.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

.

                   

      

            


No inverno te proteger
no verão sair pra pescar
no outono te conhecer
primavera poder gostar
e no estio me derreter
pra na chuva dançar e andar junto!

Beto Guedes
.


.        


VIVA   BRASÍLIA!








"Com a globalização financeira, as desigualdades de renda e de riqueza se acentuam em uma velocidade inédita. Os Estados estão nas mãos dos mercados e dos financistas. As vitórias eleitorais mais progressistas podem se transformar em derrota pela simples vontade do Eurogrupo, em desprezo à vontade do povo, como os gregos experimentaram recentemente. Será que refletimos bem sobre como seria a revolta sem esperança? "  Alain Bertho, antropólogo, argumenta que o século XXI abandonou o futuro em nome da gestão do risco e do medo, indiferente à ira das gerações mais jovens.  'Sejamos claros: um mundo acabou, não há como voltar atrás' - CARTA MAIOR 10.01



24.01/2016

.

Ótima semana


 

           



_      

.
25 a 29.01 Curso APG - GESTÃO PÚBLICA COM Oscar Motomura em Brasília.  Serão  abordados aspectos técnicos, políticos, culturais e estratégicos diretamente ligados à evolução das organizações públicas e da sociedade em geral.
.
25.01 Clube de Leitura Juvenil na LIVRARIA CULTURA - SHOPPING CENTER IGUATEMI 
.
Até   29.02 Vila Cultural Cora Coralina em Goiânia abre exposição Pareidolia
Poemas, fotografias e desenhos em técnica mista compõem a exposição individual Pareidolia, do fotógrafo e artista plástico Matheus Pires.
.

Até 01.03 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou o Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN – 2016
.
Até 25.01 e 12.02 Universidade Estadual de Goiás (UEG), está com as inscrições abertas  para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação para as Ciências e Humanidades -  câmpus Quirinópolis - Até 12.02 Aberto também para  doutorado em Recursos Naturais do Cerrado (Renac)  do câmpus  em Anápolis.
..

Cine Brasil

Boi neon
(Brasil/Holanda/Uruguai, 2015, drama, 101min; não recomendado para menores de 16 anos). De Gabriel Mascaro. Com Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e Vinicius de Oliveira. Iremar é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega e a pequena Geise. Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. Mascaro parece mais interessado em deixar a história se levar do que em impôr clímax e soluções HHH (RD). Cine Brasília, às 16h30 e 18h30. Cine Cultura Liberty Mall 2, às 14h10. Cine Cultura Liberty Mall 3, às 21h10. Espaço Itaú CasaPark 3, às 15h20 e 19h20.
.

Até 25.01  Buster on tour no Brasil
CCBB -  Entrada: R$ 4 e R$ 2 (meia). Festival de cinema infantil dinamarquês pela primeira vez no Brasil.
.

Leia mais: 

    
.

   
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA: www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        

♪ __ _ 

♪ .    
.

Circulando em Brasília e Goiás, em  25/01
.
♪ _     Hoje  ♪ _    eu quero a rosa mais linda que houver ♪ _    E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.

.

Exposições

PLANO PILOTO

A música canta a República
Museu Nacional dos Correios (SCS, Q. 4, Bl. A, Asa Sul). De 6 de novembro a 25 de janeiro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingo, das 12h às 18h. Fotos, vídeos, textos e áudios sobre a produção cultural brasileira. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.

A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945: História e
Cultura dos 70 anos da
Redemocratização no Brasil.
Museu do TSE (SAFS, Qd. 7, Lt. 1/ 2, 2º subsolo).
De 7 de agosto a 6 de agosto de 2016. De segunda a sexta, das 12h às 19h. A mostra reúne aproximadamente 220 documentos históricos com informações das diversas formas de atuação na política brasileira, desde o período do Brasil Colônia até aos movimentos de contestação ao presidente Getúlio Vargas e ao Estado Novo. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

A sociedade Cavalieri
Caixa Cultural (SBS, Q. 4, Lt. 3/4)
De 11 de novembro a 28 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h às 21h. Exposição de obras de uma sociedade secreta que esteve por mais de 300 anos na Europa. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.


Domus – moradas visuais
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. De 11 de dezembro a 31 de janeiro, diariamente, das 9h às 18h30. Exposição de fotografias abordando temas como Quilombolas, sistema prisional, catadores, migração e refúgio. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.

Guerreiros – Os maiores da história
Parkshopping (SAI/SO, nº 6580)
De 10 de janeiro a 7 de fevereiro. De segunda a sexta, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h. Exposição e curiosidade sobre os cavaleiros medievais, samurais e guerreiros de todos os tempos. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.

Olívia
Los Baristas Casa de Cafés (404 Norte)
De 12 de dezembro a 29 de fevereiro, de segunda a sexta, das 12h às 21h; sábado, das 10h às 18h. Exposição de Milton César Pontes sobre o corpo. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.



Até 29.01 (insc) Unidades culturais da Prefeitura de ANÁPOLIS/GO propiciam acesso ao ensino das diversas expressões artísticas -  dança, artes, música e teatro
.
Cine Brasil ( estreia)
Boi neon
(Brasil/Holanda/Uruguai, 2015, drama, 101min; não recomendado para menores de 16 anos). De Gabriel Mascaro. Com Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e Vinicius de Oliveira. Iremar é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega e a pequena Geise. Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste. Cine Brasília - Cine Cultura Liberty Mall - Cine Cultura Liberty Mall - Espaço Itaú CasaPark 3
.
Chico – Artista Brasileiro
(Brasil, 2013, documentário, 110min; não recomendado para menores de 10 anos). De Miguel Faria Jr. O longa-metragem traz uma apresentação de Chico Buarque, organizada exclusivamente para a produção, mesclada com depoimentos dele e de outros nomes da música brasileira, além de encenações com personagens das canções mais famosas do artista. A direção é de Miguel Faria Jr., que também comandou um filme sobre o compositor Vinícius de Moraes. Cine Cultura Liberty Mall 4, às 16h30.
.

.
................ Destaques de literatura
.
FOMENTO
Crise na Petrobras afeta patrocínios a projetos culturais e suspende editais - FOLHASP 15.01

Escolas charters de Pernambuco duraram três anos
Pesquisadores não chegam a conclusão quanto eficiência das 'charters' - DIÁRIO DA MANHÃ GO 11/01
.
Presidente Dilma Rousseff sanciona Código de CT&I | Portal da SBPC
SBPCNET.ORG.BR

Visuais. Mercado de arte enfrenta crise com ajuda do mercado externo
Com retração nas vendas de 50%, galerias instalam postos avançados no exterior - ESTADÃO 21.01
.
CÂMARA/DIREITOS HUMANOS
Comissão de Direitos Humanos alerta sobre violência contra índios no MS - CAMARA.LEG.BR 20.01
.
Desemprego e crise social
Quando o chefe de família perde o emprego, o cônjuge e o filho entram na força de trabalho. Isso significa que a taxa de desemprego deve superar o pico recessivo anterior, de 10,5% - VALOR 23.01

Em livro de ensaios, israelense Amós Oz discute antídoto para fanatismo - FOLHA SP 18.01
.
Morre a escritora francesa Edmonde Charles-Roux
O POPULAR GO 22.01


           
.

Saiba mais: http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.

“Jamais diga uma mentira que não possa provar”- MILLÔR FERNANDES, CHARGISTA BRASILEIRO.
.



EM EVIDÊNCIA

                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br

♪ .
.
JAN/2016 Ministério da Cultura lança edital para filmes de cineastas negros
.
JAN/16 Projeto da UEG busca novas maneiras de ensinar a temática da água nos livros escolares 
Com a abordagem do tema nas escolas, o projeto propiciará a formação de cidadãos críticos e conhecedores da necessidade de preservação deste recurso.
A última edição da revista UEG Viva destacou a construção de uma estação metereológica no câmpus Iporá que serve como local de aprendizagem para estudantes do município. UEG.BR
.
Karla Sangaleti no Pinella Musical - Toda quarta-feira de janeiro
Com participações pra lá de especiais, com o grupo Candanguero, Filhos da Dona Maria, a Banda Galo Cego, e ainda nos sambas de cantoras respeitadas e conhecidas do público brasiliense..
.
Até 15.02 Cursos de dança, música e teatro têm inscrições abertas no Sesc Centro de Goiânia
.
Até 02.02  Gustav Ritter abre inscrições para dança e teatro nesta segunda
Interessados devem fazer o teste de aptidão de habilidades específicas, que serão realizados nos dias 1 e 2 de fevereiro.  - O POPULAR GO 10.01
.
Até 20.02 Atelier ao ar livre
Casa da Cultura (Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás e Centro de Visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (São Jorge). De 16 de janeiro a 20 de fevereiro, de terça a domingo, das 17h às 21h. Exposições de pintura ao ar livre do artista Otoniel Fernandes Neto com apresentação musical do cantor Goya e intervenções poéticas de Anatta Nadeen. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.
.
Até 28.01 CONSTRUTORES DA LITERATURA CARIOCA NOS 340 ANOS DO RIO - Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
No âmbito das comemorações do aniversário da cidade, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Academia Carioca de Letras (ACL) convidam para o Ciclo de Conferências que celebrará os principais autores que ajudaram a conferir à literatura o caráter carioca desde o nascimento do Rio de Janeiro, em 1565, até os dias atuais.
.
Até  12.02 UEG torna público edital de seleção para o doutorado em Recursos Naturais do Cerrado (Renac).
.

Até 30.09.16 13o. PRÊMIO LITERÁRIO CIEE/CADE, para divulgar a cultura concorrencial entre os universitários.
.


................ Destaques de literatura
·       .



Agenda de blocos de rua de BRASÍLIA 2016

30 de janeiro
Bloco Encosta Que Cresce - 14h no Estacionamento da Funarte
Samba Do Peleja
Tuthankasmona – Tombando A Pyramide
31 de janeiro
Cafuçu Do Cerrado
Falta Pouco
2 de fevereiro
Rejunta Meu Bulcão - 19h na Praça dos Prazeres (201 Norte)

6 de fevereiro
Babydoll De Nylon - 14h na Praça do Cruzeiro
Bloco Agô - 11h na Praça Cultural da Torre de TV
Concentra Mais Não Sai

7 de fevereiro
Agoniza, Mas Não Morre
Bloco Do Amor
Bloco Do Bem - Música Eletrônica Brasileira
Concentra Mais Não Sai

8 de fevereiro
Aparelhinho e Acabou O Gás
Bloco Das Divinas Tetas
Concentra Mais Não Sai

9 de fevereiro
Calango Careta
Essa Boquinha Eu Já Beijei

14 de fevereiro
Anti-Bloco
Carnapati

15 de fevereiro
Bicibloco
Tesourinha

16 de fevereiro
Carnapati

17 de fevereiro
Tesourinha

.
fonte: G1.GLOBO

.





Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:

-__ ♪


___♫

.
Seu guia em Goiânia
.


O que está por vir  em Brasília
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___



JANEIRO 2016
.
26.01 BNDES e Centro Celso Furtado convidam para a palestra de Paulo Nogueira Batista Jr. sobre "O papel do Novo Banco de Desenvolvimento estabelecido pelos BRICS", ele que é vice-presidente da nova instituição. A palestra será no dia 26 de janeiro, terça-feira, das 15 às 18h, no Auditório do BNDES - RJ.
.
27/01 Trio Sambrasil no Pinella Musical
Trio Sambrasil (Diego Prestes, Rodrigo Figueiredo e Clenio Guimaraes) que toca um vasto repertório de estilos e ritmos, todos esses, Brasileiros (Samba, Choro, Bossa Nova, Marchas, Valsas, Baião, Xote e outros) além de adaptações de standards do Jazz em uma roupagem mais Brasileira. O trio, que em 2016 completa 3 anos de existência, além de promover Projetos educacionais em escolas do entorno no DF. Ainda se apresenta em eventos, festas, cafés e ambientes culturais no DF e Goiás.
.
30.01 Sarau na LIVRARIA CULTURA - CASAPARK  com a poetisa Seirabeira e vários outros poetas de Brasília
.
31.01 GAFIEIRA ESPECIAL no Gloria em Goiânia
TODOS OUVIRÃO O NOSSO GRITO NA GAFIEIRA!
.
FEVEREIRO/16 CCBB apresenta: Um século de tradição
o centenário do samba, nosso ritmo mais tradicional, vai ser celebrado com muitos eventos neste ano em todo o país. Em fevereiro, Brasília recebe um deles, com a participação de bambas e de artistas que se destacam como intérpretes do gênero.
Intitulado Século do samba, o projeto que vai ocupar o teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, tem na abertura, no dia 12, show com Monarco (foto) e Nei Lopes.
Na sequência se apresentam: João Martins e Os Pretos (dia 13), Jards Macalé e Pedro Luís (dia 14), e, no encerramento, Lecy Brandão e Tantinho da Mangueira (dia 15). Os ingressos começam a ser vendidos no dia 31 próximo. Não recomendado para menores de 12 anos.
.
01.02 a  31.03 Universidade Estadual de Goiás (UEG) informa que foi publicado o edital para os estudantes que tenham interesse em integrar as atividades de Iniciação Científica e Tecnológica e receber as bolsas dessas modalidades. 
.
11 a 21.02 25ª Feria Internacional del Libro, La Habana, Cuba 2016
.
15 a 19.02 X Congreso Internacional de Educación Superior: Universidad inovadora por um desarrollo humano sostennible - La Habana/Cuba
.
15 a 26.02  Brazilian - German Summer School 2016 - UFRS
.
17 e 18.02 FEIRA DO ESTUDANTE - EXPO CIEE EM GOIÁS
.
22.02 a 11.04 UFG/Prograd e PRPI divulgam edital para pesquisadores e estudantes de licenciatura
.
02.04 Djavan no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
.
21.04 a 09.05 Feria Internacional del Libro de Buenos Aires
.
16 a 20.05 CONGRESSO INTERNACIONAL CEM ANOS DO CÓDIGO CIVIL- 1916-2016 -  Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - RJ
.
04 a 06,07   VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem (CMEA): Educação, Tecnologias e Inovação - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
.





.



Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade para edusoares@uol.com.br

.







Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil


.



♪ __♫___



Cine Brasil
.
Os filhos de Bach
(Brasil/Alemanha, 2014) De Ansgar Ahlers, com Edgar Selge, Pablo Vinicius,
Aldri Anunciação e Franziska Walser. Conspiração Filmes e NFP, drama, 90 min.
Classificação indicativa - Coprodução entre Brasil e Alemanha, Filhos de Bach se inspira em casos ouvidos no Caje, em Brasília
.
Chatô – o rei do Brasil
(Brasil, 2015, drama, 102min; não recomendado para menores de 14 anos). De Guilherme Fontes. Com Marco Ricca, Andréa Beltrão e Paulo Betti. O magnata das comunicações Assis Chateaubriand é a estrela principal de um programa de TV chamado “O Julgamento do Século”, realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como os casamentos com Maria Eudóxia e Lola, a paixão não-correspondida por Vivi Sampaio, como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas, que teve início ainda antes dele se tornar presidente. Cinemark Pier 6, às 17h e 22h20.

Chico – artista brasileiro
(Brasil, 2013, documentário, 110min; não recomendado para menores de 10 anos). De Miguel Faria Jr. O longa-metragem traz uma apresentação de Chico Buarque, organizada exclusivamente para a produção, mesclada com depoimentos dele e de outros nomes da música brasileira, além de encenações com personagens das canções mais famosas do artista. A direção é de Miguel Faria Jr., que também comandou um filme sobre o compositor Vinícius de Moraes. Cine Cultura Liberty Mall 4, às 16h10 e 20h20. Cinemark Pier 6, às 14h e 19h30. Espaço Itaú CasaPark 4, às 16h40 e 19h10.






 
.
Leia mais sobre Brasília  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com





.

                                                             Inovar é quebrar a rotina



Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...