.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Leia, reflita e vivencie 05/05

Encontroculturaldf@hotmail.com

NOTÍCIAS – CINEMA - RECOMENDAÇOES


“Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê.” Monteiro Lobato

Notícias

Previdência quer devassa em filantrópicas

O Ministério da Previdência Social quer endurecer as regras da filantropia e propõe uma devassa nas 7.000 entidades que anualmente deixam de recolher mais de R$ 4 bilhões para o sistema previdenciário.
A proposta é "depurar" gradualmente o atual cadastro das instituições, promovendo uma fiscalização anual nas contas das filantrópicas.
Um projeto de lei para alterar as normas da filantropia já foi encaminhado para a Casa Civil para detalhamento técnico e deve ser encaminhado ao Congresso nos próximos meses, mas ainda não há consenso sobre a fiscalização anual. FSP 23.02

Energia nuclear é a que mais cresce de 2005 a 2006

A oferta de energia nuclear foi a que mais cresceu de 2005 para 2006 na composição da matriz energética brasileira. Conforme o último Balanço Energético Nacional divulgado pela pasta de Minas e Energia, ano-base 2006, ela cresceu 39,6%.
Apesar do maior crescimento, ela é a quinta colocada entre as fontes, incluindo as importações. Somadas as oito fontes da matriz, houve aumento de 4,2%, alcançando 460,5 TWh (terawatt-hora, um milhão de MWh).
A energia hidráulica é a maior fonte da matriz brasileira (85% do total). Na Argentina, o gás natural vem em primeiro lugar -energia nuclear é a quarta colocada.
Ambos os países possuem duas usinas nucleares. O governo Lula anunciou que planeja iniciar a construção de Angra 3 em setembro.
Descoberta há 31 anos, a maior reserva de urânio do Brasil é a jazida de Itataia, no Ceará. Em 2001, o país alcançou a posição de sexta maior reserva de urânio do mundo. FSP 23.02

Aquecimento ameaça as zonas de pesca

O aquecimento global pode impactar seriamente até três quartos das principais zonas de pesca do planeta, somando-se à sobrepesca e à poluição como uma ameaça ao ambiente marinho -e à segurança alimentar da humanidade.
A conclusão é de um novo relatório do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), divulgado ontem.
O documento, intitulado "Em Água Morta", aponta que metade do peixe do mundo é pescado em uma área equivalente a apenas 7,5% do oceano, e parte dessa região sofrerá com a mudança global.
Duas coisa colaboram para isso: as mudanças na chamada circulação termohalina (através da qual correntes frias submarinas emergem e trazem nutrientes para sustentar populações de peixe) resultantes de degelo e aquecimento do mar e a acidificação causada pelo gás carbônico (CO2) em excesso capturado pelo oceano.
"Há 65 milhões de anos, o mar estava saturado de CO2 e por dois milhões de anos os moluscos e corais desapareceram do registro fóssil", disse Ken Caldeira, co-autor do estudo. "Em poucas décadas, a partir de agora, a água do mar será mais ácida que naquela época." FSP 23.02

Centrais criticam proposta de fim do salário-educação

As centrais sindicais consideram "preocupante" o fim do salário-educação, como prevê a proposta de reforma tributária apresentada anteontem pelo governo federal, e querem mais detalhes sobre como a receita arrecadada com essa contribuição -cerca de R$ 7 bilhões em 2007- será mantida.
Na segunda-feira(25), sindicalistas se reúnem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília, para discutir a PEC (proposta de emenda constitucional) da reforma tributária e ter acesso a mais detalhes do projeto.
O salário-educação é uma contribuição que incide sobre a folha de pagamento das empresas -a alíquota é de 2,5%. Ao acabar com essa contribuição, o governo espera contribuir para a desoneração da folha reivindicada pelo setor produtivo.
"O governo vai acabar com o salário-educação e colocar o que no lugar? Esse dinheiro é usado justamente para atender os filhos dos trabalhadores que não têm acesso a escolas privadas", diz João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical.
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) tem a mesma preocupação. "Não está claro se, ao retirar o salário-educação da folha de pagamento, os recursos serão mantidos para os Estados e os municípios. Queremos mais detalhes", diz Artur Henrique, presidente da CUT. FSP 23.02

Artesanato brasileiro na Índia

Por indicação do Sebrae, o Departamento Cultural do Itamaraty enviou cinco artesãos brasileiros para representar o país na Feira de Artesanato de Suraj Kund, a oito quilômetros de Nova Déli, na Índia, de 1º a 8 deste mês. É uma feira anual e reúne os melhores artesãos indianos. Neste ano, a feira foi inaugurada pelo chanceler indiano Pranab Mukherjee, que esteve em Brasília na última segunda-feira em visita oficial. Participaram da mostra como convidados Maria de Lourdes Amado da Silva Guimarães (capim dourado do cerrado, Brasília), Armanda Monteiro Goulart (renda de bilro, Santa Catarina), Maqueson Pereira da Silva (jóias de flores e sementes, Amazonas) e Rosário de Fátima Vieira de Carvalho (modelagem em barro, Pernambuco). O sucesso dos brasileiros foi tamanho que os organizadores convidaram o país a participar novamente da feira (foto). Além do Brasil, houve delegações do Paquistão, Tailândia, Afeganistão, Sri Lanka e Nepal. Da Índia, foram 300 artesãos. FSP 24.02

Mata preservada em rios precisa dobrar

Estudo em MT mostra que animais fogem de áreas de preservação permanente estreitas; cientista pede mudança na lei.
Tamanho ideal deve ser de 400 metros de largura para rios pequenos, muito acima do que exige atualmente o Código Florestal do país.

No Congresso Nacional, projetos visam a diminuir as áreas de proteção florestal na Amazônia. No mundo real, cientistas acabam de estimar que, na verdade, pelo menos as áreas de proteção permanente localizadas ao lado dos rios precisam ser alargadas, e muito.
Um estudo liderado pelo ecólogo Carlos Peres, 44, belenense há 13 anos na Inglaterra, mostra que o tamanho mínimo para que a mata de galeria possa preservar a biodiversidade local é de 400 metros de largura, 200 metros de cada lado.
"Nós medimos 200 corredores e só 14% deles têm esse tamanho de mata de galeria ideal", afirma Peres, professor da Universidade de East Anglia, à Folha. O cientista acaba de publicar um artigo sobre o estudo feito no Brasil na revista "Conservation Biology".
Para chegar as dimensões ideais da mata de galeria, os pesquisadores investigaram a riqueza da fauna de 37 locais durante seis meses. Todas as áreas amostradas ficam no município de Alta Floresta (MT). Elas estão espalhadas por um terreno de 6.000 km2.
"Claro que não é apenas a largura que importa. É fundamental que essa mata seja bastante preservada. Muitas vezes, o proprietário da terra permite que o gado paste nessas áreas e que ocorra também a exploração seletiva de madeira."
Depois de analisar a estrutura dos bosques escolhidos para a análise e de contar o número de espécies de aves e mamíferos que freqüentavam as matas de galeria, os cientistas fizeram gráficos, cruzando essas variáveis, para saber a medida ideal da área a ser preservada.
Politicamente possível
"É bom dizer que essa análise, em termos biológicos, mostra que o ideal é 400 metros. Porém, em termos políticos, sei que isso pode ser impossível de ser obtido", explica Peres.
Ainda assim, diz o pesquisador, daria para fazer uma "concessão". Seria possível estabelecer que a obrigação legal das áreas de preservação permanente ao lado de rios passem a ter, pelo menos, 100 metros de cada lado. "Isso é dez vezes mais do que a legislação prevê em algumas situações", diz o pesquisador brasileiro.
Pelo Código Florestal brasileiro, os rios com menos de 10 metros de largura precisam ter uma mata de galeria de 30 metros de largura de cada lado. Essa obrigação varia de 10 metros a 50 metros de largura, para cursos d'água com um largura aproximada de 50 metros.
Em todos os bosques, 24 deles conectados a outros fragmentos florestais e oito sem ligação alguma com outras zonas de preservação (os cinco restantes foram analisados para efeito de comparação), foram identificadas, no total, 365 espécies de aves e 27 de mamíferos, sendo cinco de primatas.
Mas nas matas de galeria estreitas, com menos de 200 metros de largura, e sem conexão com outros trechos de floresta, a situação é mais crítica. Apenas um terço das espécies de pássaros e um quarto dos mamíferos vivem com freqüência nessas regiões, em comparação com os corredores mais largos.
Impacto bovino
O estudo das áreas de galeria também flagra, com clareza, a presença de rebanhos bovinos no norte de Mato Grosso.
A marca dos bois foi identificada no campo em 70% dos corredores conectados com outros pedaços de florestas e em 89% das zonas isoladas. Quanto ao fogo, ele esteve presente, respectivamente, em 16% e 2% das áreas. "Quanto ao gado, não tem jeito. É preciso impedir a entrada dele", disse. FSP 23.02

[As] Pessoas pararam de procurar as delegacias por causa da greve e, se procuraram, não foram atendidas, por isso caiu o número de ocorrências

ANTÔNIO CARLOS AZEVEDO LESSA presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas FSP 24.02

Cinema

Mercado atrai nova geração de cineastas

Com atividade em expansão, jovens na faixa dos 20 anos estréiam no cinema embalados por prêmios e exemplos de sucesso. Viver de cinema, porém, é projeto de longo prazo; com cem filmes por ano, mercado no país ainda "engatinha" se comparado ao de Hollywood. O diretor de arte Cássio Amarante dá bem a idéia do que espera os futuros colegas: "As condições de trabalho não são boas. Há um arrocho enorme. Não tem plano de saúde nem aposentadoria". São as dores e as delícias do nascimento da indústria do cinema nacional. Que a estréia seja breve. FSP 24.02

Filme brasileiro vence festival no Uruguai
O filme brasileiro "Estômago", do diretor Marcos Jorge, venceu o prêmio de melhor filme e seu protagonista, João Miguel, levou o de melhor ator, no fechamento do 11º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai.
"Para mim é muito importante ver que o público ibero-americano gosta de "Estômago" e estou muito feliz que o júri tenha compreendido e amado este filme", disse à Agência Efe o diretor, que estréia com este filme em longas-metragem após trabalhar em cinema publicitário e documentários. JdeBr 24.02

_______________________________________________________♫_______ ♪

Nossas recomendações:

Açougue cultural T-Bone, na parada da 712 Norte Haverá eventos todas as quintas-feiras do ano, até 18 de dezembro, em comemoração aos 10 anos do projeto. “Projeto de criação de bibliotecas em pontos de ônibus inaugurou, só no início de 2008, mais locais do que em todo o ano passado. Idéia já chamou a atenção de espanhóis e franceses.” CorBr 08.02

Clube do Choro de Brasília - 30 anos – Próximo ao Centro de Convenções Ulisses Guimarães, 61 3327.0494 / 3327.9013 clubedochoro.com.br. A sede mais importante do gênero no país.

Teatro Bar BECO DA RUA 8, CLN 408 norte, Bl B, 3347.8334. Enquanto aguarda o show da noite, o público poderá apreciar a clipes de artistas nacionais e locais.

Bar do Mercado Municipal de Brasília – W3 Sul, Qd. 509, Brasília, 61.3442.4500 – Chopp com Choro aos domingos com Evandro Barcelos, às 16 h. www.mercadomunicipaldebrasilia.com.br

Cotidiano – Deck Lago norte/ 201 sul – 3468.4302 / 3224.3439.

Livraria Nobel – Lago Sul – Gilberto Salomão – 3364.5457.

Livraria Cultura – Ler para ser - Casa Park – 3410.4033. www.livrariacultura.com.br

Esquina da Palavra 406 norte – 3039.7979

Jazz Café de Taguatinga CNA 02 Lote 03 – Praça do DI – Taguatinga-Df. 8405.9535. A Tribos das Artes realiza o seu Sarau na primeira terça-feira de cada mês.

Bar "Tartaruga" 714/15 norte, sextas-feiras, chorinho com pessoal da UNB, lota sempre nesse dia, tem músicos da Unb que se apresentam e é bem frequentado pelos "cults".

Balaio Café – Barzinho Cultural - 201 norte – 3327. 0732 - Cine Balaio Café

Confraria das Letras – 406 norte – 3202.0010

Café com Letras – Cyber Café e Livraria Cultural – 203 SUL 33224070 – Bons lançamentos literários. Todas às quintas Rubens Sacramento com o melhor da MPB.

Bar do Calaf - Setor Bancário Sul, Quadra 02, Bloco S, Loja 51/57. (Plano Piloto) 61 325-7408 Todos os sábados fica lotado de pessoas de todas as idades que invarialvelmente são agraciadas pelo repertório impecável do Grupo Samba Choro.

Stadt Bier - Toda 2° Feira – Rafael Lima MPB / Pop Rock - 3° Feira – Andréia Leone e Rafael Lima (MBP,Bossa Nova e Pop Rock) - 4° Feira – Darci Derenusson (Voz e Violão, MPB) - 5° Feira – Sertanejo - 6° Feira – Rafael Lima até a 00 hs (MPB, Pop, Forró, Axé) e depois Banda Sideral (Pop Rock Nacional e Internacional) - Sábados – Bandas Variadas www.stadtbier.com.br - Sig Sul Qd- 06 Lote 2190, 3344 6777

Rayuela Livraria e Bistrô. – 412 SUL 61. 3346.9006/3245.4335 – Instrumental às quintas.

Bom Demais Bistrô - O Bistrô mais cultural da capital - CCBB – 3321.2097 – Em companhia do Chef Fábio Taveira

Beirute - 109 SUL e 107 SUL www.beiruteweb.com.br - Ponto de encontro Cult.

Escola de Música de Brasília. L2 Sul, quadra 602 61.3321-8300/ 3901-7687. Espetáculos c/ entrada franca. www.sc.df.gov.br

O Espaço Lucio Costa foi projetado por Oscar Niemeyer. A construção subterrânea, Localizado na Praça dos Três Poderes, abriga a maquete de Brasília. Aberto ao público todos os dias, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Análise de imagens Alfabetização visual que visa levar o público de todas as idades e formações para galerias de arte e espaços culturais com o objetivo de analisar obras, contextualizá-las e inserir um pensamento crítico que relacione a arte e sua história. Ministrado por Renato Acha, Artista Plástico, formado pela UnB e curador. Todos os sábados. Informações: 8493-7678 ou renatoacha@hotmail.com.

Oficina de leitura Oficia de leitura e escrita, para crianças de 7 a 9 anos. O objetivo é incentivar e valorizar a leitura e a escrita. Das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Local: edifício Clínicas, Sala 703. Informações: 3328-2350 ou 9213-8167.

“O estilo pode ser muito claro e muito alto. Tão claro que o entendam os que não sabem. E tão alto que tenham muito que entender os que sabem.” Padre Antônio Vieira

_______________________________________________________♫_______ ♪

“Conhecer a diferença é aprender a respeitá-la.”

Adotem um local para expor esta resenha, seja no seu Condomínio, seja numa escolinha, mercearia, cabeleireiro, farmácia, açougue, padaria, sua própria casa, em fim qualquer lugar de acesso ao público. EQUIPE ENCONTRO CULTURAL

Encontroculturaldf@hotmail.com

NOTÍCIAS – CINEMA – RECOMENDAÇOES

[Comer em frente à TV] Esse é um grande erro, um verdadeiro absurdo
Não é de pé, não é deitado, não é lendo revista. Lugar de se alimentar é sentado à mesa, prestando atenção naquilo que está comendo
É preciso mastigar bem a comida

SÔNIA TRECCO, chefe do Serviço de Atendimento Ambulatorial do HC de São Paulo FSP 17.02

A maioria da população tem hábitos muito ruins, que mais cedo ou mais tarde terão repercussões sérias na saúde
As pessoas aprenderam com a mãe e com a avó que a comida tem de ser pesada... Acham que comer bem é deixar o estômago cheio

LUIZ VICENTE BERTI presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica FSP 17.02

FIM 24.02.2008 - domingo

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...