.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

-

Leia, Reflita e Vivencie

_______ __________




.
A LUA, MAS NÃO A LUA DE LORCA

-

Xênia Antunes

-

Havia uma rua

uma mulher nua

uma lua que subia

que descia

que aparecia e desaparecia

que se assanhava e que desistia

que hesitava e por fim se abria

fazia noite, fizesse dia.

-

No dia do crime da lua

— que se deu de imprevisto por causa do amor –

a rua toda emudeceu suas casas

e a mulher foi julgada

silenciosamente.

♫_________ ♪

_ __

Encontro Cultural

Divulgue gratuitamente sua programação cultural

_

-


Quarta, 01 de agosto

Envie para encontrocultural@hotmail.com

sobre eventos culturais promovidos em sua comunidade

-

_ __♫___

CARLOS HEITOR CONY

Bienais

RIO DE JANEIRO - Sou um profissional do livro, tanto na mão como na contramão, na voz ativa e na passiva. Acho que passei a maior parte do meu tempo lendo ou escrevendo, e confesso que, embora não me justifique, o contato com o livro tem sido o melhor da minha vida -ao lado de outros prazeres, poucos e não bastantes.
Mesmo assim, não gosto da palavra "bienal", usada pelas feiras de livros que, felizmente, se realizam anualmente. Mas considero o evento necessário para a promoção do livro como um todo, e não da literatura em si.
...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

A versão itinerante da mostra Anima Mundi chega ao Centro Cultural Banco do Brasil na terça-feira (31) e fica em cartaz até 12 de setembro. Na programação, mais de 100 curtas-metragens divididos em sete módulos que contemplarão produções nacionais e internacionais voltadas tanto para o público adulto quanto para o infantil.

-

01, 02, 03/09 Daniela Spielmann & Grupo Choro Livre no Clube do Choro

Considerada uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade

http://www.clubedochoro.com.br/

-

01 a 07/09 MÚSICA ERUDITA – Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda) abre inscrições até 13/08 – OLINDA/PE
-

INSTITUTO FERNANDO MOURA – Novos cursos de Português – Língua Portuguesa para concurso – Clínica de Redação l- Português Jurídico – etc

http://www.institutofernandomoura.com.br/noticias.php

-

Até 05/09 Cena Contemporânea 2010 - Festival Internacional de Teatro de Brasília.www.cenacontemporanea.com.br.

=

♪ __

07 a 19/09 Tênis - Circuito FBT – Etapa Clube do Exército

WWW.fbt.com.br

-

Debate – Brasília Inventada

Mesa redonda – Reunir pessoas culturalmente envolvidas com Brasília para pensá-la inventivamente.

Agenda: 16/09, 14/10, 25/11, 27/01 - Encontro no Bar Brahma - 201 Sul

(favor confirmar presença – vagas limitadas - João Reis - +55 61 8147-6188

-

11/09 Tênis feminino - Goiânia

As tenistas de Goiás têm novo encontro a partir do dia 15 de setembro, na 3ª edição do Baton Open, no Clube Social Feminino. A organizadora Sandra Bahia finaliza os detalhes da competição e do coquetel de abertura, no dia 11. O projeto do clube, que se tornou um reduto desse esporte, nasceu do desejo de incentivar a prática do tênis entre as mulheres. As inscrições podem ser feitas no clube ou na H2O Sports.

-

Lei do Direito Autoral

No Brasil, as economias culturais não conseguem atingir legalmente nem 20% do mercado potencial, com exceção da TV aberta. É óbvio que uma economia saudável precisa ampliar o acesso dos consumidores para que a mercadoria realize plenamente sua missão e materialize seu valor de troca.

A lei atual é defasada e não oferece saídas diante das novas tecnologias. O acesso da sociedade aos conteúdos culturais em ambiente digital é uma grande oportunidade de acesso à cultura e um desafio para o direito de autor.
A saída não pode ser policialesca, de querer cercear, proibir e prender, mas procurar navegar nessa onda, buscando novos modelos de negócios e regras para esses usos que garantam os direitos dos autores. O mundo inteiro está discutindo essa questão.

Se queremos que os autores recebam satisfatoriamente por suas criações, se queremos desenvolvimento cultural e acesso pleno à cultura para todos, ou seja, uma economia da cultura forte no Brasil, por que não procuramos juntos as saídas?
JUCA FERREIRA, sociólogo, é ministro da Cultura. Fsp 31/08

♪ __

_ __♫___

Por um ensino melhor

Fsp 31/08

É louvável a iniciativa de entidades sociais de propor que candidatos assumam compromissos públicos com a educação antes da eleição ...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

_ __♫___

-

_ __♫___

-

01/09 a 03/10 Hermuche — Desenhos 1980-2010 – CAIXA CULTURAL

A cidade através das janelas é o título da exposição que será inaugurada hoje, na Caixa Cultural Brasília, na Galeria Vitrine, às 19h. Visitação de amanhã a 3 de outubro, das 9h às 21h.

-

01 a 23/09 exposição coletiva O Exercício do Olhar - STJ

A Secretaria de Documentação do Superior Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria de Memória e Cultura, vai inaugurar a exposição coletiva O Exercício do Olhar, amanhã, às 18h30, no Espaço Cultural STJ. A curadoria é de Luiz Galvão. Visitas até dia 23 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

-

01/09 a 03/10 Exposição - exposição A cidade através das janelas - CAIXA
A partir desta quarta-feira, a galeria Vitrine da Caixa Cultural recebe a exposição A cidade através das janelas, do artista Wagner Hermusche. São mais de 30 desenhos produzidos entre 1980 e 2004, que retratam as paisagens noturnas da cidade, como cenas de noites chuvosas, letreiros comerciais, intimidade de apartamentos e iluminação pública. A mostra ficará aberta até 3 de outubro e pode ser visitada diariamente, das 9h às 21h. Informações: 3206-9448.

-

01 a 07/09 MÚSICA ERUDITA – Mimo (Mostra Internacional de Música em Olinda) abre inscrições até 13/08 – OLINDA/PE
A partir de segunda-feira, estão abertas as inscrições para a etapa educativa da 7º edição Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO), que acontece de 1 a 7 de setembro. Estudantes podem se inscrever até o dia 13 de agosto pelo site www.mimo.art.br para participar gratuitamente. As aulas serão com o pianista Jean Louis Steuerman, o francês Mario Canonge, o americano Mike Stern, o maestro Isaac Karabtchevsky. “A etapa educativa investe no aperfeiçoamento técnico e interpretativo dos alunos e incentiva a prática de conjunto. Os dias são intensos e transformadores. Esse conjunto de ações visa resultado a médio e longo prazo, mas após seis anos, já começamos a perceber os frutos. Vários grupos estão surgindo a partir de encontros na Mimo”, conta Lu Araujo, idealizadora e diretora artística da Mimo.

-

03/09 a 01/10 Mostra Ambientar 2010 - Goiânia

Reune mais de 40 ambientes planejados por grandes profissionais da arquitetura, paisagismo e design. A mostra, que será aberta na sexta-feira – 03/09, prossegue até 1º de outubro, na Central de Decorados Consciente/Bambuí. Toda a renda da bilheteria será revertida para instituições de caridade. Hoje já começa a programação cultural da mostra de decoração, com apresentação do Coral Soul, para convidados. Formado por alunos do CEP de Artes Basileu França e membros da comunidade, o Coral Soul canta soul, gospel, black music e MPB, sob a direção de Marco Antônio Izzo.

-

01 e 02/09 GRAT UITO

Arte brasileira no CineCAL - UNB

A Casa da Cultura da América Latina (CAL/UnB) exibe, às 12h30, duas produções biográficas. Veja a programação:

- Quarta, 1º de setembro: Aleijadinho – paixão, glória e suplício, do diretor Geraldo Santos Pereira. Censura 12 anos.- Quinta-feira, 2 de setembro: Oscar Niemeyer – a vida é um sopro, do diretor Fabiano Maciel. Censura livre.

Local: auditório da CAL (térreo), SCS Quadra 4, Edifício Anápolis. Mais informações: 3321 5811 ou 3325 6543.

-

31/08 a 02/09 Música cigana – Teatro CAIXA
Começa a última semana do festival Cena contemporânea, com espetáculos como Odysseus chaoticus, de amanhã a quinta, às 21h, no Teatro da Caixa, com a companhia israelense ISH Theater, e a peça carioca In on it, com direção de Enrique Diaz, quarta e quinta, no mesmo horário, no CCBB. No encerramento, o compositor sérvio Goran Bregovic toca ao lado da Orquestra para Casamentos e Funerais. Será no domingo, às 19h, na Praça do Museu Nacional (Esplanada dos Ministérios). No repertório do show gratuito, haverá rock e música cigana. Informações: 3349-3937 e www.cenacontemporanea.com.br. Confira a programação diária no roteiro do Diversão & Arte.

-

29/08 a 02/09 Goiânia sedia Congresso de Milho e Sorgo

A 28ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo vai ser realizada de 29 de agosto a 2 de setembro, no Centro de Eventos e Cultura da UFG, no Câmpus 2, em Goiânia. Aspotencialidades, os desafios e a sustentabilidade do milho e do sorgo são os temas dos debates.Simultaneamente ao congresso, serão realizados o 4º Simpósio Brasileiro sobre a lagarta-do-cartucho, principal praga da cultura do milho; um curso sobre o sistema de produção de milho; e exposição de produtos e equipamentos agrícolas. As informações são da Agência Goiana de Comunicação.

-

29/08 a 02/09 Goiânia sedia Congresso de Milho e Sorgo

A 28ª edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo vai ser realizada de 29 de agosto a 2 de setembro, no Centro de Eventos e Cultura da UFG, no Câmpus 2, em Goiânia. Aspotencialidades, os desafios e a sustentabilidade do milho e do sorgo são os temas dos debates.Simultaneamente ao congresso, serão realizados o 4º Simpósio Brasileiro sobre a lagarta-do-cartucho, principal praga da cultura do milho; um curso sobre o sistema de produção de milho; e exposição de produtos e equipamentos agrícolas. As informações são da Agência Goiana de Comunicação.

-

Até 06/11 ARTES CÊNICAS - SEM BEIRA NEM EIXO/ SACATRAPO, O LADRÃO DE SONHOS
Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul. Ingresso: R$ 1,99 (preço único). Sem beira nem eixo: sexta-sábado e domingo, às 20h. Teatro a R$ 1,99

O objetivo do projeto é formar plateias, destaca o diretor Márcio Rodrigues. Ele e sua trupe percorrerão, além de Brasília, Taguatinga e Sobradinho

Espaço Cultural Renato Russo — 508 Sul 3, 4 e 5/9/2010

Dulcina de Moraes - 10, 11 e 12/9/2010

Paulo Autran — Sesc Taguatinga Norte - 1, 2 e 3/10/2010

Teatro de Sobradinho - 8, 9 e 10/10/2010

Espaço Cena — 205 Norte — Plano Piloto 4, 5 e 6/11/2010

-

Ago/Set/2010 Clube do Livro de Águas Claras – de Graça
Reiniciadas as reuniões do I Clube do Livro de Águas Claras, programa coordenado pela Biblioteca Demonstrativa de Brasília. O objetivo é reunir um grupo de pessoas que gostam de ler e realizar atividades de leitura conjunta ou individual com debates. Reuniões mensais aos sábados, no período da tarde. Inscrições e informações: 9989-8403 emcmsalles@yahoo.com.br.

-

Até 05/09 Cena Contemporânea 2010 - Festival Internacional de Teatro de Brasília. Ocupando os principais teatros de Brasília e a praça central do Museu Nacional da República, num grande encontro das artes cênicas com a música. Verifique as apresentações que ocorrerão em espaços da Secretaria de Cultura. Paravisualizar a programação completa acesse www.cenacontemporanea.com.br. Ma (61) 3349-6028 begin_of_the_skype_highlighting (61) 3349-6028 end_of_the_skype_highlighting. De 24 de agosto a 5 de setembro. De 24 de agosto a 4 de setembro, às 19h, Cena Criolina - Encontro de DJs. Dia 2 de setembro, às 22h, show Sacassaia(Live- DF), na Praça do Museu Nacional da República. Dia 3 de setembro, às 22h30, apresentação de Vanja Santos (Brasil/Dinamarca).Dia 4 de setembro, às 22h30, Antônio Nóbrega e Septeto (SP).Dia 5 de setembro, às 17h, Roda de Samba com Sérgio Magalhães (DF) e às 19h, Goran Bregovic & The Wedding and Funeral Orchestra (Sérvia).www.cenacontemporanea.com.br

-

09/09 e 14/09 Curso de Português Fernando Moura

CURSO 1 - Prática de revisão e produção de textos técnicos, jurídicos e literários. Turma 1 - De 17/8 a 2/9, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30. - Turma 2 – de 14/9 a 30/9, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30. -CURSO 2 - PONTUAÇÃO NO CONTEXTO SINTÁTICO-ESTILÍSTICO. 9 e 10/9 (quinta e sexta-feira), das 13h30 às 20h. -503, Bloco B, 2º piso - 3323-6234

www.institutofernandomoura.com.br

-

12 a 15/10 (inscrição até 15/08 ) LETRAMENTO – Participe do III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora (COMLEI): ler para produzir mais cultura. Inscrições para minicursos, oficinas e exposição de painéis até 15 de agosto pelo site:http://leituras.literaturas.pro.br.Coordenado por Hilda Orquídea Lontra e Cristina Stevens do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), o evento será realizado em Brasília de 12 a 15 de outubro.Mais informações: clcomlei656@gmail.com.

-

01/09 Contadores de histórias – de Graça
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília promove o 6º Sarau BDB em Contos – Encontro de Contadores de Histórias, coordenado pelas professoras Noradi Vilela e Clara Rosa. O evento contará com a presença do professor, escritor e contador de histórias Jonas Ribeiro. Em 1º de setembro, às 19h30. Local: Biblioteca Demonstrativa de Brasília, W3 Sul, Entrequadra 506/507. Informações: 3244-3015.
.

01/09 Palestra - Meio ambiente
Rios voadores e Brasil das águas, uma viagem pelas descobertas de Gérard e Margi Moss, casal de exploradores que discutem a sustentabilidade do planeta. Em 1º de setembro, a partir das 9h30. A palestra faz parte do projeto Bate-papo ambiental, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Local: auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Informações e inscrições: batepapo.ibram@gmail.com.

-

03/09 Ouvidoria - DE GRAÇA
Encontro para aproximar a população e a Justiça do Trabalho, aperfeiçoando o atendimento às demandas da ouvidoria do órgão. Reclamações em horários agendados com a ouvidora desembargadora Elaine Machado. Em 3 de setembro, das 9h às 18h. Local: Foro Trabalhista de Brasília, na 513 Norte. Agendamentos pelo telefone 1225. Informações: 3348-1402 e cerimonial@trt10.jus.br.

Fisioterapia - DE GRAÇA
Projeto de extensão do curso de fisioterapia da Universidade Católica de Brasília oferece atendimento para a comunidade nas áreas de neurologia infantil, neurologia adulto e postura. Os pacientes fazem exercícios, alongamentos e recebem orientações de alunos e professores. Local: Clínica de Fisioterapia da Universidade, Câmpus de Taguatinga, Bloco F. Informações: 3356-9141.

Até 04/09 Infantil DE GRAÇA – Livraria Cultura
Maratona de contação de quadrinhos e oficina de ilustração na Livraria Cultura do CasaPark. Em 4 de setembro, às 14h. Para crianças de todas as idades. Local: SGCVS Lote 22, Zona Industrial, Guará. Informações: 3410-4033.

-

Mais eventos !!! acesse

WWW.ACONTECENDODFDOEDU.BLOGSPOT.COM

-

UAB lança especialização em administração pública

São 200 vagas para cada curso. Funcionários públicos têm privilégios na avaliação
UNB 25/08

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) abriu edital para dois cursos de pós-graduação lato sensu: em Gestão Pública e Gestão de Saúde.

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3785

-

-

-

♫______

-

Fonte: correioweb.com.br

-

Até 05/09 (Comédia) NÃO DURMA DE CONCHINHA
Escola Parque (307/308 Sul; 3901-1546)
SÁBADOS, às 21h, e domingo, às 20h. Até 5 de setembro. Direção: Flávio Nardelli. Com o grupo De 4 é Melhor Comédia Ilimitada. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (também para doadores de 1kg de alimento). Assinantes do Correio têm 50% de desconto na compra de um ingresso inteiro (cupom Sempre Você). Não recomendado para menores de 16 anos.
-
Fonte: correioweb.com.br

-

%%%%

%%%%%%

Ler é o remédio

Atire o primeiro livro quem nunca buscou literatura para a afta, a cólica, o cabelo estragado, o mau-humor ou o excesso de peso

FSP 31/08 ...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

____________________

Mais eventos:

acesse

WWW.ACONTECENDODFDOEDU.BLOGSPOT.COM

-

♪ __________

%%%

-

Até 12/09 1ª Grande Revirada Cultural da cidade -GOIÂNIA

A Prefeitura de Goiânia lançou ontem pela manhã, em cerimônia no Paço Municipal, o projeto da 1ª Grande Revirada Cultural da cidade. Pensado para unir diversos tipos de manifestações culturais, o evento vai distribuir uma extensa programação artística por diversos bairros, com início nesta sexta-feira, dia 13, até o dia 12 de setembro. Ao todo, de acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), serão cerca de 1,5 mil atividades abrangendo teatro, cinema, música, artes plásticas, entre outros, ao longo de 30 dias.

-

Até 19/09 Exposição – Brasília e o construtivismo - CCBB

Será inaugurada hoje, às 20h, no Centro Cultural Banco do Brasil, a exposição Brasília e o construtivismo: um encontro adiado, com obras de Amilcar de Castro, Athos Bulcão, Franz Weissmann, Hélio Oiticica, Luiz Sacilotto, Lygia Clark, Lygia Pape e Waldemar Cordeiro. A curadoria é de Fernando Cocchiarale. A visitação pode ser feita de amanhã a 19 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

-

ATÉ 26/03/2011 Escritores brasileiros - CCBB
Projeto do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) para incentivar o hábito da leitura. De hoje até 26 de março do ano que vem. Com palestras, debates, leitura de textos interpretações e oficinas de grandes nomes da literatura. Entrada gratuita, mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início de cada evento. O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h. Local: SCES Trecho 2, Conjunto 22. Informações: 3310-7087, ccbbdf@bb.com.br ewww.bb.com.br/cultura.

Programação:

15/09 – Zuenir Ventura – 18/09 – Oficinas: Eliana Yunes (Poesia) e Luis Antonio Coelho (cinema) – 14/10 – Marina Colasanti – 16/10 – Oficinas: Eliana Yunes (Figuras de Leitores) e Martha Morais (Humor) – 10/11 – Nelson Motta – 13/11 – Oficinas: Vera Tizermann (Narrativa Juvenil) e Érico B. Lima ( Literatura e música) – 23/02/2011 – Affonso Romano de Sant’Anna – 24/02/2011 – Ebe Lima (Literatura infantil) e Gilda Carvalho ( Biografia) – 23/03/2011 – 26/03/2011 – Oficinas: Sylvia Cyntrão (Poesia) e Ricardo Oiticica (Jornal)

-

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

♫______

ONDE ACESSAR INTERNET

ACOMPANHADO DE UM BOM CAFÉ, saladas, açaí, etc... sem falar do acervo de livros

-

* Livraria – Café & Bistrô Sebinho – 406 norteWWW.sebinho.com.br (wi –fi). Possui amplo acervo de títulos nas mais variadas áreas: política, arte, infanto-juvenil, romances. Além de livros, há CD`s, discos de vinil, HQ`s e filmes em DVD. Foi lançado oSebinho Cultural, projeto de divulgação da cultura por meio de exposições, saraus, palestras e cursos, lançamentos de livros. A empresa representa um novo conceito em livraria, ao integrar conhecimento, cultura e lazer e gastronomia.

-

* Livraria - Café com Letras (203 Sul, Bl. C, Lj. 19). - Um espaço criado para pessoas que amam a literatura, os livros e bons papos regados à um bom café. Aqui no Café com Letras, você saboreia as palavras.

http://cafecomletrasdf.blogspot.com/

%%%%%%%%

Dia 10 de Setembro

102 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA IMPRESA NO BRASIL

Nesse dia, fio impresso o primeiro semanário brasileiro. A Gazeta do Rio de Janeiro, que publicava exclusivamente documentos oficiais e informações da família real.

Fonte: www.revistacult.com.br

-

%%%%%%

EMPREENDEDORISMO!!!!!!!

Acesse WWW.amanhadfdoedu.blogspot.com

%%%%%%

♫______

ONDE DANÇAR

-

♪ __________


-

Fonte: correioweb.com.br

♪ __________

POLÍTICA / SP

Fsp 31/08

Humberto Werneck lança livro "Vultos da República"

O jornalista lança amanhã 01/09, às 18h30, na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, tel. 0/xx/11/3814-5811) livro que reúne os melhores perfis de políticos publicados pela revista "Piauí" desde seu primeiro número, em outubro de 2006. Os textos, de Consuelo Dieguez, Daniela Pinheiro, João Moreira Salles e Luiz Maklouf Carvalho, trazem detalhes da vida dos políticos.

-

♫______

Tv Cultura

Roda Viva

Segunda-feira – às 22h00

-

tvcultura.com.br

-

CINEMA

-

Alguns destaques

-

-

ESTREIAS

5 X FAVELA — AGORA POR NÓS MESMOS
(Brasil, 2010, drama, 96min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Cacau Amaral, Cadu Barcelos, Luciana Bezerra, Manaira Carneiro, Rodrigo Felha, Wagner Novais e Luciano Vidigal. Com Hugo Carvana, Thiago Martins e Silvio Guindane. Filme formado por cinco histórias independentes com episódios cômicos e trágicos, que refletem o cotidiano dos moradores. Escrita e dirigida por cineastas de comunidades cariocas, esta coleção de curtas mostra uma periferia vibrante, retratada com naturalidade que desarma o espectador (TF) ***. Cinemark Pier 7, às 13h40, 16h, 18h35 e 21h. De hoje a domingo, também às 11h10. Kinoplex ParkShopping 11, às 15h10, 17h20, 19h50 e 22h. Pátio Brasil Shopping 4, às 14h10, 16h40, 19h e 21h20.

UM DOCE OLHAR
(Bal, Alemanha/Turquia, 2010, drama, 103min; classificação indicativa livre)
De Semih Kaplanoglu. Com Erdal Besikçioglu, Tülin Özen e Alev Uçarer. Um garoto turco ajuda o pai apicultor, que guarda as colmeias nos galhos mais altos da floresta. Até que um dia o pai parte. A conferir. Embracine CasaPark 6, às 19h50 e 22h.

PAR PERFEITO
(Killers, EUA, 2010, comédia romântica, 90min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Robert Luketic. Com Katherine Heigl, Ashton Kutcher e Tom Selleck. Jen conhece o homem perfeito, mas não sabe que ele é matador de aluguel contratado pelo governo. A mescla de romance, comédia e ação poderia ter produzido uma pipoca apimentada, mas o roteiro amalucado não sobrevive à falta de carisma do par principal (TF) **. Cinemark Iguatemi 5, às 17h15, 19h35 e 21h55. Hoje e amanhã, também à 0h15. Cinemark Pier 13, às 12h50,15h20, 17h40, 20h e 22h30. Cinemark Taguatinga Shopping 2, às 13h40, 16h, 18h15 e 20h30. Amanhã, também às 23h. Amanhã e domingo, também às 11h30. Embracine CasaPark 5, às 14h50, 17h10, 19h10 e 21h10. Kinoplex Boulevard 4, às 17h20, 19h30 e 21h40. Kinoplex ParkShopping 5, às 15h20, 17h30, 19h40 e 21h50. Amanhã e domingo, às 13h10, 15h20, 17h30, 19h40 e 21h50. Pátio Brasil Shopping 6, às 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40. Amanhã e domingo, às 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40.

REC 2
(Rec 2, Espanha, terror, 85min; não recomendado para menores de 16 anos)
De Jaume Balagueró e Paco Plaza. Com Letícia Dolera, Javier Botet e Manuela Velasco. Sequência de Rec, o filme é ambientado em um prédio, onde dezenas de pessoas são brutalmente assassinadas. A conferir. Cinemark Pier 10, às 20h25.

EM CARTAZ


O BEM AMADO
(Brasil, 2010, comédia, 110min; não recomendado para menores de 12 anos)
De Guel Arraes. Com Marco Nanini, José Wilker e Zezé Polessa. O filme conta a história de Odorico Paraguaçu, prefeito que deseja inaugurar a qualquer custo um cemitério em Sucupira. Perderam a chance de atualizar a trama escrita em 1962 por Dias Gomes. É como se não tivessem existido no Brasil os 25 anos de mazelas depois das Diretas Já!(YG) **.

-
CABEÇA A PRÊMIO
(Brasil, 2009, drama, 104min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Marcos Ricca. Daniel Hendler, Alice Braga, Eduardo Moscovis e Fulvio Stefanini. Os irmãos Miro e Abílio são prósperos pecuaristas e controlam uma pequena rede de negócios ilícitos. O ator Marco Ricca estreia na direção com um thriller à brasileira: histórias de traição, assassinato e fuga encenadas numa paisagem seca e amarelada.

-
A ORIGEM
(Inception, EUA/Reino Unido, 2010, ficção, 148min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Christopher Nolan. Com Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page e Marion Cotillard. Jacob possui a habilidade de entrar no sonho das pessoas para implantar ou pegar informações. Apesar das ótimas ideias, este thriller metafísico sai menos delirante e mais didático do que a encomenda (TF) ***.

-
QUANDO ME APAIXONO
(Then she found me, EUA, 2008, drama, 100min; não recomendado para menores de 12 anos)
De Helen Hunt. Com Helen Hunt, Bette Midler e Matthew Broderick. Após se separar do marido e sofrer pela morte da mãe adotiva, uma professora vive constantes conflitos pessoais. Sem glamour e com personagens autênticos, Helen Hunt faz comédia romântica com desfecho feliz, mas pouco óbvio para padrões hollywoodianos (NM) ***. Arco Íris Liberty 1, às 14h30, 16h40, 18h50 e 21h.


400 CONTRA 1 — UMA HISTÓRIA DO CRIME ORGANIZADO
(Brasil, 2010, drama, 95min; não recomendado para menores de 16 anos)
De Caco Souza. Com Daniel de Oliveira, Daniela Escobar e Fabrício Oliveira. Narra a história de William da Silva Lima, único sobrevivente do grupo que fundou o Comando Vermelho. A trama tem humor, ação e drama. Mas carece de profundidade no tema e na construção de personagens para ganhar o espectador (PB) ***. Cinemark Pier 4, às 13h10 e 15h05. Drive-in, às 20h e 21h45.

REPRISES

ASSÉDIO
(Besieged, França/Itália, 1998, drama, 92min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Bernardo Bertolucci. Com Thandie Newton, David Thewlis e Claudio Santamarí. Pianista inglês se apaixona por refugiada africana. Um Bertolucci atípico, de silêncios e pequenos gestos, que merece ser revisto (ou descoberto) na tela grande (TF) ****. Cine Brasília, às 19h. De segunda a quinta, às 21h.

CARTAS PARA JULIETA
(Letters to Juliet, EUA, 2010, comédia romântica, 105min; classificação indicativa livre)
De Gary Winick. Com Amanda Seyfried, Vanessa Redgrave e Gael García Bernal. Uma jovem americana vai de férias para a Itália, onde ajuda a uma mulher mais velha a reencontrar o antigo amor. A conferir. Top Mall 1, às 20h.

2046 — SEGREDOS DO AMOR
(2046, China/França/Alemanha/Hong Kong, ficção, 2004, 129min, 16 anos)
De Wong Kar Wai. Com Tony Leung Chiu, Li Gong e Takuya Kimura. Escritor cria um romance em que seus personagens querem recuperar memórias perdidas. Em um labirinto de imagens e sons, Wong Karwai visita a própria obra para compor um painel poético e dolorido sobre o amor romântico (TF) ****. Cine Brasília, às 21h. De segunda a quinta, às 19h.

AS MELHORES COISAS DO MUNDO
(Brasil, 2010, drama, 107min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Laís Bodanzky. Com Denise Fraga, Caio Blat e Francisco Miguez. A descoberta do mundo adulto por um adolescente de 15 anos. Diálogos espirituosos, direção despretensiosa e boa representação de típicos dilemas de adolescentes rendem fita com bom potencial para o público jovem (RD) ***. Cinemark Taguatinga Shopping 1, às 13h05 e 15h10.

O PEQUENO NICOLAU
(Le petit Nicolas, França, 2008, comédia, 90min; classificação indicativa livre)
De Laurent Tirard. Com Valérie Lemercier e Maxime Godart. O garoto Nicolas leva uma vida tranquila, mas um dia escuta uma conversa entre seus pais e acredita que a mãe esteja grávida. Uma escancarada travessura audiovisual, elegante, e que se abastece da linguagem infantil, repleta de códigos absurdos, em valoroso pacto com o público-alvo (RD) ****. Cinemark Pier 10 (dublado), às 13h20.

SONHOS ROUBADOS
(Brasil, 2010, drama, 95min, não recomendado para menores de 14 anos)
De Sandra Werneck. Com Nanda Costa, Amanda Diniz e Kika Farias. Três jovens cariocas se prostituem para conseguir dinheiro e realizar sonhos de consumo. Num tom arejado — quase raso para as situações examinadas —, a diretora não sobrecarrega o espectador com dramas (RD) ***. Cinemark Pier 5, às 14h10.


PLANO PILOTO

MESTRES DO CINEMA JAPONÊS
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2; 3310-7087). Hoje, às 16h, Dolls (Japão, 2002, 35min; não recomendado para menores de 14 anos), de Takeshi Kitano; às 18h30, A luta solitária (Japão, 1949, 95min; não recomendado para menores de 12 anos); e 20h30, O intendente Sancho (Japão, 1954, 120min; não recomenadado para menores de 10 anos), de Kenji Mizoguchi. Amanhã, às 16h, As irmãs Makioka (Japão, de 1983, 140min; classificação indicativa livre), de Kon Ichikawa; às 18h30, Fim de verão (Japão, 1961, 103min; classificação indicativa livre), de Yosujiro Ozu; e às 20h30 Meus filhos (Japão, 1991, 121min; não recomendado para menores de 10 anos), de Yoji Yamada. Domingo, às 16h, Os anos dourados do cinema (Japão, 1986, 135min; classificação indicativa livre), de Yoji Yamada; às 18h30, Vida de casado (Japão, 1951, 97min; não recomendado para menores de 10 anos), de Mikio Naruse; e às 20h30 O verão de Kikujiro (Japão, 1999, 121, min; não recomendado para menores de 10 anos), de Takeshi Kitano. Entrada franca.

*

A voz das crianças nos livros – UnB.br

Mestre em Literatura pela UnB lança obra que discute como a criança e vista pelos escritores

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3772

-

-

Feijoada com Samba no Ármazem do Ferreira – toda sexta a sábado a partir das 11 h. 202 norte.

-

SHOW JADER BOTELHO E RICCO BOTELHO no Bier Fass do PONTÃO DO LAGO – De segunda à sábado - 61 3364 4041 begin_of_the_skype_highlighting 61 3364 4041 end_of_the_skype_highlighting /61 91972767 MPB de alto nível

-

-

*

PROGRAME-SE

*

Divulgue gratuitamente sua programação cultural

♫______

agosto

Até AGO/2010 DE GRAÇA - Cursos profissionalizantesoferecidos pelo Icep Brasil em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. 3031-1700, 3031-1732,

-

Até 05/09 O Festival da Cia. de Comédia Setebelos começa sexta – 20/08 e segue até 5 de setembro. Informações:www.setebelos.com.br.

-

SETEMBRO

-

-

Aparecida de Goiânia será palco, na segunda quinzena de setembro, da 1ª edição do Rodeio Music Fest.

-

03 a 05/09 3ª Mostra Zexito de Circo www.mostrazezito.com.br

-

04/09 Chico Salles no Clube do Choro

Masculina, o baião que abre O Bicho Pega, quinto CD do compositor e poeta Chico Salles, é sua primeira parceria com Edu Krieger e já dá o mote do show que traz para o Clube do Choro de Brasília, recheado de poesia popular e música pé-de-serra.

http://www.clubedochoro.com.br/

-

05/09 Corrida - Circuito Capital Run Aeroporto

Capitalrun.com.br

-

Até 05/09 5ª Bienal de arte eletrônica - "Emoção Artificial" -SP- Organizada pelo Itaú Cultural, em São Paulo. O foco desta vez parece ser obras que misturam processos biológicos ao funcionamento das máquinas.

-

05/09 Corrida – Free corner – Gilberto Salomão –WWW.freeconrner.com.br

-

08, 09 e 10/09 Toninho Horta & Rudi Berger no Clube do Choro

Toninho Horta - compositor, cantor e instrumentista - nasceu em berço musical. Seu avô materno, João Horta, era maestro e deixou sua marca como compositor de música sacra e popular em algumas cidades mineiras.

http://www.clubedochoro.com.br/

-

09/09 VISITA ILUSTRE – Viúva de Saramago no Brasil

Pilar del Río, viuva do escritor José Saramago, morto em junho, vem ao Brasil no dia 9 de setembro, para receber uma homenagem da Companhia das Letras, que edita a obra do Prêmio Nobel.

-

09 e 10/09 Workshop Gerenciamento da Informação e da Documentação – Brasília

http://www.conexxoes.com.br/agenda/46-gerenciamento-informacao-documentacao

-

09/09 e 14/09 Curso de Português Fernando Moura - 2º piso - 3323-6234

www.institutofernandomoura.com.br

-

11/09 Corrida Infantil da Família – Parque da Cidade –WWW.cordf.com.br

-

13 a 24/09 Inscrições para o mestrado em Educação – UFG / GOIÁS
-

16 a 26/09 Festival Internacional de Cultura Alternativa – Alto Paraíso / GO

http://ficaflordeouro.blogspot.com

-

16/09 Show com Renato Teixeira no T – Bone / Açougue Cultural – 312 NORTE

-

17, 18 e 19/09 I Love Jazz Festival Internacional 2010 - BSB - 11, 12 e 13 setembro (sexta, sábado e domingo) Pocket Shows: Intervenções surpresas com o grupo The Humdingers (EUA) em diversos locais da cidade.
Local - Teatro Brasília Alvorada: SHTN Trecho 1, Conj 1B, Bloco C.

http://www.clubedejazz.com.br/noticias/noticia.php?noticia_id=815

-

23 e 24/09 Gestão por Processo no Setor Público – Brasília

http://www.conexxoes.com.br/

-

Até 30/09 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro abre inscrições para sua 43ª edição - www.festbrasilia.com.br

-

Até 30/09 Prêmios Culturais do SESC-DF

http://www.sescdf.com.br/site.do?categoria=NoticiasOnline&ts=1&idArtigo=2538

-

OUTUBRO

-

04 a 26/10 Goiânia em Cena 2010 (insc. 30/08 e 03/09 )- 62. 3524-1712

-

08 e 17/10 29ª edição da Feira do Livro de Brasília no Parque da Cidade.

-

Até 08/10 Prêmio – ANAMATRA - Inscrições abertas para Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2010. www.anamatra.org.br

-

12 a 15/10 LETRAMENTO – III Congresso Latino-Americano de Compreensão Leitora – UNB -http://leituras.literaturas.pro.br.

-

12 a 17/10 ( Inscrição até 03/09) INSCRIÇÕES/Canto da Primavera
- em Pirenópolis. www.agepel.go.gov.br. Informações: 3201-5110.

-

13 a 15/10 Audiovisual - 4ª Mostra de Vídeos Cine Periferia – Museu Nacional (inscrição até 01/09)
-

21 e 24/10 Brasília Capital Fitness

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

WWW.brasiliacapitalfitness.com.br

-

09 A 13/11 Encontro Internacional de Arte e Tecnologia – Inscrição: até 30/06 - Museu Nacional

www.fav.ufg.br/9art

.-

23 a 30/11 (insc. Até 30/09) Cinema - Festival de Brasília abre inscrições
www.festbrasilia.com.br

*

MAIS EVENTOS????

ACESSE

WWW.ACONTECENDODFDOEDU.BLOGSPOT.COM

&

WWW.AMANHADFDOEDU.BLOGSPOT.COM

-

Dicionário de museus imaginários

Novo MAC-USP no antigo prédio do Detran adaptado repete histórico do museu que até hoje teve mais de dez projetos° arquitetônicos que não saíram do papel

FSP 31/08
...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

*

♫______

%%%%%

-

♫______

“Incentivar a cultura é investir na liberdade, é dotar cada cidadã e cada cidadão de mais ferramentas para que se desenvolvam individualmente.”
ÁNGELES GONZÁLEZ-SINDE REIG , roteirista e diretora de filmes, é ministra da Cultura da Espanha.

-

&&

Cultura são todas as formas de vida e de expressão de uma sociedade determinada. Como tal inclui costumes, práticas, códigos, normas e regras da maneira de ser, vestir-se, religião, rituais, normas de comportamento e sistemas de crenças. De outro ponto de vista poderíamos dizer que cultura é toda a informação e habilidade que possui o ser humano que resultam úteis para sua vida cotidiana.

-

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...