.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sábado, 17 de setembro de 2016

.


 
                 
             
.

.
Grito de Libertação
.
Não aguento mais
Ser o que não sou,
Preciso ser o que sou.
Lobos carniceiros, malditos,
Exigiram de mim, exigem,
Ser o que não sou.
Dentro de mim grita quem
Realmente eu sou.
Preciso ser o que sou,
Não aguento mais
Ser o que não sou.
.
Marinalva Mota

 


 

 

12.08 ...  16, 17 e 18... 18.09 /2016
sexta, sábado e domingo

.

♫ 
ótimo   fim de semana e viva a cultura!
.
                    ♫ 

 
 __ 

"A Literatura obedece a leis inflexíveis: a da herança, a do meio, a do momento."  Hippolyte Taine, pensador determinista, metade do século XIX




Destaques Futuros sublimes

20.09 FNAC/BSB/ Lançamento de Livro - Imagem Masculina, de Alexandre Taleb. Venha saber mais e redefinir seu estilo!
20.09  Seminário Correio Braziliense Debate: Carga Tributária no Brasil
21.09 Lançamento de Livro   Casa Thomas Jefferson/EUA:  Os superdotados e o bullying, de Eunice Soriano de Alencar e Marcília Dalosto.
21 a 23.09 CNMP/ 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.
21 a 30.10  III Bienal Brasil do Livro e da Leitura – Brasília
21.09 CÂMARA/ COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.  _REQUERIMENTO  que requer a realização de audiência pública para discutir a inclusão das pessoas com transtornos mentais na Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência
22.09 ACADEMIA CRUZEIRENSE DE LETRAS/ PALESTRA com o Professor FILEMON FÉLIX: "FIGURAS E VÍCIOS DE LINGUAGEM"
29.09 SARAU CRUZEIRO EM LETRAS. Tema: MEIO AMBIENTE
01.10 5º Sarau Boca das Artes em Taguatinga
14.10 Comida & Arte apresenta: 2o. Sarau  Estrelas da Poesia Candanga - 410 norte
25 a 27.10 Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorrerá  em todas as bibliotecas que compõem o SiBI.




_       
.



segunda-feira ... 12
.
.
12.09, 18h30  3° Sarau Radiofônico Na Segunda, à Esquerda
“Pura Poesia Kãdãga” – este é o slogan do primeiro sarau radiofônico que se tem notícia: Na Segunda, à Esquerda. Como o próprio nome sugere, o evento acontece sempre na segunda segunda-feira de todo mês e conta com a participação de poetas esquerdistas de Brasília. - Anfiteatro da 305 Sul (ao lado da Escola Classe 305).
.
12.09 FGV-DF/STJ/ I SEMINÁRIO OMBUDSMAN COMO FORMA DE DESJUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS NA RELAÇÃO DE CONSUMO. O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a figura do Ombudsman, principalmente no âmbito de disputas bancárias do Brasil, abordando, a aplicabilidade de modelos estrangeiros no Brasil e de formas alternativas de resolução extrajudicial de conflitos.
.
12 a 15.09  URI, RS/  IV Simpósio Afrocultura &  I Simpósio Internacional Culturas Negras e Indígenas nas Américas: literaturas, culturas e minorias 
.
12.09 BSB/ Lançamento de Livro sobre JK no Conselho Federal da OAB.
Dentro das comemorações dos 114 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek, será lançado, em Brasília, o livro O assassinato de JK pela ditadura: Documentos oficiais. Organizada por Alessandro Octaviani, Lea Vidigal e Marco Braga (professor e integrantes de grupos de pesquisa da USP) e editada pela LiberArs, a obra questiona a morte do ex-presidente, há 40 anos, em um acidente de carro, no km 165 da Rodovia Dutra. Na ocasião, haverá debate com os organizadores.
.
12 e 13.09 FGV-SP/ 13º Fórum de Economia debate cenário atual e perspectivas de crescimento na EESP. O evento está dividido em quatro painéis com os seguintes subtemas: taxa de juros e semiestagnação; taxa de câmbio e semiestagnação; razões políticas da semiestagnação e uma comparação entre a evolução do Leste Asiático e do Brasil desde 1980. Serão debatidas as possíveis causas do desempenho insatisfatório da economia brasileira nos últimos 35 anos e as oportunidades e restrições para o seu crescimento.
O evento terá entre os participantes o ministro das Relações Exteriores, José Serra, além do ex-ministro da Fazenda e do Planejamento e professor da EESP, Nelson Barbosa. Também vão participar do encontro Jorge Gerdau (Grupo Gerdau), Jeong-gwan Lee (embaixador da Coreia do Sul no Brasil), e Celso Amorim (e o ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa e diretor geral da UnitAid).
.
12.09 UFG-GO/ XXIII Semana de Filosofia da UFG
.
12.09 UnB/ X Olimpiadas Ibero-americana de Biologia
Local: Instituto de Ciências Biológicas

12 a 15.09 UnB/ XI Workshop Internacional de Ciência da Informação
.
12 - Nascimento do escritor Álvares de Azevedo (Manuel Antônio Álvares de Azevedo), em São Paulo, SP, em 1831

12 - Inauguração do Theatro Municipal de São Paulo, em 1911

12 - Nascimento do escritor Caio Fernando Loureiro de Abreu, em Santiago, RS, em 1948

12 - Morte do jornalista, romancista, cronista e memorialista José Lins do Rego Cavalcanti, Rio de Janeiro, RJ, em 1957
.
12 a 14.09 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso
.


terça-feira... 13
.
13 a 15.09 UFG/ OFICINA GEPPETTO/ SiBI convida comunidade para oficina de pintura
O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), realizará oficinas de pintura de Geladeiras a serem ocupadas com livros para promoção da leitura. Essas oficinas estão inseridas no projeto Gelateratura, promovido pela Oficina Cultural Geppetto, parceira do SiBI para incluir esse projeto nas comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em todas as bibliotecas que compõem o SiBI.
.
13.09 Lançamento de livro em FNAC/BSB- Tuda: Uma Historia de Identidade
.
13.09 LANÇAMENTO de LIVRO em BsB: “RESSOCIALIZAÇÃO VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL” de FERNANDO PARENTE
.
13, 14 e 15.09  UnB/ SEMINÁRIO INTERNACIONAL FEDERICO GARCÍA LORCA
Com conferencistas nacionais e estrangeiros; integrando a programação do evento: Espetáculo de ABERTURA com canto e performances de Elga Laborde (canções) e Sylvia Cyntrão e Paco Cantero (poemas).
.
13.09 FNAC/  Lançamento de livro - Tuda: Uma Historia de Identidade de Flávio Brebis
Esta é a história de uma identidade que nasceu do encantamento pela vida.O reconhecimento de direitos, o respeito às diferenças e a constituição das identidades de gênero, nas sociedades contemporâneas, são debates sugeridos por esta narrativa cheia de metáforas e simbologias, com personagens que carregam um pouco ou muito da maioria, no cotidiano das práticas e relações sociais.
Flávio Brebis é piauiense, com formação em Letras, Publicidade e Jornalismo. Reside em Brasília, Distrito Federal, desde 1997, atuando como professor de inglês da Secretaria de Estado de Educação do DF.
.
13.09 LANÇAMENTO DE LIVRO no CARPE DIEM: RESSOCIALIZAÇÃO VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL - AUTOR: FERNANDO PARENTE - Ed. LUMEN JURIS. A partir da percepção da contradição entre a autocompreensão de religiosidade do povo brasileiro e a ausência de prática de valores religiosos para com o próximo (mormente o criminoso) optamos por estudar a participação da sociedade na ressocialização do preso e do egresso. Assim, parte-se da realidade fático-jurídica observada (falência do sistema penitenciário brasileiro; comoção social quando a realidade penitenciária é noticiada pelos meios de comunicação de massa; preconceito social em relação ao preso e ao egresso; relevância do trabalho na execução da pena e o dever de reciprocidade para com o indivíduo) e analisa-se a questão à luz de aspectos social, religioso, filosófico e jurídico.
.

13.09 CÂMARA/ COMISSÃO DE CULTURA
PAUTA DE REQUERIMENTOS:  - que "solicita seja convocado o Sr. Ministro de Estado da Cultura, a fim de prestar esclarecimentos sobre a reorganização da estrutura administrativa do Ministério da Cultura". - que "requer a realização de atividade comemorativa em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro"  - que "solicita que seja realizada audiência acerca do sistema de Classificação Indicativa de Produções Audiovisuais aplicado pelo Ministério da Justiça a fim de evitar casos de censura".
.
13.09 SENADO/ Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) tem reunião deliberativa com pauta  que estimula a inovação no Brasil, e o PLS 696/2015, que obriga a aplicação de recursos em pesquisa e desenvolvimento pela indústria do petróleo em fontes alternativas.

13.09 CÂMARA/ COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER
PROJETOS DE LEI:  - que "dispõe sobre o combate à violência e à discriminação político-eleitorais contra a mulher". -  que trata da criação de unidades exclusivas de assistência à saúde da mulher.   - que "altera a Lei nº. 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para permitir o saque do saldo quando a mulher trabalhadora estiver em situação de violência doméstica, na forma que indica".
.
13.09 SENADO/ Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) tem reunião deliberativa  que aumenta a frequência mínima exigida para aprovação na educação básica, - que trata de ações culturais de apoio ao turismo.
.
13 - Nascimento da jornalista, escritora, educadora, musicista e pintora Helena Miranda de Figueiredo, a tia Lenita, São Paulo, em 1927

13 - Morte do poeta Raimundo Correia (Raimundo da Mota Azevedo Correia), em Paris, França, em 1911
.
13.09 SP/ FÓRUM DIREÇÕES “QUATRO RODAS”  2016

.
‘Forças do atraso nos bafejam com ares asfixiantes do logro e da mentira’ RODRIGO JANOT, procurador-geral da República  - ESTADÃO 12.09





quarta-feira... 14

.
14.09 BSB/ LANÇAMENTO de LIVRO em Carpe Diem: “ A HERDEIRA”  de RICARDO FERRER.  
.
14.09 Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro Oeste realiza Congresso de Imigração em Brasília/ | Centro de Convenções | Brasília/DF
.
14.09 LANÇAMENTO DE LIVRO em STJ:   O Juiz e o Novo Código de Processo Civil de autoria do  juiz federal Vallisney de Souza Oliveira.  
O autor  sintetiza, em dez capítulos, como ficam, por exemplo, a imparcialidade, a suspeição e o impedimento do juiz diante dessa nova realidade processual. Tudo isso analisado com base nos princípios do devido processo legal, da ampla defesa, da fundamentação das decisões judiciais, da publicidade e da razoável duração do processo judicial.
 .
14.09 CÂMARA/ Lançamento da Campanha Mídia sem violações de Direitos Humanos
Lançamento da Plataforma "Mídia sem Violações de Direitos", que é um mecanismo de recebimento de denúncias de possíveis violações de direitos humanos cometidas por emissoras de televisão. As denúncias serão analisadas por um grupo de monitoramento e, na sequência, gerarão o Ranking Nacional de Violações de Direitos Humanos na TV aberta, com objetivo de de assegurar o respeito aos direitos humanos na mídia.
.
14.09 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Audiência Pública: Tema: debater a repressão e a criminalização dos movimentos sociais
.
14 - Morte do militar e escritor José Vieira do Couto Magalhães, em 1898






quinta-feira... 15

.
15.09 Lançamento do livro Frutos do cerrado - Paixão, sabores  aromas
Restaurante Nebbiolo (CLS 409). Hoje, às 19h. A chef Márcia Pinchemel lança o livro Frutos do cerrado – Paixão, sabores e aromas em uma noite especial de autógrafos com um jantar degustação com pratos que constam no livro. O jantar é executado pelo chef Fabiano Carvalho e composto por uma entrada, três pratos quentes e uma sobremesa e ainda dá direito a um exemplar do livro. Preço: R$ 110 (menu desgustação e o livro). Classificação indicativa livre. Reservas pelo telefone 2099-6640.

.
15.09 LANÇAMENTO DE LIVRO "Confusões de Uma Mente" do escritor Isaías Filho na SAGA BMW em Goiânia

15.09 PROCURADORIA DA MULHER DO SENADO FEDERAL/ Encontro Pauta Feminina, edição de setembro de 2016.
PAUTA FEMININA: "Toga Justa: O exercício profissional do Direito como fator de empoderamento feminino" 
.
15.09 BSB/ Poemação no N'zinga - Com este propósito em conjunto com o Poemação realizaremos no dia 15 de setembro de 2016 o sarau Poemação no N’Zinga reunindo expoentes da cultura afro brasiliense nas áreas de literatura, música, artes plástica, cênicas e outras manifestações - SHOPPING CONJUNTO NACIONAL
.
15.09 8ª Roda Literária da ANE, a realizar-se às 20h, no Auditório Cyro dos Anjos.
Na oportunidade, um grupo de associados fará uma apresentação intitulada CANTA, CANTA, MINHA GENTE, incluindo música e leitura de poemas de diversos compositores e autores brasileiros.
.
15.09 UFG/ Fórum IEL de Carreiras. O evento é gratuito e reúne empresários, gestores de recursos humanos, profissionais em início de carreira, estudantes e sociedade em geral para compartilham conhecimento em torno de uma agenda de extrema relevância para o desenvolvimento de pessoas para o mercado de trabalho e geração de oportunidades. Durante o Fórum IEL de Carreiras a UFG terá um stand para apresentar aos estudantes os cursos e oportunidades oferecidas pela universidade. A Pró-reitoria de Inovação (PRPI) oferecerá ainda informações sobre o empreendedorismo na UFG e o funcionamento de empresas juniores. No encerramento haverá show como cantor Gabriel Pensador.
.
15.09 FNAC/ Palestra - Estimulação Neural - ONG Mãos Sem Fronteiras, que tem atuação mundial
.
15 e 16.09 SP/ FOCO FISCAL/ Curso de Atualização: "O Novo Processo do Trabalho e sua aplicação prática de acordo com o NCPC/15" irá abordar as recentes modificações introduzidas pelo Novo Código de Processo Civil de 2015 ao Processo do Trabalho, à luz da atual Instrução Normativa 39 de 2016 do C. TST, que disciplina toda a regulamentação e aplicação prática, com seus impactos na atuação de todos que militam na Justiça do Trabalho. –19.09 II Fórum: Grandes Questões Tributárias da Indústria - Em parceria com a ABINEE
.
15 - Inauguração do Museu Histórico da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em 2003

15 - Nascimento do escritor Judas Isgorogota (Agnelo Rodrigues de Melo), em 1901
.

15.09 Debate em PUC/ Lei Antiterrorismo: conceituando e desmistificando.
.
15 a 17.09 PAULICÉIA LITERÁRIA – III Festival Internacional de Literatura de SP.
.
15 a 17.09 CasaPark recebe 1ª edição da Feira Brasília de Arte Contemporânea.  A exposição contará com obras de artistas de todo o Brasil e do exterior.
.
15 a 18.09 PIRENÓPOLIS/GO/ 7º Slow Filme - Festival Internacional de cinema, alimentação e cultura
.


.
‘Brasil precisa equilibrar ajuste com políticas sociais’, alerta Cepal, secretária-geral Alicia Bárcena, mudanças exigem pacto social - O GLOBO 09.09
.

sexta-feira...16

.
16 e 17.09 Vila Virada Cultural, um evento com apresentações artísticas, ações ecológicas e sociais. Tudo isso em um mesmo espaço, na Praça Nelson Corso.
.
16 e 17.09 Vila Virada Cultural na Vila Planalto/DF - Entre as atrações, estão Célia Porto e Rênio Quintas, Renato Matos, Zenn, Cia. Mapati, Geraldo Carvalho e Samba Móvel. Também é previsto um sarau, com a participação de vários convidados especiais.
.
16 a 18.09  Infinito Vazio na 1ª Mostra Cênica Funarte em Espaços Alternativos
O projeto irá percorrer 17 espaços independentes, será a primeira experiência de descentralização de ações artísticas com o auxílio do terceiro setor focada nos espaços cênicos alternativos, com várias ações que vem para dar visibilidade aos artistas e aos espaços.
Serão 3 apresentações, nos dias 16, 17 e 18 de setembro:
sexta e sábado as 21h
domingo as 20h
Local: Teatro Oficina Perdiz - 710 Norte, Bloco 'E', Loja 48
.
16.09 Show de lançamento do CD  "O Cerrado virou Nosso Mar" no Espaço Cultural do Nosso Mar, com composições autorais e releituras da
MPB interpretadas por músicos da nossa Capital.
.
16.09 LANÇAMENTO de LIVRO em Carpe Diem:   “ENTRE AS LINHAS DO DESERTO” de  REGINA LYRA
.
16.09 Lançamento do Livro "Era uma Vez um Circo - A História do Circo Laheto" da atriz Larissa de Paula na sede da Secretaria Municipal de Cultura
.

16.09 CCBB/ Festa Zeitgeist - Noite no Museu - ARTE DA NOVA BERLIM
.


.
“ O governo quer abafar a Lava-Jato ” Fábio Medina Osório, advogado-geral da União. Denuncia que sua demissão é parte da tentativa do governo de proteger  aliados no escândalo da Petrobrás. – VEJA 14.09




sábado ... 17

Até  18.09 Tem cultura, com certeza!
A Embaixada de Portugal (SES Qd. 801) apoia a sétima edição do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação que será realizado em Pirenópolis, a aproximadamente 130 km de Brasília, de 15 a 18 de setembro, com exibição de 24 títulos entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais. A embaixada está à frente de algumas programações do festival, como o lançamento de dois projetos de música e culinária francesa de Tiago Pereira e ainda a presença do chef André Magalhães, eleito personalidade do ano pela revista Wine. Ainda no âmbito gastronômico, o público poderá participar de uma degustação de vinho e azeites portugueses acompanhado pela gestora de uma das vinícolas mais celebradas de Portugal, Sílvia Canas da Costa.
.
Até  18.09 Festival Luminoso Cine Bar
De 15 a 18 de setembro, a partir das 20h, no Bar do Beco (407 Sul)
.
Até 24.10 Embaixada da Argentina promove  mostra Horizontes da arte na América Latina no Centro Cultural Banco do Brasil  e conta com algumas obras argentinas, como dos artistas Carlos Torrallardona  e Luis Seoane.
.
17 e 18.09 Feira de literatura independente e arte no  Ernesto Cafés em BSB. Haverá lançamentos, um workshop e livros a preços especiais.

17.09 GYN/ Geppeto/ Pizzada Chamada da Primavera
.
17 e 18.09 GYN/ Mostra Cultural Oriental AnimAnonimos 2016 - TEATRO GOIÂNIA

17 e 18.09 FEIRA DA COLÔNIA - PLANALTINA/DF
.

17.09 LIVRARIA CULTURA/CP/ Lançamento do livro "Cabeça de Ferro" da autora Carol  - 15:00
.
17 - Morte do jornalista Mario Filho, Rio de Janeiro, RJ, em 1966





domingo ... 18
.
18.09 Domingo é Dia de Teatro na LIVRARIA CULTURA/IG - Espetáculo "Brincando com o tempo"
.
18 - Nascimento do escritor Domingos Olímpio Braga Cavalcanti, em Sobral, CE, em 1850


  


.






.
AGENDA CULTURAL DO GLÓRIA em GYN –
.
.
 


Leia mais: 
www.acontecendodfdoedu.blogspot.com.br
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



    
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        



 __  _  
AGENDA CULTURAL DO FEITIÇO MINEIRO  em BSB:   
.







  





Circulando em  Brasília, em  
17 e 18 /09
(ótima sábado e domingo)

.
 _     Hoje   _    eu quero a rosa mais linda que houver  _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.
Concerto da Orquestra Sinfônica da Sociedade de Concertos de Brasília Com regência de Osvaldo Ferreira
Convidados: Luísa Francisconi (mezzo-soprano), Rafael Ribeiro (tenor) e Leonardo Neiva (barítono). Teatro Newton Rossi do SESC Ceilândia (QNN 27, Lote B). Sábado, às 20h. Entrada gratuita.

ROTEIRO
JARDIM BOTÂNICO
Santa Fé Bar
(Condomínio San Diego lt. 32 lj. 1,2,3, Setor Habitacional Jardim Botânico; 3427-2312)
Sábado, às 22h, show com a banda Rock now. Couvert: R$ 10. Classificação indicativa livre.

17.09 Espaço Imaginário
(Qs. 103 Cj. 5 Lt. 5, Samambaia Sul)
Sábado, às 21h, show com Grupo Caco de Cuia. Entrada gratuita. Verifique a classificação indicativa.

Ay papi!
Star Night Club (Setor Comercial Sul 05 C 108/110)
Sábado, às 23h, show com Don Juan, Renoo, Linda Green, Raphael Pacheco e Gabriella Buzzi. Ingressos: até 0h, R$ 20; até 1h, R$ 25; R$ 30, após. Não recomendado para menores de 18 anos.

Churrasck’n’roll
Clube Ases (Setor de Clubes Sul, ao lado do Pier 21)
Sábado, às 13h, show com Brazilian Blues Band, Totem, Adriah, Davi de Boa, Cães de Aluguel, Greg Wilson, Classic Rock, AB/CD, John No Arms, Alarmes, Alerta Vermelho, Zamaster e iFloyd. Ingressos: pelo site, R$ 140 (mulher) e R$ 170 (homem); ponto físico, R$ 160 (mulher) e R$ 190 (homem).

Lançamento da Hakari Festival
ASBAC (SCES; 3342-2232)
Sábado, às 22h, show com Nora En Pure, Raul Mendes, Raff, Matheus Hartmann, Henrik Legan e Dudu Moreira. Ingressos: até 0h, entrada gratuira para mulheres, R$ 30 (homem); R$ 30 (mulher) e R$ 40 (homem), após. Não recomendado para menores de 16 anos.

Victoria Hauss com Chá da Alice com Ludmilla
(NET Live Brasília (SHTN)
Sábado, à 23h, show com Ludmilla, DJs Augusto Lobão, Babi, Marcela Ricca e Ricardo Lucas. Ingressos: R$ 25 (setor Gato Sorridente), R$ 55 (setor Chapeleiro Maluco) e R$ 75 (setor Rainha de Copas). Não recomendado para menores de 18 anos.

.

SET/OUT/ Conhecendo os vizinhos
Localizada no Setor Comercial Sul desde 1987, a Casa da Cultura da América Latina (Q. 4; 3321-5811), também conhecida como CAL, tem como objetivo o estudo, a preservação e a curadoria do patrimônio cultural da UnB, bem como, promover a cultura latino-americana dando espaço a produções artísticas. Para atender a dinâmica, o local conta com três galerias, e o auditório de cinema. Neste mês, o destaque vai para a programação do projeto CineCAL Veias abertas da história, que exibirá filmes sobre a história do Brasil até o fim do mês, com sessões gratuitas às 12h e às 15h, com entrada franca (verifique classificação indicativa dos filmes), como o longa Chatô, o rei do Brasil, que será exibido no dia 29, às 12h. Para quem curte artes visuais, a casa também recebe três exposições ainda este mês: as mostras The luminous within, Desdobramentos LEME e com obras da artista brasileira Josely Carvalho. As exposições ficarão até 31 de outubro e as galerias receberão o público diariamente, das 9h às 19h.
.
SET/ 2016  França/ Ciclo das mutações
A Embaixada da França (SES, Qd. 801, Lt. 4; 3222-3999) promoverá em setembro o ciclo de conferências Entre dois mundos - Mutações, com palestras de filósofos em homenagem aos 30 anos de atividade da Artepensamento, coordenado por Adauto Novaes. Os encontros terão início em 19 de setembro e seguem até dia 28, com programação na Sala Le Corbusier, um cineclube localizado na Embaixada da França. Entre as atrações, estão confirmados nomes como Newton Bignotto, Pedro Duarte e Vladimir Safatle. Nos dias 19, 20, 21 e 28, às 19h, com entrada franca.

.



Cine Brasil

Estreia
.
Os senhores da guerra
(Brasil, 2016, drama, 124min; não recomendado para menores de 14 anos). De Tabajara Ruas. Com André Arteche, Rafael Cardoso, Leonardo Machado. O longa conta a história dos irmãos Júlio e Carlos Bozano no início do século 20. Apesar de muito unidos, os irmãos acabam se enfrentando na guerra civil de 1924. Cine Brasília 1, às 20h30.



Em Cartaz

Aquarius
(Brasil\Franca, 2016, ficção, 141 min, não recomendado para menores de 16 anos). De Kleber Mendonça Filho. Com Sonia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings. Clara é uma senhora de 65 anos que mora no último prédio com estilo antigo na Avenida Boa viagem, em Recife. Agora, Clara terá que defender o edifício Aquarius das investidas imobiliárias para transformar o local em um novo empreendimento. Um bálsamo no retrato cinematográfico da dita melhor idade. Produto de revoluções culturais, a jornalista Clara sabe sobreviver e afrontar o que joga contra a visão de mundo dela. (RD). ###. Cine Brasília 1, às 16h e 20h30. Cine Cultura Liberty Mall 2, às 14h30, 17h30 e 20h30. Cinemark Pier 13, às 13h e 18h30. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 6, às 15h20, 18h20 e 21h20. Kinoplex ParkShopping 10, às 14h10 e 17h.

O roubo da taça
(Brasil, 2016, comédia, 90 min; verifique classificação indicativa). De Caíto Ortiz. Com Paulo Tiefenthaler, Taís Araújo e Danilo Grangheia. O longa é baseado na história real do roubo da Taça Jules Rimet, mas visto pela perspectiva de um corretor de seguros que decide roubar a preciosa premiação. Ao som de Pecado capital, o filme se vale de um Brasil sincrético e habitado por cariocas bem despachados. Numa participação inspirada, Taís Araújo faz excelente dobradinha com Fábio Marcoff. (RD). ###.  Cinemark Pier 4, às 13h20, 15h30, 18h e 20h30. Kinoplex Boulevard 4, às 14h50, 17h e 21h30. Pátio Brasil Shopping 3, às 15h10, 17h10, 19h10 e 21h20. Kinoplex ParkShopping 1, às 15h, 17h, 19h e 21h. Cinemark Iguatemi 2, 14h20, 17h15 e 22h15. Cinemark Taguatinga Shopping 4, às 13h45, 16h45, 19h30 e 22h15.



FONTE:  www.correiobraziliense.com.br




“ Eu diria que a felicidade, em grande parte, é fruto da ignorância porque se você tiver consciência total do mundo, a felicidade é impossível. Não acredito na felicidade eterna como valor perene. De certa forma, ela tem a ver com alguma cegueira: você tem que não ver algumas coisas para ser totalmente feliz. Se você começar a ver o sofrimento do outro, por exemplo, e o sofrimento é permanente, acho que sim, é fruto de alguma ignorância. Agora, você ter a noção exata do que é o mundo é você acabar com uma ilusão depois da outra. Só que essa vida é um inferno, você precisa de ilusão para viver. ”  BERNARDO CARVALHO,  que lança Simpatia pelo demônio
Companhia das Letras, 232 páginas. R$ 44,90. CORREIO BzB 06.09
.



Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.
AGENDA CULTURAL DO CLUBE DO CHORO em BSB: 


. 

Atualidades
.          
Presidência do CNJ
A ministra Cármen Lúcia vai comandar ainda, pelos próximos dois anos, o Conselho Nacional de Justiça. Nele, ela também quer valorizar o viés social do conselho, dando atenção à população carcerária, especialmente a feminina. A ministra também promete mexer em benefícios pagos aos magistrados. Cármen Lúcia já anunciou que não vai pagar diárias em sua gestão, por exemplo. As informações são do jornal O GLOBO 12.09
.
LANÇAMENTO de LIVRO em GYN
Escritor Joaquim Graciano de Barros Abreu acaba de lançar seu sétimo de crônicas, "Chuma no Telhado". A obra está no Armazém do Livro. O POPULAR GO 07..09
.

Escritores goianos são homenageados em festival italiano.
É a segunda vez que o Asolo Art Film - Festival internacional sobre filmes de arte e biografias de artistas,  homenageia o Estado de Goiás - O POPULAR GO 10.09
.
Fazendinha JK de portas abertas
No próximo sábado, quando Juscelino Kubitschek completaria 114 anos, a antiga propriedade do ex-presidente será reaberta à visitação, após cinco anos fechada. Distante 60km do Plano Piloto, o local preserva móveis e objetos pessoais do fundador de Brasília - CORREIO BzB 10.09
.
Procuradoria da Mulher do Senado
A edição de setembro do Jornal Senado Mulher já está publicada na página da Procuradoria da Mulher do Senado.
No relato das atividades desenvolvidas em torno dos Dez Anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 7 de agosto de 2006) destacam-se a Sessão Solene realizada com presença de Maria da Penha, dia 17 de agosto e o debate sobre Boas Práticas na Aplicação da Lei Maria da Penha, no programa Pauta Feminina, dia 11. (02.09)
.



            

“Meu trabalho autoral tem samba e samba-rock, procuro falar do empoderamento do negro e fazer o resgate do samba de raiz”, diz o cantor de samba Marcelo Café um dos ganhadores da 7ª edição do Brasília Independente, quadro do DFTV e do G1 que abre espaço para músicos independentes de Brasília e do Entorno mostrarem trabalhos de composições próprias. O júri especializado do Brasília Independente é formado pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Cláudio Cohen, o vocalista e guitarrista do Plebe Rude Philippe Seabra, a cantora Dhi Ribeiro, a dupla Pedro Paulo & Matheus, o violonista Roberto Corrêa e o rapper Markim do Tropa.  O GLOBO 07.09





EM EVIDÊNCIA

Até 13.09 (insc)   Fundação Universidade de Brasília lança novo concurso
Oportunidades são para 61 vagas em níveis fundamental, médio e superior.
.
Até 15.09 UnB/ CULTURA
Expressão corporal
O projeto Rodas e Danças oferece oficinas, atividades de expressão corporal e dança para usuários de cadeira de rodas com idade entre 18 e 50 anos.
.
Até 15.09 GYN/ Nu Escuro apresenta 'Plural' em quatro cidades de Goiás após premiação da Funarte
A veterana Companhia de Teatro Nu Escuro foi vencedora do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2015. Em 2016 o grupo celebrou 20 anos de existencia e irá trazer para o estado os espetáculos que remetem à identidade goiana: Plural, Gato Negro e Pitoresca. Em Goiás, eles apresentarão Plural em Águas Lindas no dia 6 de setembro, em Goiânia no dia 8, em Aparecida de Goiânia no dia 10 e em Pirenópolis no dia 15 de outubro. Gato Negro será apresentado em Manaus e Belém. Já Pitoresca chegará em João Pessoa e Recife.
.
 Até 16.09 Prêmio Revelação em Finanças IBEF SP/KPMG. premiorevelacao.ibef.net.br
A inovação deste ano é que os candidatos poderão inscrever seus trabalhos por meio de apresentação de relato, vídeo (até 10 minutos) ou power point (Prezzi ou programas equivalentes), descrevendo a inovação realizada, com aplicabilidade prática comprovada na área financeira.
.
Até  19.09 SP/ MIRADA – Festival Iberamericano de Artes Cênicas de Santos
.
SET/16  UFG/ Inscreva-se no curso a distância do Sistema Eletrônico de Informação
O SEI é uma plataforma para gestão de processos e documentos eletrônicos. Curso é oferecido pela ENAP,  Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). - UFG.br 05.09

Até 30.09 Revista Ícone recebe artigos e resenhas para Volume 17 
 »  O curso de Letras do Câmpus São Luís de Montes Belos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebe até 30 de setembro artigos científicos e resenhas para a composição do Volume 17 da Ícone: Revista de Letras. O periódico eletrônico é publicado semestralmente e tem como objetivo fomentar o debate científico em torno das áreas de interesse do curso de Letras.
.
Até 26.09 Banco do Brasil lançou, na última segunda-feira, o edital do programa Patrocínio Banco do Brasil para propostas populares do biênio 2017-2018
.
Até  30.09 CENTRO CELSO FURTADO/ "Celso Furtado e o Desenvolvimento" - Projeto Economia e Pensadores, da Unicamp, homenageia Celso Furtado
.
Até 07.10 (insc) UEG abre seleção para curso sobre Habilidade em Comunicação Científica -  Nova edição da Revista Expedições já está no ar - UEG.BR
.
Até 10/2016  (insc.)   TST/ III Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (20 a 21.10)
.
Até 14.10 (insc.) CJF/ (19.10) SEMINÁRIO Código Tributário Nacional e seus 50 anos serão tema de seminário
.
Até 29.10 (insc.) UFG/ Prêmio Wilmar Alves de jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos
.
Até 31.10  CÂMARA/ EDITAL 2017
Centro Cultural inicia processo de seleção para exposições temporárias
.
Até NOV/16 CINE CURTA BRASIL na CAIXA CULTURAL
Sessões uma vez ao mês.
.
Até NOV/16 CAIXA CULTURAL/ Cinema, amor e afeto
Até novembro, o teatro da Caixa Cultural Brasília recebe o projeto Cine Curta Brasil. O projeto pretende ser uma janela para o curta-metragem nacional e, uma vez por mês, sempre às terças-feiras, das 13h às 14h, exibirá curtas brasileiros. O projeto estreou em 19 de abril e a sessão de amanhã, pega carona no Dia dos Namorados como o tema Com cinema, amor e afeto. Os curtas escolhidos para exibição, Café Aurora, Feijoada completa e Café com leite, abordam, cada uma a sua maneira, diferentes maneiras de afetividade. Todas as sessões serão gratuitas.
.
Até 10.11 SEBINHO/ CURSO "O QUE ENCONTRA O VIAJANTE?  TEMPO E ESPAÇO NA LITERATURA" - O  curso propõe uma introdução aos estudos das relações entre história e arte, subjetividade e sociedade, natureza e cultura, realidade e imaginação.
.
Até 07.12  LEITURA em GYN
PROJETO MOINHO DE VENTO, DO GRUPO TEATRO DESTINATÁRIO, SERA APRESENTADO NA BIBLIOTECA MARIETA TELLES MACHADO.  A PROGRAMAÇÃO INCLUI CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ESPETÁCULOS GRATUITOS. O OBJETIVO DO PROJETO É ESTIMULAR A LEITURA.
 .

Até DEZ/16 - UEG/I Ciclo de Palestras de Geografia.
Com o intuito de discutir novas metodologias e debater a crise pela qual os cursos de Licenciatura têm passado no Brasil.
Os encontros serão realizados mensalmente, até o final de 2016, com convidados goianos e pesquisadores de universidades de outros estados.
.
Até 01.12 (INSC)  SESC/ CULTURAIS 2016
Escritores de todo o Brasil podem se inscrever no Prêmio Sesc de Contos Infantis Monteiro Lobato e no Prêmio Sesc de Poesia Carlos Drummond de Andrade.
.

                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br
 .
 “Para que o Judiciário nacional atenda a legítima expectativa do brasileiro não basta mais uma vez reformá-lo: faz-se urgente transformá-lo”. A tarefa deve ser levada a efeito com o esforço de toda a comunidade jurídica e com a compreensão de toda a sociedade. Os conflitos multiplicam-se e não há soluções fáceis ou conhecidas para serem aproveitadas” Cármen Lúcia que assume Presidência do STF com compromisso perante o povo brasileiro – STF.jus.br 12.09



 .

    



 

.
Exposição

.

Até  10.09 ESPAÇO CULTURAL STJ/ Exposição  DONA BEJA – A FORÇA DA MULHER, da artista  Célia Brindel,
.
Até 12.09 Exposição de artes Artistas pelo cerrado
Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses - Jardim Botânico de Brasília). Até 12 de outubro, das 9h às 17h. Exposição Artistas pelo cerrado exibe pinturas, esculturas, gravuras, objetos, instalações e fotografias de 69 artistas com obras com temáticas relacionadas ao segundo maior bioma brasileiro: o cerrado. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Informações: 99211-5627 e 99983-1711.

Até 30.09 13o. PRÊMIO LITERÁRIOCIEE/CADE, para divulgar a cultura concorrencial entre os universitários.
.

Até 12.10 EXPOSIÇÃO / CCBB Brasília
A exposição Zeitgeist: Arte da Nova Berlim começou hoje e veio para ficar. Pintura, fotografia, videoarte, performance, instalações e a cultura dos famosos clubs berlinenses, na visão de 29 artistas aproximam o público da realidade artística e cultural de uma Berlim contraditória e fascinante, plural e diversa, que desconhece limites quando se trata de pensar e viver a arte e se reinventar.
.
Até 17.10 CCBB/SP/RJ/ Exposição "O TRIUNFO DA COR. O PÓS-IMPRESSIONISMO: OBRAS-PRIMAS DO MUSÉE D'ÓRSAY E MUSÉE DE L'ORANGERIE. - São obras de nomes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, grandes mestres da pintura moderna, que promoveram uma verdadeira revolução estética por meio do uso da cor. CCBB/SP (04.05 a 07.07) e CCBB/RJ(20.07 a 17.10)
.
Até  16.12 Centro Cultural UFG inaugura mostra Diálogos Possíveis 3. Entre os artistas participantes, estão Juliano Moraes, Evandro Soares, Santhiago Selon, Helô Sanvoy, João Angelini, André Valente, Paul Setúbal, Rava, Dalton Paula, Selma Parreira, Rodrigo Flávio, José Rufino, Luiz Mauro, o coletivo Bicicleta Sem Freio, além do próprio Carlos Sena.
.
Até 31.12  Mostra Améfrica e casulo
CCBB (SCES tc. 2 lt. 22). Até 31 de dezembro, de quarta a segunda, de 9h às 21h. Trabalho da escultora Denise Milan sobre a mudança que o tempo e o ambiente fazem nas pedras. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.



                   "Vocês sabem que na Constituição já está escrito que na Previdência geral você só se aposenta pela soma de duas condições: 35 anos de contribuição se homem, e 30 anos, se mulher; e 65 anos (de idade) se homem e 60, se mulher. Bastaria se aplicar a Constituição que estaria resolvida a questão da Previdência geral. Não sei por que, ao longo do tempo, entendeu-se que era uma alternativa, uma coisa ou outra. E não é. Está dito literalmente. Outro ponto é que a reforma tem de atingir o serviço público, que tem regra de 60 anos para homem e 55 para mulher. Então, você precisa uniformizar. Vai ser unificação total", afirmou MICHEL TEMER, quando questionado sobre a reforma da previdência, na qual planeja aumentar para 65 anos a idade mínima para aposentadoria - O GLOBO 11.09




EM GOIÂNIA:
www.encontroculturalgo.blogspot.com

-_
.




“INOVAR É SONHAR”




___
.
Vivencie BSB & GYN
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  


O que está por vir  em Brasília …
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___          _____




SETEMBRO
.

.
19.09  CCBB Brasília 
 Música+ traz o  bate papo musical sobre o tema Ambiente. Zé Renato receberá a cantora e compositora Nina Becker e a palestrante Regina Fittipaldi (que substituirá Henrique Lian por motivos de força maior).
.
19.09 IDP/ Seminário Diálogos Estratégicos: Desafios e Perspectivas para o Saneamento Básico e o Meio Ambiente
.
19 - Nascimento do educador Paulo Freire (Paulo Reglus Neves Freire), Recife-PE, em 1921
.
19.09 Samba de Marola  - NO CONIC
.
20.09 FNAC/BSB/ Lançamento de Livro - Imagem Masculina, de Alexandre Taleb. Tire suas dúvidas sobre a forma de se vestir, as peças coringa, os melhores acessórios e as cores que compõem o visual transmitem inúmeras mensagens. Algumas certas, outras nem tanto. Venha saber mais e redefinir seu estilo!
.
20 a 23.09 XII Encontro Nacional de Tradutores e VI Encontro Internacional de Tradutores em UFU, Uberlândia/MG
.
20.09  Seminário Correio Braziliense Debate: Carga Tributária no Brasil, no próximo dia 20, das 8h30 às 12h15 - Os entraves estruturais e burocráticos que dificultam o desenvolvimento nacional e a retomada do crescimento econômico serão tema de debate que reunirá especialistas e autoridades 
.
20.09 Chi chi chi! Le le le!
Espaço do Chile no Brasil, a embaixada (SES, Qd. 803, Lt. 11; 2103-6100) procura, por meio de programações, apresentar a cultura chilena aos brasilienses. “Para nós, é importante trazer a cultura, seja música ou festivais de cinema, porque não podemos desconsiderar o importante mercado cultural brasileiro”, afirma Carlos Monge, conselheiro de imprensa e cultura da Embaixada do Chile. Neste mês, o local traz para Brasília o show do tenor Miguel Ángel, que se apresenta pela primeira vez na cidade com composições chilenas passando da ópera até a música popular. Ele estará acompanhado pelo maestro Cláudio Cohen no concerto marcado para 20 de setembro, às 20h, no Teatro dos Bancários
.
20.09 Viagem alemã
“A gente faz todo tipo de evento ligado a cultura alemã”, como explica a coordenadora de programação cultural do Instituto Goethe-Zentrum Brasília   Cintia d’Orsi. Essa é a proposta da instituição que fica na 707/907 Sul (Cj. F, salas 103/137; 3244-6776) e ainda faz uma conexão entre Brasil e Alemanha. O espaço promove atividades culturais como exposições, mostras de cinema, concertos, peças, oficinas e outros eventos que ajudem na difusão dos costumes da Alemanha, além do curso de idiomas. O próximo evento oferecido no local é o Happy hour cultural – Finsterworld ,em 20 de setembro, a partir das 17h. No pátio, o melhor da gastronomia alemã com o Chef Knut; e no auditório Cyro dos Anjos, o filme de Frauke Finsterwalder que dá nome ao evento será exibido às 18h30. O Happy hour é para toda a família, tem entrada franca e os pratos de Knut tem um preço médio de R$ 15 a R$ 20.
.
20.09 FILMES:  UnB/ Sobreviventes - Filhos da guerra de Canudos.  Local: Auditório Gonzaguinha - CCAL/Unb -  Horário: 12:00
.
21 a 23.09 CNMP/ 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. O evento, que tem como tema “Inovar para o cidadão: O desafio de gerar experiências que gerem valor”, no hotel Royal Tulip, em Brasília.

21.09 CÂMARA/ COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.  _REQUERIMENTO  que "requer a realização de audiência pública para discutir a inclusão das pessoas com transtornos mentais na Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15)". _  REQUERIMENTO que "requer a realização de Audiência Pública para debater a metodologia utilizada para classificar a deficiência e o grau de funcionalidade à luz da Lei Brasileira de Inclusão (LBI)"._  REQUERIMENTO  que "requer a realização de Audiência Pública com o tema "Políticas de inclusão no mundo do trabalho de pessoas com doenças musculoesqueléticas". _ REQUERIMENTO  que "requer a realização de atividade comemorativa em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, dia 21 de setembro".
.
21 a 23.09  III Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais (SILLPRO) - Novas vozes. Novas linguagens. Novas leituras. - UCS, Caxias do Sul/RS
.
21.09 Lançamento de Livro   Casa Thomas Jefferson/EUA:  Os superdotados e o bullying, de Eunice Soriano de Alencar e Marcília Dalosto.
.
21, 23, 28 e 30.09  EUA/  Casa Thomas Jefferson promove toda sexta-feira tem encontro musical. Em 23 de setembro, às 20h, o espaço conta com apresentação da violoncelista Elise Pittenger e do pianista Gustavo Carvalho; lançamento do livro Os superdotados e o bullying, de Eunice Soriano de Alencar e Marcília Dalosto, em 21 de setembro, às 20h; também em 21 de setembro tem show do Quarteto Lindarte, formado por Michel Bessler, Bernardo Fantini, David Chew  e Linda Bustani; em 28 de setembro é a vez do show com Lucas de Campos e Alencar Sete Cordas; e, no dia 30, é a vez da performance A era de ouro do jazz.
.


22.09 LANÇAMENTO de LIVRO: COLHEITAS
de GERALDA RAMOS

22 a 23.09 CRM/GO/  18º Congresso de Clínica Médica do Estado de Goiás.

22.09 FGV/RJ/ Segundo Seminario Nacional de Transparência Pública
.
22.09 ACADEMIA CRUZEIRENSE DE LETRAS/ PALESTRA com o Professor FILEMON FÉLIX: "FIGURAS E VÍCIOS DE LINGUAGEM" pelo projeto ESCRITA CRIATIVA. INSCRIÇÕES ABERTAS  para a Escrita Criativa iniciando o Ciclo de Palestras com o objetivo de desenvolver práticas sociais e lúdicas de leitura e escrita, desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro de um contexto significativo.
.
22.09 a 31.10  Instituto Cervantes promove a exposição Quixote, a loucura de viver, de 22 de setembro a 31 de outubro, das 9h às 20h, com entrada franca; show de Fabiano Borges  em 23 de setembro, às 20h, com apresentação do CD Latinoamérica!
.
22 a 23.09 UnB/ SEMINÁRIO Educação, Política e Democracia
Local: Faculdade de Educação Física  - Horário: 08:30
.
22.09 SP/ Multicloud Summit, o maior evento do país sobre MULTICLOUD

23 a 30.09 ENCONTRO INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIO DE SP – Mercado – exibições – seminários – laboratórios

24.09  LISBOA/ 1º Salão do Livro de Portugal e II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
.
25.09 SHOW do rapper  CRIOLO
.
26 a 28.09 UFSC/ 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (SILIJ) & III Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária
.
26.09 Comemora-se 118 ANOS de NASCIMENTO de AUSTREGÉSILO de ATHAYDE (1898-1993)
Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde nasceu em Caruaru, Pernambuco. Professor, jornalista e escritor, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras em 1959.
.
27 a 30.09 UEG/ XXV Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás
.
29, 30.09 e 01.10   UFG/ 16º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo em Goiânia
.
29.09 SARAU CRUZEIRO EM LETRAS. Tema: MEIO AMBIENTE.
.
29.09 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL sobre SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL - CENÁRIO ATUAL.
.
29.09 Pedacinho da França
A Aliança Francesa (Seps 708/907 Lt. A; 3262-7600) tem como objetivo a cooperação linguística, educativa e cultural. Amanhã, às 19h na Mediateca da Aliança Francesa promove o lançamento do livro O Rio de Janeiro e os Jogos Olímpicos – Uma cidade reinventada, do jornalista suíço Jean-Jacques Fontaine . Entrada franca. Classificação indicativa livre. Em 29 de setembro, às 18h30, no Auditório do espaço, um representante da Sciences Po Paris, agência oficial de estudos na França, estará em Brasília para apresentar as oportunidades e tirar dúvidas de interessados em cursos de graduação, mestrado e doutorado. Entrada franca.
.
30.09 CCJF/RJ // DEBATE/ Série Justiça & Pensamento
Territórios, mobilizações e direitos de comunidades quilombolas no Estado do Rio de Janeiro
.
30.09 Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa para professores do 4º Ano em LUZIÂNIA/GO

OUTUBRO


01.10 5º Sarau Boca das Artes em Taguatinga - Disso que resiste em nós! Aqui no nosso encontro a resistência é traduzida em arte, poesia e literatura no Setor de Oficinas de Taguatinga.
Olha só, já confirmado:
• Oficina de montagem de BIKE com o BiciCentro Comunitário​
• Oficina de livro artesanal com Natália Cristina
• Intervenções artísticas do coletivo Maleta Cultural​
• A macumba.afro.rap de Thabata Lorena​
• A verde alma do som da Paola Tainan​
• Violão com Allan Galvão
• Exposição artística de Clarice Gonçalves​
.

03 a 05.10 UCB/ Semana da Tecnologia da Informação
.
06 a 08.10 UCB/ II Congresso de Fisioterapia
.
06 e 07.10 UnB/ LBV/ SEMINÁRIO Novas Perspectivas do Envelhecimento Humano  - Horário: 08:00

06.10 UnB/ DEBATE  Comunicação e debate sobre o livro Documentos de identidade - Local: Sala de eventos do IL/LIP  - Horário: 16:30

07.10 UnB/ ICC/ FILMES:  Cine DIVas: Frida Khalo
Local: Anfiteatro 10  - Horário: 13:00
.

07 a 09.10 IX Encontro De Poetas Brasileiros Petrópolis/RJ
.
13.10 Festival Paraíso Músicas do Mundo - Alto Paraíso


14.10 Comida & Arte apresenta: 2o. Sarau
Estrelas da Poesia Candanga - 410 norte
O bistrô Comida & Arte está constituindo um espaço democrático para a manifestação poética em Brasília.
Reealizararemos o segundo sarau com os poetas José Carlos Vieira, Márcia Amaral, Noélia Ribeiro Rêgo Júnior e Seira Beira.
Entremeando a performance dos poetas, Jairo Mozart Pereira vai tocar e cantar suas canções e cordéis musicados.

.
25 a 27.10 UFG/ Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
.
25 a 27.10 Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorrerá  em todas as bibliotecas que compõem o SiBI.

12.11 BSB/ Feira Internacional.  Uma vitrine de excelência cultural e comercial de cada país.

17 e 19.11 SARAU ECOS DO OESTE, POÉTICO & ECOLÓGICO - NÚCLEO RURAL LAGO-OESTE.
.
03 e 04.12 Feira do Troca de Olhos D'Água - GO  A feira é palco de troca, escambo e aquisição de produtos nativos, artesanato, gastronomia, vestuário e antiguidades a preços muito baixos.
.








 + destaques do Edu:
 www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.
.

Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade por  edusoares@uol.com.br

.

 Fala, zé HUMORpor José Carlos Vieira,  cronista, poeta e colunista de humor. Editor de Cultura na Correio Braziliense - josecarlos.df@dabr.com.br   (CORREIO BRAZILIENSE 11.09)
.
pelos caminhos que ando
um dia vai ser
só não sei quando

Paulo Leminski


Placa no Lixão da Estrutural
PROIBIDO DESCARTAR DEPUTADOS  DISTRITAIS NESTE LOCAL
.
Frases da semana do meu amigo Mosquito
“Tão egoísta, tão narcisista... que fez  um WhatsApp só pra ele”
“Mais escondido que tornozeleira de deputado”
.
Em campanha
Eduardo Cunha 2018 (para síndico da Papuda)
.
Perpetuum mobile
Corrupto grava corrupto, que grava corrupto, que grava corrupto...
.
Perguntar não ofende
“Com a reforma da Previdência, o Felipe Massa só se aposenta aos 65 anos?” kkkk
.
Apelidos de boteco
Sinusite (o fanho), Odete Roitman (a falsiane)
.
Só mifu (a série)
Minha bull terrier só quer ser a Sonia Braga em Aquarius (parabéns, Kleber Mendonça!)
Santa restituição do Imposto de Renda, rogai por nós





Siga-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil

.


Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
CINEMA »
Curta discute sexo na velhice
Festival de Gramado premia Rosinha com quatro kikitos, produção de Brasília que desafia convenções ao enfocar relação aberta, com filmagens em setores de Planaltina
. 

UnB/Edgar Morin entre nós
Livro fotográfico organizado por servidor da UnB será exposto na sede da Unesco.

RELATÓRIO
UNESCO divulga metas globais para a educação até 2030  - CORREIO BzB 05.09

Consultor Jurídico
Notícias ConJur - 01/09/2016
Execução provisória
Supremo se afastou da Constituição ao permitir prisão antes do trânsito em julgado, afirma Marco Aurélio - REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 01.09

Produtores usam documentos falsos para aprovar 'Maysa' na Lei Rouanet - FOLHA SP 03.09
.
MinC planeja abrir Rouanet para empresas com lucro presumido - FOLHA SP 03.09
.
Maurício Meireles: Escritor inclui último discurso de Dilma Rousseff em romance - - FOLHA SP 03.09

Márcia Abrahão vai comandar a UnB
A professora do Instituto de Geociências é a primeira mulher eleita para a reitoria da maior instituição de ensino do DF. Márcia e seu vice, Enrique Huelva, venceram o pleito em primeiro turno.  A professora do Instituto de Geociências é a primeira mulher eleita para a reitoria da maior instituição de ensino do DF. Márcia e seu vice, Enrique Huelva, venceram o pleito em primeiro turno. - CORREIO BzB 02.09

STJ mantém sentença que obriga adaptar ônibus para deficientes - REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 30.08
.
Entidade cultural tem imunidade de Imposto de Importação e IPI - REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 30.08
.
.

 _____

.



.
.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.







 .   
.


Inovar é quebrar a rotina




Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...