.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quinta-feira, 30 de junho de 2016

.

  ♬              

             .
.

 
Navalha

as anáguas
de minhas mágoas
não vestem quaisquer barrigas
as intrigas
de minhas tréguas
acabam em brigas
as éguas
de minhas águas
não bebem ínguas
as réguas
de minhas léguas
traçam rugas
de minha navalha
rasgam blusas


Donne Pitalurgh
.


.
"Se paro, morro. Desde os 15 anos, escrevo sem parar. Inclusive, acho que a minha máquina de escrever não é apenas uma extensão de mim; sou eu. Está organicamente entranhada no corpo. Escrevo com lápis, caneta ou lapiseira; não escrevo só no meu escritório caótico. Eu tenho um enorme poder de concentração, posso estar na Central do Brasil. Escrevi um poema intitulado Canetas emprestadas. Não saio com caneta, mas se me vem uma ideia de poema, escrevo em cima das lixeiras públicas. Embora tenha um escritório montado, uma verdadeira bagunça de 3 mil livros, sou uma pessoa que escreve andando, respirando. Não dependo do espanto. Até hoje não tive nenhum período de seca que outros escritores melhores do que eu tiveram."  Entrevista com ARMANDO FREITAS FILHO, um carioca muito russo que estará presente na FLIP. Em Rol, nova coletânea de poemas, o poeta explora o ato de escrever entrelaçado à vida e se impregna de um acento dramático no embate com a experiência da morte - CORREIO BSB 25.06

.         
 





 

 

27.06  ... 30...03.07 /2016
quinta-feira
.

♫ 
ótimo fim de semana
.
                    ♫ 
 
 __ 
_       
.
27.06 100 ANOS DO NASCIMENTO DE GUIMARÃES ROSA (1908-1967)
JOÃO GUIMARÃES ROSA nasceu em CORDISBURGO, MINAS GERAIS.  Formou-se em Medicina e exerceu  a profissão até 1934, quando ingressou na carreira diplomática, servindo na Alemnha, Colômbia  e França. Em 1963, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.  Suas principais obras são GRANDE SERTÕES: VEREDAS & SARGARANA.
.
27.06  GYN/ LANÇAMENTODO LIVRO  Kayapó, O Guerreiro do Céu do  escritor A.F.Beyle
.
27.06 Clube de leitura  - Livraria Cultura e a Companhia das Letras convidam   para participarem da discussão do livro  "Do amor e outros demônios" DO autor Gabriel Garcia Marquez.
.
27 a 29.06 MPM/  SEMINÁRIO GRANDES CASOS CRIMINAIS, EXPERIÊNCIAS ITALIANA E PERSPECTIVAS NO BRASIL
.
27 e 28.06 BSB/ Kick-off Meeting do 8º Fórum Mundial da Água - representantes de diversos países estarão em Brasília para debater os processos que antecedem o 8º Fórum Mundial da Água que  ocorrerá em março de 2018. A proposta do encontro é coletar ideias inovadoras na área dos recursos hídricos para fomentar a agenda do fórum, que terá o tema Compartilhando Água. - worldwaterforum8.org
.
27.06 FEITIÇO/ SAMBA DE PRIMEIRA NA SEGUNDA RECEBE MILSINHO E MARCO CHELLES
.
27.06 BSB/ Lançamento do livro " A Delação/Colaboração Premiada em Perpectiva "  de  Soraia da Rosa Mendes (ORG.)
.
27.06 SENADO/ Comissão/Direitos Humanos - ciclo de debates sobre democracia e direitos humanos, com foco no desemprego no Brasil.
.
28.06 STF/ Ministro Lewandowski lança programa “Saúde Prisional” para garantir assistência básica a presos

28.06 a 01.07 UFG recebe IV Simpósio Nacional de Inventário Florestal
.

28.06 LANÇAMENTO DO LIVRO EM BSB: A TEORIA DA FAILING FIRM E SUA  APLICAÇÃO NO BRASIL. AUTOR: FERNANDO ANTÔNIO DE ALENCAR ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR
.
28.06 CÂMARA/ Seminário Internacional Brasil-Holanda - Modelos Inovadores em Logística
.
28.06 BSB/ Lançamento do livro Depois da Tempestade, de Ricardo Amorim
.
28.06 UnB/ 10° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo
.
28.06 UnB/ SEMINÁRIO:  Lei do Feminicídio
Local: Auditório 3 da Faculdade de Saúde
.
28.06 CCJF/RJ Síria Contemporânea, Refugiados do Conflito Sírio e a Política de Refúgio no Brasil / mesa redonda
Desde o seu início, em 2011, o conflito na Síria já deslocou milhares de pessoas, tanto no interior da própria Síria como para   fora do país. Estima-se que 6,5 milhões de pessoas foram e estão   deslocadas no interior da Síria e que o número de refugiados atinge mais   de 4 milhões. A partir do segundo semestre de 2014, os sírios tornaram-se a principal nacionalidade de refugiados que vivem no Brasil. O encontro pretende contextualizar o conflito na   Síria, identificando seus principais atores políticos, e abordar a questão dos refugiados do conflito sírio em nosso país, analisando a política de refúgio brasileira.
Palestrantes:   Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (Professor UFF e Coordenador do   Núcleo de Estudos do Oriente Médio NEOM/UFF); Mirian Alves de Souza   (Professora UFF, pesquisadora NEOM e INEAC/UFF e bolsista de   Pós-doutorado CEDPIR/FCRB) e Gisele Fonseca Chagas (Professora UFF   e pesquisadora NEOM/UFF)
Coordenação: Charles Gomes   (Pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa e chefe do Centro de Estudos em Direito e Política de imigração e Refúgio CEDPIR/FCRB)
 .
28.06 SESI/GAMA/ 2o. Torneio Interescolar de Robótica.
.
28.06 Conhecimento, trabalho e tempo no mundo contemporâneo
Palestra com o professor Leandro Karnal, na Hípica Hall (Setor Hípico Sul, Área Especial, lt 8, ed. Hípica Hall), às 19h. Ingressos no local ou no site eventim.com.br
(R$ 150 e R$ 230).
.
" O SENSO DE HUMOR ERA MEU ATRATIVO DESDE O COLÉGIO.  EU IA À ESCOLA PARA FAZER RIR, USAVA PERUCAS, ERA EXPULSA DE SALA TODA HORA"   TATÁ WERNECK, atriz - REVISTA VIP JUN/2016

.
Até 29.06 CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL
Fundação Cultural de Blumenau está com inscrições abertas para o Concurso Pão e Poesia 2017

Até  29.06 IFB/GYN/ Semana do Meio Ambiente, com o tema "Ambiente, Sociedade e Saúde: práticas e conceitos em debate".
.
Até  04.08 EXPOSIÇÃO “AFETO” – LORENI SCHENKEL NO  STJ
29/06 CAIXA/ Teatro:  Jogo de Cena - Junino
.
Até 29.08 (insc) CEJ/CJF recebe artigos para a próxima edição de sua revista científica.
O periódico técnico-científico está recebendo artigos para sua edição temática, n. 70, de set./dez. 2016, abordando especificamente os Juizados Especiais Federais.
.
Até  02.07  Stephen Hawking lança prêmio para recompensar os profissionais que ajudam a divulgar a ciência. O festival é realizado há três anos na ilha de Tenerife. O evento contará com a presença de personalidades renomadas, como Hawking, de 74 anos, e onze prêmios Nobel – O GLOBO 16.06
.
29.06 Autógrafo
Luís Turiba, do livro “ Trinta anos-luz ” — Poetas celebram 30 anos de Psiu Poético (ed. Aquarela Brasileira), que será lançado quarta, no Beijódromo da UnB e no Sebinho.

29/6 a 3/7/2016  FEIRA LITERÁRIA DE PARATI (FLIP) - RIO DE JANEIRO (14ª edição)
Em 2016, Flip vai homenagear a poeta 'marginal' Ana Cristina Cesar
Morta em 1983, aos 31 anos, ela deixou uma obra que repercute na escrita de jovens poetas contemporâneos.
.
29.06, 19 h   SEBINHO/ Lançamento do  livro "Trinta Anos-Luz..."   com Sarau Coletivo & microfone aberto
.
29.06, 12 h Roda de Conversa sobre Direitos das Mulheres na UnB
.
29.06 a 03.07 Festival Internacional de Dança de Goiás
.
29.06 6º IDP/Seminário de Administração Pública
.
29.06, 10 h UnB/ DIÁLOGO
Roda de Conversa sobre Direitos das Mulheres na UnB
Local: Anfiteatro 10 - ICC
.
29.06 a 04.09 CAIXA/ Ivald Granato – Registro – Arte Performance  - Ivald Granato Filho é um dos pioneiros da arte performática no mundo e sua atuação no Brasil o coloca ao lado de nomes como Hélio Oiticica e Lygia Pape. - Terça a domingo, das 9h às 21h
.
29.06 Jogo de cena
Caixa Cultural (SBS Q. 4 lt. 3/4; 3206-9448). Amanhã, 29, às 20h.
30.06 VIII Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil – Doenças Raras – BSB
.
29.06 Debates Cerrados traz professora da UFRJ para falar sobre sertão na UFG
.
29.06 IFB/BSB/ Seminário Educação Ambiental em Prática 
.
29.06 a 16.12 Centro Cultural UFG inaugura mostra Diálogos Possíveis 3. Entre os artistas participantes, estão Juliano Moraes, Evandro Soares, Santhiago Selon, Helô Sanvoy, João Angelini, André Valente, Paul Setúbal, Rava, Dalton Paula, Selma Parreira, Rodrigo Flávio, José Rufino, Luiz Mauro, o coletivo Bicicleta Sem Freio, além do próprio Carlos Sena.
.
29.06 Leandro Morais traz ao Feitiço o Projeto Preta Bahia. Regado a composições dos Novos Baianos e músicas autorais na mesma pegada, o evento, que terá participação da banda Praga de Baiano, apresenta a riqueza da música brasileira na década de 70.
.
29.06 CÂMARA/ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Ciclo de Palestras "Educação em Debate".  Tema: SAÚDE MENTAL NA ESCOLA
.

.
"Eu pretendia que o paciente na Terapia Ocupacional tomasse conhecimento com a matéria. E,  uma vez, um paciente me mostrou que eu estava  no caminho certo, quando me ofereceu um coração em madeira e no centro do coração havia um livro aberto.  Quando me ofereceu isso, ele me disse: ‘um livro  é muito importante, a ciência é muito importante, mas se ele se desprender do coração, não vale nada’. Tudo que eu sei de psiquiatria aprendi com eles.”  NISE DA SILVEIRA(1905-1999), alagoana,  psiquiatra, em entrevista, em 1992, revista científica Psicologia: Ciência e Profissão, ao fazer um balanço  da sua trajetória profissional. Voraz leitora  de Machado de Assis, ela costumava afirmar que seu primeiro contato com a psicologia havia sido travado por meio da obra do escritor, que em algumas narrativas discute a loucura e a vida social. – REVISTA CULT JUN/16
.

30.06 SARAU CHATÔ, Japão % Sergipe – um encontro  da cultura oriental com a alegria nordestina! No HÍPICA HALL.
.
30.06  CCBB Brasília
Ana Maria Machado é uma das convidadas do Musica + CRIANÇA, nesta quinta feira (30/06). Ana ocupa a cadeira numero 1 da Academia Brasileira de Letras e é conhecida por seus livros infantis. Ganhou em 2001 o mais importante prêmio literário nacional - o Machado de Assis.
.
30.06 Festival Banca de Poetas "Arte como instrumento de transformação humana" - ESTRURAL/DF
.
30.06 Show Memória da Pele - Um tributo à João Bosco no FEITIÇO
.
30.06 SENADO/ Comissão/Educação - promove audiência pública interativa para debater regras para garantir maior transparência e impessoalidade nos concursos públicos.
.
30.06 L. Cult IG/Lançamento do livro "O que aprendi sendo xingando na internet" de  Leonardo Sakamoto. O autor aprendeu que a qualidade do debate político brasileiro é muito ruim e que a falta de educação de mídia faz as pessoas acreditarem em qualquer conteúdo sem nem mesmo se dar ao trabalho de checar sua seriedade. Aprendeu que há uma dificuldade imensa em enxergar o outro como um ser humano quando se trata de agredir nas redes sociais. E que as plataformas têm algoritmos capazes de transformar sua rede de amigos em uma bolha raramente correspondente à realidade social.
.
01.07 L. Cult IG/Lançamento do livro e Palestra: "Dicionário dos apaixonados pelo vinho" do autor Bernard Pivot
.
01.07 SENADO/ Comissão/Ciência e Tecnologia - discute "a realidade da pesquisa e da inovação no Rio Grande do Sul".
.
01.07 CÂMARA/ COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.  MÉTODOS DE PREVENÇÃO AO FENÔMENO CLIMÁTICO "MICROEXPLOSÕES" E O CIMCAMP NO ATENDIMENTO E RESPOSTA
.
01.07 1ª Vigília Cultural pela Democracia
Sex 17:00 · Brasília, Distrito Federal
.
01 a 07.07 Feira do Livro de Brasília vai destacar protagonismo de professores. A  feira vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, com a presença de 170 escritores locais e cerca de 20 nacionais. Apoio da  Câmara do Livro de Brasília,  Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Secretaria de Turismo, Educação e Cultura do DF e Empresas privada e editorial.
.
01 - Morte do escritor e jornalista Carlos Pena Filho (Carlos Souza Pena Filho), em 1960
.
01.07 a 20.07 EXPOSIÇÃO "Veias Abertas ou Nada" - MORENU - SESC Garagem
.
01 - Morte do advogado, jornalista, professor, escritor e orador Antonio da Silva Jardim, Capivari de Cima (atual Silva Jardim), Nápoles, Itália, em 1891
.
01 a 03.07 XII CONGRESSO BRASILEIRO DO POETA TROVADOR – ES
.
02.07 I Encontro Nacional de Blogueiros Literários - durante a 32a. Feira do Livro de Brasília ( 01 a 10.07) - Um dia inteiro com palestras e bate-papo sobre a nossa paixão/profissão. A ideia é mostrar ao público como funciona o nosso trabalho, desde a criação de um blog até o momento em que conseguimos ganhar dinheiro com isso (o sonho de muitos, a conquista de poucos, infelizmente).
.
02.07 QUINTAS CULTURAIS na Feira do Produtor do Jardim Botânico.
Quiosque do COCO VERDE, sob a maestria de BARBOSIER, nos brindará com um chorinho na primeira quinta feira de JULHO, às 19 h. Um encontro poético musical com a presença do Dj literário Eduardo Jorge. Sorteios de Livros e Sarau. Participação do violonista Samarone e seu pai Antônio.
.
02 - Nascimento do educador, professor, administrador e ensaísta Antônio de Arruda Carneiro Leão, em Recife, PE, em 1887

02 - Nascimento da escritora Zélia Gattai, em São Paulo, SP, em 1916

02 - Morte do poeta, jornalista e tradutor Paulo Mendes Campos, Rio de Janeiro, RJ, em 1991

02.07 UBE/GO  ADEMIR LUIZ  MINISTRA OFICINA CRIATIVA. Ademir falará Literatura contemporânea e grafhic novel.
.
02.07 GYN/ Samba dos Amigos no GLÓRIA com Brasília Samba e Choro!
.
03 - Nascimento do escritor José Lins do Rego Cavalcanti, Engenho Corredor, município de Pilar, Paraíba, em 1901
.


.


Ética & Sustentabilidade

" O  Brasil está passando por um período crítico e precisa garantir a preservação dos avanços que alcançou na promoção da liberdade de expressão e do acesso à informação pública "   ONU e OEA, que manifesta preocupação com interferência na EBC e na CGU - AGÊNCIA BRASIL 24.06


.
Leia mais: 
www.acontecendodfdoedu.blogspot.com.br
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.

    
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

        
.


.



 __  _  
.


“ A vítima não demonstrou desconforto ou reagiu durante o abuso. ”   disse em sentença a  juíza TAMARA HOCHGREB MATOS, da Justiça de São Paulo, que negou indenização por danos morais (R$ 788 mil)  a uma passageira que sofreu abuso sexual dentro de um vagão do metrô  - "Ficou impassível e nada fez enquanto era tocada por terceiro, ocasionando a demora na intervenção dos seguranças, que estavam no próprio trem."  A passageira, de 31 anos, que não quis se identificar, disse que ficou sem reação na hora e se sentiu muito envergonhada. - "Como é que a gente vai fazer alguma coisa com o metrô lotado? Estava muito lotado. Tem câmera, tem vídeo que o metrô pode buscar. Eles vão ver que não tinha nem como a gente se mexer direito no metrô. Eu estava incomodada, me mexia o que eu podia" - HuffPost Brasil – 23.06
.


.



Música
.




Circulando em  Brasília, em  
30.06
(ótima quinta-feira)

.
 _     Hoje   _    eu quero a rosa mais linda que houver  _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.



Teatro


PLANO PILOTO

O milagre das mãos
Teatro Sesc Garagem (913/713 Sul). Hoje, às 20h. história da professora Anne Sulivan, que por meio da linguagem de libras, com muita determinação, consegue conectar uma menina (Helen Keller) cega e surda-muda ao mundo. A peça terá audiodescrição para cegos, com agendamento prévio por telefone (3218-9189) e tradução para libras.Entrada franca.

TAGUATINGA

Humor de 5ª
Sesc Taguatinga Norte. Hoje, às 20h. A terceira temporada do projeto Humor de 5ª, do Sesc, receberá no dia 30 de junho a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo.Classificação indicativa: 16 anos. Entrada franca.


Dança

PLANO PILOTO

A excelência do ballet russo
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental, Ala Sul). Hoje, às 20h30. A quinta maior turnê de uma companhia russa no país reúne os melhores momentos de O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Scheherazade, Gisele, Spartacus, Corsario, Cinderela, Carmen, Don Quixote, entre outros. Entrada: Setor I - R$ 300 e R$ 150 (meia); Setor II R$ 140 e R$ 120 (meia); Setor III - R$ 200 e R$ 100 (meia). Classificação indicativa livre.


Música


PLANO PILOTO

Concerto de inverno
Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano). Hoje, às 20h. Coro sinfônico comunitário da Universidade de Brasília. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Pablo Fagundes Quarteto
Clube do Choro (SDC bl. G, Eixo Monumental; 3224-0599). Hoje, às 21h. Show de Pablo Fagundes. Ingresso: R$ 30 e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 18 anos.

Para sempre Vinícius de Moraes
Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental). Hoje, às 21h30. Show de Carlos Lyra, Quarteto em CY, Toquinho e Wanda Sá em homenagem a Vinícius de Moraes. Ingresso: Poltrona Gold, R$ 200 e R$ 100 (meia); Poltrona A, R$ 160 e R$ 80 (meia); Poltrona B, R$ 140 e R$ 70 (meia); e Poltrona superior, R$ 100 e R$ 50 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.


Festa Junina

Arraiá Taguatinga Shopping
Taguatinga Shopping (QS 01 Rua 210, lote 40, Pistão Sul, Taguatinga). Hoje, a partir das 10h. Programação cultural pensada especialmente para o período, com música, quadrilhas e aulas de gastronomia. A banda Encosta Neu faz show na praça de alimentação, às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.


Bar Brahma Brasília
(201 Sul bl. C lj 33;3224-9313). Hoje, às 19h, show de Marcio Bonfim Trio. Couvert: R$ 10. Não recomendado para menores de 18 anos.

Bar do Mercado
(509 Sul bl. C lj. 29; 3443-8482). Hoje, a partir das 20h, Chorinho com o Conjunto Refinado. Couvert: R$ 7. Classificação indicativa livre.

Cervejaria Stadt Bier
(SIG Q. 6 lt. 2190; 3344-6777). Hoje, às 22h, show da banda U2 elevation. Couvert: R$ 20. Não recomendado para menores de 18 anos.

Feitiço Mineiro
(306 Norte bl. B lj. 45; 3272-3032). Hoje, às 22h, show de Myriam Greco. Couvert: R$ 25. Classificação indicativa livre.

Pinella
(408 Norte bl. B lj. 20; 3347-8334). Hoje, às 18h, show de Ben Duanny. Couvert: R$ 7. Não recomendado para menores de 18 anos.
Atualidades
.
O 'Abaporu' de Tarsila volta ao Brasil para mostra no Rio em agosto
Obra abrigada na Argentina vai integrar derradeira exposição de Paulo Herkenhoff como diretor do Museu de Arte do Rio; última vez que ela veio ao País foi em 2011 – ESTADÃO 05.06

.
 .
“O QUE DIFERENCIA CANDIDATAS E CANDIDATOS É O MÉTODO DE GESTÃO, SE ESSA PESSOA GOVERNA COM O POVO. HONESTIDADE E ÉTICA SÃO PRESSUPOSTOS, NÃO QUALIDADES”.  LUIZA ERUNDINA, AOS 82 ANOS, PRÉ-CANDIDATA À PREFEITURA DE SÃO PAULO PELO PSOL.  – REVISTA CULT JUN/16




.

Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.


.
            
.


Fala,zé HUMOR
José Carlos Vieira
Editor de Cultura na Correio Braziliense
>> josecarlos.df@dabr.com.br



Fóruns
.
“Cada mulher tem um direito constitucional de fazer as suas próprias escolhas em matéria de reprodução”, lembrou o presidente norte-americano, BARACK OBAMA, ao elogiar a decisão da Corte, que anulou a lei restritiva ao aborto. Ela classificou  de inconstitucional a legislação que forçou o fechamento de clínicas de interrupção da gravidez, no Texas. CORREIO BzB 28.06
.




EM EVIDÊNCIA

.
JUNHO/16 UFG promove debates sobre a construçãode sua Política de Segurança
.
JUNHO/16  UFG/ Divulgado editais de BolsasAssistência Estudantil
Os prazos de inscrição são diferentes para cada Regional
.
JUNHO/16, 12 h CINEMATECA
Filmes abordam vida após a morte
No mês de junho, a temática da mostra de filmes do projeto Cinemateca é Vida após a morte. Serão exibidas as produções: Minha Vida na Outra Vida (2000) – 8/6; Um Olhar no Paraíso (2009) – 15/6; A Casa dos Espíritos (1993) – 22/6; e Amor Além da Vida (1998) – 29/6. As sessões são gratuitas, ocorrem toda quarta-feira,
.
Até  08.07 5a. EDIÇÃO DO FESTIVALECOLÓGICO 2016 – ALTO PARAÍSO – GO

Até 11.07 Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2016
.
Até 15.07  (insc.) FAPEG/GO - (13 a 16.09) “Workshop: Oportunidades de Pesquisa sobre Água, Saneamento e Energia Conexa”  (Workshop on Water, Sanitation and Energy Nexus),  no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG).
.
Até  24.07  (insc.) 25º FESTIVAL BIARRITZ AMÉRICA LATINA, na França - cinémas & cultures.FILMES BRASILEIROS OFICIALMENTE CONVIDADOS PODERÃO SOLICITAR APOIO À ANCINE (até 30.05 para os curtas-metragens e documentários - até 24.07 para os longas-metragens)
.
Até  30.07 Exposição
Artes na Vila Cultural Cora Coralina
Os doutorandos e mestrandos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás Adriana Mendonça, Helder Amorim, Luciene Lacerda e Simone Simões promovem hoje a abertura da exposição Gravare Exquis, às 19 horas, na Vila Cultural Cora Coralina.
.
Até 31.07 (insc) Prêmio literário de logosofia.
Os interessados deverão produzir um texto de até 3,4 mil caracteres, ou 700 palavras, sobre o livro O mecanismo da vida consciente, de Carlos Bernardo González Pecotche, da Editora Logosófica. A obra de referência para o concurso fala sobre o que é o humanismo em sua concepção essencial, para a filosofia logosófica. www.premioliterario.logosofia.org.br/o-livro.
.
Até  01.08 UnB/ INSCRIÇÃO
Arte de museu: poética, exibição e arquivamento - Online

Até 08.08 (insc) REVISTA JURÍDICA DA PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL
.
Até 12.08 Academia Brasileira de Letras e Corpo de Fuzileiros Navais abrem Concurso de Crônicas.  O concurso destina-se a estudantes que estejam cursando os 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental.
.
Até NOV/16 CINE CURTA BRASIL na CAIXA CULTURAL
Sessões uma vez ao mês.
.
Até NOV/16 CAIXA CULTURAL/ Cinema, amor e afeto
Até novembro, o teatro da Caixa Cultural Brasília recebe o projeto Cine Curta Brasil. O projeto pretende ser uma janela para o curta-metragem nacional e, uma vez por mês, sempre às terças-feiras, das 13h às 14h, exibirá curtas brasileiros. O projeto estreou em 19 de abril e a sessão de amanhã, pega carona no Dia dos Namorados como o tema Com cinema, amor e afeto. Os curtas escolhidos para exibição, Café Aurora, Feijoada completa e Café com leite, abordam, cada uma a sua maneira, diferentes maneiras de afetividade. Todas as sessões serão gratuitas.
.

Até DEZ/16 - UEG/I Ciclo de Palestras de Geografia.
Com o intuito de discutir novas metodologias e debater a crise pela qual os cursos de Licenciatura têm passado no Brasil.
Os encontros serão realizados mensalmente, até o final de 2016, com convidados goianos e pesquisadores de universidades de outros estados.
.

" Os membros do Ministério Público estão voando como aves migratórias rumo ao combate à corrupção no Brasil, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é o líder da migração. " DELTAN DALLAGNOL,  procurador da República, que  saiu em defesa do PGR em nesta terça-feira (28/6), em seminário promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em que o propósito era debater a experiência italiana no combate à corrupção e as perspectivas da operação “lava jato”. A fala do coordenador da "lava jato" ganhou tom de piada depois que Rodrigo Janot "rejeitou" o título de ave. O PGR faz parte de um grupo autodenominado Confraria dos Tuiuiús.  O nome é referência à ave pantaneira que, grande e desengonçada, tem dificuldades para alçar voo. A confraria, da qual fizeram parte os últimos três procuradores-gerais, surgiu como oposição a Geraldo Brindeiro, que ocupou a PGR entre 1995 e 2003. Usaram o nome da ave porque sempre se sentiram mais próximos da base que do topo. REVISTA CONSULTOR JURÍDICO 20.06



                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br
 .

"Nossas propostas dividem-se em dois segmentos. O primeiro, no campo das reformas institucionais, prevê reavaliar a representatividade política no Congresso Nacional e estabelecer regras claras e transparentes para o financiamento de campanhas eleitorais; reforma do sistema judiciário para reduzir a percepção de impunidade e aumentar a rapidez das sanções aplicadas contra os corruptos; e reforma administrava, reduzindo o poder do Executivo de nomear pessoas para cargos, desestimulando a barganha no jogo político, o fisiologismo e a captação de propinas. O segundo grupo de sugestões é relativo às reformas econômicas, incluindo a fiscal, a tributária e a microeconômica, abrangendo o fortalecimento das agências reguladoras e o estímulo à participação da sociedade no controle da administração pública. "  JOSÉ RICARDO RORIZ COELHO,  Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast-SP), vice-presidente da Fiesp e diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia - CORREIO BzB 28.06

 .

Cine Brasil

Uma noite em sampa
(Brasil, 2016, comédia, 75min; não recomendado para menores de 12 anos) De Ugo Giorgetti. Com Otávio Augusto, Cris Couto e Andréa Tedesco. Após assistirem a uma peça no teatro Ruth Escobar, um grupo de viajantes ricos espera o ônibus que vai levá-los de volta às suas casas. Eles já não moram em São Paulo: mudaram-se em busca de melhor qualidade de vida e maior segurança. Cine Brasília, às 15h e 19h. Cine Cultura Liberty Mall 3, às 14h e 19h40. Espaço Itaú CasaPark 8, às 13h30, 17h10 e 21h.

Os outros
(Brasil, 2016, documentário, 70min; não recomendado para menores de 12 anos). De Sandra Werneck. O documentário é resultado da busca de um cover o mais fiel possível ao artista, onde três personagens foram escolhidos para mostrarem sua história: os covers “oficiais” de Roberto Carlos (Carlos Evanney), Cazuza (Pepê Moraes) e Ivete Sangalo (Edson Júnior / Scarleth Sangalo). Além de incorporar seus ídolos e objetos de trabalho nos palcos, eles tomam para si alguns aspectos dos artistas em sua vida cotidiana, como roupagem para sua própria existência. Espaço Itaú CasaPark 4, às 18h.



     


.
Exposição
.
Até 04.07 Exposição”MONDRIAN E O MOVIMENTO DE STIJL”  - CCBB - BRASÍLIA -  reúne 30 obras do pintor e 70 de outros artistas influenciados pela estética do Neoplasticismo.
.
Até 09.07 (insc)  BIENAL DAS ARTES em SESC/DF
.
Até 06.08   A saga da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945: História e  Cultura dos 70 anos da   Redemocratização no Brasil.  Museu do TSE (SAFS, Qd. 7).
A mostra reúne aproximadamente 220 documentos históricos com informações das diversas formas de atuação na política brasileira, desde o período do Brasil Colônia até aos movimentos de contestação ao presidente Getúlio Vargas e ao Estado Novo. Entrada franca.
.
Até 21.08  Exposição “NENHUM HUMORISTA ATIRA PARA MATAR”, em RJ -Instituto Moreira Sales - Primeira retrospectiva traz 500 desenhos originais de MILLÔR FERNANDES (1923-2012) - (…) depois ela parte para SP, no 2o. semestre de 2017
.

Até 30.09 13o. PRÊMIO LITERÁRIOCIEE/CADE, para divulgar a cultura concorrencial entre os universitários.
.
Até 17.10 CCBB/SP/RJ/ Exposição "O TRIUNFO DA COR. O PÓS-IMPRESSIONISMO: OBRAS-PRIMAS DO MUSÉE D'ÓRSAY E MUSÉE DE L'ORANGERIE. - São obras de nomes como Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse, grandes mestres da pintura moderna, que promoveram uma verdadeira revolução estética por meio do uso da cor. CCBB/SP (04.05 a 07.07) e CCBB/RJ(20.07 a 17.10)
.





EM GOIÂNIA:
www.encontroculturalgo.blogspot.com

-_
.




“INOVAR É SONHAR”

.


___
.
Vivencie BSB & GYN
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.

.



O que está por vir  em Brasília …
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___          _____



.

Junho

 .

04 a 06.07   VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem (CMEA): Educação, Tecnologias e Inovação - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
.
05.07 GYN/ Lançamento do livro Tu És Pedro – Uma Biografia de Pedro Ludovico Teixeira do jornalista e escritor Hélio Rocha.  A data coincide com o Batismo Cultural de Goiânia, realizado em 1942. Coluna ANA CLÁUDIA ROCHA
.
05 a 07.07 CÂMARA/ SENADO/  IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, que é um evento de iniciativa da Câmara dos Deputados e Senado Federal com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário - MDS. O evento se realizará nos dias 05 e 07/07 nas dependências do Senado Federal, auditório Petrônio Portela. E no dia 06/07, na Câmara dos Deputados.
.
06.07 CÂMARA/ IV Seminário Internacional da Primeira Infância.
.
06.07 - Morte do poeta Castro Alves (Antônio Frederico de Castro Alves), em 1871
.
06 a 08.07 CFESS/ "Seminário Nacional Serviço Social, Relações Fronteiriças e Fluxos Migratórios Internacionais"! -  Belém (PA)
.
06.07 L. Cult/ Lançamento do livro: "Lava jato" do autor Vladimir Neto
.
07 a 17.07 Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), - OLINDA/PE.
 .
07.07 27o. PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA NO  ULYSSES GUIMARÃES
.
07.07 GYN/  Lançamento do Livro Um Novo Mundo de Bibi Tatto
.
09.07 - Morte do poeta, diplomata e compositor Vinicius de Moraes (Marcus Vinicius da Cruz Mello de Moraes), Rio de Janeiro, RJ, em 1980
.
09 a 14.07  UCB/ OPERAÇÃO “FORTE DOS REIS MAGOS” DO PROJETO RONDON - desenvolvida em 10 municípios no Estado do Rio
Grande do Norte, entre os dias 09 a 24 de julho de 2016.
De acordo com o Ministério da Defesa “O Projeto Rondon tem por finalidade levar as  Instituições de Ensino Superior e seus estudantes àquelas regiões do Brasil menos  favorecidas, dando-lhes a oportunidade de conhecer essas realidades, socializar seus  saberes e, na interação com as comunidades, elaborar propostas e criar soluções  participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais, contribuir para o bem estar  dessas populações, e, simultaneamente, consolidar a formação dos universitários  como cidadãos”.
.
10 e 30.07 (insc) UFG/ Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo
Vencedores do Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos serão conhecidos no dia 30 de setembro de 2016, durante o 16º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Podem participar jornalistas com registro profissional que trabalham em veículos de comunicação sediados no Estado e que produziram reportagens com a temática Cidadania e Direitos Humanos entre 1 de agosto de 2015 a 30 de junho de 2016. As inscrições serão realizadas entre os dias 10 e 30 julho. Todas as informações sobre a premiação e o regulamento do prêmio estão disponíveis no site da FIC.
.
11 a 15.07   13 Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional - RJ
.
11.07 - Nascimento de Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo, SP, em 1902
.
12.07 1ª Jornada Literária do Distrito Federal

13, 14, 15 e 16.07 IX ENCUENTRO INTERNACIONAL Y XIVNACIONAL DE POETAS - PERU
.
14.07 - Dia da Liberdade de Pensamento
.
17.07 a 31.08 CURSO ON-LINE/ E-BOOKS para BIBLIOTECAS:  uma introdução ao universo dos livros eletrônicos -  O curso abordará questões relacionadas à avaliação, planejamento  e implementação do uso de e-books na bibiblioteca. As inscrições já estão abertas.  Inform: extralibris.org/curso.
.
18 a 21.07  ELETROLARSHOW/SP
.
19 a 21.07  - 3o INTEGRAR – Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus – MACKENZIE/SP
.
20 a 23.07  I Encontro de Raizeiros e Pajés na Chapada dos Veadeiros
.
29.07 22º Salão Anapolino de Arte (até 03.06 insc.)
.
22.08  CJF/ STJ/ I JORNADA:  “PREVENÇÃO E SOLUÇÃO EXTRAJUDICIAL DE LITÍGIOS”






e MAIS eventos: www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.
.

Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade por  edusoares@uol.com.br

.

“A única diferença que vejo entre escrever para crianças e para adultos é que o repertório de leituras da criança é menor que o de adultos, então a gente não pode fazer referência a memórias culturais de coisas que esse leitor já deve conhecer”. Ana Maria Machado, escritora - – CORREIO BSB 22.06



Siga-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil


.

Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
GYN/ Seduce anuncia liberação de R$ 5 milhões para biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer - O POPULAR 01.06

Temer cria órgão para coordenar combate à violência contra mulher - CORREIO BzB 31.05
.
Revista CEJ
Confira os 11 artigos jurídicos sobre Direito Penal, Constitucional, Administrativo, Tributário e Empresarial, além das Indicações Literárias.
http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej

Siron Franco pinta Instituto Rizzo, em Goiânia, com dados sobre violência contra a mulher - O POPULAR GO 01.06
LITERATURA » Raduan Nassar vence o Camões
Escolhido por unanimidade, o escritor paulista Raduan Nassar venceu ontem o Prêmio Camões 2016. Aos 80 anos, Nassar é o 12º escritor brasileiro a vencer o Camões. CORREIO BzB  31/05/2016
.

 _____

.



.


Cinema
.
Cine Brasil
.
Amores urbanos
(Brasil, 2014, drama, 115min; não recomendado para menores de 14 anos). De Vera Egito. Com Thiago Pethit, Maria Laura Nogueira e Renata Gaspar. Três amigos, Diego, Júlia e Micaela estão no auge de suas vidas, revelando suas personalidades, experimentando desilusões amorosas e procurando a carreira ideal. Eles moram no mesmo prédio de São Paulo e compartilham diariamente suas experiências, fracassos e conquistas. Rindo ou chorando, eles estarão juntos. Cinemark Pier 10, às 16h40 e 22h20. Espaço Itaú CasaPark 4, às 13h40, 17h40 e 21h40.

Espaço além – Marina Abramovic e o Brasil
(Brasil, 2015, documentário, 86min; não recomendado para menores de 14 anos). De Marco Del Fiol. Com Marina Abramovic. A artista de performance Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder. O filme faz um registro etnográfico enquanto observa os processos de apropriação artística e humana de Marina. Cine Cultura Liberty Mall 3, às 14h20. Espaço Itaú CasaPark 4, às 15h40 e 19h40.
.
.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.

Inovação

“Sem a música, a vida seria um erro.”
Friedrich Nietzsche





 .   
.

.


.



Inovar é quebrar a rotina




++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++✈ ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...