.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sábado, 10 de dezembro de 2016

.

 


 
                 
        

.
.

.
Maio 1964

(…) “Mas quantos amigos presos!
quantos em cárceres escuros
onde a tarde fede a urina e terror.
(…)
Estou aqui. O espelho
não guardará a marca deste rosto,
se simplesmente saio do lugar
ou se morro
se me matam.
Estou aqui e não estarei, um dia,
em parte alguma.
Que importa, pois?
A luta comum me acende o sangue
e me bate no peito
como o coice de uma lembrança”.

Ferreira Gullar


.
"É um momento extremamente tenso, em que estamos mais ou menos em suspensão. Mas é exatamente na esperança que reside nossa resistência", afirmou a pesquisadora  Maria Helena Weber que abriu os Seminários de Mídia e Cidadania e de Mídia e Cultura  da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), que esse ano discute o tema Mídia, Corrupção e Poder. UFG 06.12





 
 

 

05.11...  10 e 11 ... 11.12/2016
sábado e domingo
.

♫ 
ótimo
fim de semana
e
 viva a cultura!

.

                    ♫ 


"Considero-o um pouco o fim de uma trajetória (...), o encerramento de um ciclo. É um prêmio que vem para dizer que tudo saiu bem no final",   afirmou Mendoza em uma coletiva de imprensa em Londres. Escritor espanhol Eduardo Mendoza, 73, é o vencedor do Prêmio Miguel de Cervantes, considerado o Nobel da Literatura hispânica - FOLHA SP 01.12





 __ 

Destaques  Sublimes futuros

12.12 LANÇAMENTO DE LIVRO: 66 DE HISTÓRIAS DE UMA VOLTA AO MUNDO.  AUTORA: NARA ALVES no CARPE DIEM
13 a 15.12 SENADO/ Seminário “Mulher: diálogos sobre violência, empoderamento político, econômico e social” - Organização: Procuradoria Especial da Mulher do Senado
13.12 OAB/DF/ Lançamento do Livro – Estratégias de Sucesso para a Advocacia de Érika Siqueira.
15.12 LANÇAMENTO DE LIVRO: AS VIAGENS DE HELENA de  MARLENE CANARIM DANESI no Carpe Diem
15.12 Lançameto do LIVRO: MANUAL DO LÍDER COACHING
AUTOR: FRANCISCO NUNES no CARPE DIEM
15 e 16.12 GYN/ Lançamento do livro " A LEI ROUANET - Muito Além dos (F) Atos, durante o ENCONTRO NACIONAL ABCR CULTURA 2016, em FIEG/GO, na Vila Nova.
15 e 16.12 ENCONTRO NACIONAL ABCR CULTURA 2016 em Goiânia. Evento Realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recurso e pela Arte Brasil Projetos Socioculturais.- FIEG, na Vila Nova. - captadores.org.br
17.12   Sarau Cada um com seus poemas - Lançamento do zine Cada um com seus poemas
Sarau com palco aberto. É só chegar e falar. Exposição de vários artistas plásticos.
Discotecagem do Dj Shak e DegustaSom - Bar PaulJack Quadra 02 Conjunto G Casa 20 Itapoã 1, Margem da DF-250
08.12  Roda de Conversa com Juca Ferreira - Cultura e Direito a cidade.  Centro Cultural de Brasília
06 a 08.03.2017 IV Congresso Internacional de Direito da Lusofonia, no Superior Tribunal Militar





" O   que anda às tontas acha o seu destino - mesmo que não seja o destino que se pretendia. "  Salomão Sousa. -  Poeta de Silvânia (GO), 10 livros publicados. Existo para a modernidade e viver na metrópole. - facebook.com/salomao.sousa





_       
.


segunda-feira ... 05
.
.
05.12 Lançamento de LIVRO no Carpe Diem/BSB:    MEDITERRÂNEOS INVISÍVEIS  de CRISTOVAM BUARQUE
.
05 - Morte do escritor Humberto de Campos Veras, no Rio de Janeiro, RJ, em 1934
.
05.12 OAB-DF/ II Seminário de Justiça Criminal
.
05 a 07.12 Seminário Formação e Perfil do Profissional do Agronegócio.
.
05 a 09.12 PUC-GO apresenta: IV Semana Científica de História. O evento será aberto na segunda-feira, 5, pela profa. dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva, Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (FFLCH/USP), que profere a palestra intitulada Poesia e Prosa em Heródoto, a partir das 19 horas, no auditório da Área 4, no Setor Leste Universitário.
.
05 a 10.12 PUC-GO/ XII Simpósio do Curso de Pedagogia
.
05.12  Diretoria do Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal convida a todos a prestigiarem o I FÓRUM BRASÍLIA CIDADÃ,  evento que irá discutir a importância da participação da sociedade civil no desenvolvimento da nossa cidade e também o fortalecimento das redes sociais e solidárias que representam nossa identidade. No final do evento, os participantes irão ajudar a elaborador uma agenda de compromissos para Brasília e um dos temas que será discutido no dia 05/12/2016 às 16h30m é a Rede de Livro, Leitura e Literatura.
.
05 a 07.12 UFG/ Seminário Formação e Perfil do Profissional do Agronegócio.
.
05.12 STJ/ Cerimônia comemorativa dos dez anos de instalação da Enfam
.
05.12 SENADO/ X Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Tema: "Solidariedade, Esporte e Diversão: Poderosos Instrumentos de Inclusão Social".
.

.
"O estilo não é o enfeite: o estilo nasce do caráter mesmo do escritor e é a marca de sua personalidade."
Manuel Bandeira





terça-feira... 06

.
.


06.12 Lançamento de LIvro Carpe Diem - BSB. LIVRO: ENTRE RUAS, BECOS E ESQUINAS: A CONSTRUÇÃO DA ORDEM NA LAPA CARIOCA no HAYDÉE CARUSO
.
06.12 Espaço Cultural STJ convida para o lançamento da coleção "Comentários ao Código de Processo Civil", direção Luiz Guilherme Marinoni, apresentada pelo Min. Sérgio Kukina (STJ)  - às 18h30.
.
06.12 LANÇAMENTO de LIVRO: EMPREENDEDOR TOTAL no CARPE DIEM. AUTORA: ANA CAROLINA E JANAÍNA BORTOLUZZI
.
06.12 Autógrafo
O jornalista João Villaverde lança hoje na Saraiva do Pátio Brasil o livro Perigosas pedaladas, sobre os bastidores da crise que levou de arrastão o mandato de Dilma Rousseff. Cristovam Buarque brindou seus fãs com mais um Mediterrâneos invisíveis, um relato da visita que fez a um campo de refugiados entre Istambul e Killis, na fronteira com a Síria, próximo a Alepo.

06 a 08.12  UFG/ FIC realiza Seminário Mídia, Cultura e Cidadania
.
06 e 07.12  CUIABÁ-MT/  10º Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção da Administração
.
06.12 13º Prêmio Innovare, em cerimônia marcada para às 11h, no Salão Branco do STF. Foi abordado temas como ações para regularização fundiária, prevenção de violência doméstica, questões relacionadas à necessidade de saneamento básico, combate à corrupção, soluções para conferir maior celeridade aos processos e assistência a refugiados no Brasil.
.
06.12 Prêmio Sesc do Teatro Candango
.
06.12 SENADO/ Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) apresenta relatório com conclusões da avaliação da política pública "Fundos de Incentivo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico”. Logo depois, reunião deliberativa com 48 itens. Entre eles, o PLS 696/2015, que determinar o uso obrigatório de recursos em pesquisa e desenvolvimento por empresas do setor elétrico em fontes alternativas. - Comissão Mista/MP 747 - Audiência pública interativa para debater a MP 747/2016, que dispõe sobre o processo de renovação do prazo das concessões e permissões dos serviços de radiodifusão.
.


“A pior característica da corrupção é sua forma silenciosa e sorrateria de sangrar um país. Ao contrário de crimes com violência física, as mortes causadas pela corrupção parecem não ter autoria nem materialidade, mas acontecem diariamente em consequência do desvio de dinheiro que poderia servir à saúde, à educação e à segurança. ”, disse Leonardo Bessa,  na cerimônia de recondução  ao cargo de procurador-geral de Justiça do DF e Territórios que aconteceu nessa segunda-feira, dia 5, na sede do MPDFT.    Destacou, em seu discurso de posse, a importância do combate à corrupção e lamentou as alterações no texto das 10 Medidas, aprovado pelo plenário da Câmara Federal. - PDFT.mp.br 06.12
.






quarta-feira... 07

.

.

05 a 07.12 IV Foro Interamericano de Justiça Militar. Delegações de todo o continente se reunirão em Brasília para discutir temas atuais do direito internacional humanitário, direito operacional e direito penal militar. - STM.jus.br
.
07.12 DEBATE/OAB-DF/ A publicidade nas redes sociais e o novo Código de ética na visão da Jovem Advocacia
.
07.12 Lançamento do livro Jango e Eu de João Vicente Goulart  na Livraria Cultura Iguatemi
.
07.12 SENADO FEDERAL/ Sessão Especial destinada a homenagear o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher e a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo FIM da Violência contra a Mulheres e divulgar os primeiros trabalhos do Observatório da Mulher contra a Violência.
.
07.12 OAB-GO/ 07/12 - ENCERRAMENTO DO ANO DA MULHER ADVOGADA
.
07 - Morte do teatrólogo Martins Pena (Luís Carlos Martins Pena), em Lisboa, Portugal, em 1848
.
07.12 Kamikaze Jazz Live no Hermusche Emporium - 413 norte.
Mais um concerto da Série Kamikaze Jazz Live com Renato Vasconcellos (piano) Oswaldo Amorim (baixo) e Leander Motta ( percussão)
Convidado especial, o saxofonista Venezuelano Carlos Cárdenas. 
.
07.12  Rabiscão ilustrado
Ludoteca boardgame em casa (SQS 315, Bl. B, Lj. 13). Hoje, às 19h. Bate-papo com profissionais de ilustração sobre desenhos, o mercado e temas relacionados. Entrada franca.
.
07.12 CÂMARA/ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO/PALESTRA/
Tema: "Programa Descoberta: o que fazem os bons professores"
.
07.12 SENADO/ Comissão/Educação - A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa sobre o projeto “Aliança Brasileira pela Educação”.
.
07.12 SENADO/ Comissão/Direitos Humanos - A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove audiência pública interativa sobre "as religiões contra as injustiças sociais".
.




. " Sociedade que não planeja aceita a má qualidade do gasto público "
Élida Graziane Pinto é procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, pós-doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ) e doutora em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).







quinta-feira... 08


.
08.12 Lançamento do livro:"Ei, você, aprenda a amar!" do autor Filipe Carvalho na Livraria Cultura Iguatemi
.
08.12 Cristiane Sobral lança O tapete voador em Brasília,  a partir das 19h, no Ernesto Café. O segundo livro de contos da autora  é uma coletânea de textos nos quais os personagens refletem a vontade da autora de levar a questão racial para a literatura.
.
08 e 09.12 SENADO apresenta evento CONGRESSO DO FUTURO.
.
08.12  Roda de Conversa com Juca Ferreira - Cultura e Direito a cidade.  Centro Cultural de Brasília
L2 Norte, Q601 - A relação entre Cultura e Cidade envolve temas muito caros ao nosso coletivo Barulho: ocupação do espaço público, resistência contra políticas de silenciamento, promoção de diversidade cultural, denúncia das consequências da desigualdade social para o acesso à cidade (moradia, transporte, qualidade de vida).
Juca Ferreira tem falado que as cidades refletem as estruturas sociais e certas opções culturais de uma sociedade, sendo impossível, portanto, construir outro imaginário urbano sem construir "um novo tecido de significados, de valores, de projetos coletivos", sem mudanças no campo da cultura

08 e 09.12 UnB/ I Seminário de Pedagogia e de Didática da Tradução
.
08 - Morte do jornalista, escritor e político Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira, em São Paulo, SP, em 1975

08 - Nascimento do escritor, jornalista e historiador João Fernando de Almeida Prado, em 1898
.
08 - Morte do músico, maestro, poeta e compositor popular Tom Jobim (Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim), Nova York, Estados Unidos, em 1994
.
08 - Morte do jornalista, poeta, cronista, memorialista, teatrólogo e orador Luís Edmundo (Luís Edmundo de Melo Pereira da Costa), no Rio de Janeiro, RJ, em 1961
.
08.12 CÂMARA/ COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Audiência Pública: Tema: desaparecimento e tráfico de pessoas no Brasil.
.
08.12 CÂMARA/ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Audiência Pública:  Tema: Criação de Novas Metodologias de Educação e Prevenção às Drogas.
.
08 e 09.12 SENADO/ Senado do Futuro - Solenidade de abertura do Congresso do Futuro: Democracia, Comunicação e Progresso no mundo digital e sustentável.
Local: Plenário do Senado
.
.

“Há enorme intolerância com o poder público, o que nos leva a pensar em soluções para que a sociedade não desacredite no Estado. O Estado tem sido nossa única opção. Ou a democracia ou a guerra. E o papel da justiça é pacificar”, comentou Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). “O que se busca é que atuemos no sentido da pacificação num momento particularmente grave, porque aqui somos responsáveis por resolver conflitos que estejam nos processos”, disse, na abertura do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.. - CORREIO BzB 06.12



sexta-feira...09

.
.
09.12 Editora Thesauro e Associação Nacional de Escritores apresenta o Lançamento do livro  “O professor, Beethoven e o Ladrão, artigos & crônicas”   de  Edimílson Caminha - Carpe Diem
.
09.12 Lançamento do LIVRO: EDUCAÇÃO ESCOLAR E SUBJETIVIDADE
ORGS: DANIEL MAGALHÃES GOULART E RAQUEL DE ALCÂNTARA no CARPE DIEM do BRASÍLIA SHOPPING
.
09 - Nascimento do escritor e crítico Aníbal Monteiro Machado, em Sabará, MG, em 1894

09 - Morte da escritora Clarice Lispector (Haia Lispector), Rio de Janeiro, RJ, em 1977
.
09.12 a 09.02 Mostra Vida Artificial II no Museu Correios, às 19h. A exposição coletiva reúne pinturas, esculturas e fotografias que apresentam as relações na sociedade moderna sob um novo ponto de vista. É também uma oportunidade de apreciar um pouco do que se produz no Brasil e no mundo, com obras de artistas da Romênia, Itália, Suíça, São Paulo, Paraíba e Pernambuco.
.
09.12 UFG/ Fic entrega Prêmio de Jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos - WILMAR ALVES, ex-presidente do Sindicato dos jornalistas Profissiionais de Goiás e ex-diretor da Federação Nacional de Jornalistas, preso pela ditadura militar e falecido no dia 18 de junho de 2006.





“Desde que assumi a presidência, deixei muito claro que meu foco seria, como de fato é, o fortalecimento da atividade jurisdicional”,  disse Laurita Vaz, ao fazer um balanço das atividades da corte no 10º Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. - STJ.jus.br 05.12









♫______
ALÔ AMANTES DA CULTURA
PROCURO PARCEIROS PARA  PROJETO CULTURAL.

     




sábado ...10
.

.
10.12 Aniversário da banquinha! - 308 sul
Neste sábado, vai ter festa na banquinha. O dia começa com um bate-papo, às 10h, com Luís Humberto, o fotógrafo, que dará início à série Brasília que inventamos. Com Luiz Philippe Torelly, Zuleika de Souza.
Depois, uma galinhada com (ou sem) pequi para os amigos da banquinha. À tarde, Ian Coury, o bandonilista prodígio, vai dar uma canja antes de ir para uma temporada nos EUA.
João Meia Boca virá com seu saxofone; a incrível Guili, 88 anos, vai cantar à capela; Gersion de Castro vai inaugurar um painel na fachada esquerda da banquinha.
.
10.12 LANÇAMENTO DO LIVRO: A COELHINHA FIFI.  AUTORA: MARIA TERESA BATISTUTA
LOCAL: CARPE DIEM 104 SUL
.
10 - Morte do jornalista, escritor e letrista David Nasser, no Rio de Janeiro, RJ, em 1980
.
10 - Nascimento da escritora Clarice Lispector (Haia Lispector), em Tchetchelnik, Ucrânia, Russia, em 1920
.
E o jazz esbarrou no frevo
Disco de estreia de pianista pernambucano mistura influências jazzistas norte-americanas com a sonoridade de compositores e arranjadores ensolarados, como Capiba e João Donato.
Sangue negro
Todas as músicas do disco de Amaro Freitas estão disponíveis nas plataformas do YouTube e do SoundCloud. Em breve também poderá ser ouvido no Spotify, no Deezer, no iTtunes e na Amazon.com - CORREIO BzB 19.12
.
10.12 2o. YouGo Festival em GYN
.
10 a 30.12 Artistas plásticos Carlo Batistella e Fabiana Queiroga participam da Expo Engroove na galeria 588 Art Show. A proposta é apresentar o trabalho dos dois em novos espaços destinados à arte em Goiânia e tirar as artes visuais das tradicionais galerias e levar para ambientes mais dinâmicos e informais. Rua C, no. 167, Setor Nova Suíça.


.
" O modelo de sociedade não deriva da elite, mas da cultura popular. E a cultura popular do Brasil tem grandes valores, como o de acolher bem. A Europa está demonstrando que não acolhe bem imigrantes. Só os brasileiros não amam o Brasil. Não sou eu que digo isso, é Nelson Rodrigues. O Brasil não é popular no Brasil. Sobretudo entre a elite. "     Domenico De Masi,sociólogo italiano, 78 anos,  na abertura  do Fórum do Amanhã, em Tiradentes (MG), em 24.11. O tema de sua mesa no seminário foi "Qual o sonho brasileiro?". Professor da Universidade La Sapienza, em Roma, De Masi é conhecido por conceitos como "ócio criativo" (aliar trabalho, estudo e lazer ao mesmo tempo)  FOLHA SP 27.11





domingo ... 11
.
11 - Nascimento do escritor Alceu Amoroso Lima, pseudônimo "Tristão de Athayde”, em Petrópolis, RJ, em 1893



.
" As  alterações aprovadas por deputados no pacote que reúne medidas anticorrupção colocaram o país "em marcha a ré no combate à corrupção".  Rodrigo Janot,  procurador-geral da República - VALOR 30.11



Visite o  Bar GLÓRIA em GYN
.

.
.

 


Leia mais: 
www.acontecendodfdoedu.blogspot.com.br
www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.
.
#comprelocal #compredopequeno #compredequemfaz #economiacolaborativa
Para quem vai comprar seus presentes de Natal, vai aqui uma sugestão: comprem os presentes de pequenas empresas e autônomos. Da vizinha que vende por catálogo, de artesãos que fazem bijuteria ou boa arte, da amiga que tem uma loja no bairro, do pasteleiro/doceira que faz doces artesanais, do rapaz que tem uma banca no mercado... Façamos o dinheiro chegar às pessoas comuns e não às grandes multinacionais. Assim haverá mais gente a ter um melhor Natal. Apoiemos a nossa gente! Se acha que é uma boa proposta, copie e cole no seu mural.


    
Leia O QUE ACONTECE EM GOIÂNIA:  www.encontroculturalgo.blogspot.com                  

   


     



... em  VOGA: 


.
Até  11.12   Mostra de Teatro Nacional de Porangatu -  TeNpo 2016, traz a Goiás uma programação intensa de espetáculos nacionais e regionais, além de oficinas e workshops para profissionais e demais interessados nas artes cênicas. O premiado musical Sabiás do Sertão, da Cia. Cênica (SP), será responsável pela grande abertura da mostra, que está em sua 15ª edição.
.
Até 06.12 II Seminário de Iniciação Científica da EAB. Além de criar um ambiente cultural e promover a socialização entre alunos e professores da instituição, o seminário também incentiva uma cultura institucional de produção científica.
.
Até  08.12   I Seminário Mídias, Educação e Linguagens Audiovisuais em MUSEU NACIONAL da REPÚBLICA
.
Até  09.12 UFG/ UFG recebe Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Sociologia
.
Até 15.12 (insc.) IV Congresso Internacional de Direito da Lusofonia: inscrições e envio de trabalhos até 15 de dezembro de 2016. Tema: O alcance dos Direitos Humanos nos Estados Lusófonos, que se realizará de 6 a 8 de março de 2017, no Superior Tribunal Militar, em Brasília-DF, Brasil.
.
Até 16.12 Galeria Antônio Sibasolly , em Anápolis/GO, realiza a exposição Ponto de Convergência até o dia 16 de dezembro. A mostra reúne trabalhos dos artistas Alice Lara, Talles Lopes, Vítor Mizael, Luciana Ohira e Sérgio Bonilha, premiados no 22º Salão Anapolino de Arte. 62. 3902 1077.
.




 __  _  
Presitigie o FEITIÇO MINEIRO  em BSB:  
.


“A Academia incentiva muito uma formação técnica. Não tem uma prática de humanidade”, diz Paola, pernambucana de Gravatá.  que passa para seus alunos a necessidade de se voltarem mais às pessoas.  Paola Tôrres, 50 anos, pernambucana de Gravatá. Médica hematologista, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutora em farmacologia da inflamação e do câncer e pós-doutora em medicina integrativa, ela também é compositora, violonista, tocadora de ukulelê, percussionista, repentista e cordelista. Leia mais: A doutora compadecida – CORREIO BzB 04.12





  




Circulando em Brasília, em  
10/12
(ótimo sábado)

.
 _     Hoje   _    eu quero a rosa mais linda que houver  _   E a primeira estrela que vier  … (Dolores Duran)
.
.



.
Exalte-se  com a programação do PERSONAL SAMBA em 00.12 (personalsamba.com.br):
.



“ Onde tem samba tem alegria “





Programe-se com Cine Cultura Liberty Mall
.

Cine Brasil
 .
Pré-estreia

Aguaceiro
(Brasil, 2016, documentário, 152 min; verifique classificação indicativa). De Leonardo Villar, Felipe Caruzo. O documentário mostra a região serrana do Rio de Janeiro após a maior tragédia climática brasileira, que aconteceu em 2011.

Estreia

O filho eterno
(Brasil, 2016, drama, 96 min; não recomendado para menores de 10 anos). De Paulo Machline. Com Marcos Veras, Débora Falabella, Uyara Torrente. Um casal aguarda ansioso a chegada do filho, porém as expectativas são abaladas quando eles descobrem que o bebê é portador de Síndrome de Down.

Galinha pintadinha
mini na telona
(Brasil, 2016, animação, 50 min, classificação indicativa livre). De Marcos Luporini, Marcos Patrizzi Luporini e Juliano Prado. Com Vera Lúcia Fuzaro, Marcos Patrizzi Luporini, Patricia Campos Marchiori e Hélio Rogério Duarte. Edição inédita da Galinha Pintadinha Mini, uma nova série. Cinemark Pier 9 (dublado), às 14h20 e 16h. Cinemark iguatemi 2 (dublado), às 14h20 e 16h.

Maresia
(Brasil, 2014, drama, 77 min; não recomendado para menores de 14 anos). De Marcos Guttmann. Com Júlio Andrade, Pietro Mario, Vera Holtz. Gaspar Dias é um perito em arte obcecado por Emílio Vega, um pintor desaparecido. Um dia, um homem apresenta um quadro para ser autenticado pelo especialista que seria do artista desaparecido.
.
.







JAZZ ou Blues, às quartas,  na  Galeria de arte HERMUCHE em BSB na 412 norte:  
.





Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.
Eventos da área de Letras/Linguística:

         


   

Acompanhe a AGENDA CULTURAL DO Clube do Choro em BSB 
            

 


"O Brasil vende uma falsa imagem de liberdade para o exterior. Que estamos falando de um país livre e sensual... Quando comento sobre a quantidade de pessoas da comunidade LGBT que são assassinadas, quando falo da violência contra gays, negros e mulheres, eles (os estrangeiros) se surpreendem. "  Diana Blok ,  fotógrafa, nascida no Uruguai e criada na Holanda, volta a nos provocar com a série Monólogos de gênero, na qual atores homens encarnam papéis femininos e mulheres personificam personagens masculinos, em uma produção entre Brasil e Holanda que resultou em uma videoinstalação, atualmente em cartaz em Brasília. CORREIO BzB 03.11
.



EM EVIDÊNCIA


Até DEZ/16 - UEG/I Ciclo de Palestras de Geografia.
Com o intuito de discutir novas metodologias e debater a crise pela qual os cursos de Licenciatura têm passado no Brasil.
Os encontros serão realizados mensalmente, até o final de 2016, com convidados goianos e pesquisadores de universidades de outros estados.

Até 05.12 (insc.) Concurso nacional de novos poetas, o Prêmio Poetize, já abriu inscrições para quem possui poemas autorais. Escritores brasileiros ou naturalizados maiores de 16 anos poderão participar.
.
Até 07.12  LEITURA em GYN
PROJETO MOINHO DE VENTO, DO GRUPO TEATRO DESTINATÁRIO, SERA APRESENTADO NA BIBLIOTECA MARIETA TELLES MACHADO.  A PROGRAMAÇÃO INCLUI CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E ESPETÁCULOS GRATUITOS. O OBJETIVO DO PROJETO É ESTIMULAR A LEITURA.
 .
Até 30.12 (INSC)  PRÊMIO PROFISSIONAIS DA MÚSICA 2017 - BRASÍLIA
.
Até  05.01 CCJF-RJ/ 2ª Bienal Internacional da Caricatura

Até 31.07.17 (insc) Prêmio Funpresp-Jud 2017.
Serão duas modalidades, uma para concurso de frases e outra para campanha de adesão.
Essa modalidade tem por objetivo estimular a participação e a reflexão da sociedade em relação à importância da previdência complementar, destacando sua importância para o servidor público.
.


                        www.acontecendodfdoedu.blogspot.com
.
                                www.amanhadfdoedu.com.br
 .




 .

    

.


 

.
Exposição de Arte

.



Até  16.12 Centro Cultural UFG inaugura mostra Diálogos Possíveis 3. Entre os artistas participantes, estão Juliano Moraes, Evandro Soares, Santhiago Selon, Helô Sanvoy, João Angelini, André Valente, Paul Setúbal, Rava, Dalton Paula, Selma Parreira, Rodrigo Flávio, José Rufino, Luiz Mauro, o coletivo Bicicleta Sem Freio, além do próprio Carlos Sena.
.
Até 31.12  Mostra Améfrica e casulo
CCBB (SCES tc. 2 lt. 22). Até 31 de dezembro, de quarta a segunda, de 9h às 21h. Trabalho da escultora Denise Milan sobre a mudança que o tempo e o ambiente fazem nas pedras. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.
Até 15.01.2017    Exposição Los Carpinteros
CCBB - Galerias I, II, Pavilhão de Vidro, Sala Multiuso e Vão Central (Sces Tc. 2, Lt. 22; 318-7600). De 2 de novembro a 15 de janeiro de 2017, quarta a segunda, das 9h às 21h. Mostra dos cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez composta por mais de 70 obras. Entrada franca. Classificação indicativa livre.






EM GOIÂNIA:
www.encontroculturalgo.blogspot.com

-_
.





“INOVAR É SONHAR”




___



.
Vivencie BSB & GYN
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  



O que está por vir  em Brasília …
♪ _   

www.encontroculturaldf.blogspot.com
___          _____



DEZEMBRO
.
12.12 LANÇAMENTO DE LIVRO: 66 DE HISTÓRIAS DE UMA VOLTA AO MUNDO
AUTORA: NARA ALVES no CARPE DIEM
.
12 - Criação da Fundação João Pinheiro, pela Lei 5.399, entidade do Governo de Minas Gerais, em 1969

12 - Morte do escritor Raimundo Magalhães Júnior, no Rio de Janeiro, RJ, em 1981


12 - Morte do escritor José de Alencar, Rio de Janeiro, RJ, em 1877

12 - Morte da romancista e poetisa Pagu (Patrícia Rehder Galvão) em Santos, SP, em 1962
.
12.12 CÂMARA/ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Seminário:  TEMA : Discutir a reformulação do Ensino Médio proposto por meio da Medida Provisória 746 de 2016.
.
13.12 CÂMARA/ COMISSÃO DE CULTURA / Seminário: I SEMINÁRIO NACIONAL DE CULTURA. "AS POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS NO BRASIL: HISTÓRIA, PRESENTE E PERSPECTIVAS"
.
13 a 15.12 SENADO/ Seminário “Mulher: diálogos sobre violência, empoderamento político, econômico e social” - Organização: Procuradoria Especial da Mulher do Senado, pelo Banco Mundial e ONU Mulheres, em parceria com o Observatório de Violência contra a Mulher do Senado, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, o Instituto Avon, o Grupo Mulheres do Brasil e o Governo do Distrito Federal. - TEMAS: Experiências internacionais de observatórios da mulher: Brasil, Peru, México, Espanha e Portugal;   Fortalecimento da presença das mulheres na política – Poder Legislativo;   Mulheres empoderadas: casos de sucesso no setor privado;  Vozes femininas da sociedade civil.
.
13.12 OAB/DF/ Lançamento do Livro – Estratégias de Sucesso para a Advocacia de Érika Siqueira.
.
14.12 Debate “DESAFIOS PARA 2017” em CORREIO BRAZILIENSE. Análise do cenário político e os resultados dos últimos indicadores econômicos.
.
15.12 LANÇAMENTO DE LIVRO: AS VIAGENS DE HELENA de  MARLENE CANARIM DANESI no Carpe Diem
.
15.12 Lançameto do LIVRO: MANUAL DO LÍDER COACHING
AUTOR: FRANCISCO NUNES no CARPE DIEM
.
15 e 16.12 GYN/ Lançamento do livro " A LEI ROUANET - Muito Além dos (F) Atos, durante o ENCONTRO NACIONAL ABCR CULTURA 2016, em FIEG/GO, na Vila Nova.
.
15 e 16.12 ENCONTRO NACIONAL ABCR CULTURA 2016 em Goiânia. Evento Realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recurso e pela Arte Brasil Projetos Socioculturais.- FIEG, na Vila Nova. - captadores.org.br
.
17.12   Sarau Cada um com seus poemas - Lançamento do zine Cada um com seus poemas
Sarau com palco aberto. É só chegar e falar. Exposição de vários artistas plásticos.
Discotecagem do Dj Shak e DegustaSom - Bar PaulJack Quadra 02 Conjunto G Casa 20 Itapoã 1, Margem da DF-250
.
20.12 OAB-DF/ IV Seminário de Direito Previdenciário
.
20.12 Blues e Rock no Bar Brahma  com Haroldinho Matos, etc
.
30.12 a 03.01 E-Beach Music Festival em PIRENÓPOLIS/GO
.








 + destaques do Edu:


.
.
 
Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade por  edusoares@uol.com.br

.
.

 Fala, zé HUMORpor José Carlos Vieira,  cronista, poeta e colunista de humor. Editor de Cultura na Correio Braziliense - josecarlos.df@dabr.com.br   (CORREIO BRAZILIENSE 16.10)
.





Siga-ME pelo  FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   

Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
Romance para a era moderna
Um dos escritores brasileiros mais populares da atualidade, Guilherme Fiúza lança O império do oprimido, romance usando a situação política contemporânea como pano de fundo. Para ele, o tema é pouco explorado e mal compreendido pela sociedade - O império do oprimido
De Guilherme Fiúza.
Editora Planeta, 352
páginas. R$ 44,90 - CORREIO BzB 07.12
.
LIVROS »
Questão humanitária
Processos migratórios são temas de obras literárias recentes, algumas como resposta aos conflitos geopolíticos atuais
_Rio-Paris-Rio
De Luciana Hidalgo. Rocco, 160 páginas. Preço: R$ 24,50 (impresso) ou R$ 16,50
(e-book).
.
_Mediterrâneos invisíveis: Os muros que excluem pobres e aprisionam ricos
De Cristovam Buarque. Editora Paz e Terra, 176 páginas. Preço: R$ 32,90.
.
_Imigrantes e mascates
Bernardo Kucinski. Companha das Letrinhas, 80 páginas.
Preço: R$ 44,90. - CORREIO BzB 07.12

UFG/ Workshop Medicina e Ciência da Dança ganha edição especial na revista "Movimenta" 
 Além de eventos culturais, no evento foram apresentados trabalhos de 35 pesquisadores do Reino Unido e do Brasil.
.
Lançamento em GYN
O escritor e músico Nilo Alves lançou o livro A Verdadeira Históra da Música Goiana, na Vila Cultural Cora Coralina. - O POPULAR GO 08.12

Lima Barreto, HOMENAGEADO da FLIP 2017
 Negro, pobre, marginalizado, alcoólatra, interno de hospícios – e um gênio. Um dos mais importantes escritores da história do Brasil, o carioca Afonso Henriques de Lima Barreto, ou simplesmente Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e O Homem que Sabia Javanês, entre muitos outros, será o próximo homenageado da Flip, a Festa Literária de Paraty, no ano que vem.
.
O câncer em verso e prosa
Médica, repentista e cordelista, a pernambucana Paola Torres lança um livro em que fala do ofício de cuidar. Na obra, pacientes do sertão cearense se transformam em personagens de cordel. - CORREIO BzB 04.12


Posse na AGL
Desembargador Itaney Campos foi empossado na Academia Goiana de Letras - Coluna Ana C. Rocha - O POPULAR 29.11

Acompanhe a origem e a evolução do samba, gênero musical centenário
Música afro-brasileira se tornou símbolo nacional, até perder o cartaz para o sertanejo - FOLHA SP 26.11
.
GO/MEIO AMBIENTE
Governo de GO finaliza estudo para ampliar a Chapada dos Veadeiros
Área preservada passaria de 65 mil para 249 mil hectares. Documento será analisado hoje por Marconi Perillo. Apesar de o projeto ser federal, precisa do aval estadual para ser implementado - CORREIO BzB 29.11


Dia da Troca de Livros em Goiânia
CÂMARA MUNICIPAL DE GYN aprova Dia da Troca de LIvros nas escolas de Goiânia. Todo dia 11 de agosto. - O POPULAR 22.11
.
Imortal
Desembargador Itaney Campos será empossado na cadeira de número 37 da Academia Goiana de Letras.
.
Projeto Casa Fora de Casa de GYN vence concurso do Encontro de Urbanismo Colaborativo realizado em Curitiba.
A proposta é que as áreas verdes do Setor Sul possam ser aproveitadas ao máximo pelos moradores do bairro e da cidade.
O Casa Fora de Casa é idealizado pela Sobreurbana, que atua colaborativamente com diferentes profissionais que desejam transformar a cidade. É um laboratório de arquitetura pública, de comunicação e de promoção cultural para desenvolver ideias e soluções para a cidade, através de um processo participativo e multidisciplinar. O POPULAR GO 21.11

Consultor revela em livro os bastidores do poder
Obra  “Glória e Vergonha: memórias de um consultor de crises” ,  de Mário Rosa será publicada em cinco partes pelo UOL - FOLHA SP 21.11


Brasiliense Hamilton Holanda vence Grammy de melhor álbum instrumental - CORREIO BzB 17.11

Nova Lei Orgânica da Cultura do DF pode acabar com farra de emendas parlamentares
Um dos projetos institui o Sistema de Arte e Cultura do DF, além de estabelecer as modalidades de financiamento do setor. O outro autoriza a criação de duas fundações: a de Patrimônio Cultural e a de Artes do Distrito Federal. A nova Lei Orgânica cria ainda o Fundo de Política Cultural – uma conta única, que centralizaria recursos para o segmento, inclusive as emendas parlamentares que muitos deputados distritais insistem em destinar para festas e shows. - CORREIO BzB 17.11
.
LIVRO »
Enciclopédia monumental
Obra com 574 fotos de Cristiano Mascaro apresenta uma seleção dos 110 mais monumentos mais importantes da arquitetura brasileira, do período colonial até o moderno. Brasília tem quatro obras em destaque
Patrimônio Construído
Organização de Pedro Corrêa Lago/Ed. Capivara. 210 páginas. Preço: R$ 160. - CORREIO BzB 08.11

Lançamento na BIENAL do LIVRO de BRASÍLIA
A professora e escritora Dad Squarisi (na foto com a amiga Leila Chagas) lançou, durante a Bienal do Livro, com grande sucesso, mais um livro dedicado às crianças. No reino da bicharada - Fábulas recontadas - traz ilustrações de Adriana Nunes, com edição e revisão de Clara Arreguy e produção editorial da Outubro Edições. Em suas 56 páginas, Dad fez renascer O corvo e a raposa, O patinho feio, A galinha dos ovos de ouro, A coruja e a águia e tantas outras fábulas que povoam a nossa vida desde a infância, que “rodam o mundo desde o começo dos tempos e não conseguem parar”, como a autora escreveu na apresentação. - CORREIO BzB 01.11

.




 _____

.
ATENÇÃO
Vendo pequena casa em OLHOS D’ÁGUA, povoado de ALEXÂNIA-GO.
 LOTE de 12x30 com uma casinha com quarto, cozinha e banheiro. 
Edu – 99676 8991 (vivo e zapp) – R$ 55.900,00
.
Vendo mesa colonial R$ 850,00 (estilo inglêsa) e computador  MacPro R$ 2.500,00
.





.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



 .   
.



Inovar é quebrar a rotina

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 18.04.2024, QUINTA-FEIRA♟♟♟

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++✈✈✈ ✍✍✍ ❤ ❤❤ ❤❤❤ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...