.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

.

 


 
                 
        

.
.

.
Pequena fábula sobre a inveja

Para Natasha Curtes

O jaburu fala mal do pavão,
porque a beleza o incomoda.

O pavão fala mal do tucano,
porque não sabe voar.

O tucano fala mal do sabiá,
porque não sabe cantar.

E o sabiá, por sua vez,
não fala mal de ninguém...

João Carlos Taveira,
do livro inédito Biografia do instante






 
 

 

19.11 ...  20 ... 25.12/2016
terça-feira
.

♫ 
ótimo
fim de semana
e
 viva a cultura!

.

                    ♫ 

" E não importa se o ato foi cometido por um homem mentalmente perturbado, um lobo solitário com intenções assassinas ou por grupo inteiro com motivos fundamentalistas: ele atinge o seio da sociedade livre. Ele atinge a sociedade receptiva e tolerante.
Ele atinge, com o mercado de Natal, também um símbolo cristão, uma expressão da tradição e da identidade alemã e europeia. "    Angela Merkel, chefe do governo alemã, sobre atentado em Berlim que abalou e chocou a Alemanha. Doze pessoas morreram. Foi  dirigido contra um símbolo particularmente pacífico: o mercado de Natal, visitado por milhões de pessoas no período do Advento – aliás, não só por alemães, mas por pessoas de todo o mundo, que passeiam despreocupadas por algumas horas em alegria invernal e pré-natalina e querem esquecer um pouco o estresse cotidiano.


 __ 

Destaques  Sublimes futuros

06 a 08.03.2017 IV Congresso Internacional de Direito da Lusofonia, no Superior Tribunal Militar


.




_       
.


segunda-feira ... 19
.
.
19 a 21.12 UFG/ Cepae realiza I Seminário de Avaliação da Educação Infantil
.
19.12 UFG/ Seminário de Avaliação do Projeto Catadores Solidários, das 9h às 17h, no auditório da Faculdade de Educação (Praça Universitária). Voltado para os catadores de materiais recicláveis de Goiânia e de nove cidades do interior do estado, o projeto está em execução desde 2012, atendendo mais de 1.200 trabalhadores do ramo.

19 - Morte do escritor Rubem Braga, Rio de Janeiro, RJ, em 1990
.
19 a 21.12 UFG/ Cepae realiza I Seminário de Avaliação da Educação Infantil. Os objetivos do evento são entender o trabalho pedagógico em sua totalidade; socializar o trabalho pedagógico realizado na Educação Infantil; ressignificar novas concepções de sociedade, de ser humano, de criança, de aprendizagem e desenvolvimento na educação; discutir o percurso histórico da avaliação na Educação Infantil e a sua especificidade; e analisar a inter-relação entre os registros e os planejamentos realizados como procedimentos avaliativos.




terça-feira... 20

.
.
Até 13.01 Exposição Miguel Arraes 100 anos: Uma Trajetória de Luta pelo Brasil
Os cem anos de nascimento de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB, serão celebrados com programação especial em Brasília. Exposições e sessões solenes fazem parte do calendário de homenagens divulgado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), pela Fundação João Mangabeira (FJM) e pelo Instituto Miguel Arraes (IMA).
.
20.12 LANÇAMENTO de LIVRO em CARPE DIEM: AÇÃO FORMATIVA DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA
ORGS: LUCIANA E ELISÂNGELA

20 a 23.12 TEATRO: A autópsia de um beija-flor .  De Santiago Serrano. Direção de Sérgio Sartório. Com Sérgio Sartório e André Deca. No CCBB (SCES, Trecho 2). De amanhã até 23 de dezembro, às 20h. Dia 26, às 20h. Dias 28 e 29, às 18h30 e 20h. Entrada franca. Não recomendado para menores de 14 anos.

20.12 OAB-DF/ IV Seminário de Direito Previdenciário
.
20.12 Blues e Rock no Bar Brahma  com Haroldinho Matos, etc
.
20 - Morte do escritor cearense Joaquim Braga Montenegro, em Buenos Aires - Argentina, em 1979
.
UFG/ Professora da UFG entre os 10 mais importantes cientistas do mundo
Professora aposentada da UFG, Celina Turchi foi reconhecida pela revista Nature devido à investigação científica que relacionou a microcefalia em bebês à epidemia de Zika vírus
A professora aposentada da Universidade Federal de Goiás (UFG), Celina Maria Turchi Martelli, foi eleita pela revista Nature como uma das 10 cientistas mais importantes de 2016. A publicação britânica incluiu a médica na seleta lista de pesquisadores mundiais devido à investigação científica que relacionou casos de microcefalia em bebês com a epidemia de Zika vírus. Celina Turchi é goiana, graduou-se em Medicina na UFG e atuou como professora titular no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp). Atualmente, é pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fiocruz, em Pernambuco. - UFG.br 20.16
.
20.12 SENADO/ Com verba assegurada no Orçamento, Vale Cultura deve ser prorrogado / Palestra para servidores destaca resgate da ética no serviço público - senado.leg.br 20.12
.







quarta-feira... 21

.

.
21.12 LANÇAMENTO de LIVRO em CARPE DIEM: MANUAL DO LÍDER COACH
ORGANIZADORES: GUSTAVO GERSTEN E PAULO SAPHI
.

21 - Criação do INL - Instituto Nacional do Livro (hoje DNL - Departamento Nacional do Livro da FBN)

21 - Morte do jornalista, dramaturgo, escritor, Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, RJ, em 1980
.



quinta-feira...22


.
22.12 LANÇAMENTO de LIVRO em CARPE DIEM: MANUAL DO LÍDER COACH
AUTORA: FRANCI DIANI
.
22 - Morte do diplomata e escritor Pontes de Miranda (Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda) no Rio de Janeiro, RJ, em 1979






sexta-feira...23

.
.















♫______
ALÔ AMANTES DA CULTURA
PROCURO PARCEIROS PARA  PROJETO CULTURAL.

     




sábado ...24
.

.
24.12 UCB/  V Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho
.

30.12 a 03.01 E-Beach Music Festival em PIRENÓPOLIS/GO
.







domingo ... 25
.





Visite o bar GLÓRIA em GYN – samba todos os sábados, ao meio dia &  gafieira aos domingos à noite, 20 h.

.
.

 


Leia mais: 
www.acontecendodfdoedu.blogspot.com.br
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.
.
#comprelocal #compredopequeno #compredequemfaz #economiacolaborativa
Para quem vai comprar seus presentes de Natal, vai aqui uma sugestão: comprem os presentes de pequenas empresas e autônomos. Da vizinha que vende por catálogo, de artesãos que fazem bijuteria ou boa arte, da amiga que tem uma loja no bairro, do pasteleiro/doceira que faz doces artesanais, do rapaz que tem uma banca no mercado... Façamos o dinheiro chegar às pessoas comuns e não às grandes multinacionais. Assim haverá mais gente a ter um melhor Natal. Apoiemos a nossa gente! Se acha que é uma boa proposta, copie e cole no seu mural.


    
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:  www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

   


     



... em  VOGA: 


.
.
Até 30.12 Campanha de Natal – Livraria Sebinho
Deixe a sua vida mais leve neste Natal! Compartilhe brinquedos, roupas e livros às crianças da comunidade do Paranoá.
Estamos recebendo doações, e seu gesto de doação contribuirá para um Natal mais feliz!
A equipe Sebinho agradece e deseja à todos um feliz Natal!
.
Até 31.12 (insc.) PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA 2017 : 10 MOTIVOS PARA CONCORRER E PARTICIPAR DA EDIÇÃO DE 2017. Em 03 dias de evento, conta com uma programação variada composta por Workshops, Showcases, Talkshows, Exibição de Documentários Musicais e Cerimôniais de Premiação.

Até 10.01 (insc. ) UnB/ MESTRADO  em Governança e Desenvolvimento
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está com vagas abertas para sua primeira turma de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento.
.
Até 14.02 (insc.) UnB/ INTERCÂMBIO
Programa de apadrinhamento
Com o objetivo de apoiar os estudantes estrangeiros que chegam à UnB, o Programa de Apadrinhamento de Intercambistas abriu edital de seleção. Podem participar estudantes de graduação, servidores técnico-administrativos e docentes. A atividade é voluntária e busca promover a troca de ideias entre o participante e o aluno estrangeiro
.






 __  _  
Presitigie o FEITIÇO MINEIRO  em BSB:  
.




  




Circulando em Brasília, em  
20/12
(ótima terça-feira)

.
 _     Hoje   _    eu quero a rosa mais linda que houver  _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.

.
Exalte-se  com a programação do PERSONAL SAMBA em 00.12 (personalsamba.com.br):
.



“ Onde tem samba tem alegria “





Programe-se com Cine Cultura Liberty Mall
.

Cine Brasil
 .
ESTREIA
.
Magal e os Formigas
(Brasil, 2016, comédia, 90 min; não recomendado para menores de 12 anos). De Newton Cannito. Com Sidney Magal, Norival Rizzo e Zecarlos Machado. Aposentado e desacreditado da vida, João começa a receber visitas de Sidney Magal em um delírio. Assustado com a situação, ele descobrirá que sempre há o lado bom da vida. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 7, às 15h40 e 19h20.

Neruda
(Chile/Argentina, 2016, biografia, 110 min; não recomendado para menores de 14 anos). De Pablo Larraín. Com Luis Gnecco, Gael García Bernal e Mercedes Morán. O longa conta a história do poeta chileno Pablo Neruda, que no fim da década de 1940 foi perseguido após se juntar ao Partido Comunista. Cine Cultura Liberty Mall 1, às 14h50, 17h, 19h10 e 21h20. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 9, às 13h30, 15h30, 19h30 e 21h30.


EM CARTAZ

Aguaceiro
(Brasil, 2016, documentário, 152 min; verifique classificação indicativa). De Leonardo Villar, Felipe Caruzo. O documentário mostra a região serrana do Rio de Janeiro após a maior tragédia climática brasileira, que aconteceu em 2011.


O filho eterno
(Brasil, 2016, drama, 96 min; não recomendado para menores de 10 anos). De Paulo Machline. Com Marcos Veras, Débora Falabella, Uyara Torrente. Um casal aguarda ansioso a chegada do filho, porém as expectativas são abaladas quando eles descobrem que o bebê é portador de Síndrome de Down.

Galinha pintadinha
mini na telona
(Brasil, 2016, animação, 50 min, classificação indicativa livre). De Marcos Luporini, Marcos Patrizzi Luporini e Juliano Prado. Com Vera Lúcia Fuzaro, Marcos Patrizzi Luporini, Patricia Campos Marchiori e Hélio Rogério Duarte. Edição inédita da Galinha Pintadinha Mini, uma nova série. Cinemark Pier 9 (dublado), às 14h20 e 16h. Cinemark iguatemi 2 (dublado), às 14h20 e 16h.

Maresia
(Brasil, 2014, drama, 77 min; não recomendado para menores de 14 anos). De Marcos Guttmann. Com Júlio Andrade, Pietro Mario, Vera Holtz. Gaspar Dias é um perito em arte obcecado por Emílio Vega, um pintor desaparecido. Um dia, um homem apresenta um quadro para ser autenticado pelo especialista que seria do artista desaparecido.
.
.







JAZZ ou Blues, às quartas,  na  Galeria de arte HERMUCHE em BSB na 412 norte:  
.





Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.
Eventos da área de Letras/Linguística:

         


   

Acompanhe a AGENDA CULTURAL DO Clube do Choro em BSB 
            

 






EM EVIDÊNCIA


Até DEZ/16 - UEG/I Ciclo de Palestras de Geografia.
Com o intuito de discutir novas metodologias e debater a crise pela qual os cursos de Licenciatura têm passado no Brasil.
Os encontros serão realizados mensalmente, até o final de 2016, com convidados goianos e pesquisadores de universidades de outros estados.

Até 30.12 (INSC)  PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA 2017 - BRASÍLIA
.
Até  05.01 CCJF-RJ/ 2ª Bienal Internacional da Caricatura

Até 31.07.17 (insc) Prêmio Funpresp-Jud 2017.
Serão duas modalidades, uma para concurso de frases e outra para campanha de adesão.
Essa modalidade tem por objetivo estimular a participação e a reflexão da sociedade em relação à importância da previdência complementar, destacando sua importância para o servidor público.
.


                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br
 .




 .

    

.


 

.
Exposição de Arte

.



Até  16.12 Centro Cultural UFG inaugura mostra Diálogos Possíveis 3. Entre os artistas participantes, estão Juliano Moraes, Evandro Soares, Santhiago Selon, Helô Sanvoy, João Angelini, André Valente, Paul Setúbal, Rava, Dalton Paula, Selma Parreira, Rodrigo Flávio, José Rufino, Luiz Mauro, o coletivo Bicicleta Sem Freio, além do próprio Carlos Sena.
.
Até 31.12  Mostra Améfrica e casulo
CCBB (SCES tc. 2 lt. 22). Até 31 de dezembro, de quarta a segunda, de 9h às 21h. Trabalho da escultora Denise Milan sobre a mudança que o tempo e o ambiente fazem nas pedras. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.
Até 15.01.2017    Exposição Los Carpinteros
CCBB - Galerias I, II, Pavilhão de Vidro, Sala Multiuso e Vão Central (Sces Tc. 2, Lt. 22; 318-7600). De 2 de novembro a 15 de janeiro de 2017, quarta a segunda, das 9h às 21h. Mostra dos cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez composta por mais de 70 obras. Entrada franca. Classificação indicativa livre.






EM GOIÂNIA:
www.encontroculturalgo.blogspot.com

-_
.





“INOVAR É SONHAR”




___






.
Vivencie BSB & GYN
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  



O que está por vir  em Brasília …
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___          _____



DEZEMBRO
.
25 - Morte do do escritor romancista, abolicionista republicano, Raul de Ávila Pompéia, Rio de Janeiro, RJ, em 1895

25 - Morte do poeta e compositor Hermes Fontes, Rio de Janeiro, RJ, em 1930 .
.
26 - Nascimento do escritor e historiador Charles Julius Dunlop, em 1908
.
28 - Morte do escritor Otto Lara Resende, no Rio de Janeiro, RJ, em 1992
.
28 - Nascimento do escritor Inglês de Sousa (Herculano Marcos Inglês de Sousa), Óbidos, PA, em 1853
.
28 - Morte do poeta Olavo Bilac (Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac), Rio de Janeiro, RJ, em 1918
.
29 - Nascimento do poeta, político, desenhista e pintor expressionista Cândido Torquato Portinari, Brodósqui, SP, em 1903
.
29 - Morte do pintor, escritor, precursor do romantismo no Brasil, Manuel de Araujo Porto Alegre, Lisboa, Portugal, em 1879

29 - Nascimento do jornalista, escritor, político, fundador do Museu Histórico Nacional, Gustavo Adolfo Dodt Barroso, Fortaleza, CE, em 1888

29 - Nascimento do professor, diplomata, poeta, romancista e biógrafo Osvaldo Orico, em Belém, PA, em 1900


29 - Nascimento do escritor Jader Moreira de Carvalho, em 1901

30 - Nascimento do jornalista, escritor, folclorista e antropólogo, Luis da Câmara Cascudo, Natal, RN, em 1898

31 - Morte do professor, educador, político, poeta, ensaísta e tradutor, Abgar Renault (Abgar de Castro Araújo Renault), no Rio de Janeiro, RJ, em 1995








 + destaques do Edu:


.
.
 
Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade por  edusoares@uol.com.br

.
.

 Fala, zé HUMORpor José Carlos Vieira,  cronista, poeta e colunista de humor. Editor de Cultura na Correio Braziliense - josecarlos.df@dabr.com.br   (CORREIO BRAZILIENSE 16.10)
.





Siga-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   

Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
Atraso no pagamento de edital inquieta e mobiliza o setor cultura
Produtores cobram repasse de R$ 25 milhões prometido pela prefeitura para 2016 – O GLOBO 11.12

LIVROS E ARTES
A utilidade do inútil
Francês Philippe Starck diz que mundo passa por uma fase em que são necessárias profissões que salvam vidas - VALOR 12.12

Romance para a era moderna
Um dos escritores brasileiros mais populares da atualidade, Guilherme Fiúza lança O império do oprimido, romance usando a situação política contemporânea como pano de fundo. Para ele, o tema é pouco explorado e mal compreendido pela sociedade - O império do oprimido
De Guilherme Fiúza.
Editora Planeta, 352
páginas. R$ 44,90 - CORREIO BzB 07.12
.
LIVROS »
Questão humanitária
Processos migratórios são temas de obras literárias recentes, algumas como resposta aos conflitos geopolíticos atuais
_Rio-Paris-Rio
De Luciana Hidalgo. Rocco, 160 páginas. Preço: R$ 24,50 (impresso) ou R$ 16,50
(e-book).
.
_Mediterrâneos invisíveis: Os muros que excluem pobres e aprisionam ricos
De Cristovam Buarque. Editora Paz e Terra, 176 páginas. Preço: R$ 32,90.
.
_Imigrantes e mascates
Bernardo Kucinski. Companha das Letrinhas, 80 páginas.
Preço: R$ 44,90. - CORREIO BzB 07.12

UFG/ Workshop Medicina e Ciência da Dança ganha edição especial na revista "Movimenta" 
 Além de eventos culturais, no evento foram apresentados trabalhos de 35 pesquisadores do Reino Unido e do Brasil.
.
Lançamento em GYN
O escritor e músico Nilo Alves lançou o livro A Verdadeira Históra da Música Goiana, na Vila Cultural Cora Coralina. - O POPULAR GO 08.12

Lima Barreto, HOMENAGEADO da FLIP 2017
 Negro, pobre, marginalizado, alcoólatra, interno de hospícios – e um gênio. Um dos mais importantes escritores da história do Brasil, o carioca Afonso Henriques de Lima Barreto, ou simplesmente Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e O Homem que Sabia Javanês, entre muitos outros, será o próximo homenageado da Flip, a Festa Literária de Paraty, no ano que vem.
.
O câncer em verso e prosa
Médica, repentista e cordelista, a pernambucana Paola Torres lança um livro em que fala do ofício de cuidar. Na obra, pacientes do sertão cearense se transformam em personagens de cordel. - CORREIO BzB 04.12


Posse na AGL
Desembargador Itaney Campos foi empossado na Academia Goiana de Letras - Coluna Ana C. Rocha - O POPULAR 29.11

Acompanhe a origem e a evolução do samba, gênero musical centenário
Música afro-brasileira se tornou símbolo nacional, até perder o cartaz para o sertanejo - FOLHA SP 26.11
.
GO/MEIO AMBIENTE
Governo de GO finaliza estudo para ampliar a Chapada dos Veadeiros
Área preservada passaria de 65 mil para 249 mil hectares. Documento será analisado hoje por Marconi Perillo. Apesar de o projeto ser federal, precisa do aval estadual para ser implementado - CORREIO BzB 29.11


Dia da Troca de Livros em Goiânia
CÂMARA MUNICIPAL DE GYN aprova Dia da Troca de LIvros nas escolas de Goiânia. Todo dia 11 de agosto. - O POPULAR 22.11
.
Imortal
Desembargador Itaney Campos será empossado na cadeira de número 37 da Academia Goiana de Letras.
.
Projeto Casa Fora de Casa de GYN vence concurso do Encontro de Urbanismo Colaborativo realizado em Curitiba.
A proposta é que as áreas verdes do Setor Sul possam ser aproveitadas ao máximo pelos moradores do bairro e da cidade.
O Casa Fora de Casa é idealizado pela Sobreurbana, que atua colaborativamente com diferentes profissionais que desejam transformar a cidade. É um laboratório de arquitetura pública, de comunicação e de promoção cultural para desenvolver ideias e soluções para a cidade, através de um processo participativo e multidisciplinar. O POPULAR GO 21.11




.




 _____

.
ATENÇÃO
Vendo pequena casa em OLHOS D’ÁGUA, povoado de ALEXÂNIA-GO.
 LOTE de 12x30 com uma casinha com quarto, cozinha e banheiro. 
Edu – 99676 8991 (vivo e zapp) – R$ 55.900,00
.
Vendo mesa colonial R$ 850,00 (estilo inglêsa) e computador  MacPro R$ 2.500,00
.




" O   que anda às tontas acha o seu destino - mesmo que não seja o destino que se pretendia. "  Salomão Sousa. -  Poeta de Silvânia (GO), 10 livros publicados. Existo para a modernidade e viver na metrópole. - facebook.com/salomao.sousa


.
" O SUS não surgiu sozinho. Ele surgiu e se afirmou em um contexto geral de redemocratização do pais. Direito à Saúde só existe com Democracia.  
Carta Maior 13.12
.
" Não existe um único sonho no brasileiro. Cada classe social tem o seu. Na favela o sonho é a instrução ou comer. O sonho global do Brasil corresponde a se tornar uma nação capaz de dar um grande modelo de vida ao mundo."  Domenico De Masi, sociólogo, italiano, 78 anos,  na abertura  do Fórum do Amanhã, em Tiradentes (MG), em 24.11. O tema de sua mesa no seminário foi "Qual o sonho brasileiro?". Professor da Universidade La Sapienza, em Roma, De Masi é conhecido por conceitos como "ócio criativo" (aliar trabalho, estudo e lazer ao mesmo tempo)  FOLHA SP 27.11
.
" Eu tento tornar a música clássica acessível para todos. O gênero é muito mais que apenas Beethoven e Mozart. Mesmo que os grandes compositores sejam incrivelmente importantes, às vezes, você precisa fazer concertos com estilos diferentes de música para atrair nova audiência que, felizmente, acabam indo para Mozart e Beethoven. Eu tento planejar concertos com temas, qualquer tema, e escolher músicas que apelam para diferentes pessoas de formas diferentes. Se for tocada de maneira bela, qualquer um pode apreender alguma coisa de qualquer música. Outra coisa muito importante é tornar os clássicos acessíveis. Não devia ser uma forma de arte para as elites. E mais importante ainda é a ideia de que música clássica pode ser divertida. "   Jeffrey Sean Dokken, maestro norte-americano,   escolheu um repertório de música norte-americana para a apresentação que faz dia 13.12 à frente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS).  CORREIO BzB 13.12
.

" A ultraneoliberal PEC 55, implantada a toque de caixa, é resultado de um pacto entre os políticos acusados de corrupção e as elites hegemônicas brasileiras  " - Carta Maior 13.12

.
"Ao que parece, vem aí uma eleição indireta para presidente, tramada pela junta financeira em jantares caros pagos pelos juros imorais do seu cartão de crédito. Sim, a degradação institucional e a infâmia não têm limites nesse conchavo de oligarcas em que o Brasil se transformou. Contra isso, vale a pena lembrar: toda ação contra um governo ilegal é uma ação legal; a maior ilegalidade deste governo é temer seu próprio povo", escreve Vladimir Safatle, professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP,  sobre a atual situação do Brasil - BRASIL 247 16.12







.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



 .   
.



Inovar é quebrar a rotina

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...