.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Leia, reflita e vivencie 03/05

Encontrocultural@hotmail.com

FOROS JURÍDICOS - CCBB – CAIXA CULTURAL

73% dos livros estão concentrados nas mãos de 16% da população. IBGE

FOROS JURÍDICOS

Até 04/06 Monografias
A Fundação Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) oferece bolsas de estudo para os ganhadores do 2º Concurso de Monografias. Alunos de graduação de todos os cursos de direito do DF podem inscrever seus trabalhos gratuitamente até 4 de junho. Informações: 3226-4643 ou pelo site www.fesmpdft.org.br. CorBr 23.05

26 a 29/08 14º São Paulo - Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM Estão abertas as inscrições para o 14º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). O evento será em São Paulo, de 26 a 29 de agosto de 2008, no hotel Maksoud Plaza (Alameda Campinas, nº 150, São Paulo – SP). Durante o evento, haverá conferências, painéis, lançamentos de livros, fórum on line, escolha do vencedor do Concurso de Súmulas e entrega do prêmio ao ganhador do Concurso de Monografias do IBCCRIM. As inscrições podem ser feitas no site www.ibccrim.org.br/seminario, (11) 3105-4607, ramais 125 e 140. OAB/GO 12/05

92% nunca foram a um museu. IBGE

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil St. Clubes Esportivos Sul, trecho 2, 61. 3367-4906/ 3310-7087, próximo à ponte JK. www.bb.com.br/cultura

Programa Educativo (Visitas guiadas às exposições) O CCBB possui serviço de visitas guiadas para os eventos de artes visuais com a possibilidade de agendamento por telefone. Os monitores são alunos de arte, história, sociologia, entre outros, da Universidade de Brasília, preparados pedagogicamente para guiar os visitantes com excelência.

Até 08/06 Film Noir e suas Fronteiras Os Films Noir eram de produção barata, em preto e branco e, como resultado do baixo custo, seus diretores criaram também um novo preceito estético: existe neles, invariavelmente, um clima opressivo e sem saída, onde o mocinho combatia o mal, que estava mais no sistema do que no vilão do filme.
A luz e a sombra eram bem utilizadas para criar suspense nas histórias tortuosas e nos destinos fatais das personagens, revelando grande influência da filosofia existencialista francesa e, de certa forma, da psicanálise. O clima sentimental é uma presença marcante no Film Noir, de onde resulta a famosa femme fatale, a asfixia psicológica, a ambigüidade e o claro/escuro. A mostra exibirá uma seleção de 15 filmes e contará ainda com debate do curador da mostra, Mauro Baptista Vedia, que estudou o Noir e sua relação com o cinema de Tarantino.

Até 12/06 BB abre inscrições para projetos culturais da programação 2008

O Banco do Brasil abre inscrições para programação 2009 e anuncia conjunto de ações para ampliar sua atuação cultural no País. Os projetos selecionados irão compor a grade de programação dos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e também do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante – programa que vai visitar as principais capitais brasileiras, levando exposições, artes cênicas e eventos nas áreas de música, cinema, vídeo, programa educativo e idéias.

As inscrições para projetos vão de 12 de maio a 12 de junho e estão abertas a pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do País. Serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.bb.com.br/cultura. O BB foi a primeira empresa a receber inscrições para projetos pela internet e, este ano, torna o processo ainda mais transparente com a publicação do edital de inscrições no Diário Oficial da União.

Até 13/07 Exposição da obra gráfica de Mimmo Paladino O Banco do Brasil e a Embaixada da Itália inauguram hoje, às 20h, a exposição da obra gráfica de Mimmo Paladino, no CCBB. Aberta à visitação até 13 de julho, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.

Até 29/07 Fala, de Nuno Ramos

Exposição de trabalhos inéditos do artista que procura contemplar tanto a face plástica quanto a face poética, presente nas esculturas e instalações. Local: Galerias 1, 2 e Pavilhão de Vidro. Bb.com.br

Até Setembro/08 Comemorações dos 150 anos de nascimento do compositor italiano Giacomo Puccini Até setembro, sempre às quartas-feiras, uma vez por mês, o Maestro Silvio Barbato apresentará programa especialmente montado para as comemorações dos 150 anos de nascimento do compositor italiano Giacomo Puccini. A série de concertos conta com a participação de orquestra formada por músicos brasilienses, selecionados entre os melhores talentos da capital.

25/06 Neste segundo concerto teremos a participação especial do tenor Marcelo Vanucci e das sopranos Lys Nardotto e Janete Dornellas. 25 de junho. 13h. (gratuito) e 21h.

10 a 29/06 As Muitas Vidas de Robert Altman O cineasta Robert Altman é considerado um sabotador elegante da imagem da sociedade americana. Sua vasta obra com 37 filmes abriga um ecletismo quase único na história do cinema, indo dos filmes de guerra ao faroeste, da comédia ao neorealismo, do melodrama às ficções científicas, das fantasias aos filmes de gângster, passando por musicais, biografias, suspenses e até monólogos. A mostra apresenta retrospectiva completa de um dos maiores gênios do Cinema, com diversos títulos ainda inéditos no Brasil. Também será mostrado o trabalho de Altman feito para a TV e alguns making offs.

2009 BB lança projeto itinerante
Será inaugurado em 2009 o Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante, que percorrerá as principais capitais brasileiras, levando exposições, artes cênicas e eventos nas áreas de música, cinema, vídeoe programas educativos. As inscrições para projetos culturais estão abertas desde ontem no site www.bb.com.br/cultura. Também estão abertas inscrições para projetos que vão compor a programação dos CCBBs no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília no próximo ano.

“Envelhecer é como velejar, você não pode parar o vento, mas pode direcionar a vela para que o vento lhe seja favorável.”

CAIXA CULTURAL SBS Qd. 4 – 61.3206.9450/6456 – prédio anexo do edifício matriz www.caixacultural.com.br

Até 22/06 Os Caminhos de Fayga Ostrower - De 21 de maio a 22 de junho, de terça a domingo, das 9 às 21h. A mostra Os Caminhos de Fayga Ostrower presta uma homenagem à artista plástica e educadora que possui obras em museus do mundo todo. Entrada franca. Informações: 3206 9752. Evento livre para todos os públicos. Onde: Conjunto Cultural da Caixa JdeBr 25.05

Até 19/09 Café Cultural A Caixa Cultural promove mais uma série de shows no Café Cultural. De 29 de maio a 19 de setembro, o projeto "Outras Bossas" apresenta todas as quintas e sextas-feiras, sempre das 19h às 21h, artistas de Brasília em homenagens a grandes compositores brasileiros, com direção musical de Jaime Ernest Dias.

03 a 13/06 A exposição "Jadel Gregório - A Trajetória de Um Atleta" , 09 às 21 h, mostra cerca de 120 itens do acervo pessoal do triplista brasileiro, contendo objetos de infância do atleta, mais de 30 medalhas conquistadas em sua vitoriosa carreira, além de assistir um vídeo de 10 minutos com entrevistas de Jadel.

04/06 a 06/07 A Gravura Brasileira na Coleção de Mônica George Kornis Mostra de gravura que traça, com base no vasto acervo reunido pelo casal Kornis por mais de 30 anos, uma visão da história da gravura brasileira do início do século XX até o presente.

04/06 a 06/07 Espiritoculto, de Christian Cravo. Dos dias 4 de junho a 6 de julho, as Galerias Piccolas I e II, da Caixa Cultural, mostram muito da pluralidade e amplitude que envolve a cultura, a religiosidade, a sobrevivência, o sofrimento e o fervor do ser humano.

06/06 Salmo 91 A Caixa Cultural Brasília recebe em curta temporada a premiada peça do diretor Gabriel Villela, "Salmo 91". Baseado no best-seller "Estação Carandiru", de Drauzio Varella, "Salmo 91" traz dez monólogos encenados por cinco atores: Pascoal da Conceição, Rodrigo Fregnan, Pedro Henrique Moutinho, Ando Camargo e Rodolfo Vaz.

"Leitura é a malhação da cabeça." Bárbara Heliodora

Encontrocultural@hotmail.com

FOROS JURÍDICOS - CCBB – CAIXA CULTURAL

03/05

Nenhum comentário:

✈✈✈ Ótimo dia em 16.04.24 ♟♟♟ ✍✍✍ ❤❤❤

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...