.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 18 de março de 2015

.


 ♬                 

♫      
.
Vidas Secas
.

O mundo é grande

nenhuma palavra é minha

dor é um vocábulo vazio

urubus em círculos

sonho cortado a facão

ossadas nas veredas

nelas uma baleia

o inferno existe sim

é um cárcere uma catinga

está dentro e for a de mim

o dia uma emboscada

mais nada a perder

ninguém carece de confiança

habitando terra alheia

decifrando garranchos pegadas

sempre de passagem

nesse seco de linguagem

que antes foi meu coração

um dia aprendo a falar
.

Rodrigo Garcia Lopes, do livro Ex periências Ex traordinárias (Kan editora)

♫        ♪         ♪ __
   

.
VIVA BRASÍLIA!


18/03 /2015,   quarta-feira

             ♪

.
“Com certeza o cenário da literatura em Rio Verde ganha mais um importante título, o livro Cantadores do Centro-Oeste e Cantadores Celestiais do Professor Leôn, com certeza irá contribuir ainda mais com a literatura do nosso município”, João Orlando Cruvinel de Lima, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Rio Verde/GO O popular 16.03
.

♫    
.
.
Leia mais: 

♫    

.
18 a 31/03 Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da UEG de Morrinhos abre uma vaga para o processo seletivo de bolsista de Pós-Doutorado.

Até 30.04 PUC/GO: Curso de extensão “ IDENTIFICAÇÃO FORENSE”,  ministrado pela Professora  Raquel Vaz Resende  -   pucgoias.edu.br/cursosdeextensao
.
Até 18.03  Exposição coletiva na PUC/GO
A Galeria de Arte Época inaugura hoje uma exposição coletiva que traz trabalhos dos artistas plásticos Mamone, Nilton Santos e Valéria Zamecki.
.
18/03 LANÇAMENTO: OS Bastidores DO CRIME, de Daniel Barros - Brasília
.
18 e 19/03  SESC-GO/UFG/Literatura:  Seminário vai discutir importância da obra de José J. Veiga. O POPULAR GO 04.02
.
Até  20/03 Semana Nacional da Conciliação Trabalhista (Goiânia), com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A iniciativa tem como slogan Outra Forma de Estender a Mão É Conciliar. Segundo o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a meta é “dar celeridade e aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos”.
.
Até  23/03 Concurso vai eleger nova marca institucional da UEG - GO
.
17 e 18/03 APRIMORA TREINAMENTOS:  Controle Patrimonial: O ativo imobilizado, da avaliação a depreciação  - São Paulo
http://aprimora.com/evento.php?id=204
.
14 e 18/03  Oficinas sobre quadrinhos em Goiânia
A ideia é fazer com que um público maior tenha a oportunidade de travar contato com uma área muito popular, mas cujas engrenagens não são tão disseminadas.
.
Clube do Choro
17 - CAMERATA CAIPIRA … 18, 19 e 20 - DANILO BRITO QUINTETO (bandolim) …   21 - Grupo FOLHA SECA

Feitiço Mineiro
16 -  MÚSICA SOLIDÁRIA  17 - FORRÓ NA VEIA  18 - CHORINHO 19
GABRIELA HOLANDA (As rosas de Noel) 20 - LET IT BEATLES (Beatles)
 21 - CHORINHO (Choro/ 13:30)



. . .


Cine Brasil

Castanha ( pré-estreia)
(Brasil, 2014, documentário, 95min; não recomendado para menores de 14 anos). De Davi Pretto. Com João Carlos Castanha, Celina Castanha e Francisco Jairo da Silva. João Carlos Castanha tem 52 anos e é ator. Também trabalha na noite como transformista em baladas gays. Vive com a mãe septuagenária, Celina, no subúrbio de Porto Alegre. Solitário, doente e confuso, aos poucos ele deixa de discernir realidade e ficção. Cine Brasília, às 19h.
.
Superpai (estreia)
(Brasil, 2014, comédia, 123min, não recomendado para menores de 14 anos). De Pedro Amorim. Com Danton Mello, Dani Calabresa e Giselle Itié. Diogo era o garoto mais popular da escola, rei das festas e da bagunça. As meninas queriam estar com ele e os meninos queriam sê-lo. Agora, vinte anos mais tarde, é apenas um homem comum, pai, marido, trabalhador. Uma reunião da turma de colégio é sua chance de sair da rotina e a festa acaba levando a rumos inesperados.
.
Literatura
Em Breve: Poeta  Joãozinho Da Vila Planalto está em fase de lançamento do seu novo livro de poesias, que acompanha uma camiseta com o design da capa.
.
Em Breve:  Lançamento de Livro  do escritor  Renato Fino no Senhorita Café – 408 norte ( previsão 09/04)
.
Em Breve:  Lançamento de Livro  do escritor  Daniel Barros.
.
Em Breve:  Lançamento de Livro  do escritor  Rêgo Junior
.

Até 28/02 (insc)Festival de Cinema Universitário Latino-Americano (24 a 28/03) - UFG - GO
Estão abertas até dia 28 as inscrições para as atividades pedagógicas do Perro Loco 5 – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano, que será realizado de 24 a 28 de março, no Centro Cultural da UFG. Os interessados devem conferir o regulamento e participarem gratuitamente da seleção por intermédio do site www.perroloco.com.br.
.
Até 20/04 Ciclo - criar com o que temos
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3108-7600). De 5 de fevereiro a 20 de abril. Sábado e domingo, às 10h, 12h e às 19h. Atividades lúdicas em diversas linguagens para que o público mergulhe e interaja com a mostra. Entrada franca. Recomendado para maiores de 6 anos.
.

" Fosso separa futebol europeu do futebol brasileiro " Abílio Diniz FOLHA SP 14.03
.

.




   

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA: www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

♫        
.
♪ .    


Circulando em Brasília, em 18/03
♪ _    Hoje  ♪ _   eu quero a rosa mais linda que houver ♪ _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)

.

Até 12/04  Pinturas de Dulce Schunck estarão expostas no Centro de Visitante do Jardim Botânico de Brasília (SMDB) até 12 de abril
.


.
Saiba mais: http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BzB


♪ .
.                     

♫        
♪ 


Fala, zé humor
EXTRA! EXTRA!
Em Brasília, pardal de trânsito tira até abreugrafia. por José Carlos Vieira,   CORREIO BzB 01.03






_  ♫  ♫


VEJA MAIS EM BRASÍLIA :

.
                         www.amanhadfdoedu.com.br


Março
.
Até 16.03 PUC/GO/EXTENSÃO:  “CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS”,  ministrado pelas Professoras  Nágila Ibrahim El Kadi  e Teresa Sandes, com carga horária de 20 horas e 20 vagas. -  pucgoias.edu.br/cursosdeextensao
.

Até 20/03 Arte de rua  no Pé Palito Antiquário & Arte – 112 norte
Entra em cartaz, na quarta-feira, a 2ª Exposição Coletiva Contexto Urbano, que reúne cerca de 30 obras de artistas do Brasil e de Angola, com criações que revelam a beleza e a técnica da arte urbana. cartaz até 20 de março, no Pé Palito Antiquário & Arte
.
Até 21/03 Hipnomagic show
Centro Cultural de Brasília (601 Norte, Md. B, ao lado do Serpro; 3426-0400). Dia 7 e 21 de março, às 21h; e dia 8, 22 e 29 de março, às 20h. Espetáculo de mentalismo e ilusionismo, com Ed Rocha.
.
Até 26.03 – A exposição Arte e Integração conta com 46 obras do artista plástico Athos Bulcão, entre painéis de azulejo, acrílica sobre tela, fotografias e projetos arquitetônicos pertencentes ao acervo da Fundação Athos Bulcão (DF) e ao Museu de Arte Moderna (RJ). Galeria de Arte do 10 º andar do anexo 4 da Câmara dos Deputados. A visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17 horas (Entrada Franca).
.
Até  30/03 - III CONCURSO DE POESIA “NARCISO ARAÚJO” -  ES Academia Marataizense de Letras - Podem participar do concurso todos os cidadãos brasileiros, maiores de dezoito anos, residentes em território nacional.
Fonte: http://www.serraemares.com.br/academiadeletras
.
Até 31/03  Exposição As cores do Sagrado – Com obras da artista plástica Cristiane Rezende Santos, na sede da Secretaria Municipal de Cultura.
.
Até 31/03 FGV recebe inscrições para o curso International Business Law, na Califórnia
.
Até 31.03   I Mostra de Prêmios do TST e CSJT - Tribunal Superior do Trabalho.
.
Até 31/03  Exposição As cores do Sagrado – Com obras da artista plástica Cristiane Rezende Santos, na sede da Secretaria Municipal de Cultura.
.
Até  31.03 - Exposição 'As Cores do Sagrado' da artista plástica Cristiane de Rezende Santos - Secult/Goiânia. 
.

Abril
.
Até 05/04 Exposição  Esporte movimento fica aberta ao público na Caixa Cultural   
.
Até 20/04  Ciclo - criar com o que temos - CCBB/BRASÍLIA
Atividades lúdicas em diversas linguagens para que o público mergulhe e interaja com a mostra. Entrada franca. Recomendado para maiores de 6 anos.
.
Até  20.04 – Exposição Experiência Tumulto III - O artista Wagner Barja, defensor da “arte contemporânea popular”, reconstitui seu universo plástico em trinta obras (poesia visual, vídeo-objeto, instalações, esculturas, fotografias de grandes dimensões e vídeos que apresentam performances e intervenções urbanas) realizadas ao longo de sua carreira, além de obra inédita concebida especialmente para a exposição.- CCBB – 9h às 21h – Entrada franca.
.
Até 26/04 CCBB/Brasília:  Curta ao Meio Dia é o programa ideal para animar o almoço do final de semana. Ao longo de seis meses, sessões de curtas-metragens produzidos em Brasília permitirão conhecer melhor a produção da cidade.
www.culturabancodobrasil.com.br/portal/categoria/eventos/cinema/?ccbb=DF
.
Até  15/08 CCBB/DF/ TEATRO:  "Contrações"
No espaço de um escritório, em uma grande corporação, a funcionária Emma (Débora Falabella) é convocada por sua gerente (Yara de Novaes),
.
Até 31/08 UFG/Dança: Mostra Manga de Vento 2015
Teatro Sesc Centro (Goiânia), Teatro de Pirenópolis e Teatro São Joaquim (cidade de Goiás)  
Paralelo as apresentações também está  o lançamento de um livro sobre sua vida, de autoria da artista e pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp) Lilian Vilela, intitulado Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz. - ufg.br
.


“Fora Supremo, fora Dilma. Queremos só Ministério Público e Polícia Federal”.   Frase em faixa de manifestante durante protesto de ontem na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro O POPULAR GO 16.09
.


................ Destaques de literatura
.
Livro Cantadores do Centro-Oeste e Cantadores Celestiais lançado em Rio Verde/GO
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) realizou   o lançamento do livro  “Cantadores do Centro-Oeste e Cantadores Celestiais”, do escritor Leôn-Denir Pinto Martins. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues- FAR e contou com a presença de vários escritores e apreciadores da literatura.
.
EDUCAÇÃO »
Restrições no Fies dividem entidades
Especialistas acreditam que mudanças no sistema de financiamento estudantil são boas para evitar abusos cometidos pelos grandes grupos educacionais, mas criticam a forma como as regras foram alteradas - CORREIO BzB 13.03
.
Falta de tratamento renal mata 2 milhões por ano
A maioria das vítimas é de países de média e baixa rendas. O cenário brasileiro preocupa, dizem especialistas, que estimam um aumento da demanda por assistência em todo o mundo CORREIO BzB 13.03

GÊNERO »
Transexuais e travestis passaram a ter garantido o direito de usar o nome social em escolas do país e os banheiros de acordo com o gênero que se identificarem. Além disso, os registros em boletins de ocorrência devem incluir a orientação sexual, o nome social e a identidade de gênero do sujeito. As orientações constam em duas resoluções publicadas ontem no Diário Oficial pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoções dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais. CORREIO BzB 13.03
.
PLANALTO:  
Aplicativo brasileiro para pessoas com deficiência de fala é eleito pela ONU como melhor do mundo
.
Doze procuradores
O livro, Execução Fiscal: Teoria, Prática e Atuação Fazendária, foi organizado pelos procuradores Marcílio da Silva Ferreira Filho e Rodrigo Medeiros de Lima. Também participaram outros dez procuradores integrantes da Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO). Cada um ficou encarregado pela redação de um capítulo específico. O POPULAR GO 16.09
.
LITERATURA »
O exterminador de corruptos
Sob o pseudônimo de Luiz Bras, Nelson de Oliveira lança obra de ficção científica sobre a roubalheira de políticos
Distrito Federal
De Luiz Bras. Patuá, 280 páginas. R$ 45 CORREIO BzB 16.09  
.
LITERATURA
Poema que Machado de Assis escreveu aos 17 anos é descoberto  FOLHA SP 16.09 



Leia mais sobre Brasília :  www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:

-__ ♪
.



___♫



Seu guia em Goiânia
.



O que está por vir  em Brasília
♪ _    Amanhã vai ser outro dia.      Hoje você é quem manda.  ♪ _    Falou, tá falado.  ♪ _ ♫      Não tem discussão, não ...   ♪ _    ( Composição de Chico Buarque “ Apesar de Você “)
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
___♫         _ ♪ __♫___

.
19 a 21/03 UFG:  IV Congresso da Associação Latinoamericana de Gestão do Esporte
.
19 a 21/03 IV Congresso da Associação Latinoamericana de Gestão do Esporte.
 .
19/03 Lançamento de livro no Carpe Diem(104 sul):  “Memorial Balsense” de Raimundo Floriano, Editora Thesaurus. O foco é centradona cidade de Balsas, nos homens que fizeram a grandeza de sua história e nos fatos marcantes da infância do autor, feliz, cheia de peripécias e arriscosa, comoa a de todo menino sertanejo de seu tempo.
.
19/03 Lançamento de livro“Memorial Balsense” de Raimundo Floriano, Editora Thesaurus – em Brasília
.
19/03 Lançamento de Livro na Liv. Cultura - " Vegan Yoga - O Ashatanga Yoga de Patanjali sob a perpectiva vegana" - Brasília
.
19/03 Sessão de autógrafos na Liv. Cultura do livro - No Fluir da Felicidade, do autor Oberom - Brasília
.
19/03 Sessão de autógrafos do livro na Livraria Cultura - No Fluir da Felicidade, do autor Oberom
19:00
.
20.03 Lançamento de Livro: PAPYRUS P 52 O PROFESSOR, O ENIGMA E A VIAGEM.  AUTOR: LUCAS DELGADO - Brasília.
.
20.03 Orquestra de Senhoritas se apresenta no Taguatinga Shopping

20 e 21.03 -  Workshop e palestra com Amit Goswami em Brasília: Ativismo Quântico, Saúde e Criatividade - Campus  do Iesb - No evento, será aprofundado o conceito de ativismo quântico e o uso desse novo paradigma na saúde e na criatividade.
.

20, 21 e 22/03 Rock autoral
Equinócio BR 060 é o nome do pequeno festival que reúne no Teatro da Caixa  bandas de Brasília e Goiânia que fazem rock autoral. A programação para as três noites é a seguinte: dia 20, Korina e Rios Voadores; dia 21, Hellbenders e Carne Doce; e dia 22, Judas e Luziluzia. Não recomendado para menores de 16 anos.
.
20 e 23/03 48 ESCRITORES REPRESENTARÃO O BRASIL NO SALÃO DO LIVRO DE PARIS EM 2015 - Na 35ª edição do evento, entre 20 e 23 de março, o Brasil será o país homenageado e contará com espaço de 500 metros quadrados destinados à venda, exposição de livros e palestras com autores. Haverá ainda programação cultural paralela. 
blocosonline.com.br/literatura
.
21, 22 e 27 a 29/ 03  Os filhos dos caras no Espaço CCBB Brasília – Série  de shows com artistas que têm no DNA de seus trabalhos musicais a influência e o legado de ícones da música brasileira - Jair Oliveira e Luciana Mello (21 e 22/02) Léo Maia (27/02) Simoninha e Max de Castro (28 e 29/02)
 .
21/03 Musical Cazuza — Pro dia nascer feliz -   Centro de Convenções Ulysses Guimarães
.
21 e 22/03  Minha casa, minha dívida
Teatro Maristão ( 615 Sul; 3445-6900). Dia 14 e 21 de março às 21h; e dia 15 e 22 de março às 20h. Com Cia de Comédia G7. História de um casal que luta para adquirir o primeiro imóvel. Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.
.
21 e 28/03 Retratos
Usina (SOFN Qd. 1 Cj. B Lt. 12 - VILA TELEBRASÍLIA). 14, 21 e 28 de março às 21h. Espetáculo solo de dança de Giovani Aguiar. Informações: 9105 – 3286. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Nâo recomendado para menores de 18 anos.
.
25/03 Curso de Inserção ao mundo do Vinho - Restaurante Nosso Mar
.

26.03 Cantor suíço Bastin Baker, de 23 anos, revelação da música europeia no teatro do CCBB- Parte da programação da Semana da Francofonia na capital.
.
11/04  Inauguração do Cantoria Blues e o Escambau, o novo espaço cultural do Gama que reúne gastronomia, artesanato e a autêntica música popular brasileira
.





.

Envie para edusoares@uol.com.br
sobre eventos culturais promovidos em sua comunidade
♪ __♫___
.

♪   ♪ __♫___
.

“A OAB se bate pelo respeito aos princípios de ampla defesa, presunção da inocência e ao devido processo legal e defende a liberdade de opinião e expressão.”   Enil Henrique de Souza Filho, presidente da OAB-GO, sobre os protestos contra a presidente Dilma Rousseff. O POPULAR GO 11.03

. ..

................ Destaques do Edu

  quem desse do morro  não morre no asfalto  lá vem o Brasil … (Moraes Moreira)

(Manchetes atuais de Jornais)
.


.
“Pais, não deixem suas crianças conhecerem o computador antes do livro!”.    Ziraldo.
.



___♫♪




Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK: http://www.facebook.com/eduardojorge.soarescosta




_ ♪ __♫___
.




♪ __♫___


MAIS EVENTOS  em Brasília !!! acesse
>>>>> 



♪ __   ♫___





 


A fim de jogar  Tênis,  Frescobol  e Xadrez em Brasília?   ..   escreva pra gente

-



                                                             Inovar é quebrar a rotina-







.














Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...