.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sábado, 20 de junho de 2015

.

                  

      
.
                   
.
Ai quem me dera ser poeta
Pra cantar em seu louvor
Belas canções, lindos poemas
Doces frases de amor
.
Tom Jobim

.
            

Envie para edusoares@uol.com.br
sobre eventos culturais promovidos em sua comunidade
♪ __♫___
.
................ Destaques de literatura
.
Sexta Turma do STJ admite desconto de pena pela leitura . stj.jus
.

.
VIVA BRASÍLIA!


20 e 21 /06 /2015
.
 
ótimo fim de semana
           


Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK: http://www.facebook.com/eduardojorge.soarescosta



_     
.
.
Leia mais: 

    

.

Até 27.07 BRACHER – PINTURA E PERMANÊNCIA - CCBB/DF. Exposição retrospectiva e interativa do pintor mineiro Carlos Bracher, considerado um dos grandes mestres brasileiros a deter o domínio da pintura a óleo sobre tela, abrangendo 86 obras de suas principais fases. A mostra, multimídia, conta com a exibição de vídeo-documentários sobre o artista.


19 e 26/06 Personal & Professional Coach - Revolucione sua Carreira. Coach. A Carreira que está revolucionando a Liderança e as pessoas.
Brasília: 19 a 21 de Junho | 24 a 26 de Julho
Goiânia: 26 a 28 de Junho | 10 a 12 de Julho
.
20, 27/06 e 04/07  CCJF/RJ: O Futuro das Ideias / oficina
Composto por quatro oficinas, o ciclo pretende debater questões, problemas e avanços provocados pela revolução digital e práticas de colaboração na Internet, e seu impacto no atual modelo de concepção e consumo de informações e ideias. O objetivo é envolver bibliotecários e demais profissionais da informação em uma reflexão sobre seus espaços e atividades, abordando novas competências com base em tecnologias emergentes, a fim de promover avanços no relacionamento entre informação, tecnologia e sociedade.
.
21/06 Movimento Cultural Supernova apresenta  o evento Domingo no Parque. Com periodicidade mensal e tendo como objetivo a ocupação do parque com manifestações culturais diversas, bem como chamar a atenção das autoridades para a necessidade de revitalização e manutenção do parque - Parque Ambiental do Bosque, em São Sebastião (DF).
.
21 de junho de 1830 - Nascimento advogado, jornalista e escritor Luís Gama
.
21 de junho de 1839 - Nascimento do escritor Machado de Assis, fundador e primeiro presidnete da ABL
.  
21 de junho - Dia da Mídia
.
21/06 107 Anos do nascimento de GRAÇA ARANHA (1868 - 1931 )
.
21/06, 19 h Gafieira com o Conjunto Balanço Brasil no Bar Glória.
Swingue, Samba Rock, Samba de Raiz e Temas Nordestinos para nossa Gafieira!
.
21/06 UEG dá início a ciclo de fóruns que debatem as licenciaturas da Instituição 
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) inicia, na próxima quinta-feira, 21 de maio, no câmpus Henrique Santillo, em Anápolis, um ciclo de fóruns que tem como foco as licenciaturas da Instituição. A agenda faz parte do Prodocência, um programa de consolidação das graduações em licenciaturas.
.


Agenda cultural do Bar do Mercado
Sexta-feira: Feijoada com samba e choro, Conjunto refinado.
Sábado: Feijoada com samba e choro, Evandro Barcelos e de grupo.
.
Clube Do Choro está com inúmeras atrações!
Confira a agenda da semana:
Dias 17, 18 e 19 – Nilze Carvalho & Grupo Choro Livre
Dia 20 – Clodo Ferreira
.
"Todo mundo quer meter a mão em Brasília", diz filha de Lúcio Costa - CORREIO BzB 20.06


Cine Brasília  - programação
.
20/06, sábado

15h e 19h – Ainda sem definição
 21h – Pre-Estreia:  Eden, (França, 2014, drama musical, 131min., classificação 16 anos, com: felix de Givry, Pauline Etienne, Hugo Conzelmann), direção: Mia Hansen- Love
Sinopse: No início dos anos 1990, a música eletrônica começou a disparar na França. Paul (Félix de Givry) é um adolescente que gosta de raves, que se popularizam em Paris. Mas ele prefere um cenário mais underground. Paul e um amigo formam uma dupla de DJ´s chamada Cheers. Eles mergulham em um mundo de ritmo e batidas, rodeados por drogas e sexo.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=2l1T9xs-o0o


21/06, domingo

15h e 19h  – Ainda sem definição
 17h e 21h - Permanência (Brasil, 2014, drama, 85 min., classificação 16 anos, com: Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restife), direção: Leonardo Lacca.
Sinopse: Fotógrafo pernambucano tem sua primeira exposição individual em São Paulo. Ele se hospeda na casa de sua ex, hoje casada. Filmes fotográficos são revelados e as manchas de café surgem como memórias permanentes do passado.
Trailer: https://vimeo.com/106037489


   

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA: www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        

.


 ♪ __ _ 
.


.
♪ .    
.

Circulando em Brasília, em   20/06
♪ _    Hoje  ♪ _   eu quero a rosa mais linda que houver ♪ _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)

.


Concerto sinfônico
Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano; 3347-6867). SÁBADO, às 20h. Apresentação do coro sinfônico da Universidade de Brasília, juntamente a orquestra sinfônica e solistas, com regência do maestro David Junker. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Clodo Ferreira
Clube do choro (SDC bloco G, 3224.0599). Amanhã, às 21h. Continuidade do projeto Para sempre Dominguinhos, show com o cantor e compositor Clodo Ferreira. Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). Não recomendado para menores de 14 anos.

Seresta à beira do lago
Pontão do Lago Sul (0800 617617). Sábado, às 19h30. Show com os cantores Célia Rabelo e Antenor Bogéa, apresentando repertório de clássicos da música popular brasileira. Entrada franca. Classificação indicativa livre.


Entorno de Brasília
CAOS URBANO
Grilagem e ocupação irregular ameaçam água para consumo - CORREIO BzB 18.06
.


Cine Brasil (pré-estreia)
.
Território de brincar
(Brasil, 2015, documentário, 90min; classificação indicativa livre). De David Reeks e Renata Meirelles. O longa tem como propósito sustentar uma narrativa do brincar infantil. Ao longo de vinte e um meses, diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, foram representadas. O filme faz parte de um projeto de pesquisa, registro e divulgação. Espaço Itaú CasaPark 8, às 18h10.
.
.
"Bancada de evangélico é ovo do nazismo" Frei Beto


A aventura da arte-educação
Caravana Buriti percorre cidades do DF e do Entorno para conviver durante 10 dias com as comunidades e convidá-las a entrar nas rodas de teatro, dança, música, palhaçadas e oficinas - CORREIO BzB 17.06
.
.

           

.
"Falta de formação estimula radicalização política entre pessoas que não sabem respeitar diferenças",  diz Renato Janine Ribeiro, ministro da educação - RODA VIVA tv cultura, 09/06
.

.

VEJA MAIS EM BRASÍLIA :

.
                         www.amanhadfdoedu.com.br


♪ .



.                     

Saiba mais: http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.

JUN/15 Oficina Literária de prosa e poesia,  com ênfase ao conto.- LIVRARIA SEBINHO- blogdoevan@gmail.com
O curso se dará em encontros semanais de três horas, sempre  às segundas-feiras  das 18 e 30 até às 21 e 30 h, é destinado a escritores iniciantes, candidatos a escritores, ou mesmo a quem deseja, apenas, adquirir uma boa formação sobre a literatura brasileira e estrangeira – especialmente sobre os nossos contistas, romancistas e poetas – e os seus principais representantes.
.
JUN/15 MINC/ Lançado edital para tradução de autores brasileiros - cultura.gov.br
.
JUN/15 MINC/ Publicado edital de coedições sem ônus da Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional busca parcerias com instituições que tenham como finalidade a realização de projetos culturais, o que inclui a edição de livros e revistas - cultura.gov.br
.
Até 25/06 (inc) XIII Festival de Artes de Goiás::
Está aberto o prazo de submissão de propostas de ações artísticas. Com o tema Corpo (In)decente, o evento ocorrerá na cidade de Goiás entre os dias 22 e 26 de setembro. Poderão ser inscritos os seguintes tipos de atividades: oficinas (I e II), palco aberto e galeria aberta.
.
Até 25/06 FGV em Goiânia - EM JUNHO: 2 cursos de curta duração -  MOTIVAÇÃO E GERÊNCIA DE PESSOA ( 12 e 13/06 ) - NEGOCIAÇÃO (25 a 27/06) .
.
Até 24.06 Casa Cor GOIÁS 2015
A Mostra está  aberta na Mansão Anis Rassi, no Setor Marista, com 37 ambientes projetados por profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo
.
Até  28/06 21ª MOSTRA DULCINA
Exposição - Espetáculo - Cenas - Palestra - Oficina - Performance - Monografia. Abertura com a exposição dos alunos de Desenho de Observação do primeiro semestre de 2015 Prof Eli Braga .
A Mostra Dulcina teve seu início em 2005 e tem se consolidado como espaço de aprendizagem e difusão cultural para compartilhar com o públicos conhecimentos construídos e promover um centro de estudos de formação continuada sobre arte no Distrito Federal. 
.
Até 30/06 Exposição “Um toque de Cerrado – Museu Itinerante de História Natural”.
.
Até 30.06 Exposição em Abadiânia/GO
O artista plástico baiano Cícero Matos abre na Anexxo Galeria a exposição Universo do Verso, em Abadiânia, Goiás. Com 19 obras, a mostra reúne traços e cores vibrantes, em tinta acrílica, que inspiram a imaginação e transportam o espectador para o cenário regional encontrado no sertão do Brasil. Cícero é pintor, escultor, estampador e desenhista autodidata.
.
Até 30.06 UnB/LEITURAS CÊNICAS  "Antes da coisa toda começar"
O auditório do Instituto de Letras - ICC Sul, subsolo - sediará, durante todas as quartas-feiras, até o final de junho, o projeto Quartas dramáticas - Leitura cênicas. A atividade desta quarta-feira, 27 de maio, tem como tema Antes da coisa toda começar, de Maurício Mendonça e Paulo de Moraes. O evento, gratuito e aberto ao público, tem início às 19h.
Mais informações: www.quartasdramaticas.blogspot.com
.
Até 10/07 (insc) 14ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Roma será inaugurada no dia 8 de outubro.  O concurso tem como objetivo oferecer a jovens fotógrafos latino-americanos, com idade de até 40 anos, a oportunidade de participar do Festival, no Museu de Arte Contemporânea de Roma, ao lado de profissionais já consagrados.
 fotografia@iila.org
.
Até 10/07 (insc) Prêmio Literário Rio: 450 anos de Histórias
.
Até  12.07 EXPOSIÇÃO "Sei não - Poiesofia" - POEMAS E FOTOS DE ANTONIO MIRANDA E SILVIO ZAMBONI NO MUSEU DA REPÚBLICA
.

Até 10/07/2015 CCJF/RJ:  Regulamentação geral para
apresentação de projetos  2016 - www10.trf2.jus.br/ccjf/orientacoes-tecnicas  - Aguardamos seu projeto
.
Até 30.09 (insc) Prêmio da ONU financiará projetos interculturais -  interculturalinnovation.org
.
Até  15/08 CCBB/DF/ TEATRO:  "Contrações"
No espaço de um escritório, em uma grande corporação, a funcionária Emma (Débora Falabella) é convocada por sua gerente (Yara de Novaes),
.
Até 31/08 UFG/Dança: Mostra Manga de Vento 2015
Teatro Sesc Centro (Goiânia), Teatro de Pirenópolis e Teatro São Joaquim (cidade de Goiás)   - ufg.br
.






Leia mais sobre Brasília :  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:

-__ ♪

" Sem Brant, minha vida não teria sido tão linda", afirma Milton Nascimento - FOLHA SP 14.06


.


___♫

.





Seu guia em Goiânia
.

O que está por vir  em Brasília
♪ _    Amanhã vai ser outro dia.      Hoje você é quem manda.  ♪ _    Falou, tá falado.  _       Não tem discussão, não ...   ♪ _    ( Composição de Chico Buarque “ Apesar de Você “)
.

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___

JUNHO
.

22 a 26.06 Relações Internacionais
FGV é anfitriã do mais importante congresso internacional de Administração Pública - RJ -  promovido anualmente pelo International Institute of Administrative Sciences (IIAS). O Congresso IIAS terá como tema “A Confiança na Administração Pública” e reunirá especialistas de diferentes países para tratar de temas como: a confiança dos cidadãos nos governos e dos governos na sociedade; responsabilidade e transparência governamentais; corrupção, ética e legitimidade; politização do serviço público, entre outros.
.
23 de junho de 1939 - Nascimento do escritor João de Jesus Paes Loureiro
. 
23 de junho de 1944 - Nascimento do escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor e cineasta João Silvério Trevisan
.
24.06 Lançamento do livro TRIUNFOS DO AMOR, contos de M. Lygia. 18 h 30 no Carpe Diem – Editora Thesaurus.
.
24/06, 12 h  UnB/ 1ª Parada LGBT da Universidade de Brasília - Teatro de Arena em Brasília
.
24/06 UnB/ TEATRO
VII Quartas dramáticas: En attendant Godot, de Samuel Beckett
Local: Auditório do Instituto de Letras - ICC sul, subsolo, sala 099
Dia 24 de junho - Horário: 19:00
.
25 e 26.06 Fórum Mundial de Meio Ambiente - Paraná
.
Dia 27 de junho
107 anos do nascimento de GUIMARÃES ROSA (1908 - 1967 )
.
30.06  60º Fórum de Debates Brasilianas.Org - SP Os desafios para a recomposição do sistema industrial brasileiro
.



JULHO
.

02 a 14/07 Festival da Universidade Estadual de Goiás - PIRENÓPOLIS/GO
Nas categorias de MUSICA (interpretação, interpretação com autoria), LITERATURA (Poesia, Conto, Crônica, Contação de História), AUDIOVISUAL (Vídeos de 1 Minuto, Vídeos de 10 Minutos).
.
05/07  "Vai Pra Cuba - A Festa", com a participação do grupo Sabor de Cuba, à partir da 14h, no Cantoria, Blues e o Escambau, na Feira Permanente do Gama.

11 a 15/07 XI Encontro Internacional de Estudos Medievais  - PIRENÓPOLIS/GO
.
06 a 09/08 Festival de Documentário Brasileiro - PIRENÓPOLIS/GO

06 a 09/08 Festival de documentários Pirenópolis.Doc. O festival, que prossegue na cidade histórica goiana até o dia 9, traz uma mostra específica de obras documentais brasileiras, além de debates e oficinas.









.





"Enquanto estamos atolados em dívidas, eles gastam milhões"  Hélio Doyle, que anunciou saída da Casa Civil do Governo do DF. Ele criticou parlamentares que vão à Câmara apenas para fazer lobby em favor de empresas - CORREIO BzB 11.06
.
.
" Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho", aponta pesquisa - FOLHA SP 15.06
.
"A falta de representação feminina no Congresso se reflete diretamente na ausência de políticas públicas para as mulheres. Dentre as reformas, proponho, através da PEC 590/2006 de sua autoria (aprovada na Câmara e atualmente no Senado), que a representação proporcional de cada sexo na composição das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado e de cada Comissão, assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo, seja assegurada."  Luiza Erundina,  Câmara dos Deputados



................ Destaques do Edu

_     quem desse do morro _   não morre no asfalto _   lá vem o Brasil … (Moraes Moreira)

(Manchetes atuais de Jornais)
. . .
.
. . .

. . .
Concurseiros e cursos preparatórios amargam efeitos do ajuste fiscal
Neste ano, executivo autorizou o preenchimento de apenas 668 cargos, 4,7% do total de oportunidades abertas em 2014 - DIÁRIO DE PE 15.06

ARTE
Faculdade Dulcina luta para sobreviver a falhas de gestão - CORREIO BzB 14.06
.
Cotas insuficientes
Lei que determina reserva de vagas para concursos públicos completa 1 ano, com 638 negros aprovados pelo sistema. O objetivo é reduzir a desigualdade, mas, para especialistas, a medida é paliativa para um problema maior: a falta de acesso à educação - CORREIO BzB 14.06
. . .
Empresa de telefonia deve indenizar atendente que desenvolveu depressão por ser humilhada no ambiente de trabalho - TST 08.06
.

CONSUMIDOR
Símbolo que identifica alimentos transgênicos pode ser extinto - CORREIO BzB 08.06
.
TRIBUTAÇÃO
Brasil arrecada muito e oferece pouco à população, diz pesquisa - CORREIO BzB 02.06
.
MEC cortará vagas no Pronatec e no Ciência sem Fronteiras - O GLOBO 26.05
.
EDUCAÇÃO Capacitação  profissional só chega a 3% dos presos no Brasil  CORREIO BZB 26.05
.

___♫♪ _ 


Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK: http://www.facebook.com/eduardojorge.soarescosta

.

"Lava jato é oportunidade para melhorar uso do lobby"   Kelly Aguilar, presidente em exercício do Instituto de Relações Governamentais. Avalia que é preciso mostrar que existe defesa de interesses legítima e legal. - REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 08.06




♪ __♫___


MAIS EVENTOS  em Brasília !!! acesse
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

 
.
"Taça diária de vinho tinto faz bem ao coração de diabéticos", diz estudo - O GLOBO 26.05
.





       
.
Fala, Zé Humor
Extra! Extra!
Em Brasília, superbactéria tem mandato
Frases da semana do meu amigo Mosquito
“Vai começar a Copa América! Meu coração não aguenta outro 7 a 1”
“Lebron James para presidente da República”
“Cada vez mais me convenço que ‘política’ e ‘achaque’ são sinônimos”
“A inflação não para... e eu pergunto pro motorista: a que ponto chegamos?”
“Bar que rouba na conta segue padrão Fifa. FBI nele!”
Parlashopping terá parque temático Jurassic World
Nesta crise, estou usando os boletos do IPTU e IPVA só para colorir
Perguntar  não ofende
Qual o preço de uma manada de distritais? Com porteira fechada... José Carlos Vieira, jornalista - CORREIO BzB 14.06


.
“Crianças e adolescentes, como princípio mínimo de cidadania, devem ser respeitados e assim aprenderão a respeitar os outros.”  André Reis Lacerda, juiz da comarca de Goianésia, no artigo O papel dos pais perante o Estatuto da Criança e do Adolescente - O POPULAR GO 12.06





.

" Sem investimento em  educação e cultura seremos um país preconceituoso e gerador de soluções pobres e esdrúxulas.  Geramos muitas pessoas com tendência corrúpta no Brasil. Cultura é fundamental para destruir o muro do atraso em tudo." E. J. S. C
.
.






                                                             Inovar é quebrar a rotina







Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...