.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

segunda-feira, 22 de abril de 2019

.


                 

        
 
.



“Aquilo que falo como escritor traduz minha visão do mundo” Mia Couto
 Escritor moçambicano mais traduzido no exterior e que está no Brasil para o lançamento da nova edição de Grande Sertão: veredas, já escreveu sobre a guerra civil que assombrou e dividiu seu país por 17 anos, e afirma: “O ideal é que houvesse a possibilidade de haver um mundo cheio de mundos, em que valessem várias linguagens”. – CARTA CAPITAL 14.04

.

   
FALE-ME DE ESPAÇOS ONDE SE CURTE Jazz, Bossa Nova, Chorinho, Samba de raiz,
Sarau poético ...  ?

Em Maceió, Brasília e Goiás raramente se tem.  edusoares@uol.com.br
.
   

                                         
.
 
.
Curta a arte e cultura do DF, GO, SE, RJ e AL
 viva a cultura!

.

                       

.
Cultura
Bolsonaro e a Lei Rouanet
Como se já não fossem suficientes os problemas e as crises do governo, Bolsonaro resolveu chamar os artistas para a briga.
Por Alexandre Santini* - VERMELHO.org.br
 (...) O governo propõe reformar a lei através do atalho de uma Instrução normativa, medida infralegal. E aí fica a questão: tramita no Congresso o PL 6722/2010, conhecido como Procultura, que propõe uma profunda reforma da lei Rouanet amplamente debatido pelo governo, legislativo e sociedade ao longo dos últimos 10 anos. Prevê o fortalecimento os fundos públicos, democratização do acesso aos recursos, maior equilíbrio regional na distribuição das verbas, transparência e controle social.
*Alexandre Santini é gestor cultural, dramaturgo e escritor, é diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói (RJ) e autor do livro "Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina"





                 


 

22.04  -  28.04  
2019
 __ 
.

Até 30.04 SP/ Litteris ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS/ Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes - O concurso permite a inscrição de uma obra inédita por participante e os temas dos trabalhos são de livre escolha.
.
'Webpoetas' Litteris arrebatam milhares de seguidores nas redes sociais
CINCO DICAS
Especialista em estudos literários, Amanda Martins indica cinco perfis e páginas que merecem ser visitados:
Augusto de Campos
Poeta, ensaísta e tradutor, um dos precursores da poesia concreta no Brasil. Divulga projetos antigos e algumas poesias inéditas criadas exclusivamente para a rede social. 
Ciclope
É um ateliê de arte digital, de Belo Horizonte. Indico, principalmente, o último projeto, o livro audiovisual e interativo “Poemas de Brinquedo”, com textos e direção de Álvaro Andrade Garcia. 
Rupi Kaur
Poeta canadense, nascida na Índia, autora do livro fenômeno de vendas “Outros jeitos de usar a boca”. Rupi tem 26 anos e representa a geração de “instapoetas”, que tem grande repercussão no mundo digital, com mais de dois milhões de seguidores no Instagram. Tem como tema principal dos seus poemas o feminismo, abordado de uma forma muito universal. 
Zack Magiezi
Com 1 milhão de seguidores no Instagram, poeta brasileiro explora situações cotidianas e universo feminino com poemas curtos e notas ao estilo máquina de datilografia. Um dos jovens poetas mais influentes das redes sociais no Brasil.
Companhia das Letras 
A editora dispensa apresentação, mas o importante é observar como essas empresas marcam presença nas redes sociais, e adequam a interação com o público/leitores. – HOJE EM DIA/BH 09.04.19
.


 


                                                    
   
"Jair Bolsonaro é um homem perigoso. Seu racismo visível, homofobia e decisões destrutivas terão um impacto devastador no futuro do nosso planeta. Em nome da nossa cidade, obrigado @AMNH por cancelar este evento", escreveu Bill de Blasio, prefeito de Nova York,  ao Twitter em 16/04, para agradecer ao Museu Americano de História Natural o cancelamento do evento da Câmara de Comércio Brasil-EUA com o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que receberia no local o prêmio de "homem do ano". – OPERA MUNDI 16.04.19




._     
.
Esperei por ti e chorei
.
Esperei por ti e chorei
Esperei por ti e conquistei
Esperei por ti e amei
Esperei por ti e adorei
.
Marco Fraga



.
.



 
.
“e o oportunismo da Mídia Tradicional Brasileira???”

  

.
“ Faltam dados sobre equilíbrio financeiro e atuarial, regras de cálculo para a redução média do valor dos benefícios, os impactos na economia e na circulação de renda, os impactos econômicos nos Estados e municípios, sobre a empregabilidade, especulação legal e financeira, além de ter sido identificado “possível descumprimento dos artigos 1º; 3º, inciso III; 23, inciso X; 24, inciso XII, da Constituição Federal, e artigos 113 e 114 do ADCT”, segundo o estudo técnico conjunto, feito por juristas especialistas em Direito da Seguridade Social dos quatro maiores institutos jurídicos do país, na PEC 06/2019 acerca da constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição, a chamada ‘ reforma da previdência’ - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBP), o Instituto de Estudo Previdenciários (Ieprev), o Instituto  dos Advogados Previdenciários (Iape) e o Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário (IBDPrev) – PUBLICA.ORG.BR 16.04



.
Até 22.04 (insc)GO/ PUC/ 9° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
.
Até 25.04 (insc.) DF/ 16ª edição do Prêmio Innovare
TEMA: “Promoção e Defesa dos Direitos Humanos”
.
Até 30.04 (insc) 02 e 03.05 PORTUGAL/CONAMP/CNMP/  Colóquio Luso-Brasileiro de Direito Ambiental: Ambiente Equilibrado como Direito Fundamental
O objetivo do colóquio é promover a interação entre Brasil e Portugal nas discussões que envolvem o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e as soluções viáveis para o enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos com o uso de energia renovável. Hoje, o Brasil se destaca como país no qual 80% da matriz energética é renovável, e Portugal se encontra na terceira posição entre os membros da União Europeia que mais usam energia limpa.
.
Até 30.04 (inc) DF/ UnB/ II Expopop (03 a 14.06)
Objetivo de promover a cultura pop brasileira. O evento acontecerá no térreo da BCE.
.
Até  12.06 DF/ Curso “Universo Proustiano” na Livraria Sebinho
.
Até 14.06 DF/ DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS
O ciclo de conferências Diálogos Contemporâneos está de volta a Brasília para a edição 2019.
Serão oito conferências, de 26 de março a 14 de maio, com escritores de renome nacional e internacional, sempre às terças-feiras, às 19 horas, no Teatro dos Bancários
16.04 - As grandes metrópoles na literatura brasileira - Palestrante: PAULO LINS
23.04 - Raízes do Brasil - herança africana, tradições e novas expressões: uma perspectiva da produção artística negra no Brasil atual - Palestrante: GRACE PASSÔ
30.04 - Internet e tecnologia: informação e desinformação na era digital – Palest.: PABLO ORTELLADO
07.05 - A literatura que vem da periferia - Palestrante: SÉRGIO VAZ
14.05 - A crônica e o humor na sociedade brasileira – Palest.: EDUARDO BUENO
.
Até 30.07 (insc) CE/ Revista de Ciências Sociais  - Universidade Federal do Ceará - Chamada de artigos para o Dossiê 100 anos de Celso Furtado – rcs.ufc.br
..
.
.
. “É a primeira vez que vejo um governo destrói o que está dando certo. Nós do Banco Mundial, o G8 e a ONU recomendamos os Programas sociais brasileiros para dezenas de países, tendo em vista os milhões de pobres brasileiros que saíram da extrema pobreza nos governos anteriores a esse”, lamentou Jim Yong Kim, presidente do BIRD
.




ABRIL
.
(seg)
.
22.04 DF/ Palestra: Silêncio, intimidade e amor em CEBB
.
22.04 DF/ Litteris Lançamento do livro "Duarte Nogueira: Vida e obra de um líder" em Liv. Cultura (IG) do autor Duarte Nogueira Jr.
.
Latino-americanos apresentam recorde de pedidos de asilo na EU – VALOR ECONÔMICO 15.04.19
.
(ter - 23)
.
23.04 DF/ Litteris Lançamento do Livro "brasília, meu amor" em Liv. Cultura (CP)
Com a autora Gracia Castanhede
.
23.04 PB/ Litteris Lançamento do livro “A Doida Paixão de um Doido” no Centro Cultural do Banco do Nordeste na cidade de Souza.
.
23.04 DF/ Conferência com Grace Passô no Teatro dos Bancários
Quinta conferência da edição 2019 do projeto Diálogos Contemporâneos será no dia 23 de abril (terça-feira) com Grace Passô.
A dramaturga, atriz e diretora falará sobre o tema "Raízes do Brasil - herança africana, tradições e novas expressões: uma perspectiva da produção artística negra no Brasil atual", no qual deve abordar o legado, a tradição e as novas expressões da cultura negra na literatura brasileira.
.
23.04 DF/ IESB/ Jornada de Psicologia Campus Sul e Campus Ceilândia
.
23.04 SE/ Litteris SESC/ Dia Mundial do Livro
8h30 Palestra Caminhos para a Construção de um livro: a experiência do autor Euler Lopes
Local: Auditório do Museu da Gente Sergipana
9h30 - Início do Passeio Literário “observando personagens e contrastes da cidade”. Percurso: Praça Fausto Cardoso • Calçadão da João Pessoa • Mercado Municipal • Chegada ao Casarão do Sesc Comércio, Otoniel Dória, nº 478
(ao lado do Mercado Municipal)
11h00 - Encontro no Mercado Municipal: fragmento de Senhora dos Restos (texto de Euler Lopes) com a atriz Isabel Santos
13h30 - Oficina de construção de texto sobre o percurso realizado, com Débora Arruda e Euler Lopes
15h30 - Sarau Poesias Faladas, Cantadas e Contadas com Márcia Kambeba
.
23.04 DF/ O que o Cinema nos Ensina sobre Felicidade na Liv. Cultura (CP)
Talk Show
Palestra, Bate-Papo
A Livraria Cultura em parceria com o instituto IBSBP convidam à todos para o Talk Show: O que o Cinema nos Ensina sobre Felicidade, com a jornalista, cineasta, crítica de cinema e editora do blog Caos da Informação Paula de Biasi e o Master Trainer, Positive Coach Idealizador e Fundador do IBSBP Saulo Luna.
.
23.04 AL/ 1ª Quizomba de Jorge – Salve Jorge! – em Praça Rayol, Maceió
.
23 a 25.04 DF/ UnB/  II Seminário Internacional Neoliberalismo, Direito e Pós-Democracia, organizado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
.

.

 (qua)
.
24.04 DF/ Litteris STJ/ Lançamento do livro “O Princípio Constitucional da Fraternidade” de Reynaldo Soares da Fonseca, ministro do STJ.
.
24.04 DF/ UnB/ Embaixada da Alemanha Brasília apresenta FÓRUM DE DEMOCRACIA EUROPA-BRASÍLIA - “O Povo Contra a Democracia: “ Por que a liberdade corre perigo e com ela pode ser protegida” -   em Auditório Joaquim Nabuco
.
24.04 DF / Lançamento do Fórum Distrital Contra a Reforma da Previdência
Entidades sindicais, populares e estudantis, participa do Lançamento do Fórum Distrital Contra a Reforma da Previdência e em Defesa da Aposentadoria. O evento é realizado no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no próximo dia 24, às 19h.
.

.

 (qui)
.
25.04 DF/ Litteris Lançamento do livro “Sete anos em sete mares” na Liv. Sebinho da ativista Barbara Veiga
A brasileira, que já fez parte do Greenpeace e da Sea Shepherd, sempre foi apaixonada pela natureza e pela biodiversidade – sobretudo a marinha – que nosso planeta possui. E foi esse amor que a motivou a dedicar sua vida a salvar a natureza.
Sobre a autora:
Barbara Veiga é fotógrafa documentarista com experiência de atuação em mais de 80 países. Uniu o jornalismo à fotografia e posteriormente ao audiovisual em parceria com organizações mundiais como Greenpreace, Sea Shepherd, Amazon Watch e Avaaz.
.
25 a 26.04 DF/ UDF/ I Seminário Centro-Oeste de Psicologia na Educação
.
25.04 DF/Sarau Cruzeiro em Letras no Centro Comercial do Cruzeiro
.
25.04 DF/ Buraco do Jazz #129
 Em sua apresentação Bruno Yakalos trás as suas composições autorais, passeia pela Bossa Nova, Choro, MPB, Jazz ,ritmos do folclore brasileiro e ritmos latinos também tudo isso em um belo trio de Jazzistas. – estacionamento do Parque da Cidade
 .
27.04 SE/ Hora da Criança na Liv. Saraiva no Riomar Shopping 
Hora da Criança Contação de História Turma da Mônica – O Pequeno Príncipe, com André Cartunista
Para comemorar o Dia Mundial do Livro, a Turma da Mônica volta a Hora da Criança da Saraiva no maior clássico da literatura infantil mundial, O Pequeno Príncipe. A criançada vai embarcar nessa história que desenvolve o mistério da infância e faz renascer os sonhos.
.
16 a 18.05 DF/ Mostra de Cinema Europeu - Aracaju
Os filmes selecionados captam um planeta em transe, seja pelos visíveis efeitos da crise ambiental, ou pelas soluções tecnológicas que permeiam as relações sociais e afetivas. O desafio de projetar novos horizontes para a vida nas cidades está colocado em obras como "Construindo o futuro - 100 anos de Bauhaus" (Alemanha) e Bike versus Cars (Suécia). – Cine Vitória




 
.
(sex)
.
26.04 AL/ pianista curitibano Bruno Hrabovky traz seu projeto ROCK AO PIANO ao Teatro Deodoro
.
26 e 27.04 AL/  Instituto de Formações Clínicas Maceió – Al apresenta: Do desejo pela Psicanálise ao desejo do analista
O psicanalistafrancês Luis Izcovich é o convidado para estar em Maceió em Abril de 2019. Autor de vários livros e trabalhos em revistas de psicanálise nas línguas portuguesa, espanhola, italiana, inglesa, francesa.
.
26 a 28.04 GO/ Artes Cênicas/ Lendas, Mitos e Personalidades, Com Alex Steinmann e Kauan Pereira da Silva.
.
26.04 DF/ UnB/ LANÇAMENTO Saúde em penitenciárias
Como é viver atrás das grades depois que se comete um crime? Há auxílio para lidar com a saúde física e mental? A partir desses questionamentos, a UnBTV produziu a série de reportagens Vidas no cárcere, ambientada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. 
.


 (sab)
.
27.04 RJ/ Litteris Festa Literária de Santa Teresa - FLIST 2019
.
27.04 DF/  Djavan(27) chega a Brasília, em abril, com seu novo show. As apresentação será no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
.





 (dom – 28)
.
28.04 RJ/ Museu de Arte do Rio apresenta:  Encerramento - O Rio do samba: resistência e reinvenção
ista por mais de 200 mil pessoas, a exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção” despede-se do MAR no domingo, 28 de abril, exatamente um ano após a abertura. O encerramento será embalado por uma programação especial, que inclui apresentação da Estação Primeira de Mangueira, show do grupo Papagaio Sabido, lançamento de livros em homenagem a Martinho da Vila e Bezerra da Silva e um Slam que exaltará clássicos desses dois mestres.
Com curadoria de Nei Lopes, Clarissa Diniz, Evandro Salles e Marcelo Campos, "O Rio do samba" conta a história social do samba carioca por meio de 800 itens, entre obras de arte, documentos, objetos e peças de vestuário. Estão em exibição obras de Candido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor dos Prazeres, entre outros artistas, fotografias, instalações, além de raridades, como o prato de porcelana tocado por João da Baiana e joias originais de Carmem Miranda.
.


.
Bando de bestas armadas
Bando de pátrias amadas
Ilhas de paixão pela morte do povo.
Não a essa paixão
Do lixo da pátria e do coração
Mínimo
Nem tosco
Morto som (ele era músico)
80 tons de Tristeza
.
Davi Kaus
(Delegado diz que 'tudo indica' que Exército fuzilou carro de família por engano no Rio – O GLOBO 08.04.19)



(...)
.


(..)
.
MAIO
.
01.05 PROTESTOS/ DIA DO TRABALHO
O fim do reajuste real do salário mínimo vai ser um dos motes do ato conjunto do 1º de maio, Dia do Trabalho, da Força Sindical com a CUT. A reforma da Previdência também será atacada pelas centrais.
.
08 a 12.05 Litteris GO/ X Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis
.
08.05 DF/ UnB/ Segunda Reunião do Quilombo UnB do 1/2019. – SALA BT 620
.
10.05 AL/ GERALDO AZEVEDO no Teatro Gustavo Leite
.
11.05 e 08.06   DF/ Litteris Curso “Café com Machado de Assis, mestre da narrativa” na LIV. SEBINHO
.
11.05 DF/ Litteris Lançamento do Livro "A Segregação Socioespacial no DF" de Richard Borrozine
Professor Mestre e Doutor e docente no IFB, lança livro sobre Desigualdade, Segregação e História do Distrito Federal na livraria Leitura do Conjunto Nacional - DF, piso superior.
Na ocasião, além do lançamento haverá um pequeno espaço reservado para uma apresentação e debate acerca do livro.
.
16 a 19.05  Litteris Salão Carioca do Livro, Rio de Janeiro (RJ)
.
16.05 AL/ UFAL/ II Colóquio Diálogos Interdisciplinares Gênero, Raça e Sexualidade
.
19.05 AL/ 100 Anos de Dalva de Oliveira no Teatro Gustavo Leite.
O evento reserva momentos de grande emoção e passeia por todos os estilos que foram imortalizados por Dalva de Oliveira; do samba canção ao samba exaltação, passando pelo bolero, pelo tango e até pelas marchinhas de carnaval. O espetáculo reúne no palco nomes consagrados da música brasileira, como Eliana Pittman, Claudette Soares, Alaíde Costa e Márcio Gomes.
.
21 e 25.05 Litteris MG/  II Colóquio Internacional: Escrita, Som, Imagem
O Colóquio propõe um debate sobre as interseções entre diferentes mídias, artes e linguagens, buscando um maior diálogo entre diferentes campos acadêmicos, expressões artísticas e conceituações teóricas.
.
23 a 25.05 DF/ UnB/ II Seminário Internacional da ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia
"Governos contemporâneos no mundo e a crise da democracia liberal" e "Ideologia e cultura na ascensão do pensamento conservador" são temas de algumas mesas previstas. 
.
25 a 29.05 SP/ 24º Congresso Brasileiro de Direito Ambiental – Acontecerá também 14º Congresso de Direito Ambiental dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, o 14º Congresso de Estudantes de Direito Ambiental (Graduação e Pós Graduação) e o VIII Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva.
.
JUNHO
.
05 a 07.06 GO/ PUC Goiás sedia 5º Encontro de História da Educação do Centro-Oeste
.
06 e 07.06 DF/ CEJ/CJF/ III Jornada de Direito Comercial
O objetivo do evento, que será realizado nos dias 6 e 7 de junho,  é analisar temas relevantes do direito comercial, adaptando-os às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais.
.
06 a 09.06 RJ/ Litteris 5ª Feira do Livro de Resende
.
06 a 16.06 DF/  Litteris 35ª  Feira do Livro de Brasília – em AO LADO DA BIBLIOTECA NACIONAL
.
07.06 AL/ SILVA canta Marisa Monte no Teatro Gustavo Leito
.
09 a 11.06 GO/ IX Maratona Fotográfica de Pirenópolis
.
27 e 28.06 GO/ UFG/ CÂMPUS SAMAMBAIA/ Café com Leitura
Anualmente, o evento traz debates, mesas-redondas, oficinas e conferências sobre as diversas práticas de leitura.
Nesta edição, a programação ocorre em dois espaços: as conferências e debates serão realizados na Biblioteca Central da UFG e as oficinas nos Laboratórios Integrados de Comunicação e Informação (Labicom). site cafecomleitura.fic.ufg.br.
.

                             
.
Dinheiro não lhe emprestei
Favores nunca lhe fiz
Não alimentei o seu gênio ruim
Você nada esta’me devendo
Por isso, meu bem, não entendo
Porque anda agora falando de mim
.
Chico Buarque
( recado a bolsonarista e cantora excepcional Nana Caymi)

.
“ É preciso compreender que a pobreza é parte de um plano e os estrategistas sabem muito bem que para conservar o controle do hemisfério sul, precisam aplicá-lo sem concessões. Os grandes conglomerados de pessoas vivendo na pobreza, são danos colaterais necessários nessa cruzada pelo enriquecimento de mais ricos e pelo controle dos recursos valiosos de nossas nações. ” OPERA MUNDI 22.03.19

.


"Conseguimos, até certo ponto, ajudar essa gente (pobres) a se tornar bons consumidores. Mas não conseguimos transformá-los em cidadãos", diz José Mujica, ex-presidente do Uruguai,  em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mujica estava na cidade por causa de dois filmes que retratam momentos de sua vida: o longa de ficção A Noite de 12 Anos, do uruguaio Álvaro Brechner, e o documentário El Pepe, Una Vida Suprema, do sérvio Emir Kusturica  - BBC News Brasil 21.12.2018
.




.
“O Brasil, o Mundo, quer a resposta: Quem mandou matar Marielle???”
.
.


.
.


♫______
.

.
“A literatura e a arte devem suscitar a esperança”, é o que defende o vencedor do Prêmio Jabuti de poesia deste ano, Maílson Furtado Viana, autor da obra “à cidade”.  “Esse prêmio foi um ato de resistência contra esse momento crítico que a gente vive, onde colocam a cultura e a arte de canto, e a própria poesia. A arte deve suscitar esperança. A gente precisa acreditar que é possível esperar por algo melhor, e a arte tem vem neste sentido”, finaliza o vencedor do Jabuti. – Portal Vermelho 12.11.18
.
.
Negro não se mede em arroba, se mede em batuques, versos”Paulinho da Viola, músico.
.

Quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando.
.


 
  
.


... em  V O G A: 


.
.
Livros
Credores aprovam plano de recuperação judicial da Livraria Cultura
Rede terá até 70% de desconto na dívida e 14 anos para pagar – FOLHA SP 12.04 .19
.
UFAL/ Projeto inédito vai levar a Bienal para as ruas de Jaraguá
Comissão da Ufal se reuniu com representantes da Prefeitura de Maceió para firmar parcerias
A ocupação dos espaços urbanos deve contar com performances artísticas, decoração temática e montagem de pólos ao longo da rua Sá e Albuquerque, praça Dois Leões e ruas adjacentes.  UFAL.edu.br 20/03/2019
.
RJ/ FGV/ Literatura
Livro sobre justiça na contemporaneidade é lançado no Rio
O livro, organizado por Daniel Vargas, cultiva o espírito crítico e criativo de uma nova geração de juristas.
Com um olhar sobre a crítica da teoria de grandes filósofos sobre temas como conjuntura política, econômica e social brasileira, a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), em parceria com a Juruá Editora, lança a obra “Justiça na contemporaneidade – como os clássicos nos ensinam a entender e questionar a realidade”.
.
NOVIDADE EDITORIAL
Livro discute duração razoável do processo com a chegada das novas tecnologias
O autor avalia as conexões entre o avanço da tecnologia, com foco no processo eletrônico, com o princípio da duração razoável do processo.
A Duração Razoável do Processo na Era Digital
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Data de publicação: 27/02/2019
Número de páginas: 176
Editora: Appris
Fonte: REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 17.03.2019
.
.

.
“PT não promoveu alfabetização política no Brasil”,
diz Frei Betto, 
frade dominicano, que esteve  de passagem por Paris,
onde participou de um evento organizado
pela associação cultural francesa
“Autres Brésils”. – CARTA MAIOR 11.12.18
.

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 26.04.04 , SEXTA-FEIRA ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤...

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...