libertações transbordam da relação da vitoriosa Glória com a fragilizada Graça. Numa toada que privilegia situações simples da vida. HHH. (RD). Cine Cultura Liberty Mall 4, às 14h40 e 18h40. Kinoplex ParkShopping 8, às 14h20 e 16h20. Cinemark Pier 5, às 15h50 e 21h40. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 8, às 17h30 e 21h20.


(em cartaz)

Travessia
(Brasil, 2016, drama, 90min. Não recomendado para menores de 16 anos). De João Gabriel. Com Chico Diaz, Caio Castro. Roberto acabou de perder a esposa e tem um relacionamento ruim com o filho. Um dia, embreagado, ele atropela um menino e agora terá que prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.
.
Era o hotel Cambridge
(Brasil, 2016, documentário, 93min. Não recomendado para menores de 12 anos). De Eliane Caffé. Com Carmen Silva (II), Isam Ahmad Issa, José Dumont. Um grupo de refugiados recém-chegados ao Brasil tem que dividir o espaço de um prédio antigo com um grupo de sem-teto.



.












Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.
Eventos da área de Letras/Linguística:

         




            

 






                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br
 .




 .

    


 

.
Exposição de Arte

.




Até 02.04 Poema 193
Complexo Cultural Funarte Brasília (Eixo Monumental). Até 2 de abril, de terça a domingo, das 10h às 21h. Exposição desenvolvida pelo artista plástico Diego de Santos, convida o público a ativar a própria vivência sensorial e estética, por meio de desenhos, fotografias e vídeos. Entrada franca. Informações: 3322-2076. Classificação indicativa livre.

Até 03.04  Cícero Dias — Um percurso poético
Centro Cultural Banco do Brasil (Sces, Tc. 2, cj. 22; 3108-7600). Até 3 de abril, de terça a domingo, das 9h às 21h. Exposição com a obra de Cícero Dias, que contextualiza sua história, evidencia a relação do artista com intelectuais brasileiros e a participação do artista no circuito de arte europeu. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.
Até 07.04  IMAGÉTICA - Exposição Internacional de Poesia Visual em CENTRO CULTURALBANCO DO BRASIL em BSB
.
Até 08.04 Exposição gratuita
Fundação Athos Bulcão expõe fotomontagens produzidas pelo artista entre 1949 e 1954. São 26 imagens nas quais o multiartista flerta com o surrealismo. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 17h, até 8 de abril. Endereço: CLS 404, Bloco D, Loja 1. Informações: 3322-7801 e www.fundathos.org.br.
.
Até  30.04 Exposição Pirajá - Renato Morcatti no Museu Nacional







EM GOIÂNIA:


-_
.





“INOVAR É SONHAR”




___








.
Vivencie BSB & GYN
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  






Está por vir  em Brasília …
♪ _   

___          _____





.
10, 11 e 12.04 Curso de Literatura Infantil Com Tino Freitas em Livraria Sebinho. Durante o curso, são apresentados mais de 30 livros. Curso para, no máximo, 15 alunos.
.
11.04 OAB-DF/TAGUATINGA/ Palestra “  Os Impactos do Novo CPC no Código de Processo Penal “. Palestrante: Juiz do Tribunal do Júri - João Marcos Guimarães Silva
.
11.04 a 28.05 MUSEU NACIONAL apresenta Exposição Sobre linhas, membranas e fronteiras
.
11.04 Correio Braziliense promove, em 11 de abril, um seminário que vai discutir os desafios hídricos e os preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água, em abril de 2018.

12. 04 LIVRO: CERTAS COISAS CERTAS de  FILEMON FÉLIX DE MORAES
.


13.04 Estreia nos CINEMAS, no dia 13 de abril, "Martírio", premiado filme que traz o testemunho e a memória de mais de um século da omissão frente ao genocídio dos Guarani e Kaiowá no Mato Grosso do Sul. Dirigido pelo cineasta e indigenista Vincent Carelli, em colaboração com Ernesto de Carvalho e Tita, o filme vale-se de arquivos históricos e de imagens produzidas pelo diretor junto aos indígenas ao longo de 10 anos. - Quilombo UnB - Diretório Negro 27.03
.
15.04 AL/ 1º União Festival Penedo
.
16.04 1ª Meia Virada Cultural do Gama em Brasília
.
18.04 OAB-DF/ Lançamento do Livro: “Estratégias de Sucesso para a Advocacia&
Seção de autógrafo Dr.ª Erika Siqueira
.
24.04 OAB-DF/ Seminário: A aplicação de juros no Brasil
.
24 e 25.04 Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica (JILAC) - UnB, Brasília

26 a 30.04  1º Festival Itinerante de Dança e Vídeo 2016/17.
O evento será realizado entre os dias 26 e 30 de abril de 2017 na Vila Cultural Cora Coralina e em alguns parques de Goiânia.- dolhar.com.br
.
27.04 Lançamento do livro Poemas ao Desabrigo
Público · Organizado por Escritor Raul de Taunay - Local:  Embaixada Da India - SHIS Ql, 8 cj 8.

27.04 a 15.05 43ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires
.
28 a 30.04 PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA 2017
  Os vencedores serão revelados durante as cerimonias de premiação do PPM, que acontecerá no Clube Cota Mil
Além da premiação em si, o PPM 2017 brindará o público com uma programação estimulante composta de showcases, workshops, talkshows, homenagens e rodadas de negócios em três noites de congraçamento deste importante mercado criativo, econômico e cultural. 
.
28 e 29.04 Prêmio Profissionais da Música 2017 em BSB
.
02.05 Lançamento livro em LIvraria Cultura (CP):  ''Autismo - O cinza e as outras cores'' de Olga Hosken.
.


03 a 05.05 UEG/ ITAPURANGA/ XVI Semana de História e o I Colóquio Internacional de História e Movimentos Sociais. O objetivo é pensar a realidade dos movimentos sociais na América Latina e no Brasil.
.
08 a 14.05 GYN/  FESTIVAL BANANADA 2017 no Centro Cultural Oscar Niemeyer
.
15 a 17.05 UnB/FESTIVAL
Conversa científica
O Festival Pint of Science, idealizado para divulgar a ciência à população de forma descontraída, na mesa de bares, cafés e restaurantes. O evento é gratuito e os interessados pagarão somente aquilconsumirem nos locais em que acontecerão as conversas científicas. Mais de 20 cidades brasileiras participam do festival, incluindo Brasília. A programação oficial será disponibilizada no dia 27 de março na página do evento.
Mais informações: www.pintofscience.com.br
.
19.05, 09 h  2° Seminário Professor: transformador da sociedade no ParlaMundi da Legião da Boa Vontade em BzB   O encontro tem como objetivo discutir a saúde física, psíquica e emocional do docente, bem como seu papel na formação cultural, política, social e intelectual de crianças e jovens.
.
25.05 AL/ Congresso Brasileiro de Psicologia
Centro De Convenções Teatro Gustavo Leite · Maceió
.
05 a 10.06 I Semana Nacional de Arquivos em Maceió/AL
.
10.06 FGV/ SP Ciências Sociais e História
Nova edição do Ateliê do Pensamento Social debate os ‘Intérpretes do Brasil’
Os palestrantes se debruçarão sobre autores referenciais do ensaísmo social e do moderno romance brasileiro, com especial atenção às ficções regionais de Érico Veríssimo, de Jorge Amado e de José Lins do Rego nas décadas de 1930 e 1940.
O Ateliê do Pensamento Social é uma iniciativa anual do Laboratório de Pensamento Social (LAPES) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) que reúne docentes, mestrandos e doutorandos das áreas de História e Ciências Sociais para debater sobre aspectos centrais do pensamento social do Brasil. A próxima edição do evento ocorrerá em setembro, na cidade de São Paulo, e os interessados em participar têm até 10 de junho para submeter seus trabalhos.
.
27 a 29.09 Centro de Estudos Celso Furtado apresenta XVI Congresso Internacional do FoMerco - Fórum Universitário Mercosul"



















 + destaques do Edu:


.
.
 
Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade por  edusoares@uol.com.br

.
.


.
" A corrupção tem origem na cobiça e no interesse próprio. Além disso, boa parte dela se deve ao impulso de favorecer amigos e familiares. Esse tipo de tendência tem sua raiz, ao menos em parte, na empatia. " - diz psicólogo canadense Paul Bloom, autor de livro recente em que ataca a noção de empatia, diz que a identificação com sentimentos e aflições de terceiros não deve nos servir de bússola moral. Sentir a dor do outro, segundo ele, embaralha nosso julgamento, conduzindo a respostas irracionais. - "Against Empathy: The Case for Rational Compassion" (Ecco)  -   em entrevista a FOLHA SP 26.03 (ilustríssima)




FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   


“A literatura é o laboratório do possível.”
Ricardo Piglia





Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
.
MINC/ Novas regras da Rouanet ampliam fiscalização e transparência e descentralizam acesso à Cultura. As novas normas evitam a concentração por proponente (pessoa física ou jurídica que apresenta o projeto), por região do país, por projeto e por beneficiário (público que consome cultura).  - CULTURA.GOV.BR 21.03
.
Ruth Rocha lança caixa com quatro livros infantis, em coautoria com o artista Otávio Roth
Escritora publica dois textos inéditos na coleção 'Coisinhas à Toa Que Deixam a Gente Feliz' - ESTADÃO 18.03
.
Autobiografia revela a formação literária do poeta Ferreira Gullar
Projeto inclui DVD do documentário 'O canto e a Fúria', feito pelo seu amigo Zelito Viana há 20 anos - ESTADÃO 16.03

Lançamento
Ministra Regina Helena Costa do STJ lança  pela Editora Saraiva, a sétima edição do Curso de Direito Tributário – Constituição e Código Tributário Nacional  - STJ.jus.br MARÇO/2017


MPF/5a. REGIÃO/ Curta-metragem “Pedro Jorge: uma vida pela justiça” está sendo produzido pela Procuradoria Regional da República da 5ª Região, segunda instância do Ministério Público Federal com sede no Recife, e pela Universidade Católica de Pernambuco – MPF.mp.br 10.02
.
LIVROS »
Em todos os gêneros
Escritores e editoras especializadas se empenham em aumentar a presença e a representatividade trans na produção literária
Uma questão de jeito
De Roberto Dias, Editora: Produção independente
Livro ainda em processo através de plataforma
on-line, Gratuito no site https://www.wattpad.com/354095730-uma-questao-de-jeito-um-pequeno-romance-de

ELEITORAL
Procuradoria-Geral Eleitoral planeja audiências públicas para combater candidaturas fictícias de mulheres
 Objetivo é evitar a prática da irregularidade nas próximas eleições e fomentar a participação feminina na política - http://www.mpf.mp.br/


15 livros que irão mudar a sua vida.
https://www.linkedin.com/pulse/15-livros-para-mudar-sua-vida-matheus-de-souza
.
CIÊNCIA/UOL/ Site reúne línguas e sotaques do mundo; conheça iniciativas brasileiras - FOLHA SP 01.03
.
LANçAMENTO »
Para leitores empoderados
Livro Histórias de ninar para garotas rebeldes e HQ sobre o uruguaio Eduardo Galeno fazem sucesso no mercado -
Histórias de ninar para garotas rebeldes
De Elena Favilli e Francesca Cavallo.
Tradução de Carla Bitelli, Flávia Yacubian & Zé Oliboni. VR Editoras, 220 páginas. R$ 99,90.
Anti-heróis:
Eduardo Galeano para meninos e meninas
De Nadia Fink e Pitu Saá. Sur, 26 páginas. Preço: R$ 25.-  CORREIO BzB 28.02
.
Livros eletrônicos têm imunidade tributária, decide Supremo - REVISTA CONSULTOR JURÍDICO  08.03
.
" Reforma da Previdência foge da realidade brasileira, dizem associações "  Associações nacionais dos Defensores Públicos Federais (Anadef) e dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco) .

.
LEITURA
A trajetória de Honestino
A Editora UnB lança o livro Paixão de Honestino, de Betty Almeida, que relata a trajetória do líder estudantil Honestino Guimarães em sua luta por democracia. A obra está disponível para compra no site da editora e também nas lojas físicas, localizadas no campus Darcy Ribeiro e na SQN 406.
Mais informações: www.editora.unb.br | 3107-1245



FEV/2017   FGV/Institucional
IPEA seleciona pesquisadores da FGV para contribuir com projeto ‘Desafios da Nação’
"O projeto reúne especialistas que terão como objetivo a análise e apresentação de propostas de melhorias nas mais variadas áreas. No campo tributário, a ideia é apresentarmos um diagnóstico dos problemas e as bases para um projeto de reforma que melhore o sistema tributário do país", destaca a professora Melina. - FGV.br 23.02.17
.
CNJ premia práticas inovadoras com foco em conciliação
“Hoje, aqui, temos a oportunidade de premiar as boas práticas que buscam fazer que a Justiça realmente se concretize no seio da sociedade”, disse a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, na entrega dos prêmios aos vencedores do Prêmio Conciliar é Legal de 2016. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (14/2), durante a 34ª sessão extraordinária do CNJ.  CNJ.jus.br 14/02
.
Acadêmica e escritora Nélida Piñon, Secretária-Geral da Academia Brasileira de Letras, viaja para a Argentina no mês de abril deste ano. Participará da 43ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires - ACADEMIA.org.br
.

Morre o pensador búlgaro Tzvetan Todorov aos 77 anos
Considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos, Tzvetan Todorov morreu em Paris nesta terça-feira (7/2). Nascido e criado na Bulgaria, o filósofo estudou filosogia na Universidade de Sofia, sua cidade natal. Todorov se mudou para a França em 1963, onde morou até a morte, aos 77 anos.
Tzvetan foi orientado pelo famoso sociólogo Roland Barthes em sua tese de doutorado, Literatura e significação (1967) e publicou no Brasil as obras A gramática do Decameron (1969), A conquista da América (1982) e Os inimigos íntimos da democracia (2012).
Com obras de temas atuais, o pensador búlgaro abordava temas como xenofobia e falta de pluralismo nas democracias atuais em obras, como A experiência totalitária (2010) e O medo dos bárbaros (2008), levantando o ponto de vista do imigrante, ele mesmo era na França. - CORREIO BzB 07.02.2017
07 - Começa a circular o Farol Paulistano, primeiro jornal de São Paulo, em 1827
.
Direito Rio lança segundo volume de livro sobre superendividamento dos brasileiros
Um raio-x da população endividada no país. A Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio) acaba de lançar o segundo volume do livro “Superendividamento no Brasil”. A obra, fruto de pesquisa dos professores Antônio José Maristrello Porto, Danielle Borges, Melina de Souza Rocha Lukic e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio, tem entre seus objetivos dar uma ideia mais clara da capacidade de pagamento das famílias e quais são os fatores determinantes do superendividamento dos consumidores de crédito. FGV 07.02
.

UFG desenvolve olho eletrônico para pessoas cegas
Aplicativo objetiva descrever situações em tempo real para que deficientes visuais possam se localizar com facilidade
Texto: Vinícius Paiva
Com a finalidade de facilitar o cotidiano e gerar autonomia de locomoção e localização para deficientes visuais, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu o Deep Vison – Olho Eletrônicdescreve ambientes para pessoas cegas. O aplicativo funciona a partir dos comandos de voz “veja” ou “tem aqui?”, que acionam a câmera do dispositivo, fotografando uma situação e, em seguida, detalha especificadamente por meio de um áudio o ambiente em que o usuário se encontra. - UFG 27.01.16




" Brasil é o 10º país mais desigual do mundo,"  diz ONU  - O GLOBO 21.03

" Empatia piora o mundo", diz psicólogo canadense Paul Bloom, autor de livro recente em que ataca a noção de empatia, diz que a identificação com sentimentos e aflições de terceiros não deve nos servir de bússola moral. Sentir a dor do outro, segundo ele, embaralha nosso julgamento, conduzindo a respostas irracionais. - "Against Empathy: The Case for Rational Compassion" (Ecco) -   em entrevista a FOLHA SP 26.03 (ilustríssima

 _____

.








.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



 .   
.

EM EVIDÊNCIA






Até JULHO/17 CCBB/DF IDEIAS
Literaturas Encontros com Autores da Nova Literatura Brasileira
O projeto Literaturas reúne até julho, sempre na penúltima segunda-feira de cada mês, alguns dos mais importantes nomes da novíssima literatura brasileira, que têm hoje entre 30 e 40 anos. O primeiro encontro é com o romancista João Paulo Cuenca, que ministra uma oficina literária e, em seguida, participa de bate-papo com Paulo Paniago e o ator Luiz Felipe Ferreira, que lerá trechos de suas obras. informações: textointermidia@textointermidia.com.br.
.
Até  07.04 CÂMARA/ Educação
Câmara abre inscrições para o mestrado profissional em Poder Legislativo
.
Até 07.04 PUC/GO (insc) Curso de extensão E-commerce: A Nova Era do Comércio Digital ministrado pela Professora Especialista Aline Alves Neiva.
.

Até 10.04 (insc) I ANTOLOGIA DA ACADEMIA TAGUATINGUENSE DE LETRAS (ATL)
.
Até 13.04 Semana da Francofonia 2017: Convite para a mesa-redonda sobre o tema "A evolução da linguagem no mundo digital".
Como o uso das novas tecnologias de comunicação está influciando. ou mesmo mudando a forma como nos comunicamos?
.

Até 13.04 AL/Teatro Deodoro é o Maior Barato abre inscrições para 18ª edição.
Áreas  de teatro, dança, circo e música, sendo popular ou erudita.
.

Até 13.04 Semana da Francofonia 2017: Convite para a mesa-redonda sobre o tema "A evolução da linguagem no mundo digital".
Como o uso das novas tecnologias de comunicação está influciando. ou mesmo mudando a forma como nos comunicamos?
.
Até 16.04 AL/ Galeria GAMMA recebe a exposição “Menu Degustação”- O objetivo é provocar os sentidos do público, inclusive o paladar.
.
Até 29.04  Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional - FECI  e Casa do Poeta Latino-americano apresenta “SPORT CLUB INTERNACIONAL” de Contos, Crônicas, Poesias e Histórias do Inter.
TEMAS: ESPORTE E LIVRE.
- Livre qualquer tema para Contos, Crônicas e Poesia.
-Esporte, para Histórias do Inter.
  Data da premiação: 23/06/2017 - facebook.com/feci.internacional
.


Até 24.07 Projeto Literaturas
No CCBB. Os encontros acontecem mensalmente no CCBB (SCES Tr. 2). A entrada é franca e, para as oficinas, a classificação indicativa é 16 anos.
.
Até 31.07.17 (insc) Prêmio Funpresp-Jud 2017.
Serão duas modalidades, uma para concurso de frases e outra para campanha de adesão.
Essa modalidade tem por objetivo estimular a participação e a reflexão da sociedade em relação à importância da previdência complementar, destacando sua importância para o servidor público.
.



ALÔ AMANTES DA CULTURA
PROCURO PARCEIROS PARA  PROJETO CULTURAL.

     



Inovar é quebrar a rotina






FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   





Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
LIVROS
Preço sobe e faturamento de livrarias cai 9,2% em 2016 no Brasil - FOLHA SP 16.01
.
LIVRO "Protesto" do Sociólogo James M. Jasper analisa atuações e dilemas e no mundo
Um guia claro e acessível para entender o profundo impacto dos movimentos sociais em nossas vidas.
Explica os conceitos centrais e os dilemas comuns na organização e atuação dos grupos engajados, por mais diferentes que sejam as circunstâncias de cada um. Usando como referência protestos que impactaram o mundo, o livro aborda temas como recrutamento, infraestrutura e tomada de decisão, além de caracterizar o contexto em que surgem as manifestações. James M. Jasper – estudioso da dimensão cultural dos movimentos sociais – sustenta que, para entendermos a dinâmica desses grupos, é fundamental captar os significados e sentimentos culturais que produzem.  - SARAIVA.com.br JAN.17
.
Espaço Imaginário Cultural
Endereço: Qr 103 Samambaia Sul, Brasília    /   Telefone: (61) 3013-
1610   /   Atividades: teatro adulto e infantil, oficinas de arte, saraus, apresentações, sala de ensaio – CORREIO BzB 04.01
.
Doação
O Projeto Cultura no Ônibus precisa de doação de livros. Para ajudar, é preciso levar as obras ao Espaço Cultural na Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma Inferior), ao Terminal Rodoviário de Sobradinho II, à Rodoviária de Sobradinho I e à Rodoviária de Planaltina e colocá-los nos porta-livros do projeto, nos ônibus da Viação Piracicabana. Informações: 99207 9279 ou acoimbra@piracicabanadf.com.br.
.
Bomba-relógio
Massacre de Manaus é resultado do punitivismo

Ministros, juízes e advogados concordam que assassinato de 60 presos tem sua origem em um sistema Judiciáriacredita no encarceramento como fórmula mágica para a criminalidade. – REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 03.01

MEC/ Plataforma ajudará a reduzir evasão na Bolsa-Família
O MEC vai reforçar o acompanhamento dos jovens que integram a Bolsa-Família. Uma plataforma virtual vai reunir dados sobre a trajetória dos alunos faltosos.
.

Espaço Imaginário Cultural
Endereço: Qr 103 Samambaia Sul, Brasília    /   Telefone: (61) 3013-1610   /   Atividades: teatro adulto e infantil, oficinas de arte, saraus, apresentações, sala de ensaio – CORREIO BzB 04.01
.
Doação
O Projeto Cultura no Ônibus precisa de doação de livros. Para ajudar, é preciso levar as obras ao Espaço Cultural na Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma Inferior), ao Terminal Rodoviário de Sobradinho II, à Rodoviária de Sobradinho I e à Rodoviária de Planaltina e colocá-los nos porta-livros do projeto, nos ônibus da Viação Piracicabana. Informações: 99207 9279 ou acoimbra@piracicabanadf.com.br.
.
Bomba-relógio
Massacre de Manaus é resultado do punitivismo
Ministros, juízes e advogados concordam que assassinato
de 60 presos tem sua origem em um sistema Judiciáriacredita no encarceramento como fórmula mágica para a criminalidade. – REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 03.01

MEC/ Plataforma ajudará a reduzir evasão na Bolsa-Família
O MEC vai reforçar o acompanhamento dos jovens que integram a Bolsa-Família. Uma plataforma virtual vai reunir dados sobre a trajetória dos alunos faltosos.
.
UFG cria testes rápidos para revelar resíduos agroquímicos em alimentos – UFG.br 29.12
 - 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Cientistas veem corte de R$ 1,7 bilhão
Em vez de presente em 2017 no setor de Ciência & Tecnologia, por causa de adequações no orçamento, brasileiros terão de conviver com suspensão de projetos de inovação e de milhares de bolsas de pesquisa. Pasta afirma que pretende reverter a situação - CORREIO BzB 29.12
.
CÂMARA/ EDUCAÇÃO E CULTURA
Comissão de Educação aprovou, no último dia 7, o Projeto de Lei 2822/15, que inclui o ensino de primeiros socorros no currículo dos alunos da educação básica.
.

Lima Barreto, HOMENAGEADO da FLIP 2017
 Negro, pobre, marginalizado, alcoólatra, interno de hospícios – e um gênio. Um dos mais importantes escritores da história do Brasil, o carioca Afonso Henriques de Lima Barreto, ou simplesmente Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e O Homem que Sabia Javanês, entre muitos outros, será o próximo homenageado da Flip, a Festa Literária de Paraty, no anvem.
.




 _____

.




.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



 .   
.





ALÔ AMANTES DA CULTURA
PROCURO PARCEIROS PARA  PROJETO CULTURAL.

     



Inovar é quebrar a rotina




Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...