.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

... em Brasília

___♫♪ _ 
              

        
.
A Taça de Byron
                                            A Edmilson Caminha


Fora a cabeça ardente de um poeta
este crânio em forma assim de taça
que a sua mão suspende com graça.

O vinho que deixa sua alma repleta
de suaves visões sublimes, é abjeta
porção mágica? Ou elixir sem jaça

da vida imortal, imensurável meta
da arte e da alma santa ou devassa.
O cálice? Isso não importa à poesia.

Beba avidamente esse néctar todo!
Como brotam lírios em pleno lodo,
vale a pena saber o sabor da estesia

metafísica que provoca essa bebida...
Ousar o sacrilégio, dissolver o mito!
Basta de superstição tola! O espírito
não pode ter medo da própria vida!

 Jarbas Junior


.

“Ensinar exige rigorosidade metódica” (Paulo Freire)
.




10/09/2014
       

_ 
.

       

 quarta-feira, 10  de setembro  de 2014 ... viva a cultura !

_   

.
VIVA BRASÍLIA!

.
10/09  Lançamento de LIVRO:  UM CASTELO SEM PÉ NEM CABEÇA.| Autógrafo às 19h00min no Carpe Diem - 104 sul no Carpe Diem - 104 sul . AUTOR: MARIZETE SAMPAIO
.
10.09  Sessão de autógrafos
O escritor Assis Coelho lança, hoje, às 19h, o livro Asas presas, na Choparia Balaio (Praça do Bicalho, Taguatinga). A obra infantojuvenil aborda questionamentos filosóficos sobre a liberdade. O evento tem entrada franca e classificação indicativa livre.
.
10.09 Cinema brasileiro no Museu dos Correios
O cineclube Brasil na tela estreia, hoje, com o filme Filhas do vento (foto), de Joel Zito Araújo. Vencedor de seis prêmios Kikitos em Gramado (RS), o longa-metragem conta a história das mulheres de uma família marcada pelos fantasmas da escravidão e do racismo. A programação das próximas semanas terá exibição de Eu me lembro, de Edgard Navarro, e Desmundo, de Alain Fresnot. Até novembro, o projeto exibe películas que relembram a trajetória da produção nacional nos últimos 30 anos. As sessões serão todas as quartas, às 12h30 e às 19h30, no Museu Nacional dos Correios (SCS, Q. 4, Bl. A, 256, Ed. Apolo). Entrada franca. (> 15 anos)
.
10.09 Antropologia das práticas do poder
Sebinho Livraria Café / Bistrô (406 Norte, Bl. C, Lj. 44; 3447-4444). Hoje, às 19h, lançamento da coletânea da Contra Capa Editora. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

10.09   O reino das vozes que não se calam
Livraria Saraiva (Piso 2, Pátio Brasil Shopping). Hoje, às 19h, noite de autógrafos dos livros O reino das vozes que não se calam e Cemitérios de Dragões, de Carolina Munhóz e Raphael Draccon. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

10.09  A saga dos Resende & Gontijo
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho (Anexo 2, Senado Federal; 3303-1267). Hoje, às 18h, lançamento do livro de Fernando Humberto Resende. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.
10/09  Sarau do Cerrado e Inauguração do Eco Museu do Cerrado na Escola da Natureza !!
Na ocasião  acontecerá a inauguração do Eco Museu do Cerrado, momento de mobilização para a preservação do nosso bioma tão rico e diverso !! Venham com bastante alegria e disposição, pois, encerraremos com a Orquestra de Violeiros de Brasília e com a Banda de Forró Trio Papudo, também de Brasília !! Confiram a programação de tudo em anexo !!
.
10/09  Exílios e Canções – Programa estreia na quarta-feira na TV BRASIL
.
10 a 12/09 Simpósio Internacional Linguístico-Ortográfico da Língua Portuguesa, em Brasília  no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica (Parlamundi — LBV), que contará com a presença de representantes das nações que compõem a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP)
.
10/09 ( inauguração) Brasília ganha novo cineclube no Museu Correios, na Asa Sul
.
Dia 10 de Setembro
106 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA IMPRENSA NO BRASIL
Nesse dia, foi impresso o primeiro semanário brasileiro.  A Gazeta do Rio de Janeiro, que publicava exclusivamente documentos oficiais e informações da família real.
.
10/09  Sarau do Cerrado e Inauguração do Eco Museu do Cerrado na Escola da Natureza !!
Na ocasião  acontecerá a inauguração do Eco Museu do Cerrado, momento de mobilização para a preservação do nosso bioma tão rico e diverso !! Venham com bastante alegria e disposição, pois, encerraremos com a Orquestra de Violeiros de Brasília e com a Banda de Forró Trio Papudo, também de Brasília !! Confiram a programação de tudo em anexo !!
.
Até 03/01/15  Doutorado em Direito na Argentina -  Universidade de Córdoba  www.isped.com.br/doutorado
.
09 e 10/09 UnB/  11ª edição da feira de saúde.  Local: Estacionamento em frente ao prédio da Administração do HUB
.
09 a 14/09 Mostra de teatro em Piracanjuba/GO
A Mostra Regional de Teatro Uçu, promovida pela Federação de Teatro de Goiás (Feteg), chega a Piracanjuba e leva apresentações cênicas ao público da cidade até domingo.
.
SET/14 FGV/GO:  Cursos ANALISTA FGV em RH, Analista em Finanças, Analista em Marketing, Comércio Exterior e Acreditação em Saúde - fgv.empreza.com.br
.
Até 15.09 MEC/Prêmio Professores do Brasil
.
08 a 11/09 ISWA 2014 Congresso Mundial dos Resíduos Sólidos - SP
.
08 a 12/09 UnB/SEMINÁRIO:  V ComA - Coletivo da pós-graduação em arte
Local: Auditório Dois Candangos  - Horário: 09:00

Até  14/09 Festival Vaca Amarela, no Jaó Music Hall, em Goiânia.   A programação  traz grandes nomes do rock alternativo, mpb, hip-hop e pop. Entre as mais de 50 atrações passarão pelo festival nomes como Céu, Criolo, Boogarins e Banda Uó.

Até  29/09  Festival de dança no CCBB
Festival Dança França Brasil/Residência Criativa. Realizado pelo Instituto Bem Cultural.  Bailarinos profissionais e semi-profissionais, com experiência em dança contemporânea e improvisação, podem participar.
.
Até 20/10 Exposição Genesis, do fotógrafo Sebastião Salgado  no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB).
.
Até 19/09 (insc) UnB:  Festival Universitário de Música Candanga da Universidade de Brasília - FINCA 2014
.

" Quem é contrário à participação social não sabe, ou não quer saber, que ela favorece a democracia e deu certo em outros países altamente civilizados. " Leia na análise de Fabio Konder Comparato e Calixto Salomão Filho CARTA CAPITAL 04.09
.


“ Sem os direitos das mulheres não há Direitos Humanos  !! ”
,
Tudo de bom !!!!
♪ __ONDE TOMAR BONS CREMES E CALDOS Livraria Sebinho 407 norte - Naturetto 404 Asa Norte - 405 Asa Sul – Greens 302 norte  e 202 Sul – Girassol 409 Sul
.
.
Até 22/09  Mostra Olhares múltiplos sobre cinco cidades na Galeria Mário de Andrade - 713 sul -   61 obras que retratam as paisagens e pontos turísticos das mais importantes cidades brasileiras.

Até 30/09 PUC/GO: Exposição  O corpo na arte africana.
.
Até 11.09  Cine Cultura Liberty Mall
(SCN, Q. 2, Bl. D; 3326-1399). Sala 1, O Grande Hotel Budapeste, às 14h. Sala 1, Bistrô Romantique, às 16h. Sala 1, Um belo domingo, às 18h. Sala 1, O último amor de Mr. Morgan, às 20h. Sala 2, Chef, às 14h. Sala 2, Um amor em Paris, às 16h30, 19h e 21h10. Sala 3, Magia ao luar, às 14h10, 16h10, 18h10 e 20h10. Sala 4, O mercado de notícias, às 14h30 e 19h. Sala 4, Amores inversos, às 17h e 21h.
.

Cine Brasíl ( estreia)
.
De menor
(Brasil, 2013, drama, 77min; não recomendado para menores de 12 anos). De Caru Alves de Souza. Com Rita Batata, Giovanni Gallo e Caco Ciocler. Advogada divide a rotina como defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e com os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em cheque quando ele comete um delito. Sem trocadilhos, um filme menor, partidário da linha observacional que não tem pendor a gorduras ou excessos de tramoias (RD) ##. Espaço Itaú CasaPark 8, às 13h30, 17h, 20h10 e 21h40.

O mercado de notícias
(Brasil, 2013, documentário, 94min; não recomendado para menores de 10 anos). De Jorge Furtado. Documentário sobre mídia e democracia, com depoimentos de jornalistas brasileiros e trechos da peça O mercado de notícias, do inglês Ben Jonson. Perturbado com os cinemas "infestados" de devoradores de pipoca, o diretor Jorge Furtado se obrigou à reação: traduziu uma peça inédita de Ben Jonson (morto em 1637), a postos para sustentar uma estimulante discussão que vira de ponta-cabeça as certezas dos privilegiados leitores de jornais (RD) ####. Cine Cultura Liberty Mall 4, às 14h30 e 19h. Espaço Itaú CasaPark 8, às 15h e 18h30.
.
Teatro

CEILÂNDIA

Sertão de cabo a rabo
Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia QNN 27, Área Especial, Lt B; 3379-9586). Hoje, às 15h. Direção: Adeilton Lima. Com Ruiter Lima e Lília Diniz. Espetáculo da cultura popular brasileira com poesia, repente e literatura de cordel. Entrada franca.(> 13 anos)
.
Música

Duofel
Clube do Choro . Hoje, às 21h, show com o duo.

Special Show
Casa Thomas Jefferson.  Hoje, às 20h, show com Ricardo Vasconcellos (contrabaixo) e Francisca Aquino (piano). Entrada franca.

Bar Brahma
(201 Sul). Hoje, às 19h, show com 4ÀToa.








_   
.
" Só "idiota" imagina que não existia tortura durante a ditadura. " Coronel Belham, durante declaração   em depoimento à Comissão da Verdade. Trabalhava  durante morte de Rubens Paiva, diz comissão. FOLHA SP 09.09

.
HUMOR !
E atenção! Indecisos e indecentes! Votem em mim pra presidente! Pelo Partido da Genitália Nacional!
E vou criar uma igreja só para ex-evangélicos. Evangélico não é tudo ex? Ex-viciado, ex-presidiário, ex-gay, ex-pai de santo, ex-morto a facadas, excomungados.  HUMOR do Simão  FOLHA SP 06.09








.
................ Destaques de Literatura
.
RÁDIO OMITIDA
Deputado é condenado por falsidade no Supremo, mas tem pena prescrita. REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 10.09

FGV/DIREITO:   Pesquisadores da FGV DIREITO SP discutem licenciamento ambiental em evento da ONU. O evento reuniu mais de 100 acadêmicos e especialistas em políticas públicas para discutir o estado da arte do conhecimento das relações entre os direitos humanos e o meio ambiente, construído a partir dos mais de 70 trabalhos que foram apresentados por especialistas de 40 países como contribuição à conferência.
.
STJ/TERCEIRA SEÇÃO:  Gurgel de Faria toma posse no Superior Tribunal de Justiça
.
Defesa
O padre Jesus Hortal assumiu a defesa do padre César Garcia, que foi afastado de suas funções na igreja por ter dado uma bênção no casamento dos arquitetos Léo Romano e Marcelo Trento, em maio. Jesus Hortal é padre jesuíta e juiz do Egrégio Tribunal Eclesiástico do Rio de Janeiro. Amigo do Papa Francisco, Hortal é formado em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e doutorado em Direito Canônico pela Gregoriana, de Roma.O POPULAR 06.05
.
Dois goianos são listados pela Forbes entre os bilionários brasileiros. DIÁRIO DA MANHÃ 06.09
.
Cerrado – uma janela para o planeta
O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. Cobre 24% do território nacional, estendendo-se por 11 Estados, e vai muito além da imagem de árvores retorcidas. Acolhe partes expressivas das bacias hidrográficas do São Francisco. BLOGDOKENNEDY.COM.BR SET/14









             

VEJA MAIS EM BRASÍLIA :

.
                         www.amanhadfdoedu.com.br

Até 10.09  EDUCAÇÃO:  Gestão de carreira
Estácio oferece curso on-line de gestão de carreira. Por meio de ferramentas de marketing pessoal, o curso vai desenvolver competências e habilidades. As videoaulas são divididas em duas unidades: atitude comportamental para a empregabilidade e habilidades e competências para a empregabilidade.
.
Revista Cerrado Cultural
Revista literária virtual de divulgação de escritores, poetas e amantes das letras e artes. Editor: Paccelli José Maracci Zahler Todas as opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores. Aceitam-se colaborações. Contato: cerrado.cultural@gmail.com - revistacerradocultural.blogspot.com
.
Cine Brasília   (106/107 Sul; 3244-1660),
.
Até 15/09 (insc)  XIX Prêmio Tesouro Nacional 2014 - o concurso tem a finalidade de estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas
.
Até 15/09 (insc)  Teatro Sesi
Abertas inscrições para oficinas da Goiânia Mostra Curtas
Estão abertas a partir de hoje, até o dia 15 de setembro, as inscrições para participar das oficinas da 14ª Goiânia Mostra Curtas, que será realizada de 7 a 12 de outubro no Teatro Goiânia. São cinco oficinas que serão oferecidas: Séries de TV: Criação, Desenvolvimento e Roteiro; Assistência de Direção, com a assistente de direção Laura Mansur; Construção de Personagem; Introdução a Elaboração e Apresentação de Projetos para TV,
 www.goianiamostracurtas.com.br.
.
Até 18.09 (insc) Prêmios Santander Universidades - www.santander.com.br/universidades - O SANTANDER UNIVERSIDADES mais uma vez irá premiar, com R$ 2 milhões  e bolsas de estudos internacionais, os melhores projetos de alunos, professores, pesquisadores e instituições de Ensino Superior.
.

Até 19/09 (insc)“Edital de Patrocínio do Banco do Brasil”
.

Até 19/09  Inscrição Projeto Sesc Partituras -  GOIÂNIA
O projeto Sesc Partituras está com as inscrições abertas para artistas, grupos e coletivos de músicas residentes em Goiás interessados em participar do concerto musical que será dia 22 de novembro, no Teatro Sesc Centro. As inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de setembro. Para se inscrever, é preciso enviar informações como formação do grupo (solo, duo, trio, quarteto, quinteto, sexteto, ou coral, orquestra de cordas ou banda) e repertório que será apresentado. As peças musicais deverão ser retiradas do site do Sesc Partituras e executadas sem alterações ou adaptações. O músico deverá utilizar seu próprio instrumento no concerto. Os selecionados serão divulgados dia 30 de setembro. O cachê para o concerto será de R$ 4.500. Mais informações: 3221-0608 ou contatosescgoias@gmail.com.
.
ATÉ  14/09 Festival de cinema de Toronto - exibirá  até 300 filmes, além de sediar 59 eventos de gala.
.

Até 23/10 MINC: Chamada pública para seleção e financiamento de projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
.
Até 31/10 Mostra " Festas e Danças .  Artista: Maria das Dores Soares Vital (Rimaro).  Local: Palácio da Cultura de Goiás
.
Até NOV/14 Projeto Retrato Brasília  (CCBB), O objetivo é propor uma cartografia estética e cultural dos jovens de Brasília, que pouco a pouco estão criando sua própria identidade e mudando o cenário da cidade.
.
Até 30/09 e 31/01  (insc)  UnB/ Ciência Política
Periódico aceita trabalhos: a Revista Brasileira de Ciência Política, do instituto de Ciência Política (iPoL/UnB), está com chamada de trabalhos aberta para as edições de números 16 e 17, com os temas Feminismo e antirracismo; e Política e trabalho, respectivamente. os textos para a 16a edição serão aceitos até 30 de setembro para veiculação em fevereiro de 2015. Já a edição de no 17 aceita trabalhos até 31 de janeiro de 2015 para publicação em junho de 2015. além dos temas determinados, a revista aceita artigos e resenhas com temática livre.
.
Até DEZ/14  Prêmio Brasil Criativo, a maior iniciativa para o reconhecimento e desenvolvimento da economia criativa brasileira já realizada no país. www.premiobrasilcriativo.com.br
.

.


.
“ Para voltarmos a crescer, teremos que avançar mais rapidamente e de forma mais pragmática nas agendas do conhecimento, incluindo ciência, tecnologia e educação. De fato, indicadores de produção e de absorção de conhecimento científico e rankings globais de inovação mostram situação tímida do país e distanciamento entre a academia e os mercados. “  Jorge Arbache, professor de economia da UnB. jarbache@gmail.com (TEXTO: Por que conhecimento?)  VALOR ECONÔMICO 08.09
'Cansei de reclamar dos políticos, não adianta', diz Skaf, candidato ao governo de SP  FOLHA SP 07.09  
.
.
.
HUMOR !
E o Sensacionalista: "Após pesquisas, Dilma vai importar eleitores cubanos, o Programa Mais Eleitores". Rarará! HUMOR do Simão  FOLHA SP 06.09



Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:

-__ ♪
.





Aula  de    Xadrez
EXCURSÃO para  Olhos D’água  nos  fins de semana (JIPE CONFORTÁVEL)
ENTRE EM CONTATO COM JORGE – 9676.8991
edusoares@uol.com.br

___♫
.






Seu guia em Goiânia





Mais eventos em  BRASÍLIA
.




___♫         _ ♪ __♫___




O que está  por vir EM BRASÍLIA…
.

    
.



11/09 3º Cinema na Calçada,  às 19h30, na calçada do Grande Hotel - Av. Goiás
Além de propiciar uma mescla entre história e cinema, amplia seus horizontes para aprendizado, interdisciplinaridade entre as manifestações artísticas e promoção de acesso, democratização do audiovisual e da cultura.  
.
11 a 14/09 Festival de Cinema sobre Slow Food - 5ª edição - PIRENÓPOLIS/GO
.

11/09  Lançamento de  LIVRO: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA.| Autógrafo às 19h00min. ORGANIZADORAS: SHEILA GIARDINI MURTA, CRISTINEIDE LEANDRO-FRANÇA, JULIANA SEIDL.
.
11/09 VIII Quinta Literária Internacional na ANE,  às 20h. A palestrante convidada será a Professora e Escritora Lucia V. Sander, que abordará o tema Ouvir silêncios ou O que Shakespeare não contou, palestra/performance.
.
12/09 Lançamento Livro na Livraria Cultura/ CasaPark: De volta aos sonhos.  Autor: Bruna Vieira
.
12.09  Palestra com juiz do TJSP, Juiz José Henrique Torres é professor da PUC de Campinas (SP),  abordará direito e literatura na Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás . Tema: A reflexão sobre os direitos humanos e suas relações com fatos descritos em obras literárias
.
12/09 Lançamento do livro “As aparências importam” de Ondina Pena Pereira. 18h30.   Local: Livraria Sebinho 406N
.
14/09, 16 h Lançamentos de Livros  na Livraria Cultura/ CasaPark:  Alice no Fundo do Mar e Interior Vermelho.  Autor: Vanessa Labarrere

15/09  Lançamento Livro na Livraria Cultura/ CasaPark:  O NOBRE DEPUTADO Autor: Marlon Reis
Câmara dos Deputados em tempo real. Pessoal da agência disparando notícias online. Trata-se de um novo aplicativo para quem quiser saber o que vai haver no plenário que pode atingir diretamente sua vida. Imaginem se o mesmo fosse feito na Câmara Legislativa. Seria um aplicativo inerte.
Márlon Reis, juiz de Direito,  chega dia 15 desse mês em Brasília para lançar dois livros: “O nobre deputado”, da editora LeYa e “Direito eleitoral brasileiro”, da Alumnus. Ele ganhou destaque depois que redigiu a Lei da Ficha Limpa assinada por milhões de brasileiros. Lançamento e palestra na Livraria Cultura  às 19h30.
.
15/09 MINC/ Seminário “Produção Internacional: Oportunidades, Aprovação e Acompanhamento de Projetos", no Rio de Janeiro.
.
16/09 O IV Encontro Funarte de Políticas para as Artes trará a Goiânia e a outras quatro capitais brasileiras - Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ)-, a oportunidade de discutir políticas voltadas para artes.

16 a 18/09 Encontro de Arquitetura e Design em Goiânia
.
18/09 Seminário da FGV/EAESP debate internacionalização do varejo
.
18/09, 19 h Programa Canto das Letras, promovido pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados

22 a 26/09 PUC/ GO:  XIV Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC Goiás e o II Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer).
.
22 a 28/09 SemEAr XI - XI Semana de Estudos da Engenharia Ambiental -  Unesp de Rio Claro-SP.
.
22 a 27.09 Primeira Semana Árabe,  em Brasília
.


" Na França, os partidos oficiais de direita e de esquerda monopolizam o poder para fazer uma política econômica igualmente a serviço das grandes potências financeiras, e a extrema-direita torna-se a única forma a se apresentar como exterior ao sistema dominante. O que ameaça a democracia é a ligação cada vez mais estreita entre a oligarquia econômica e a oligarquia estatal. Os pretensos riscos da democracia são de fato consequências do confisco da democracia por essas oligarquias. "  Jacques Rancière,  pensador franco-argelino, que analisa contradições do sistema representativo   O GLOBO 06.09


.






Envie para edusoares@uol.com.br
sobre eventos culturais promovidos em sua comunidade
♪ __♫___
.



Eventos em GOIÁS !!! acesse

♪   ♪ __♫___








Destaques de eventos em GOIÁS !!! acesse
.
.

.






“Cultura é incentivar o hábito de ler.”






Acompanhe-ME pelo  FACEBOOK: http://www.facebook.com/eduardojorge.soarescosta




_ ♪ __♫___
___♫





"Nunca na vida eu escreveria (minha biografia). Primeiro porque eu não sou um escritor que valha a pena ser lido, não tenho esse talento literário"  Edu Lobo, músico  CORREIO BzB 07.09 





♪ __♫___


MAIS EVENTOS  em Brasília !!! acesse
>>>>> 



♪ __





♫___


-___♫

A fim de jogar  Tênis,  Frescobol  e Xadrez em Brasília?   ..   escreva pra gente

-
.








                                                                                    Inovar é quebrar a rotina-








Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...