.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

terça-feira, 21 de agosto de 2018

.


                 
        


 

                                                        
                 
 

20.08   -  26.08
                          2018    
                 .
“Se a igualdade entre os homens- que busco e desejo- for o desrespeito ao ser humano, fugirei dela.”  Graciliano Ramos, escritor alagoano




 
.
Curta a arte e cultura do DF, GO e AL
 viva a cultura!

.


.


                       



 __ 



Destaques  Sublimes Futuros

em Distritro Federal, Goiás e Alagoas
www.encontroculturaldf.blogspot.com

.
28.08 RJ/ ABL debate, em seu Seminário ‘Brasil, brasis’ de agosto, ‘O livro: a aventura não terminou’, com dois dos mais importantes editores brasileiros: Janaína Senna e Paulo Rocco
.
29 a 30.08 GO/ XXII Seminártio Interno do Grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento
.
30.08 DF/ Liv Cultura IG apresenta Lançamento do Livro "Ecologia ESpiritual - Genealogia da Alma" de Ulisses Riedel
.
31.08 AL/ Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos apresenta: Papo de Mestre, com o tema: “Mulheres têm  o direito a viver com segurança.
.
SET/18 DF/ Curso Poéticas do Delírio, Escritas Delirantes, na livraria Sebinho, com  Adeilton Lima.
.
01 a 07.09 DF/  Movida literária
.
07.09 a 09.12.2018  33ª edição da Bienal de São Paulo.
.
14 a 23.09 DF/ Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
.
18 a 20.09 PE/ Congresso Entre Mares: a Literatura, Leitura do mundo
.
19 a 23.09 GO/ XIX Canto da Primavera
.
16 a 20.10 GO/ PUC/ IV Congresso de Ciência e Tecnologia recebe inscrições de trabalhos (Até 31.08)
Com o tema Ciência para a redução das desigualdades
.
17 a 19.10 GO/ PIRENÓPOLIS/ V Cepe | Inscrições abertas ao Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG
.
07 a 09.11 SP/UNESP/ Congresso Internacional
A imprensa francófona das Américas nos séculos XIX e XX - Instituto de Artes
.
16.11 TIMOR LESTE/ Seminário Internacional “José Saramago: 20 Anos Depois do Prémio Nobel – Desafios em PLNM” – Local: Díli
.
28 a 30.11 AL/ FAT/ III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos e Fórum Nacional de Coordenadores de Gastronomia
.
28 a 30.11 DF/ UnB/ 4ª Congresso UnB de Contabilidade e Governança (CCGUnB), que tem como temática desafios e perspectivas do combate à fraude e à corrupção.
.
03 a 04.04.19 LISBOA/ Congresso Internacional Multidisciplinar Império e Turismo
.



_     



São tempos ásperos
São tempos caretas
Sem demora ao asco
Onde moram os picaretas
São dias trágicos
São dias de tretas
Rápidos no estrago
Raptos de poetas
São noites árduas
São noites obsoletas
Repletas de máscaras
Sem alma, sem Aretha.
.
Tchello Melo



.  


.



segunda-feira ... 20
.
20.08, 09h  DF/ STF/CNJ/ Seminário “Elas por Elas”. O evento  vai abordar a temática da Mulher no Poder Estatal e na Sociedade. 
.
20.08 SP/ Roda Viva tem mais uma edição temática sobre as Eleições. A bancada debate vários aspectos da Educação, tais como Base Nacional Curricular Comum, alfabetização, evasão escolar e modelos para o ensino médio.
.
20.08 AL/ 2º ENCONTRO ALAGOANO de MUSEUS
.
20 a 22.08 DF/ 1° Congresso Mundial de Pilates
.
20.08 DF/ Clube do Choro apresenta  Stefano Bollani.
.
20.08 DF/ 4ª Bienal Brasil do livro e da leitura
Hoje, a partir das 15h no  Centro de Convenções Ulysses Guimarães  Evento, além das atrações literárias, conta também com Cantando e contando a canção – performance literária com Vivo Verso, e apresentação de Nanih Junho e Thiago Cunha. Entrada franca.
.
Até 26.08 (insc.) GO/ UEG/ Curso de Empreendedorismo Aprenda e Empreenda – 7º edição. – início 29.08
.
Literatura/ Fundação Municipal de Cultura de Rio Verde/ GO
A escritora Jennyfer Arantes fez o lançamento de seu livro "Com o Olhar nas Estrelas e os Pés no Chão", pelo projeto "Escritores Agora Têm Vez", no último 02 na sede da FMC.AGO/2018
.
Cine Brasil – estreia
Abrindo o armário
(Brasil, 2016, documentário, 87min. Não recomendado para menores de 12 anos). De Dario Menezes, Luís Abramo. Com Linn da Quebrada, Ciro Barcelos, João Silvério Trevisan. Documentário entrevista pessoas LGBT que compartilham suas experiências pessoais de autoaceitação e preconceito. Cinemark Pier 7, às 19h.
.
Tudo é irrelevante, Hélio Jaguaribe
(Brasil, 2017, documentário, 83min. Classificação indicativa livre). De Izabel Jaguaribe, Ernesto Baldan. Com Fernanda Montenegro, Hélio Jaguaribe, Fernando Henrique Cardoso. Longa mostra a trajetória de vida de Hélio Jaguaribe, um dos maiores cientistas políticos do Brasil. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 8, às 17h30.

Unicórnio
(Brasil, 2017, drama, 123min. Não recomendado para menores de 10 anos). De Eduardo Nunes. Com Bárbara Luz, Patrícia Pillar, Zé Carlos Machado. Mãe e filha cuidam dos afazeres enquanto aguardam o regresso do patriarca. Ao cruzarem com um criador de cabras, o futuro passa a ser incerto. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 8, às 19h10. Cine Brasília, às 16h50.
.
DF/ Cine Brasil
Pré-estreia
Onde está você, João Gilberto
(Alemanha/Suíça/França, 2018, documentário, 106min. Classificação indicativa livre). De Georges Gachot. Com Maximilian Simonischek, Miúcha, João Donato. Longa inspirado no livro HO-BA-LA-LÁ — À Procura de João Gilberto. Cine Cultura Liberty Mall 3, às 16h.
.
18 a 26.08 DF/ 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura no Centro de Convenções Ulysses Guimarães Entrada franca. A Bienal vai contar com a participação de mais de 40 escritores, 18 mesas de debates, homenagem à professora e ativista Gina Vieira Ponte, 12 eixos programáticos e nove dias de muita literatura. Fonte: CORREIO BzB 17.08
Na 4° BBLL, a primeira mesa de debates vai discutir o tema “O Racismo na Cultura”. Como enfrentar o racismo que pesa até hoje sobre a cultura e como entender a influência que ele ainda exerce sobre o acesso aos bens culturais e valorização da produção cultural é o tema do debate entre o pesquisador Jessé Souza, que discute, sob o ponto de vista crítico-acadêmico, a crise do discurso elitista e fala de seu livro “A Elite do Atraso”, e a escritora Miriam Alves, pioneira na militância pela maior visibilidade da literatura negra no país. A mesa será realizada em 18 de agosto, das 10h às 12h.
Miriam Alves:
Escritora representativa da literatura afro-brasileira, começou a escrever aos 11 anos. A poeta, dramaturga e prosadora integrou o movimento Quilombhoje Literatura nos anos 1980, publicando poemas nos Cadernos Negros.
Jessé Souza
Escritor, professor, pesquisador e doutor em Sociologia. Recentemente, lançou “A Elite do atraso – Da escravidão à Lava Jato”, no qual procura explicar o Brasil desde o ano zero e defende que as raízes da desigualdade no País estão na escravidão.
.
19 a 21.08 SP/ ABPI   38º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual. O evento terá  como tema “A relevância da propriedade intelectual em um mercado cada vez mais inovador”.
.




“Importante que as pessoas que prestam queixas nas delegacias do BRASIL  sejam acompanhadas por servidor do ministério público, evitando com isso excessos por parte da polícia.” E. J. S. C.




terça-feira ... 21
.
21.08 DF/ 4ª Bienal Brasil do livro e da leitura
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Hoje, a partir das 15h. Festival com atrações literárias: Cantando e contando a canção – performance literária com Vivo Verso, e apresentação de Nanih Junho e Thiago Cunha. Entrada franca. 
.
21.08 GO/ AFLAG convida a todos para comemoração   dos 129 anos de CORA CORALINA em sua sede. A programação abrange apresentação musical com piano e trombone, palestra com Maria do Rosário Cassimiro e lançamento do livro Código D. J. A. de Djanira Ferreira Nunes
.
21.08 DF/ Lançamento do livro As gêmeas: do luxo ao lixo, de Clotilde Chaparro, no Salão da Igreja Nossa Senhora do Lago, no Lago Norte.
.
21.08 DF/ STJ/ Lançamento do livro “A QUESTÃO DA ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE NO RECURSO ESPECIAL E A LEGITIMAÇÃO DO STJ  NO EXERCÍCIO DA JURISDICÃO CONSTITUCIONAL de FERNANDO NATAL BATISTA
.
21.08 AL/ SEBRAE  promove o “Inteligência Financeira nos Negóciios – Seminário Desafios do Crescimento” – Hotel Hitz
.
21 a 25.08 AL/ 75ª SEMANA OFICIAL DA ENGENHARIA e da AGRONOMIA (SOEA), maior evento da área tecnológica do Brasil.
.
21.08 SP/ (21/8), o portal AVOSIDADE promove a palestra "A fórmula da família tem afetos, direitos e deveres" 
Unibes Cultural
.
21.08  a 02.09   DF/ CCBB
Desde 1995 ocupamos a cidade sendo um dos principais festivais multilinguagem do país, indo muito além das artes cênicas e atividades formativas. Então, nada melhor do que abrir nossa 19ª edição em festa! 
.
Até 15.09 DF/ Horta/ O Laboratório de Bioarquitetura e Sistemas Produtivos (LaBSiP) oferece a oficina de Hortas Orgânicas em Pequenos Espaços, com técnicas simples e dicas para o cultivo orgânico. A oficina ocorre até 15 de setembro, das 9h30 às 12h30, aos sábados. Valor: R$ 90. Informações: 98146-3435.
.
20 a 24.08 DF/ A Fundação Cultural Palmares completa 30 anos
A Fundação Cultural Palmares-FCP estará completando 30 anos, no próximo dia 22 de agosto. A comemoração alusiva ao seu aniversário será aberta ao público e contará com programação cultural diversificada, com atividades realizadas na sede da FCP e no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, no período de 20 (segunda- feira) a 24/08 (sexta-feira), conforme programação abaixo, com exposição de fotografias, mostras de cinema, ciclo de palestras, grupos culturais e outros.
.
19 e 26.08 DF/ Festival Internacional de Literatura e Direitos Humanos, que movimenta os parques do Distrito Federal nos domingos de agosto. “Num período de retrocesso e declarações absurdas, eu vi que tinha que fazer alguma coisa e a forma que eu tenho de fazer isso é a escrita”, diz a curadora do projeto Paulliny Gualberto Tort.
.
19.08 a 02.09 AL/ Penedo/ Caravana da Cultura
Evento que tem por objetivo oferecer para a população dos bairros e povoados penedenses o acesso às manifestações culturais locais, arte, esporte, além da exibição de filmes, tornando essas opções de lazer mais democráticas.
.
20 a 21.09  AL/ SENAC/ Curso Disseminadores de Cidadania, com palestras às terças e quintas. A de hoje é “Licitação e Contrato”,  com Fábio Lins, Procurador de Estado e professor da UFAL
.
18 a 26.08  DF/  IV Bienal Brasil do Livro e da Leitura
.




.





♫______





quarta-feira ... 22
.
.
22.08 DF/ LANÇAMENTO de LIVRO: Detalhes da alma de alguém.
AUTOR(A): Alana.
CARPE DIEM 104 SUL
.
22 a 25.08  GO/PUC/ IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança
.
22.08 DF/ Liv Cultura CP apresenta Lançamento do Livro "É Proibido Calar!" de Milton Jung
.

.
“ Brasil vive oportunidade de refundação”
Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, que encerrou o 8º Congresso Brasileiro de Sociedades de Advogados, na sexta-feira (10/8), afirmou que as estabilidades institucional e monetária no país, além da inclusão econômica e social, são conquistas que não podem ser ignoradas.E servem como estímulo para enfrentar as crises política e econômica dos últimos anos. REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 14.08
.






quinta-feira ... 23
.
23.08 AL/ IHGA/  Lançamento do livro “Contribuição à História da Cardiologia em Alagoas, de Rosalvo Acioli
.
23.08 DF/ ANE/ Quinta Literária
Apresentação e lançamento do livro NOSSAS HORAS FELIZES, de Gong Ji-Young
.
23.08 GO/ Autora Marisa Penas convidam para o lançamento do livro: Avesso Pelo Meio  na Livraria Palavrear
.
23 a 27.08 AL/ FEIRA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ALAGOAS
.
23 e 24.08 BA/ PF/ III Simpósio de Combate à Corrupção
.
23 e 24.08 AL/ Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas -  2018
.
23.08 DF/ Roda de Conversa com a cozinheira e ativista Sandra Guimarães.
Sandra Guimarães é uma cozinheira vegana potiguar, escritora e ativista de direitos humanos e animais. Ela compartilha receitas exclusivas em seu blog Papacapim. Ela deu muitas conferências no Brasil e atualmente participa de um projeto sobre o impacto da colonização israelense na soberania alimentar do povo palestino e no aumento da exploração animal e opressão humana na região. – Galáctica 315 sul
.
23.08 RJ/ Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao seu ciclo de conferências do mês de agosto de 2018, intitulado Cadeira 41, com palestra do escritor e ilustrador Luís Camargo, sob coordenação da Acadêmica e escritora Ana Maria Machado. O tema escolhido foi Cem anos de Urupês, de Monteiro Lobato: o primeiro best-seller nacional.
Cadeira 41 terá mais uma palestra, dia 30 de agosto, quinta-feira, no mesmo local e horário, com o escritor e jornalista Hugo de Almeida, que falará sobre Osman Lins, 40 anos depois, mais atual.
.
23.08 DF/ Café com Virtudes
Movimento Pedagogia das Virtudes promove Café com Virtudes, com a mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Cláudia Pinheiro, sobre como o princípio da mentalidade e os costumes definem os comportamentos e pautam as discussões na sociedade contemporânea. Local: Supren Verda.
.





.
.


sexta-feira ... 24
.

.
.
24.08 DF/ Liv. Cultura CP apresenta Lançamento do Livro "Depois do Final Feliz" de Hector Ângelo
.



.
“A Literatura mantém o exercício, o arejamento, o frescor da língua, que é o principal fator de criação de identidade, de noção de comunidade, do sentimento de pátria e pertencimento a uma placenta cultural que nos acolhe e nos dá sentido à vida tanto individual quanto coletivamente.”
Umberto Eco



.





♫______









sábado ... 25
.
.

25.08 GO/ Na Trilha do Samba com Cláudia Garcia e sua Banda no Kintall da Nyrla- Teremos o chopp da Cervejaria Santa Dica, torresminhos, pastel de feijoada, cervejas geladas e aquela feijoada deliciosa (tradicional e vegetariana).
.
25.08 DF/ Clássicos de Gilberto Gil “NA PRAIA”
Dividindo  a cena com o Natiruts. 
.
25.08 DF/ Liv. SEBINHO promove Workshop: Organização Financeira e familiar.
Inclui: Práticas + Mapa de Perfil + Coffee Break + Almoço no Sebinho + Suco
.
25.08 e 01.09 DF/  Sesc Seresta apresenta no dia 25, com Fhernanda Fernandes e Cely Curado; e finaliza em 1º de setembro, tendo Agnaldo Timóteo como atração.
.
25.08, 09 às 19 h  AL/ 2º PERCUFAL – Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA) da UFAL. – ESPAÇO CULTURAL , Praça Visconde de Sinimbu
.



 






domingo ... 26
.
.






 


  

.

     



... em  V O G A: 


.
.
AGO/2018 DF/ PRÊMIO CNPM 2018
VIII Congresso de Gestão do CNMP, que acontece no mês de agosto, em Brasília.
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) entrou firme na disputa para o Prêmio CNMP 2018. A instituição cadastrou 11 projetos no Banco de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público
.
Até  18.08 AL/ Curso Design Thinking Experience. Desenvolvido com o objetivo de ajudar você a se relacionar melhor com o seu cliente, aumentando a velocidade e eficácia na criação de novas soluções, transformando dados em ideias implementáveis e facilitando a identificação de novas oportunidades. – DOITY.COM.BR/DTE2018
.
Até 19.08 DF/ UnB/ EXTENSÃO
UnB e OEI lançam edital de residência artística internacional
Iniciativa reúne em Brasília artistas da América Latina e do Caribe para promover troca de experiência e trabalho conjunto. Parceria: Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)
.
Até 20.08 (insc) AL/SECULT/  IV Concurso de Poesias JORGE DE LIMA
.
Até  26.08  DF/ Festival Internacional de Literatura e Direitos Humanos

Até 02.09 DF/ CCBB apresenta: Gargalhando com o Circo Grock
.
Até 23.09 DF/ Biblioteca Nacional de Brasília vai acolher um projeto que é quase uma síntese da função da própria BNB: comunicar a experiência humana por meio da leitura. A exposição Eu Leitor é um convite a mergulhar no universo da literatura, através de ambientes que proporcionam desde a imersão silenciosa aos jogos lúdicos, com atividades interativas, apresentações artísticas e muito mais. Com início marcado para 26 de julho, a mostra fica em cartaz até 23 de setembro. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h. A entrada é franca.
.
Até 31.08 (insc) DF/ MEC/ ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
Estão abertas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência para estudantes  que comprovem ser oriundos de comunidades indígenas e quilombolas.
.



 __  _  

“Renovar o Congresso é tão importante quanto eleger presidente” – LUIZ FERNANDO PADULLA, Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'
                
  
.


Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.

         

“ Culpa está tão enfronhada na alma social brasileira que não há mais espaço para a inocência”  Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. Prestes a completar 50 anos de advocacia afirma que busca de juízes e promotores por protagonismo está acabando com o direito de defesa – tempo de inquisição. ... LEIA MAIS: https://www.conjur.com.br/2018-jul-15/entrevista-antonio-claudio-mariz-oliveira-advogado-criminalista – REVISTA CONSULTOR JURÍDICO – 15.07.2018

.
Estudo publicado em fevereiro de 2018, mostrou que 77,3%  dos acusados por tráfico no Estado do Rio de Janeiro não tem antecedentes e 73.85%  eram réus primários. Em mais da metade dos casos, as condenações foram sentenciadas apenas com base no testemunho de policiais.” – DEFENSORIA PÚBLICA FLUMINENSE e SECRETARIA NACIOINAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS.
.




 
.



.
Exposição de Arte

.
.

.
Até  17.08 DF/ Exposição “Deusas da Justiça” do artista plástico Elson Nascimento
.
Até 19.08 DF/ CAIXA CULTURAL apresenta a exposição Um Autorretrato Cubano. Serão expostas fotografias com caráter político e social dos 50 anos de carreira do cubano José Alberto Figueroa. 
.
Até 31.08 DF Museu Nacional da República apresenta: Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste e Festival Mês da Fotografia 
.
Até  20.08 DF/ Exposição Steve Jobs — O visionário.
A vida de Steve Jobs é tema de uma exposição que chega ao São mais de 200 itens, entre invenções raras, fotos inéditas, entre outros objetos, que estão divididos em cinco células narrativas: espiritualidade, inovação, competição, fracasso e negócios, que tem como objetivo mostrar como o empreendedor pensava e se dedicava ao trabalho. - shopping Iguatemi Brasília 

Até  26.08 AL/ EXPOSIÇÃO de COCO FERREZ
A mostra  do alagoano é inspirada na África, no Nordeste brasileiro e sua fauna, flora e gente, além de elementos do cotidiano, e é composta por 40 pinturas de diversas dimensões, temas e técnicas. – TEATRO DEODORO
.

.

" Não, as massas não foram enganadas NO BRASIL, elas desejaram o fascismo em um determinado momento, em determinadas circunstâncias, e isso é o que precisa de uma explicação, essa perversidade do desejo coletivo."
Félix Guattari






EM GOIÂNIA:


-_
.


“Enquanto nos países ricos menos desiguais os filhos e netos de pais pobres tendem a atingir uma renda e uma educação melhores, isso é praticamente impossível em países emergentes.”OCDEEnquanto na Dinamarca uma família pobre leva somente duas gerações para alcançar o nível de renda médio da população, na Colômbia é de até 11 gerações – o que equivale a mais de 300 anos. No Brasil, o tempo necessário de nove gerações ( a média mundial é de quatro gerações) – REVISTA EXAME JUL/2018




“INOVAR É SONHAR”




                                      ___
.




“ A Literatura contribui para a formação, estabilização e desenvolvimento de uma língua, como patrimônio coletivo. O que seria da língua portuguesa sem Luís de Camões? O que seria do Italiano sem Dante Alighieri? O que seria do Espanhol sem Cervantes? O que seria do Inglês sem Shakespeare? O que seria da Civilização e da língua grega sem Homero? O que seria da língua russa sem Puchkin? É bom lembrar que impérios que não tiveram uma Literatura que sobressaísse entraram em decadência sem alcançar o apogeu, como o vasto império Mongol de Genghis Khan, o maior em extensão territorial da história.”
Umberto Eco





.
Vivencie BSB, GYN &AL
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  


Está por vir  em Brasília, Goiás e Alagoas …
♪ _   

___          _____




.
27 a 31.08 DF/ UDF sediará o XXV Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM). O evento contará com apresentações de trabalhos científicos, palestras técnicas, minicursos, visitas técnicas em empresas do ramo. – UDF.edu.br
.
28.08 RJ/ ABL debate, em seu Seminário ‘Brasil, brasis’ de agosto, ‘O livro: a aventura não terminou’, com dois dos mais importantes editores brasileiros: Janaína Senna e Paulo Rocco
.
28.08 PB/ UFPB/ Oficina de Invenções de Linguagem “Procura da Poesia”.
.
29 a 30.08 GO/ XXII Seminártio Interno do Grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento
.
29.08 DF/ Evento do ' Correio Debate ICMS no Setor de Combustíveis- A Uniformização no Combate à Concorrência Desleal' reunirá especialistas e autoridades para dialogar sobre a disparidade do ICMS cobrado pelos estados brasileiros, além de debater sobre a tributação monofásica.
.
29.08 DF/ Cena Contemporânea 2018 - Tijuana (México)
O que a democracia significa hoje no México para cerca de 50 milhões de pessoas que vivem com o salário mínimo? A economia condiciona a maneira como experimentamos a política e as expectativas que temos. Partindo dessa premissa, o ator Gabino Rodríguez viveu por seis meses com a identidade de Santiago Ramirez, trabalhando em uma fábrica em Tijuana (Baixa Califórnia), sob condições específicas, separado de seu mundo habitual e incomunicável. – Teatro Sesc
.
30.08 DF/ Paulinho da Viola no T-Bone 
.
30.08 DF/ Liv Cultura IG apresenta Lançamento do Livro "Ecologia ESpiritual - Genealogia da Alma" de Ulisses Riedel
.
31.08 AL/ Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos apresenta: Papo de Mestre, com o tema: “Mulheres têm  o direito a viver com segurança.
.
31.08 SE/ Movimento do Choro Sergipano no Café da Gente com o “GRUPO RENOVAÇÃO DO CHORO”. 
.
SET/18 DF/ Curso Poéticas do Delírio, Escritas Delirantes, na livraria Sebinho, com  Adeilton Lima. O curso tem por base minha tese de doutorado na qual proponho um diálogo estético, poético e discursivo entre dois grandes artistas do teatro e do cinema no século XX, cujas obras continuam referenciais em nossos dias, Antonin Artaud e Glauber Rocha. Parto das análises do pensador francês Jean-Jacques Lecercle sobre o conceito de delírio/délire na criação artística em articulações com outros grandes estudiosos como Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Pier Paolo Pasolini e Susan Sontag, entre outros.
.
01 a 07.09 DF/  Movida literária
.
01.09 SE/ Feira de Vinil de Aracaju em Capitão Cook, coroa do meio
.
03 a 05.09 AL/ UFAL/ 1º Congresso Internacional de Direito Público dos Direitos Humanos e Políticas de Igualdade. 
.
07.09 a 09.12.2018  33ª edição da Bienal de São Paulo.
.
11 a 14.09 DF/ Oficina Ateliê de Histórias com Warley Goulart.
Oficina de formação de contadores de histórias, onde os participantes passam por uma série de dinâmicas em torno das práticas narrativas, contos de tradição oral, análise da estrutura e espacialidade dos contos, intersecções entre texto e têxtil, diálogos entre infância e cultura, até a criação de suportes plásticos para se contar histórias.
.
12.09 GO/ CURSO DE EXTENSÃO - PUC GOIÁS  apresenta:  OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA
.
12.09 a 07.10 DF/  Instituto Brasil África oferece exposição internacional Mandela: de prisioneiro a presidente. Local: Palácio Itamaraty.
.
13 a 14.09 DF/ CJF/ II Jornada de Direito Processual Civil 
.
13 a 16.09 GO/ Pirenópolis/ 9º Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura. O evento será no Cine Pireneus, com entrada franca.
.
16.09 SE/ Toquinho e João Ventura no Teatro Atheneu
.
18 a 20.09 PE/ Congresso Entre Mares: a Literatura, Leitura do mundo
.
19 a 23.09 GO/ XIX Canto da Primavera
.
19 e 20.09 AL/ 2º Seminário de Economia Circular
.
21.09 DF/ OAB/ I Congresso de Gestão Jurídica
.
26 a 29.09 AL/ UFAL/ 16ª edição da Expofísica (até 30.08 insc)
A programação contará com experimentos envolvendo os conceitos desde a mecânica até a Física moderna, além daqueles propostos pelo físico Stephen Hawking, personalidade tema desta edição, e do estande sobre a Física da Música, em que uma banda chega a ser formada, onde as noções de acústica, oscilações, ondas, som e timbre são apresentadas aos participantes.
.
15.10 DIA do PROFESSOR
.
17 a 19.10 GO/ UEG/ Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG
.
17 a 20.10 GO/PUC/ IV CONGRESSO de CIÊNCIA e TECNOLOGIA da PUC GO
.
17 a 19.10 GO/ PIRENÓPOLIS/ V Cepe | Inscrições abertas ao Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG
.
18.10 a 31.12 Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba
Além de realizar mostras de arte contemporânea, cinema e literatura, a Bienal de Curitiba também organiza circuitos e programações paralelas anuais, com o objetivo de expandir e solidificar seus vínculos locais. São eles: o Circuito de Museus, o Circuito de Galerias, o Circuito de Ateliês e o Circuito Universitário da Bienal de Curitiba - CUBIC.
.
16 a 20.10 GO/ PUC/ IV Congresso de Ciência e Tecnologia recebe inscrições de trabalhos (Até 31.08)
Com o tema Ciência para a redução das desigualdades
.
22 a 24.10 DINAMARCA/ 18ª Conferência Internacional  Anticorrupção em Copenhague – IACCSERIES.ORG
.
24.10 AL/ FECOMÉRCIO apresenta a palestra “A VISÃO DO LÍDER E O DESAFIO DE LIDERAR PARA DIFERENTES GERAÇÕES”
.
07 A 09.11 SP/UNESP/ Congresso Internacional
A imprensa francófona das Américas nos séculos XIX e XX
Instituto de Artes – UNESP, São Paulo – Brasil
.
08 a 11.11 SP/ V Fórum de Jornalistas de Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo.
.
16.11 TIMOR LESTE/ Seminário Internacional “José Saramago: 20 Anos Depois do Prémio Nobel – Desafios em PLNM” – Local: Díli
.
20.11 Dia Nacional da Consciência Negra
.
28 a 30.11 AL/ FAT/ III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos e Fórum Nacional de Coordenadores de Gastronomia
.
28 a 30.11 DF/ UnB/ 4ª Congresso UnB de Contabilidade e Governança (CCGUnB), que tem como temática desafios e perspectivas do combate à fraude e à corrupção.
.
2019  UFAL sedia em 2019 próximo Congresso da Associação Brasileira de Linguística
.
03 a 04.04 .2019 LISBOA/ Congresso Internacional Multidisciplinar Império e Turismo
.





.
.
 
Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade pelo e-mail  edusoares@uol.com.br




FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   









Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
.
CÂNCER de PRÓSTATA tem novo TRATAMENTO
ANVISA aprovou a inclusão de indicação terapêutica do medicamento XTANDI (enzalutamida) para o tratamento de homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração.
.
UEG/ Revista Temporis[ação] lança edição sobre História e Cultura Indígena
revista.ueg.br/index.php/temporisacao/issue/view/434
.
Morre, aos 73 anos, o professor de literatura José Roberto da Silva
O docente, que atuou em diversos colégios e cursinhos pré-vestibular de Brasília, faleceu nesta quinta-feira (26/7)
 - CORREIO BzB 27.07
.
DF ganhará vias com velocidade máxima de 30km/h – CORREIO BzB 11.07.2017
.
DF/ CÂMARA/ Plenarinho lança jogo da memória com obra de Athos Bulcão
Para comemorar o centenário de Athos Bulcão, celebrado em 2 de julho, o portal infantojuvenil Plenarinho, da Câmara dos Deputados, lançou um jogo da memória composto por alguns azulejos do painel localizado no Salão Verde da Casa, com a gravura Ventania, exemplo de arte integrada à arquitetura.
.
DF / Feira Orgânica em DISTRITO FEDERAL em ASA SUL:
Quarta e sábado
Local: SCLS 409 Bl. B – lj. 15/16 (atrás do restaurante Girassol)  Horário: manhã
.
AL / Feira Orgânica toda 1° Quarta-feira do mês, no Sesc Poço - Os produtos ficarão disponíveis das 9h às 17h.
.





 _____

.


.
“Esse eterno devir nunca acaba?”
Nietzsche

Devir (ou VIR-A-SER) - A mudança considerada em si mesma, como processo e passagem de um estado a outro.




.

  
.

.
“Estados e municípios podem perder R$ 580 bilhões", afirma o  geólogo Giles Azevedo, ex-Minas e Energia, que denuncia o projeto que tenta entregar em regime de urgência a petroleiras internacionais 70% de áreas do pré-sal, em referência a um projeto do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) que entra em votação  nesta terça, 19. BRASIL 247 18.06


“ Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma. ”
.
(PESSOA, Fernando)





 .   
.
“ As pessoas que não fazem barulho são perigosas.”  Jean de La Fontaine
.










     



Inovar é quebrar a rotina






FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   




.

.




 _____

.
“ A poesia tem uma capacidade de provocar estranhamento, ao mesmo tempo em que ela nos permite entrar em uma dimensão nova”
Felipe Areda, Diretor da Jornada  de Poesia LGBT, que aconteceu em Brasília dias 13 e 14.07 – CORREIO BzB 11.07




.

  
.

Leia mais sobre Brasília



.


 .   
.

.
.





     



Inovar é quebrar a rotina







Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 24.04.24, quarta-feira ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...